Novo aquário


Recommended Posts

Boas caros amigos!

 

Tenho actualmente um aquário de 37,5 L e um nano de 8 L de água fria e adquiri a um membro do Forum um aqua de 80x40x30 (96 L) para me iniciar em água quente. Não tenciono plantá-lo com plantas muito exigentes, portanto, em principio, não porei substrato fertil.

Em contrapartida coloco fertilização em pastilhas da Seachem junto das raízes.

 

Tenciono passar quase tudo dos dois pequenos para o grande (excepto os peixes, algumas pedras e uns bambus da sorte de que me fartei).

 

Terei de reforçar o móvel onde o aquário vai ficar porque o tampo parece frágil. Uns tubos de alumínio c/ a altura do móvel por baixo deste, na zona central do aquário devem servir, não?

 

Tenho uma placa de K-Line com 5mm espessura para pôr por baixo do aquario para nivelamento. Também tenho uma de esferovite com 2cm espessura. Qual das duas devo usar para base do aquário? Será que a K Line serve também de isolamento térmico ou só o esferovite? Alguém tem experiência com este material?

 

Filtragem p/ o de 96 L:

- Filtro de cascata AQUACLEAR Power Filter 20 a fazer 350 L/h

- Filtro interno DUETTO DJ 50 da Aquarium Systems a fazer 250 L/h (tem flauta, o que é optimo para oxigenação, tal como o de cascata)

600L/h é suficiente para 96 L de água? Ponho os dois filtros do mesmo lado ou um de cada lado? Não encontrei nada sobre ter correntes opostas no aquário... O que aconselham?

 

Quero usar o areão branco do aqua de 37 L por causa das bactérias mas não me chega para o aquário todo; será complementado por areão preto do membro Dave.

 

Quero aproveitar os 35 L de água. Já faria mais ou menos 1/3 da água ciclada. E o resto água da torneira repousada 24 horas. Até passar definitivamente para água quente, estava a pensar deixar o aquário estabilizar os parâmetros e tal em água fria com a ajuda dos kinguios, dos neons chineses, das ampulárias e dos camarões que tenho. Só depois ligar o termostato e adquirir os quentinhos, os quais ainda não sei exactamente quais quero. Certamente serão de cardume, depois informo. Mas quanto tempo para o novo aquário maturar e estabilizar?

 

Tenho um termostato de 50 W, terei de adquirir outro para ficar com 100 W... É a regra de um watt por litro, certo?

 

Plantas:

- Vallisneria americana

- Echinodorus cordifolius

- Cryptocoryne wendtii

- Cryptocoryne beckettii var. petchii

- Fetos de Java (Mircosorum Pteropus normal e Malaysia)

- Anubias Nana

- Musgo de Java

- Bola(s) de musgo

como podem ver são todas de fácil/média manutenção. As cápsulas de fertilização é so para nao terem buracos, não perderem a cor intensa, continuarem a crescer com vivacidade.

 

A única coisa que me está a preocupar mais, por agora, é a iluminação. Faltam-me, pelo menos, 25 W de luz para um ratio de 0.5 Watts/Litro. Só tenho 11 W da Resun e 15 W da T8 de 45cm.

 

Por enquanto é tudo. Até 2011 espero ter fotografias para vos ir abrindo o apetite!

Até la, a quem me souber ir respondendo às perguntas, agradeço vivamente!

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Bartolomeu Paes.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei por pôr o esferovite por baixo.

 

600L/h feito por 2 filtros é suficiente para um aquário de 96 L (deve levar para ai 90 no total)? Ponho os dois filtros do mesmo lado ou um de cada lado? Não encontrei nada sobre ter correntes opostas no aquário... O que aconselham?

 

Alguem tem alguma sugestão para um apoio para a zona central do tampo do móvel? Nao encontrei nada na secção DIY.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas D-Backs,

 

Sobre o reforço ou apoio, madeira ou aluminio sempre ajuda a equilibrar a base do móvel, mas ele faz curvatura? Se sim tenta arranjar outra solução eficaz e definitiva é sempre mais seguro.

