Nutrientes - Case Study


Its me

Recommended Posts

Olá,

 

Então escrevi isto a relatar a minha aventura nos plantados.

É um pouco comprido, mas olha, foi o que se arranjou :shock:

 

Primeiro que tudo, este texto é dirigido a todos aqueles que têm ou tiveram problemas em manter um aquário plantado durante um período de tempo considerável. Existem diversos métodos para manter um aquário plantado estabilizado, este é apenas mais um. Sendo o que eu experimentei e com sucesso até á data de hoje e que me permite desfrutar continuamente do espectáculo que é um aquário plantado.

 

Não tendo qualquer tipo de formação em aquariofilia, biologia ou química (só o básico que aprendi na escola do 5º ao 9º ano), esta metodologia é baseada exclusivamente na experiência com o meu aquário.

 

Antes de começar, gostava também de referir que este tipo de fertilização obteve bons resultados num aquário densamente plantado (muitas plantas mesmo), com iluminação de 1 watt por litro e com injecção contínua de CO2.

Não sendo um supra-sumo da fertilização, o máximo que posso fazer é partilhar o que experimentei.

 

Ok, vamos lá ao assunto então !

 

Quando decidi começar um plantado os conhecimentos que eu tinha a nível de aquários eram mínimos; pressupunha apenas que tinha que ter os níveis químicos da água a um nível aceitável, de modo a assegurar a boa saúde dos peixes.

A nível de fertilização, em todas as lojas a que fui todos os lojistas me aconselharam muitos fertilizantes, consequentemente, comprei vários e continuava a não ter resultados eficazes (mais tarde compreendi que só estava a adicionar micro nutrientes).

 

Eis a questão que parece ocorrer frequentemente: nos “primeiros tempos” as plantas crescem bastante e até têm uma aparência interessante e de repente .. puf ! Num instante começam a apresentar carências de vária ordem.

Foi quando me registei em vários fórums e descobri a importância dos nutrientes macro. A primeira ideia que me veio á cabeça foi a seguinte: “Bom.. a comida e os detritos dos peixes de certeza devem fornecer esses elementos ás plantas.” Discuti isto com um colega, e ele disse-me que nem sempre seria assim; mesmo com a comida e detrito dos peixes as plantas poderiam consumir os nutrientes de tal maneira que poderia ser necessária a minha intervenção. Eu fiquei um pouco desconfiado, afinal de contas num rio, ninguém anda lá a deitar químicos para dentro! E na própria agricultura as couves crescem com excrementos de vaca !

Mas para ter a certeza do que é que o meu colega estava a falar comprei um teste de NO3. Qual foi o meu espanto quando constatei que o resultado do teste foi zero! Fiquei abismado; tendo eu peixes, se eu os alimento, e se eles libertam detritos como é que as plantas consomem isto tudo?

Foi quando percebi que, quanto mais luz tivesse, mais nutrientes as plantas necessitariam. Com a ajuda de um site e depois de ter comprovado essa informação noutros locais, compreendi que as plantas necessitam de pelo menos 5ppm de NO3, 0.5ppm de PO4, 15ppm de potássio e é claro, micros!

De qualquer maneira antes de estar a despejar produtos para o meu aquário comprei um teste de PO4. O resultado foi de 0.5ppm; e aí é que eu fiquei mesmo confuso… como é que o NO3 é zero e o PO4 é 0.5 ? Pressupus que a comida/detritos dos peixes fosse mais rica nessa substância. Até podia ser. Mas a verdade é esta: não é por acaso que se dá ao nome de uma relação de macros: NPK. Exactamente, porque as plantas consomem primeiro o N, depois o P e por último o K. É óbvio que sem a existência de uma destas substâncias no aquário as plantas não consumam determinado elemento; no meu caso, não tinha N, consequentemente as plantas consumiam pouco P, daí o teste ter acusado um resultado positivo. O mesmo acontece com o N; sem K no aquário é natural que as plantas não assimilem o N na quantidade pretendida.

Continuando: decidi arriscar (não tinha mesmo nada a perder, afinal de contas, as plantas não pareciam nada saudáveis e não estava a obter os resultados que queria).

Fui á farmácia e comprei os elementos N e K em estado puro; com a ajuda de uma calculadora de nutrientes fiz duas garrafas em separado de modo a que cada ml de cada solução adicionasse “x”ppm de dada substância no aquário.

Mudei de água (50%) num domingo, e na segunda-feira comecei a adicionar os novos fertilizantes (N e K), juntamente com o fertilizante para micros (no meu caso TMG). No final dessa semana, tive uma leitura de 5ppm de NO3 e 0ppm de PO4. Foi ai que constatei a veracidade das palavras do meu colega em relação ao consumo dos macros. Mudei de água no mesmo domingo e continuei a dita fertilização. Decidi aumentar um pouco a dose diária da comida de modo a que conseguisse alcançar um nível mínimo de PO4; assim aconteceu: no domingo dessa semana o NO3 encontrava-se nos 5ppm e o PO4 nos 0.5ppm.

 

Resumindo a metodologia:

 

- uma vez por semana, mudar 50% do total do volume da água e testar pelo menos o valor do NO3; é a partir dele que se consegue definir o consumo dos outros elementos macro.

- dependendo dos valores do teste, adicionar mais ou menos fertilizante; o objectivo é que no final da semana quando o teste for feito seja obtido sempre o mesmo valor. No meu caso os 5ppm; as plantas adoram estabilidade.

- no meu caso específico de um aquário de 200L em que os níveis de NO3 e PO4 são zero se eu não adicionar nada a não ser o TMG: uma garrafa de 500ml com 20gr de KNO3 (nitratos) e uma garrafa de 500ml com 50gr de KH2SO4 (potássio). Adiciono diariamente 6ml da solução KNO3 e 12ml da solução KH2SO4; para os níveis de P utilizo como já tinha dito doses extras de comida para peixe. Através da experiência relatada por outro colega, o Seachem Flourish apesar de ser um fertilizante para micros tem vestígios de P, conseguindo-se dessa maneira um valor estável de PO4.

 

Não esperem que isto seja a fórmula milagrosa para o sucesso dos aquários plantados; conheço algumas pessoas que não adicionam nenhuma destas substâncias, e que conseguem manter o mesmo plantado por muito tempo. De qualquer maneira, esse sucesso explica-se pela carga orgânica produzida pelos peixes e que faz com que os tais N, P e K estejam presentes no aquário no nível desejado, contudo o controlo das algas é ligeiramente mais complicado de efectuar. É uma ideia facilmente associável ao adubo ainda nos dias de hoje efectuado na agricultura, através dos excrementos de animais ricos exactamente em macros e micros.

 

Como repararam, não dei muita importância aos micros, porque é exactamente o que faço no meu aquário: não me concentro muito na resolução de deficiências por eles apresentadas. Pela experiência que tenho as deficiências de micros notam-se no crescimento de novas folhas (mais claras ou mais escuras) e é um problema fácil e rapidamente solucionável.

Clarificando as mudas de água: muitos utilizam a constante muda de água com o pretexto de que as plantas vão buscar os nutrientes á muda de água. Bom, no meu caso em particular, a água da minha torneira, não tem nem N, nem P, nem K. Acredito que noutras partes do país isso seja possível, no meu caso não, porque se mudar de água não estou a adicionar de modo algum nenhum macro nutriente; a única coisa que as minhas plantas vão buscar á muda de água é cálcio, magnésio entre outros elementos (os quais são de resto importantes também). Como tal, no meu caso, mudar de água diariamente ou de 3 em 3 dias não ia ser de todo benéfico, mas repito, acredito que noutros casos seja, visto os valores da água mudarem de zona para zona.

 

Resumindo e concluindo: por muito estranho que possa parecer as plantas precisam de N, P e K. Os valores de N e P podem ser medidos através de testes de NO3 e PO4 respectivamente. Por isso, se a vossa ideia é ter um plantado não se concentrem em ter o NO3 e o PO4 no zero; as plantas vão precisar desse valores em níveis positivos para poder sobreviver, de outro modo as plantas não se desenvolvem.

N, P, K e micros. Simples… não é propriamente engenharia nuclear.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o texto :shock: só faltaram exemplos para dosagems dos fertilizantes :roll: ou seja...x gramas disto em y litros de agua, adicionar zml para aumentar em k ppm por cada w litros.

 

 

Já agora...o teu case study foi com 1w/l em quantos litros? é que li uma coisa sobre a iluminação do amano e o gajo está longe de usar a regra 1w/l como sabes :lol:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Pois é Pedro, dando uma leitura pelos setups nos livros do Amano dá para ver que não é utilizada a regra de 1W/L em aquários acima de 100L.

E depois da página que me mostras-te deu para perceber melhor a ideia.

 

Já agora para clarificar mais a coisa, é melhor pôr o setup:

- 100x40x50 (200L)

- Calha Aquaeden (by ramirezi) 2x55W PC (6500K) + 2x36W PC (6500K) + 1x21W T5 (4200K)

- Substrato: Sera Depot (óptimo para fixar as plantas mas em cerca de 30/40 dias esgota as reservas de nutrientes)+ areão inerte

- Injecção de CO2

 

E a respectiva foto:

tank14janu.jpg

 

Quanto aos cálculos para a fertilização eu utilizo a calculadora do Chuck(http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm); para o KNO3 seleciono "Nitrate in Potassium nitrate", para o KH2SO4 "Potassium in potassium sulfate" e para o magnésio "Magnesium in Magnesium sulfate".

É só preencher os campos e já está. Nas gramas é indiferente o número que se ponha desde que não ultrapasse a solubilidade máxima do químico.

 

Agora, nessa calculadora há só um aspecto a ter em atenção e que não está muito bem explicito na página: por exemplo, para um aquário de 200L, faz-se uma garrafa de 500ml de água destilada com 20gr de KNO3 (para fertilizar N). Segundo a calculadora, a solução adiciona 0.12ppm por ml; contudo, não se pode despejar no mesmo dia 5ppm de N para dentro do aquário (algas de certeza... as plantas não consomem num dia 5ppm de N). Então a conta que faço é a seguinte:

"Suggested Target Level" a dividir por "Each ML of this solution that you add to your tank will add" a dividir por 7 dias da semana. No caso, 5/0.12=41.6; 41.6/7=5.95. Adiciono 6ml por dia e no fim da semana faço a leitura de NO3; conclusão da história: dependendo do que as plantas estão a consumir de N, há-de variar entre 0.5 a 1ppm diáriamente, não vale a pena despejar a mais.

 

Espero não ter sido confuso lol

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja li 2 ou 3 vezes o teu post e cada vex fico mais confuso sabes. não eh k não possas ter razão.. provavelmente até tens porque me parece que tens a cena muito bem estudada empiricamente e sem teoria de trazer por casa.

 

como li noutro dia num belo livro de economia a melhor pratica é uma boa teoria.

 

ja li n topicos sobre plantados e lá está, uns adicionam isto, outros aquilo, uns fazem assim, outros assado...

 

mas olha acho que vou seguir a tua abordagem, mas preciso primeiro de comprar esses testes porque só tenho aqueles ditos mais essenciais para os peixes.. quando os tiver conto contigo para me ajudares a ajustar os parametros se for caso disso.

 

obrigado em nome dos "plantados" ou candidatos a tal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Its me!

 

Excelente texto!

 

Eu vou testar isso sem dúvida até porque todos os resultados por mim testados anteriormente andava ora com ora sem algas e não encontrava um ponto estável!

Este parece resultar!

 

Tou nessa ctg!

 

Abraço e claro obrigado por partilhares isso connosco!

 

Abraço :D

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Antes de mais, quero dar os parabêns ao Its me, pelo estudo e pela explicação que fez.

No entanto eu tenho uma duvida, na medida que sou principiante nestas coisas de plantados, o que quer dizer NPK é Nitrogenio, Fosforo e Potassio?

Se sim, qual é a relação que têm com os Nitratos NO3. Caso eu faça o teste de NO3 como vou saber se tenho ou não Nitrogenio em quantidade suficiente para as plantas?

 

Desculpem se estou a cometer alguma confusão, mas.....

 

ab

Pedro Saúde

Pedro Saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Lisboa fui a várias farmácias e todas me disseram que só encomendando. Mas algumas disseram que encomendando, e exactamente a quantidade que o fornecedor enviasse...sel ele enviasse 5Kg eu teria de comprar 5kg, já com a margem deles. Então fui a uma farmácia no Rossio, a Estácio e ai deixaram encomendar a quantidade que eu quisesse. E depois fui directamente a um armazem de quimicos na Rua da madalena....onde eles pedem facturação minima de 25euros e portanto encomendei 1KG de cada, a um preço que deve sair bem mais barato que nas farmácias.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto parece que isto muda bastante de zona para zona; o mais engraçado é que parece ser tudo embalado pela mesma empresa, que é de Lisboa, mas que para vender directamente estes químicos pratica preços exorbitantes. É melhor mesmo ou farmácia ou uma loja de químicos, drogaria etc..

 

Eu aqui (Aveiro), demorei cerca de 15 dias a encontrar as coisas; sei de pessoal do Porto que encontrou tudo no dia. Malta de Lisboa que não conseguiu sequer encontrar.

Ah, e na farmácia onde vou não me pedem minimo de encomenda, se quiser posso comprar só 100gr. Deve depender do fornecedor que cada farmácia tem.

É ir tentando.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No vendedor de quimicos notei diferenças de preço de :

5,55 por KG para embalagens de 500g

3,25 por Kg para embalagens de 1KG

 

o que me leva a crer...que as embalagens são o mais caro disto tudo :shock:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Saltei ali um post e não vi o do Pedro, desculpa lá.

 

NPK, é isso mesmo: Nitrogénio, Fósforo e Potássio.

 

A relação que existe entre Nitrogénio e Nitratos (NO3) é a seguinte: as plantas precisam do elemento N para sobreviver. Existem várias formas de N (NH4,NH3,NO3); as plantas á partida preferem o consumo de NH4 ao consumo de NO3. Contudo, qualquer nível de NH4 na coluna de água, pode matar os peixes (devido á sua caracteristica altamente tóxica); daí se utilizar o NO3. É compatível com peixes, e um pequeno erro numa dosagem não altera de todo a saúde dos peixes (eu já fiz a experiência, adicionei NO3 de maneira a que o seu valor chegasse a 20ppm e os peixes não se queixaram).

 

Além disso, ao utilizar KNO3 como forma de fornecer N ás plantas com essa substância estamos também a adicionar potássio.

Conclusão: apesar de o NO3 exigir mais das plantas, a sua presença na coluna de água não afecta os peixes.

 

A própria Seachem no seu Flourish Nitrogen utiliza NO3 na sua composição.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo esclarecimento Its me.

Pois é Just_me é muito difícil encontrar e quando se consegue tem mínimos que são altos .

O que me foi dito na farmácia, foi q agora era dificil encontrar esse tipo de produtos, só em farmácias com laboratório, mas mesmo assim.....

Por ventura o armazém que foste não foi o Vaz Pereira ou a Drogaria Central? É que eu liguei para lá e só vendiam essas quantidades.

Eu acho que a farmácia em Benfica consegue encomendar o mínimo de 100g, não sei é o preço.

Vou ver....

 

Abraço

Pedro Saúde

Pedro Saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, foi o Vaz Pereira e fui lá mesmo. Na farmácia Estácio no Rossio encomendei tambem 100g de cada...até para depois ter uma comparação. Fizeram a encomenda sem problemas, na maior parte das outras farmácias disseram que esta teria mas se eu nao encontrasse tambem poderiam encomendar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Meus Parabens.

 

muito bom tópico, Aprendi muito.

 

Obrigado.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Bons dias

 

Its_me não consigo fazer os calculos para os meus quas, será que me podes ajudar porfavor?

 

80x40x30

25x25x25

 

Obrigado

 

80X40X30 = 96 litros

25X25X25 = 15,625 litros[arredondando dá 16 litros]

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

eu acho que ele queria saber era os calculos dos produtos para a litragem de cada aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Noto que já passou mais de um ano. Estou curioso por saber o que será deste aquário. A Fertilização a longo prazo deu resultado?

 

Reli o tópico agora e já o compreendo melhor do que há um ano quando o li da última vez. Acho que devo ter evoluido.

 

Lembro-me de fazer experiências com a calculadora do Chuck e com pós e liquidos, mas nunca atinei com os valores que me davam.

 

Não gosto dos Testes. Não faço ideia como pode dar 0,5ppm de P porque a escala que vem no meu teste de PO4 é constituida de tonalidades de azul e o resultado do teste dá sempre algo amarelado.

EM relação aos Nitratos é práticamente a mesma coisa as cores não correspondem.

 

Ou em comparo o tom do teste e o resultado é 2ppm ou comparo o contraste e o resultado é 4ppm ou tiro a média e o resultado é 3ppm.

 

Serei o único a ter essas dúvidas com testes de cores?

 

Neste momento Suponho que N está nos 0ppm e P esta nos 0ppm, porque o teste de N dá água transparente e o teste de P dá amarelo. Mas as plantas estão a crescer lindamente no meu aquário.

 

Li no Krib que só se deve fertilizar com Macros se as plantas apresentam falta de nutrientes. É isso que vou fazer.

 

Abraço, Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
a escala que vem no meu teste de PO4 é constituida de tonalidades de azul e o resultado do teste dá sempre algo amarelado.

ZERO! hehehe

 

Faz os testes Marc, quando uma planta apresentar carências nutritivas já não recuperas mais a zona afectada.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais