Dicas e sugestões


Luis_11

Recommended Posts

Boas,

 

Comecei esta semana a construir o meu aquário,

 

Aqua: 37L

Peixes: 10Neons(5rosas e 5azuis); 1 Pleco

Termostato

Filtro

Dimensões: 50x25x30

Temperatura 29º

Lâmpada Sylvania GR

 

 

- Queria saber se posso por algumas plantas neste aquário?

- Qual deve ser a temperatura da água para este tipo de peixes?

- Posso acrescentar mais alguns peixes? (Ex: 1Guppy macho 3femeas, penso que deve ser assim a quantidade)

- É possível com estas condições criar guppys?!

- O Pleco, têm uma alimentação especial através de umas pastilhas que só deito depois de apagar a luz essa pastilha deve ser desfeita antes de deitar no aquário?

- O fundo do aquário de coberto por pedras, posso por areia juntamente com as pedras?! Não sei se é aconselhável para o Pleco.

 

Quando possível acrescento umas fotos.

 

Cumps

Obrigado a todos.

Editado por Luis_11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Grande erro! Se o aquario foi montado a uma semana não devias ter peixes, nem mesmo um pleco que e um peixe resistente. Devias comprar um producto para acrescentar baterias para que não tenhas baixas.

 

Referiste a um aquario de 40L e pelas dimensões são 100L :S

 

Aconselho-te a comprar um kit de testes.

 

Respondendo as tuas perguntas

 

- Queria saber se posso por algumas plantas neste aquário?

Sim, Naturais e conforme a iluminação, passa pelo site tropica.com ajuda imenso

- Qual deve ser a temperatura da água para este tipo de peixes?

Cada espécie tem a sua temperatura ideal, uma pequena pesquisa e resolves o problema.

- Posso acrescentar mais alguns peixes? (Ex: 1Guppy macho 3femeas, penso que deve ser assim a quantidade)

Sim

- É possível com estas condições criar guppys?!

Os guppys reproduzem-se rapidamente.

- O Pleco, têm uma alimentação especial através de umas pastilhas que só deito depois de apagar a luz essa pastilha deve ser desfeita antes de deitar no aquário?

O objectivo das pastilhas é irem ao fundo se as desfazes não vão ao fundo e assim ficas na mesma :D

- O fundo do aquário de coberto por pedras, posso por areia juntamente com as pedras?! Não sei se é aconselhável para o Pleco.

Para o pleco apenas não e aconselhável ter plantas de tapete a cobrir o fundo pois ele arranca-as.

 

CONSELHO IMPORTANTÍSSIMO: Lê o mais que puderes, sobre tudo. Ajuda imenso.

 

Cumprimentos,

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comecei esta semana a construir o meu aquário,

 

Aqua: 40L

Peixes: 10Neons(5rosas e 5azuis); 1 Pleco

Termostato

Filtro

Dimensões: 50x40x50

Temperatura 29º

Lâmpada Sylvania GR

 

 

- Queria saber se posso por algumas plantas neste aquário?

- Qual deve ser a temperatura da água para este tipo de peixes?

- Posso acrescentar mais alguns peixes? (Ex: 1Guppy macho 3femeas, penso que deve ser assim a quantidade)

- É possível com estas condições criar guppys?!

- O Pleco, têm uma alimentação especial através de umas pastilhas que só deito depois de apagar a luz essa pastilha deve ser desfeita antes de deitar no aquário?

- O fundo do aquário de coberto por pedras, posso por areia juntamente com as pedras?! Não sei se é aconselhável para o Pleco.

 

Quando possível acrescento umas fotos.

 

Cumps

Obrigado a todos.

 

Boa noite.

 

como o lupper te disse, estas a começar pelo mau caminho...

 

1º- Confirma a litragem do teu aquario...o que indicas nas supostas medidas não corresponde à litragem que indicas

2º- Antes da introdução de fauna no aquario é IMPORTANTISSIMO fazer o CICLO DE AZOTO (pesquisa aqui pelo forum que vais saber ao que me refiro"

3º- Visto ja teres cometido esse erro aquilo que podes fazer é acrescentares à agua produtos que aceleram o processo de que te falei

4º-Não faças nenhuma TPA (troca parcial de agua)

5º- Olha todos os dias com muita atençao para o aqua e vê se não tens baixas, porque o mais provavel é isso acontecer. Se for o caso deves retira-los o quanto antes. Se não for esse o caso entao considera-te um sortudo

6º- Lê, pesquisa, informa-te com os sites da net que te ajudam muito, e mais que tudo informa-te aqui pois tens malta com muita experiência nisto que te pode ajudar.

7º- RESISTE À TENTAÇÃO DE COLOCARES MAIS PEIXES POIS, PARA JÁ, NÃO O DEVES FAZER

8º- Boa aquariofilia!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em primeiro lugar peço desculpa pelas informações incorrectas que postei já alterei o post.

 

O aquário já esta montado à mais tempo, teve a trabalhar sem peixes uma semana.

Não acrescentei foi bactérias, deitei um pouco de comida e sera aquatan. Será que é suficiente?!

 

Onde posso comprar o kit de testes?! Custos aproximados?!(Já tive a fazer uma pesquisa mas os preços rondam os 50€)

 

- O Pleco gosta de viver sozinho ou seria melhor comprar mais um?! Provavelmente seriam demasiados. Ele normalmente

anda escondido aparece é mais a noite, é normal?!

 

- O Pleco limpa plantas fundo e vidros?

 

- Tenho a iluminação temporizada, liga ás 7h e apaga ás 20h, isto depois é apropriado para as plantas?! Acham que devia estar ligada mais tempo?

 

- A comida dos Neon é em grão deito 1 grão por peixe todos os dias de manhã acham que é suficiente?!

 

- Agora com o Pleco devo limpar o aquário na mesma todos os quinze dias, ou devo limpar menos vezes, fazendo apenas uma pequena manutenção ao aquário?

 

Desde já agradeço pela ajuda.

 

Cumps

Editado por Luis_11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo ao fórum Luís

 

1 – Um pleco cresce muito. Aliás, demais para o aquário que tens: 37 litros. Se agora é muito engraçado, daqui a um ano não acharas tanta piada, quando o mesmo andar sempre a revoltar o areão.

2 – Um pleco não limpa nada. És tu que, logicamente, tens que limpar o teu aquário (tal como o referes): limpar os vidros, aspirar o fundo do aquário bem como o filtro do aquário.

3 – Não existem animais que limpem lixo, comem apenas algum tipo de algas que se formam num aquário e mesmo assim necessitam de alimentação específica.

4 – Os plecos têm hábitos nocturnos por isso são mais activos quando a luz do aquário está desligada.

5 – Que tipo de plantas tens? Sabes as especificidades das mesmas?

6 – A lâmpada que tens é de que potência?

7 – Das 7h às 20h dá muito tempo de luz (13 horas de luz).

As plantas não crescem por muito tempo de exposição à luz, mas sim com as condições certas: iluminação adequada (tipo de lâmpada), substrato ou fertilizações.

8 – Existem testes mais baratos sem ser em kits. Uma leitura mais atenta e descobrirás quais os testes que realmente te fazem falta, como por exemplo do PH.

Sabes que as espécies de peixes que tens e que pensas em comprar têm necessidades diferentes (neons e guppies)?

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo ao nosso amigo, tens kit de testes a 15€. procura dos patrocinadores.

 

Em relação ao peixe, o Pleco, existem muitas espécie de Plecotamus, pode ser qualquer um, só o Ansistrus cresce 15cm o resto cresce acima dos 60cm.

 

A Luz está demasiado tempo ligada... Que exagero...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado a todos pelas ajudas que têm dado.

 

Já percebi que comecei muito mal, vou ter agora que tentar compor os erros da melhor maneira.

 

1 – Um pleco cresce muito. Aliás, demais para o aquário que tens: 37 litros. Se agora é muito engraçado, daqui a um ano não acharas tanta piada, quando o mesmo andar sempre a revoltar o areão.

Pois eu não sabia, só vi depois de já o ter comprado. (erro grave devia me ter informado antes)

5 – Que tipo de plantas tens? Sabes as especificidades das mesmas?

Ainda não tenho plantas porque não sabia se era aconselhado, pelo tamanho do aquário.

 

6 – A lâmpada que tens é de que potência?

15W

 

7 – Das 7h às 20h dá muito tempo de luz (13 horas de luz).

Pelo que estive a ver deve ser apenas de 10h.(2h-amanhecer 10h-dia 2h-anoitecer 10h-noite) Correcto?!

 

Sabes que as espécies de peixes que tens e que pensas em comprar têm necessidades diferentes (neons e guppies)?

Não sabia, pensava que era espécies com as mesmas necessidades, ou pelo menos muito parecidas.

Então não será aconselhável juntar estas duas espécies?!

 

Aproveito para esclarecer mais algumas duvidas.

 

Qual a melhor maneira para limpar o fundo do aquário? Eu utilizo uma mangueira e tento aspirar o maior numero de lixo possível, isso é a melhor/adequada maneira de o fazer?

 

E os vidros como devo limpar?

 

Devo retirar os peixes para limpar o aquário?

 

Então é aconselhável ter um Pleco ou não?! Ou será aconselhável para aquários maiores?!

 

O meu aquário tem um nível de evaporação muito grande, isto é normal?! Devo acrescentar agua todas as semanas?

Em apenas duas semanas o nível da agua já baixou cerca de 5cm é normal?

 

Já vi pessoal a falar de acrescentar sal à água, isso é aconselhável?

 

É verdade que os neon gostam de águas mais calmas, sem muita corrente?

 

 

Mais uma vez agradeço a toda a gente pela ajuda.

 

Cumps

Editado por Luis_11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a melhor maneira para limpar o fundo do aquário? Eu utilizo uma mangueira e tento aspirar o maior numero de lixo possível, isso é a melhor/adequada maneira de o fazer?

Sim, é o aspirador.

 

E os vidros como devo limpar?

Eu utilizo umas coisas destas:

Mag%20Float%20Long.jpg

 

Devo retirar os peixes para limpar o aquário?

Limpar o aquário como assim? Aspirá-lo?

Então é aconselhável ter um Pleco ou não?! Ou será aconselhável para aquários maiores?!

Não é a questão de ser aconselhável ou não, é um peixe, só o tens se gostares "dele" e se tiveres as condições e com esse aquário esquece.

O meu aquário tem um nível de evaporação muito grande, isto é normal?! Devo acrescentar agua todas as semanas?

Em apenas duas semanas o nível da agua já baixou cerca de 5cm é normal?

É. Tem a luz e o termóstato e a água aquece e acontece a condensação da água. Mas olha, todas as semanas deverias fazer Tpas de cerca de 20% da água do aquário, ou seja retiras por exemplo 5lt e metes 5lt novos, para ajudar a renovar a água.

Já vi pessoal a falar de acrescentar sal à água, isso é aconselhável?

Não sou a pessoa mais indicada mas penso que é mais para doenças.

É verdade que os neon gostam de águas mais calmas, sem muita corrente?

Sim, é de água mais calma!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos.

É verdade que os neon gostam de águas mais calmas, sem muita corrente?

Sim, é de água mais calma!

Então devo baixar a força do filtro para ter menos corrente?

 

Então a manutenção do aquário deve ser feita:

- todas as semanas, retirar 20%, acrescentar +25% de água nova(+/-5% água que foi perdida), limpar filtro.

- de quinze em quinze dias devo fazer uma limpeza mais cuidada, retirar 30% de água, limpar vidros e filtro

 

correcto?!

 

Com isto não posso aumentar o stress dos peixes?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos.

É verdade que os neon gostam de águas mais calmas, sem muita corrente?

Sim, é de água mais calma!

Então devo baixar a força do filtro para ter menos corrente?

 

Então a manutenção do aquário deve ser feita:

- todas as semanas, retirar 20%, acrescentar +25% de água nova(+/-5% água que foi perdida), limpar filtro.

- de quinze em quinze dias devo fazer uma limpeza mais cuidada, retirar 30% de água, limpar vidros e filtro

 

correcto?!

 

Com isto não posso aumentar o stress dos peixes?

 

Obrigado

 

Cumps

 

Com as TPA'S não stressas os peixes, a não ser que troques muita água de uma só vez e que a temperatura desça muito. O filtro só limpas qd vês q perdeu a "força".

 

Em relação aos neons, se só vais manter esse cardume, sim podes baixar um bocado a corrente mas não totalmente!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.