 

Sobre os filtros como tens um de cascata e outro interno, tenta colocar de forma que se crie movimento , nunca em demasia por causa dos peixes, e com o tempo vais vendo se tens zona com pouca movimentação de água, e aproveitas para ajustar o interno. o de cascata podes colocar a meio do aqua e o interno num canto com a água direcionada para o termoestato.

Se colocares o aquário numa zona fria, pode ser que esse aquecedor não seja suficiente, mas tu podes ver com o tempo, e depende a que temperatura vais colocar a coluna de água.

 

Sobre o ciclo do azoto, como já tens água do aquario, sempre ajuda a diminuir o tempo do ciclo do novo aquário, mas podes e deves sempre monotorizar com os testes.

 

Sobre a iluminação, tens de ver isso com o tempo.

 

Boa sorte

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o aquário vazio não faz curvatura. Ainda não experimentei enchê-lo com água porque são + 100 kg e tenho, à partida, medo que se parta. Claro que já testei o aquário com agua, apenas não o fiz onde ele vai ficar.

O aquário tem 80 cm e o espaço entre as duas bases do móvel (2 tábuas de madeira) é de 100 cm.

A tábua do lado esquerdo é mais grossa. A da diraita é que não me inspira nenhuma confiança: só tem 2,5 cm de espessura! omg

Tanto a tábua esquerda como o tampo têm 5,5 cm de espessura mas o aquário fica mesmo no meio do tampo, justamente onde é mais fragil.

 

A solução definitiva seria pôr 2 ou 3 tubos de alumínio (imagina aqueles das estruturas de concertos ou assim) no meio do espaço vazio para "segurar" o tampo! Pelo menos idealizei assim. E como o resto da mobília do quarto tem esses tubos portanto faria sentido...

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação ao K-line ou o esferovite.... Usa o esferovite porque é muito bom em isolamento termico e porque a agua não estraga, enquanto que o k-line tem papel a revestir a esponja e esse papel com água não vai dar bom resultado.

K-line é bom para fazer maquetes! ;)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação ao K-line ou o esferovite.... Usa o esferovite porque é muito bom em isolamento termico e porque a agua não estraga, enquanto que o k-line tem papel a revestir a esponja e esse papel com água não vai dar bom resultado.

K-line é bom para fazer maquetes! ;)

 

Pois! Acabei por me ficar pela placa de esferovite, o convencional.

Qualquer dia faço uma maquete dum aquário em K-line com peixes a pilhas. Hehehe

 

Nice, obrigado!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou mesmo ter de adquirir um termostato maior. O que tenho é de 25 W, e não de 50 como tinha dito...

O areão preto já chegou e o branco virá do mais pequeno. Troncos e plantas iniciais também já tenho tudo! Estive a ver umas lâmpadas no Leroy Merlin e estava lá uma T8 de 30 W, 90 cm a 10€. Claro que é luz de "escritório" mas será que serve? Vi por aí uns posts que no fundo diziam que, desde que o espectro seja entre 4000 e 9000 kelvins, para um aquário com plantas fáceis, é suficiente. Verdade ou mentira? Sinceramente preferia esta solução porque, de momento, não dá para investir nas lâmpadas XPTO de aquariofilia...

 

Agradeço opiniões.

Boas festas.

 

D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para um aqua de 96 litros brutos, o ideal será um termostato de 100w.

 

As T8 têm menos rendimento luminoso que as T5, e com 30w para 90l ficas com um rácio 0.33w/l de água. Para plantas pouco exigentes será o mínimo... na minha opinião o ideal anda nos 0.5w/l (sem "grandes" plantas".

Não sei de que calha falas exactamente, mas aqueles plásticos habituais vão-te fazer perder luz (em quantidade).

Eu já usei uma calha de 120cm de 28w durante uns 5 meses. Não era de aquariofilia, e não tive problema nenhum.

O problema que poderia ter tido com um calha vulgar era mesmo com a humidade, mas se tiveres um aqua com vidros por cima, e não tiveres uma tampa totalmente fechada (por causa da condensãção) não deves ter problemas.

 

Do que sei, o ideal num aquário com algumas plantas seriam 3 lâmpadas, uma de 4500K, uma de 6000K e uma de 10.000K.

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para um aqua de 96 litros brutos, o ideal será um termostato de 100w.

 

As T8 têm menos rendimento luminoso que as T5, e com 30w para 90l ficas com um rácio 0.33w/l de água. Para plantas pouco exigentes será o mínimo... na minha opinião o ideal anda nos 0.5w/l (sem "grandes" plantas".

Não sei de que calha falas exactamente, mas aqueles plásticos habituais vão-te fazer perder luz (em quantidade).

Eu já usei uma calha de 120cm de 28w durante uns 5 meses. Não era de aquariofilia, e não tive problema nenhum.

O problema que poderia ter tido com um calha vulgar era mesmo com a humidade, mas se tiveres um aqua com vidros por cima, e não tiveres uma tampa totalmente fechada (por causa da condensãção) não deves ter problemas.

 

Do que sei, o ideal num aquário com algumas plantas seriam 3 lâmpadas, uma de 4500K, uma de 6000K e uma de 10.000K.

 

Cumps.

 

Obrigado PioM!

O termostato de 100 W vou comprá-lo hoje (100 W) a um membro do Forum. Acham que deva pôr o de 25 W também?

Por acaso essa calha vem sem o plástico que referes! É so a calha, a lâmpada e nem fio tem, vou ter de comprar cabo, interruptor e toca a Do It Yourself :naughty:

E essa calha sem protecção ficaria a uns bons 15 cm do aqua, presa a uma prateleira que tenho por cima do móvel.

 

Ja tinha mencionado antes mas tenho mais uma T5 de 18 W (50 cm) e uma Resun de 11 W para este aqua caso necessário. Até me chega a de 18W e a calha do Leroy. Já ficava com 48 W para 90 L = 0,53 Watts por Litro. :mrgreen:

 

Mas para já estou a tratar de dar mais estabilidade ao móvel. Arranjei os tubos de alumínio, umas tábuas de madeira e vou pôr mãos à obra!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi D-Backs,

 

a 15 cm do aqua parece-me que estejas seguro.

0,53 Watts por Litro tambem.

 

Força aí nisso!

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta amiga,

já pensei na fauna para este novo projecto, mas gostava de ouvir opiniões sensatas e experiência da parte dos membros do Forum! Espero que colocar estas duvidas aqui não seja off-topic mas como ninguem me responde na secção Peixes, decidi passar algumas coisas para aqui.

 

O objectivo seria ter o aquario a 24-25º C com pH a rondar os 7.5. Depois de lerem a lista de peixes e inverts, digam-me se devia estar mais quente ou mais fria, mais ácida ou mais básica por favor. Pq ainda tenho de preencher algumas lacumas relativas à água quente.

 

O que já tenho:

12 neons chineses (tanychtis)

~10 camarões Red Cherry, incluindo algumas crias

4 ampulárias

2 neritinas natalensis zebra

physas

 

O que estou a pensar adquirir:

Rasbora Harlequim (não mais que 8 exemplares)

Tetra Negro (não mais que 6 exemplares, de preferência só 4)

Tetra Limão (não mais que 6 exemplares)

Tetra Néon (não mais que 10 exemplares)

Eventualmente mais tarde 2 casais de Rasbora Galaxy (novo nome: Celestial Pearl Danio) que acho lindos!

 

O que acham disto tudo? Estarei a sobrelotar? São espécies compatíveis? O numero de exemplares pode diminuir! Eu por mim comprava só 4 de cada mas, pelo que li, alguns gostam de ter mais companhia da mesma espécie.

Para já isto ainda está em estudo e só tomarei uma decisão provavelmente em meados de Janeiro. Até lá vão para o aquário apenas os que já tenho. Daí estar a postar e a pedir opiniões aos mais entendidos.

 

Desde já obrigado!

Votos de um Feliz Natal.

 

D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais sobrelotar, e muito.

 

Eu escolheria 8 harlequins e 2 galaxy.

E metia lá 3 otos e 3 corys albinas.

:)

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.