Calha de Lampada T8 Leds


barman_dani

Recommended Posts

Boas

 

Conforme pedido por alguns membros venho apresentar a construção da minha calha para as novas lampadas T8 led smd que comprei, as lampadas em questão tem:

 

Comprimento aprox 90cm x 2.6cm

Voltagem 110V-240V AC

Consumo 12W

1500 lumens - 1650 lumens

6000K

Angulo de abertura 120 graus

Feitas de aluminio e cobertura de plastico

 

Tem o mesmo tamanho de uma lampada T8 de 30w.

 

Material para a construção da calha:

4 joelhos de 1 polegada 1.4€ cada

2 uniões para joelho de 1 polegada 1.4€ cada

1 tomada já com interruptor 2.1€

Fio electrico e uniões

 

Bem aqui vai como construi... desculpem a qualidade das fotos mas o telemovel não dá para mais...

 

Primeiro visto que o joelho tem um diametro intermo maior que o da lampada passei fita isoladora a volta da lampada para que fica-se a justa, de notar que numa das lampadas tive de passar um fio electrico em todo o comprimento para levar corrente a outra ponta da calha. As lampadas em termos de ligação electrica funcionão com corrente positiva numa extremidade e corrente neutra na outra extremidade...

 

gallery_21830_1384_369401.jpg

 

A passagem dos fios pelo primeiro joelho

 

gallery_21830_1384_418433.jpg

 

Fiz um furo na união dos joelhos para passar o fio com a corrente electrica

 

gallery_21830_1384_153676.jpg

 

A união já no sitio

 

gallery_21830_1384_105489.jpg

 

Bem as ligações de neutro já feitas e a ligação a positiva feita para levar corrente a outra ponta da calha

 

gallery_21830_1384_210347.jpg

 

As ligações na outra extremidade da lampada

 

gallery_21830_1384_151944.jpg

 

O teste antes de por tudo no sitio

 

gallery_21830_1384_132938.jpg

gallery_21830_1384_73541.jpg

 

Agora foi já com tudo no sitio

 

gallery_21830_1384_175198.jpg

gallery_21830_1384_320877.jpg

 

O teste final antes de ir para o aquario

 

gallery_21830_1384_333984.jpg

 

Agora no aquario, admito que ficou um pouco a justa mas segura-se perfeitamente.

 

gallery_21830_1384_333831.jpg

gallery_21830_1384_218308.jpg

 

E finalmente o aquario, um dos meus low-tech... neste momento posso dizer que todos os meus 4 aquarios estão iluminados exclusivamente a leds.... é pena a qualidade das fotos mas foi o que se consegui arranjar...

 

gallery_21830_1384_440550.jpg

 

Bem espero que tenhão gostado...

 

Cumprimentos

Dani

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe!

Foi pena não teres tirado uma foto do aqua com a iluminação que tinha antes para se poder comparar a diferença.

E olha que 90cm é aprox o tamanho das T8 de 30W ;)

 

Depois dá notícias quanto ao desenvolvimento das plantas ok?

Ah e diz quanto custaram as lampadas :D

 

Um edit só para deixar Saudações Leoninas!!!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens razão já alterei para 30w...

 

As lampadas já com portes ficaram em pouco mais de 60 eurois vindas da china, tive sorte não tive de pagar alfandega...

 

Em termos de luminusidade estas duas lampadas são mais fortes que as 4 T5 de leds smd que possuo a mais de um ano, mas um pouco mais fracas que as 4 T5 39w normais que tinha no aqua principal.

 

Em genero de conclusão, esta calha vai ficar no aquario principal a substituir a actual calha com 4 t5 39w normais e se as plantas no aqua principal desenvolvem-se tão bem como as plantas que estão no aquario com a iluminação T5 leds já fico mais que contente... associado a isto se obtiver o mesmo resultado que obtive em todos os outros aquas com leds que foi a redução significativa no desenvolvimento das algas dou como um investimento mais do que acertado...

 

Cumps

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, belo DIY. Só uma dúvida: não tens receio de que, com um encontrão, a iluminação vá parar dentro de água? Eu ficaria mais seguro com qualquer coisa que permitisse prender as extremas da calha ao vidro, nem que fossem uns ganchos para assentar aqueles "canos".

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ao principio sim até porque era para ficar no aqua da foto mas entretanto resolvi coloca-la no meu aquario principal que tem tampas de vidro pelo que esse problema desapareceu...

 

Na altura estive a pensar em pegar umas 4 pontas de canos e cortar a base num angulo de 45º graus fazer uma ranhura para encaichar no vidro e a outra extremidade em arco para suportar a calha mas como mudei para o outro aqua ficou sem efeito.

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A designação oficial é dificil de dizer pois já encontrei varias designação o que posso indicar-te é o link onde comprei que foi na ebay...

 

Normalmente procuro em ingles por T8 smd led tube depois é só procurar o tamanho desejado, normalmente encontras com 2 feet 60cm 3feets 90cm 4 feets 120cm e 5feets 150cm... o problema na pesquisa na google é que dá muitos sites de empresas chinesas que vendem em grande quantidades e sem grande segurança na venda, dai tentar procurar na ebay porque pelo menos tenho a ebay e a paypal que me dão garantias no caso de algo correr mal...

 

Cumps

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais