Conselho sobre plantas e kinguios


Recommended Posts

Boas a todos.

 

Venho pedir um conselho a membros mais experientes com kinguios.

O meu eterno dilema no meu aquário destes maravilhosos bichinhos são as plantas. Já tentei de tudo e eles conseguem sempre abocanhar as pobrezinhas...Desde amazonenses, passando por ambulias anãs (Limnophila sessiliflora), fetos de java e anúbias, acabam todas comidas.

Estou a pensar agora tentar valisnérias e musgo de java...o que vos parece? Aconselham?

 

Aceitam-se conselhos.

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Black Pearl,

 

Eu vou montar um aqua de Kinguios daqui a uns dias.

Já tinha colocado um post nas Plantas a perguntar o mesmo.

Após a nossa troca de MP's fui pesquisar e foi isto que descobri na net:

 

- (Facto) É difícil ter Kinguios e plantas a conviver, mas não impossível.

- Devemos ter plantas de folhas duras e grandes.

- Devemos ter plantas que eles não gostem de comer. (dahhh) :)

 

Esta foi a lista que arranjei tirada de vários sites e de um post aqui no fórum:

 

Anubias Nana, Barteri

Bolbitis heudelotii

Ceratophyllum demersum

Ceratopteris thalictroides

Cryptocoryne ciliata, crispatula, willisi, wendtii e beckettii

Echinodorus bleheri

Echinodorus grandiflorus

Echinodorus Lerei

Hydrocotyle Leucocephala

Hygrophila corymbosa angustifolia

Microsorum pteropus (Feto de java)

Vallisneria Americana

Vesicularia dubyana

 

A opinião é que estas, de uma forma geral, aguentam a voracidade dos Kinguios.

Mas tu referes que as tuas Anubias Nana foram comidas, logo é melhor escolher algo maior, as Barteri talvez?

Ou seja temos de ter plantas de Background e meio, mas frontais, nada!

Já agora podes ir ao fórum das plantas ver a resposta que me foi dada no mês passado.

Editado por sugarstorm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ora bem, venho acrescentar a experiência PRÁTICA aos conselhos TEÓRICOS que o sugarstorm te deixou. Por experiência própria (no meu aquario de kinguios de 35 L) posso te garantir que 70 % da lista que o sugarstorm te deu está correcta. O ceratophylum demersum é mesmo a unica que eu tirava dessa lista. Posso dizer-te que é um verdadeiro petisco para os Kinguios!

 

Agora, se o teu objectivo, como eu, é manter plantas num aquario de Kinguios vou-te aconselhar o que me aconselharam a mim e que mantém os kinguios longe das plantas: dieta à base de SPIRULINA! Faz uma pequena pesquisa por aqui ou no Google para te informares. Para além de lhes dar as necessidades "vegetarianas" que precisam, reforça o sistema imunitário e coisas assim.

Onde comprar? Eu uso o JBL Vert que qualquer loja de animais/peixes deve ter. Também podes mandar vir pela net e sai-te mais barato.

 

Eu tenho, com sucesso, as seguintes espécies:

 

Anubias Nana

Vallisneria Americana

Cryptocorynes Wendtii e Beckettii var. Petchii

Echinodorus Cordifolius

Microsorum Pteropus (Feto de Java)

Microsorum Pteropus Windelov

 

E desconfio muito que a Hydrocotyle Leucocephala (moedinha brasileira) e a Echinodorus Bleheri também se darão muito bem!

Boa escolha!

 

Cumps.

D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

D-Backs:

Espero muito em breve ter também conhecimento prático e não só teórico :)

Quanto à ceratophylum demersum, só tá na lista pois no Forumaquario.com.br um brasileiro garante que é a única onde os kinguios não tocam LOL

Tu dizes exactamente o contrário.

Ou muito me engano, ou nisto das plantas e kinguios tem mesmo de ser por experiência. Uns juram que planta a,b,c são as que os seus peixes não comem e que adoram x,y,z. Outros dizem que a,b,c eles devoram e x,y,z não lhes tocam...

Por isso parece que terá mesmo de ser por erro. Partir a cara algumas vezes até chegar a bom porto.

Mas como vou ter 432 litros para "brincar" tenho muito por onde escolher. Pode é doer na carteira.

 

Já agora obrigado pela dica da spirulina ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes crer! Os meus quando pus Ceratophylum foi um vê-quem-come-mais-primeiro (mesmo com a dieta de spirulina que já tinham). Eheheh

Fogo 432 litros?! Que inveja... Eu estou agora a passar de água fria para água quente e de 35 L para 90 e já vi que não vou poder ter tudo o que queria... Enfim.

Good luck ai com a tua "brincadeira".

 

Hehe, cumps.

 

D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais