Leds para Moonlight


Recommended Posts

Boas!

Um bom sitio onde podes ver isso ou nos chineses ou onde eu comprei os meus na norauto!

Há aquelas fitas de leds para por nos farois que são baratos e para aquilo que tu queres funciona perfeitamente.

Depois é so procurares tambem nos chineses uns carredores de telemoveis que tem varias fichas para varios modelos de telemoveis e que da para regular a voltagem e depois é so fazeres as ligaçoes e pores no sitio.

Espero ter ajudado!

 

Cumps

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Mas não é preciso ter cuidado com as caracteristicas dos LEDs?

Nomeadamente intensidade e comprimento de onda da luz (460 -480nm é o c.o. da luz lunar ) ?

Quais os valores aconselhados, para permitirem uma boa luz para a nossa apreciação, mas sem chatear os peixes/plantas?

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação as caracteristicas de intensidade e comprimento da luz nao estive com esses pormenores.

Apenas instalei, liguei os leds pondo com uma voltagem baixa para nao incomodar os peixes e que fosse suficiente para nossa visualização.

E nunca tive problemas em relação ao stress dos peixes.

Coloquei também um temporizador para estar apenas 30 minutos ligado depois de as luzes principais apagarem.

 

Cumps

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

É aasim os leds que estamos a falar nao foram feitos para os aquarios mas tambem nao irão fazer mal. Até agora nao tive problemas nem com os peixes nem com as plantas.

E ha muito pessoal que tem optado por esse metodo e penso que tambem nao tem tido problemas.

E também é uma maneira de popares dinheiro porque os leds mesmo para esse efeito devem ser muito caro.

Espero ter ajudado!

 

Cumps

jp616 :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora gostava de saber que quantidade de leds seriam necessários para um aquario como o meu (100x30x40)?

Não tenho tido sorte nenhuma com plantas neste momento tenho uma calha de 100cm com uma T8 mais 2 filas de leds azuis com 24 leds cada.

 

Desde já um obrigado e um bom Natal a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Os leds que tens para o efeito moonlight penso que chegam perfeitamente para o aqua que tens e para o efeito que queres.

Em relação as plantas teras que investir em mais iluminação pois essa t8 é muito pouco se tiveres plantas exigentes ou entao opta por plantas que nao sejam tao exigentes como anubias ou fetos de java entre outras.

Espero ter ajudado.

 

Cumps

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Os leds que tens para o efeito moonlight penso que chegam perfeitamente para o aqua que tens e para o efeito que queres.

Em relação as plantas teras que investir em mais iluminação pois essa t8 é muito pouco se tiveres plantas exigentes ou entao opta por plantas que nao sejam tao exigentes como anubias ou fetos de java entre outras.

Espero ter ajudado.

 

Cumps

jp616

 

boas jp616 obrigado pela ajuda,

mas o que eu precisava saber era mesmo a quantidade de leds brancos necessários para substituir a T8 e melhorar a luminosidade que existe neste momento no meu aqua.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nessa parte nao te posso dar grande ajuda mas pode ser que o pessoal daqui saiba e te possa ajudar mais que eu.

Cria um topico com a tua duvida e vai fazendo umas pesquisas, concerteza que encontrarás alguma coisa.

Espero ter ajudado!

 

Cumps

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fui a uma loja dos chineses, dessas gigantes, e é como dizem. Existem várias tiras de led, que vendem como sendo para carros, mas que penso servirem para o efeito.

 

Comprei esta, que está na foto.

27122010001.jpg

 

 

Como não quis arriscar, comprei a tira mais pequena, de 30 cms apenas (o meu aqua tem 1 metro). Vem com 15 leds.

A tira é autocolante, e parece-me que funcionará com um transformador de 12 volts.

 

Vou ensaiar a melhor forma de a colocar no meu aqua. Não estou bem a ver onde a vou colar. O ideal seria na parte de dentro do sistema de iluminação (2xT5 39W)

 

Este tipo de tiras de leds, é também vendida em casas de electrónica especializadas, sendo o seu preço de 17.5€ por metro (60 leds por metro). O consumo é baixíssimo, na casa dos 2W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

A minha fita de leds é igual. Eu penso que essa tira deve chegar para o teu aqua.

Eu colei a minha tira na tampa do aquario, ao pe da luz.

 

Cumps.

jp616

 

Ha, o teu aquario tem tampas de vidro? Colaste no vidro?

O meu é destapado.

 

Experimentei a colar a fita, no meio da iluminação entre as duas lampadas T5.

Mas entretanto retirei, tenho receio que com o calor, ainda me derreta a tira de leds....

 

Para ja experimentei apenas com as pilhas, não liguei ainda transformador, mas achei a luz bem fraquita.

A uma distancia de 5 metros, não se percebe praticamente nada. Só consegues vislumbrar alguma coisa, se tiveres mesmo em cima do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O meu aqua tem uma tampa de plastico onde tem a iluminação e foi ai que colei a fita de leds.

Podes achar a luz fraca porque como o aqua é destapado e tens a calha de luz apoiada (digo eu) a luz dos leds dispersa se noutras direções e o que tambem pode contribuir para a luz fraca pode ser as pilhas. Se ligares um transformador pode ser que a luz fique mais forte.

Que pilhas estavas a usar?

E também nao pode ser uma luz muito forte para nao incomodar os peixes ou entao poes um temporizador para estar pouco tempo.

Aqui esta uma foto como está o meu aqua com os leds.

4lsyhi.jpg

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ontem estive no ikea e reparei que tem calhas de led para por por baixo dos armariso da cozinha. eram de alto brilho e brancos frio ou quente...

nao me reocordo o preço mas penso que cerca e meio metro andava nos 20 e poucos euros.

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60116540

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70180762

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50165404

 

A primeira parece-me excelente para um aqua de 120 como o meu...

 

 

cumprimentos

 

Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ontem estive no ikea e reparei que tem calhas de led para por por baixo dos armariso da cozinha. eram de alto brilho e brancos frio ou quente...

nao me reocordo o preço mas penso que cerca e meio metro andava nos 20 e poucos euros.

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60116540

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70180762

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50165404

 

A primeira parece-me excelente para um aqua de 120 como o meu...

 

 

cumprimentos

 

Antonio

 

Da uma olhada nesta pagina. Andaram a discutir isso:

 

My link

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é como vês na foto do jp616.

 

Já agora, qual a voltagem e amperagem do transformador que ligaste, jp?

 

 

Boas!

A voltagem estava nos 12 volts.

Fica aqui umas fotos do transformador que estou a usar.

 

2s5z1xg.jpg

 

n1uyk1.jpg

 

Cumps

 

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei uma calha de leds branca e uma fita azul tudo por cerca de 98€ ja com transformador e tudo... aqui ficam as fotos

 

luz mista

 

03122010296.jpg

03122010308.jpg

 

so azul

 

03122010300.jpg

03122010309.jpg

 

branca

 

03122010303.jpg

03122010307.jpg

 

transformador é este

 

03122010304.jpg

03122010305.jpg

 

os valores foram estes

 

25€ fita led azul moonlight 1metro

33€ barra led branca 1metro

transformador 60w led 25€

2.8€ cabo eletrico 3.5mts

0.85€ pera de passagem ( botao )

0.55€ calha cablagem plana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.