"Mundo das Japonicas e dos Crystal"


Nuno_M

Recommended Posts

Se consegues ver um camarão meio vermelho e branco com uns 2mm é um crystal ;) se não tens outros no aquario, não há duvidas.

 

O problema não é o esperar que cresçam...mas sim o rezar para que sobrevivam, pois oscilações de parâmetros, tais como o Ph durante os primeiros dias de vida podem revelar-se fatais, por isso a dificuldade dos CRS.Manter é fácil, reproduzir é que nem por isso.

 

Boa sorte ;) e força nisso.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal,

 

Mais uma dia em que trago notícias frequinhas e com direito a foto (peço desculpa pela qualidade, mas até arranjar uma máquina de jeito, vou postando aqui as que tiro com o telemóvel, mas acho que vai dar para entenderem).

 

Ora bem, após ler as várias respostas lá voltei eu à "pesca" (observar) melhor as larvezitas que passeiam no aqua, quando me deparado por cima do tubo de saída do oxigénio e encontro a maravilha abaixo fotografada.

 

Peço desculpa mais uma vez pela qualidade da foto, mas é o que arranjo para já. No círculo vermelho têm a comida para camarões e no círculo verde a dita criatura minuscula, que teimava em passar despebida.

 

Apesar das fotos estarem desfocadas (infelizmente) conseguem ver uns vermelhos e brancos.

 

028.jpg

 

029.jpg

 

Mais novidades estarão para breve, estejam atentos.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PESSOAL,

 

Após o último post voltei à sala para ir buscar o telemóvel que estava a carregar e deparo-me com os 3 Crystal Red's adultos a passear, mas com uma particularidade, uma delas está ovada novamente :roflroll2: tomou-lhe o gosto não quer outra coisa :dance:

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

Editado por Nuno_M

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal,

 

Ontem à noite, quando cheguei a casa fui espreitar como andavam os meus invertebrados e deparei-me que andavam todos contentes da vida a comer as algas e depáro-me com 3 pequenos camarões que têm sido habitual ver ultimamente, mas de repente verifico que existe mais (4), procuro melhor e ao todo encontrei 7 pequenos camarões onde já se vêm as suas belas cores branco e vermelho.

 

E como não podia deixar de ser, deixo aqui algumas fotos que consegui tirar (mais uma vez peço desculpa pela qualidade ...).

 

Aproveitei o meu dedo mais pequeno para servir de comparação aos camarões.

 

030.jpg

 

031.jpg

 

032.jpg

 

033.jpg

 

034.jpg

 

Ainda hão-de haver mais notícias brevemente, pois este projecto ainda só vai no início.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a gostar de ver...

 

Ainda só encontraste 3 crias?

 

Já encontrei 7 com cor, e muitas larvas minusculas.

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal,

 

Notícias sobre este projecto:

 

- Hoje tive de efectuar uma TPA de 10L (para o tamanho do aqua é o suficiente) o macho já andava stressado e a perder as suas belas cores, devido ao PH estar elevado, mas no meu ponto de vista fiz a TPA da melhor forma, ou seja:

1º Deixei tudo a funcionar (termostato, filtro) durante os primeiros 5L;

2º Tirei a água através do filtro com um tubo de Oxigénio (para reduzir o risco de que nenhum camarão passasse);

3º Nos segundos 5L desliguei o termostato;

4º Troquei a lã do filtro;

5º Pus o filtro a funcionar;

6º Com o mesmo tubo que usei para tirar a água, introduzi a água entrando a mesma através do filtro também.

 

- Encontrei um aqua junto dos ecopontos com as seguintes medidas 60x30x30 (mais 10cm do que tenho actualmente), lixaram a calha da luz, mas hei-de arranjar, com tantos projectos que existem aqui no fórum, algum há-de dar-me ideias com alternativas.

 

- Estou a continuar este projecto em relação às Caridinas Japonicas noutro aqua, mas por enquanto não há fotos nem fauna enquanto não tiver mais ou menos resultados (há que manter o suspanse).

 

- Larvas neste momento, SOCORRO, mais de 20 e a crescer a olhos visto, "do dia para a noite".

 

Um à parte, de sexta-feira para sábado tive a oportunidade de ver uma molly a parir e no sábado um guppy.

 

Comentários ...

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas...

 

Parabens pelo sucesso,é sempre bom poder saborear o(sucesso).Pois dos vencidos não reza a história.

Vamos ao que me trouxe aqui,estou a passar o mesmo neste momento.Só que com uma diferença tenho CR,CB,juntos e assim um dia vejo vermelhos outro dia pretos não sei ao certo quantas crias existem ,pois o maximo que consegui ver ao mesmo tempo foram 3.

Mas ao dizerem que o dificil é mante-los faze-los crescer fiquei na espectativa, por isso aqui estou para te perguntar como vai o projeto,tens conseguido mante-los?

 

PARABENS mais uma vez.

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Parabens pelo sucesso,é sempre bom poder saborear o(sucesso).Pois dos vencidos não reza a história.

Vamos ao que me trouxe aqui,estou a passar o mesmo neste momento.Só que com uma diferença tenho CR,CB,juntos e assim um dia vejo vermelhos outro dia pretos não sei ao certo quantas crias existem ,pois o maximo que consegui ver ao mesmo tempo foram 3.

Mas ao dizerem que o dificil é mante-los faze-los crescer fiquei na espectativa, por isso aqui estou para te perguntar como vai o projeto,tens conseguido mante-los?

 

PARABENS mais uma vez.

 

Boas ...

 

Não sei o que se passou com os meus adultos, mas ao contrário do que "normal", eu comprei 2 fêmeas e 1 macho e consegui, digamos em pouco tempo, ter resultados.

 

Os adultos mantêm-se e as crias é vê-las crescer, as larvas também continuo a vê-las.

 

Em relação às crias eu tinha dito 7, há uns dias o meu pai disse 8, já voltei a olhar com atenção e com a ajuda da minha mãe e contei 9 crias, portanto, posso dizer que o projecto está num bom caminho.

 

Estou a pensar em convidar o "responsável/padrinho" deste projecto para vir cá a casa vê-lo e quisá até levar um ou dois camarões futuramente :rolleyes:

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno,

 

Não se deve fazer tudo de uma vez, para minimizar impactes sobre a fauna Quero dizer, quando efectuares uma troca de àgua não deves efectuar a limpeza do filtro e vice-versa. A não ser que tenhas um filtro tipo canister e procedas apena à remoção de um dos materiais colocados numa das divisórias que, penso que pouca gente o faça.

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno,

 

Não se deve fazer tudo de uma vez, para minimizar impactes sobre a fauna Quero dizer, quando efectuares uma troca de àgua não deves efectuar a limpeza do filtro e vice-versa. A não ser que tenhas um filtro tipo canister e procedas apena à remoção de um dos materiais colocados numa das divisórias que, penso que pouca gente o faça.

Cpts.

 

Arlindo,

 

Apenas limpo a lã de vidro, as cerâmicas ficam com as bactérias que tinham, aliás as cerâmicas não as lavei desde que o aqua está em funcionamento.

 

Já cheguei a ler algures no fórum que quando se troca/limpa-se uma das matérias filtrantes, as outras devem continuar as mesmas, e vice-versa em relação às restantes matérias filtrantes. Portanto, quando limpo/troco uma outra matéria filtrante continua o seu trabalho, para não se perder as bactérias.

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode ser um método. No entanto, de vez em quando, podes substituir materiais parcial/ totalmente. Por ex. se efectuares a limpeza da lã, deves fazer também uma passagem com água do aquário nos restantes materiais (cerâmicas, esponjas, substrato, etc.), isto para limpares os restos de detritos e folhas que, por um lado diminuem o caudal do filtro e, por outro lado aumentam a caga de poluição da água.

Já notas-te que as flautas entopem e os seus buracos em nada se assemelham aos micro-poros das cerâmicas que, com o tempo e mesmo com lavagens deixam de cumprir parcialmente a sua função. Daí a necessidade de mudança parcial de cerâmicas de tempos a tempos.

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Novidades Nuno?

 

Como vai essa camaroada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades Nuno?

 

Como vai essa camaroada?

 

Logo no início tive de tirar o tronco, devido a estar a ganhar bolor (ainda não o cozi).

 

Os camarões já estão grandes, e já tive algumas baixas, infelizmente.

 

Neste momento estou na manutenção para depois pôr aqui umas fotos (talvez no próximo fim-de-semana se tudo correr bem).

 

Cumprimentos,

Nuno Marques

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boa noite,

 

Desde já as minhas desculpas a todos, pois sei que estou em falta com novas fotos.

 

Uma pequena questão, os CRS passam de larvas a pequenos caramões ao fim de quanto tempo?

2 semanas? 3?

 

Quando me for possível, disponibilizo mais fotos.

 

Cumprimentos,

Nuno

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

lindo projecto que tens ai. parabens !

 

nuno_m

os crs nao nascem larvas ... eles ja nascem camaroes. sao miniaturas identicas aos pais. eles nao passam por nenhuma metamorfose.

 

:roflroll2:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por exemplo ...

 

aqui podes ver mesmo no canto, por cima do silicone, larvas dos meus camaroes ibericos. algumas centenas ...

 

http://s358.photobucket.com/albums/oo21/labutes77/?action=view&current=PICT3664.mp4

 

 

e aqui podes ver larvas das minhas caridinas japonicas ... provavelmente para cima do milhar de larvas.

 

http://s358.photobucket.com/albums/oo21/labutes77/?action=view&current=PICT3821.mp4

 

os camaroes de ordem inferior é que nascem na forma de larvas e passam por metamorfoses, ate terem a forma de camarao. e sao plactonicas.

nada a ver com os cristal, que ja nascem com a forma de camarao. os crs sao de ordem superior.

 

:mrgreen:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por exemplo ...

 

aqui podes ver mesmo no canto, por cima do silicone, larvas dos meus camaroes ibericos. algumas centenas ...

 

http://s358.photobuc...nt=PICT3664.mp4

 

 

e aqui podes ver larvas das minhas caridinas japonicas ... provavelmente para cima do milhar de larvas.

 

http://s358.photobuc...nt=PICT3821.mp4

 

os camaroes de ordem inferior é que nascem na forma de larvas e passam por metamorfoses, ate terem a forma de camarao. e sao plactonicas.

nada a ver com os cristal, que ja nascem com a forma de camarao. os crs sao de ordem superior.

 

:mrgreen:

 

Labtues77,

 

Obrigado, pelos parabéns.

 

Em relação à expressão larvas, foi um lapso meu, mas em todo o caso, sei que tenho bebés no meu aqua e até são fáceis de identificar :), mas se bem me recordo os CRS só são difíceis de criar porque é difícil passarem da fase bebés a uma fase menos frágil, certo?

Se estiver certo, qual a duração dessa fase frágil?

 

Estou com esperança desta vez tirar mais CRS, do que da 1ª vez, que foram só uns 4 ou 5.

 

Cumprimentos,

Nuno

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fase mais difícil dos pequenos crs é o primeiro mês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fase mais difícil dos pequenos crs é o primeiro mês.

 

Obrigado Fábio, penso que uma semana já lá vai e como já chegou o frio, já liguei o termostato, vamos ver como corre.

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais