Boa compra???


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Querem acreditar que meti este tópico noutro fórum e não me lembrei que aqui também há zona de Salgados? :(

 

Bem, aqui fica:

 

 

Começo por dizer que sou um perfeito ignorante no que a aquários de água salgada diz respeito.

Tenho aquários de água doce há cerca de quatro anos.

 

A minha mulher sempre teve o sonho de ter um aquário mais colorido e nisso não há melhor que os de água salgada.

 

Até agora o preço tinha sido o maior obstáculo mas julgo que me apareceu uma oportunidade boa.

 

Assim sendo, vinha pedir-vos que me dissessem o que pensam acerca do seguinte equipamento sff:

 

Aquário de 400 litros, com coluna seca interior e reforçado para água salgada.

Medidas: Largura - 120cm; Profundidade - 50cm; Altura - 70cm.

 

O aquário está em funcionamento e no seu interior têm:

- Substracto do Aquário (com 6 anos de maturação)

 

- Aprox 30 Kg de Rocha viva com 6 anos de maturação

 

- 6 peixes (1 Casal de Palhaços, 2 Cromis um Zebrasoma e 1 Hepathus)

 

- Vários corais moles (Discossomas, Xenias, e vários outros).

 

- Equipa de limpeza

 

3 Bombas de circulação Tunze, de baixo consumo, e Controlador (simulador de marés, correntes, etc) Tunze Multicontroller 7094

 

Calha de Luz Aquasunlight com 2 lâmpadas de HQI de 250watts e 4 lâmpadas T5 de 54 Watts

 

Móvel feito à medida para o aquário, de portas de correr, onde se encontra o restante equipamento do aquário.

 

Sump de 60/70 litros

 

Reactor de Cálcio Schuran Jetstream Pico + Garrafa de C02 + Nano Reductor , etc.

 

Osmoregulador (bombas de nível e de reposição) + depósito de água para reposição

 

Reactor de Kalkwasser

 

Escumador Deltec M600

 

Bomba elevação Eheim – Modelo 2600

 

Leitor de pH Milwaukee

 

Material Diverso: Iman para limpar vidros, pinças, comida para peixe, testes de água, substracto para kalkwasser e Reactor de Cálcio, lampadas “semi” usadas, turbinas de substituição para bombas circulação(de reserva), bomba de reposição (de reserva)nova etc, etc, etc

 

 

Ainda não o fui ver mas trata-se de um aquário que está a funcionar, ou seja, está montado.

 

Perante este cenário, pergunto-vos o seguinte:

 

O que acham que pode faltar aqui em termos de material? Por outras palavras, o que teria de adquirir...

 

Este material é de qualidade ou trata-se de marcas de 'segundo plano'?

 

Preocupam-me o custo mensal de uma calha com cerca de 700W (250x2 + 4x54W). Alguém consegue quantificar quanto custará isto ao final do mês?

Já me foi dito que deverá rodar os 40€ mensais.

 

Quanto seria razoável pedirem-me por tudo isto? Que diriam se fossem mil euros?

 

Obrigado pela paciência em lerem este testamento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o meu nano de 60 com corais, bombas, escumador, luzes, substracto rocha viva, testes etc etc ja me custou mais de 500 euros assim num piscar de olhos mas valeu todo o pilim, agora se realmente conseguires isso tudo por 1000 euros nao penses mais compra logo lool.

cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

o material que aqui descreves é bom, quanto ao valor é uma questão de fazeres uma pesquisa do vario material e fazeres as contas mas 1000 euros parece-me um excelente negócio. O meu aquario apenas tem 130 litros e já gastei pelo menos metade desse valor e algum do material foi adquirido aqui no forum.

Cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos!

 

Estou motivadíssimo para avançar mas os custos de manutenção é que me estão a fazer vacilar.

No outro fórum disseram-me ainda que o escumador seria "muito à justa". Que talvez fizesse sentido troca-lo por outro com maior capacidade se quisesse ter mais peixes.

 

Ontem à noite até andámos a tirar medidas à sala para ver como fazíamos para manter o de água doce e o salgado na mesma parede LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola.

Estou motivadíssimo para avançar mas os custos de manutenção é que me estão a fazer vacilar.

 

Aqui não gastas mais de 50 euros mês em manutenção atenção manutenção.

 

Que talvez fizesse sentido troca-lo por outro com maior capacidade se quisesse ter mais peixes.

 

Sim fica curto para um sistema equilibrado e que tenha alguns sps.

 

 

Ontem à noite até andámos a tirar medidas à sala para ver como fazíamos para manter o de água doce e o salgado na mesma parede LOL

 

Não gosto muito de dar opiniões pessoais especialmente com o gosto, mas se é para avançar desmonta o doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

obrigado pelas dicas.

O que entendes por manutenção e o que entendes que fica fora dela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plisboa manutenção é o custo que te fica o que não podes fugir tipo electricidade, desgaste de lâmpadas, comida, uso de midias ou balling, agua etc.

 

Fora de manutenção a compra de vivos, extras de material, melhoramento de equipamento e aqui a coisa pode variar de 100€ a 10.000€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Estive a ver o aquário pessoalmente e a calha é 5 estrelas!

Segundo o actual dono, aquele escumador sempre foi suficiente mas também, e indo de encontro ao que aqui foi dito, nunca teve muitos peixes.

 

A verdade é que não ficámos muito impressionados com o estado de conservação do aquário (alguns riscos que nos pareceram relevantes) e com o móvel, este acima de tudo porque é forrado a um material que imita madeira clara e a nossa sala tem madeiras mais escuras (cerejeira).

 

Depois das muitas explicações que me foram sendo dadas, deu para perceber que terei ali tudo o que possa precisar para a coisa correr bem.

Desde tomadas com disjuntores individuais, ventoinhas, sensores de nível para reposição automatica de água, leitor de Ph, reactores, bombas, material de substituição, etc, etc.

 

Ou seja, para aproveitar todo o material teria de comprar novo aqua e arranjar uma solução para o móvel (ou comprar novo ou recuperar aquele).

 

Estou num impasse... se por um lado não queria perder a oportunidade de comprar todo aquele material (excepto aqua e movel), por outro não me "apetecia" muito gastar mais uns cobres num aquário e num móvel. Que nem sei onde o encontrar (o móvel, porque o aquário sei onde o mandar fazer...)

 

Vamos ver o que decido... Seja o que for, terá de ser decidido rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que tenho um relevante hadicap. Não tenho jeitinho nenhum para bricolages :)

A estrutura em si teria de ser lixada e pintada, o que não seria problema. O problema era o resultado final ficar como deve ser de forma a poder estar na nossa sala de estar ;)

 

Esta tarde tomei conhecimento de uma empresa perto de mim que faz móveis. Talvez vá falar com eles para ver o que me dizem...

 

A solução do meu problema é relativamente simples. Mandar fazer novo móvel e aquário.

O que não me agrada é que teria à mesma de comprar estes dois elementos ao vendedor do resto do material.

 

Talvez amanhã consiga recolher infos acerca de valores para as duas coisas...

 

E mandar fazer o aqua permitir-me-ia outra solução paralela. Vender a calha 2x250W HQI + 4x54W T5 e comprar uma nova toda T5.

Isto porque mandaria fazer um aqua mais baixo (50cm, por exe), de forma a que as T5 'chegassem' ao areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais