DIY Movel 120 x 70 x 50


maximos

Recommended Posts

Boa Noite

 

Olá amigos, estou começando hoje o meu primeiro projecto de um Móvel de madeira para o meu aquário,

 

Segue os parâmetros que estou a usar em meu projecto,

 

 

Tamanho do Móvel :

 

 

120cm x 70cm x 50cm

 

Comecei hoje as 18.00 h e dei o serviço por hoje terminado as 22.00,

 

Ficam aqui 2 fotos do que ficou feito (desculpem a distorção da imagem mas chegou-me hoje uma lente nova chamada olho de peixe e teve que experimentar :music_singguitar: :music_singguitar: )

 

5249742515_bd64e49bc3_z.jpg

 

5250345292_d4b56cae1d_z.jpg

 

Amanha continuo o relatório..

 

Cumps

Paulo Costa

Editado por maximos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz um móvel muito semelhante a esse, exactamente com as mesmas medidas. A grande diferença é que no centro quero ter espaço para um aquário hospital,logo não coloquei nada entre as duas traves.

 

Ainda não o forrei, já passaste a essa fase?

 

Bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu não pus porque tenho outros aquários para esse efeito se for preciso..

Nao não forrei tive outros assuntos que falaram mais alto...mas já mandei cortar para o inicio da próxima semana já devo de forrar...

 

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma fotos de como se encontra o móvel agora..

 

Umas Traves Para precaução

 

5266578707_6456a85b0b_b.jpg

 

E o sistema de gavetas a ser testado..

 

5267185902_ba57edd160_b.jpg

 

Para breve mais fotos..

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta a ficar muito bom sim senhor.

Vai servir para tirar umas ideias para fazer um ;)

Parabéns pelo trabalho ate agora realizado.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Na minha opinião isso tá mais que reforçado. Se te servir de ajuda mostro o meu. Feito com barrotes de pinho e pintado. Depois forrei a estrutura e criei umas parteleiras de arrumação.

Já tenho o meu á ano e meio e sem problemas. Aconselho-te a forrar por exemplo com folha de cortiça(Max mat, Lroy merlin..) nas partes que vão assentar directamente no chão.

Segue-se fotos.

 

dscn2850i.jpg

 

dscn2852z.jpg

 

Boa bricolage =P

Há dias de manhã que a' tarde não se pode sair a' noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que há pessoal que anda aqui a fazer uns DIY, mas deve ser na carpintaria onde trabalham!!!!!

a frase era só para dar os parabens pelo bom trabalho apresentado, está como se fosse de profissional.

a segurança não parece estar em questão de maneira nenhuma, talvez daqui a 30 anos quando já estiver mais para lá do que para cá.

os pormenores estão muito bons.

as saidas para o filtro são um pequeno pormenor, que à partida não é visivel.

por acaso em relação às gavetas vão ficar à mostra ou apenas tem portas?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta a ficar muito bom sim senhor.

Vai servir para tirar umas ideias para fazer um ;)

Parabéns pelo trabalho ate agora realizado.

 

Ainda bem que serviu para alguém tirar ideias e sinal que não esta muito mau..

Alguma duvida que possa ajudar pergunta..

 

Boas. Na minha opinião isso tá mais que reforçado. Se te servir de ajuda mostro o meu. Feito com barrotes de pinho e pintado. Depois forrei a estrutura e criei umas parteleiras de arrumação.

Já tenho o meu á ano e meio e sem problemas. Aconselho-te a forrar por exemplo com folha de cortiça(Max mat, Lroy merlin..) nas partes que vão assentar directamente no chão.

Segue-se fotos.

Boa bricolage =P

 

 

Mal vale prevenir que depois ter azares...obrigada pelas fotos mas já tinha visto no seu tópico...

Obrigada pela dica da cortica..

 

 

 

eu acho que há pessoal que anda aqui a fazer uns DIY, mas deve ser na carpintaria onde trabalham!!!!!

a frase era só para dar os parabens pelo bom trabalho apresentado, está como se fosse de profissional.

a segurança não parece estar em questão de maneira nenhuma, talvez daqui a 30 anos quando já estiver mais para lá do que para cá.

os pormenores estão muito bons.

as saidas para o filtro são um pequeno pormenor, que à partida não é visivel.

por acaso em relação às gavetas vão ficar à mostra ou apenas tem portas?

 

 

Nada disso não trabalho na área nem nada do que se pareça sou maquinista de maquinas industriais numa fabrica de aluminio..

As saídas para o filtro não estão esquecidas só não tenho tido muito tempo para mexer no móvel...Quando vier agora de ferias no natal ate ao ano novo trago novidades todos os dias...

 

Sim as gavetas vão se ver ficam ao lado das portas por mm..

 

Mal alguma duvida estou aqui para ajudar..

 

Sinceramente já estava a a perder interesse em postar aqui ninguém comenta nada já pensava que o móvel estava mal feito...

O facto de estar a ficar bem foi muita leitura em vários forums e tirar ideias de uns e aperfeiçoar de outros

Espero ter esclarecido tudo..

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda não comentei nada por falta de oportunidade, leia-se tempo.

 

Tenho três móveis feito desse modo, um deles há já alguns anos, e estão com se fossem novos. Nem torcem nem amolam.

 

Dois deles pintei a estrutura de preto, e o terceira envernizei, escurecendo um pouco o tem da madeira. Sinceramente prefiro o terceiro. O facto de ter pintado os outros dois de preto tira a beleza da madeira...

 

Se ainda não tapaste os buracos dos parafusos com betume, não o faças! Utiliza a velha técnica de serradura misturada com cola branca! Lixas a estrutura com lixa fina e aproveitas a serradura que cai. Misturas com cola branca e fazes uma pasta. Depois preenches buracos e fendas. Assim o tom é sempre o mesmo. Mesmo com betume da cor pinho, há sempre uma ligeira diferença.

 

Na altura de forrar o móvel, não tapes a estrutura, deixa-a ficar à vista.

 

Vou mantendo este tópico debaixo de olho thumbup3.gif.

 

 

 

Cumps.

 

 

 

 

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos de uma de duas calhas estanques de 120m T8 (só havia uma na loja para a semana chega a outra)

 

5286961962_b9d504dd92_b.jpg

 

5286360497_aa350605ae_b.jpg

 

5286360313_977b0a8ef7_b.jpg

 

Alguém me sabe dizer se estas lâmpadas dão para usar porque tenho aqui 4 novas

 

5286974622_fd45c73db5_b.jpg

 

E aqui fica um esboço de como vai ficar o móvel quando estiver acabado

 

5286360795_3b06b0b16f_b.jpg

 

 

Amanha já chega a madeira para começar a forrar...

 

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um movel parecido com esse no meu comunitário de 2oo litros a dois anos e aquilo é pedra nao tem qualquer deformação desde o primeiro dia até hoje.

 

Não vale a pena investir muito dinheiro em moveis já feitos, pois para mim não se justifica o dinheiro dado por um já feito, quando por menos de metade se consegue ter um bem melhor e feito por nós.

 

se bem me lembro o meu completo ficou em 66 euros na altura.

 

Agora estou a fazer um quadro electrico por dentro todo bonito com fichas a 12v e tudo.

 

O teu esta muito bom e vais ver quando tiveres as almofadas em madeira a forrar isso tudo, mais as gavetas nem parece o mesmo.

 

Fico a aguardar por novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo comentário mas só gastou 66 euros ?

acho que ando a comprar no sitio errado então....Se não for incomodo podia por umas fotos do seu móvel ?

 

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam aqui mais 3 fotos de como se encontra o móvel agora

As gavetas já instaladas

5298585708_d9d16f4629_b.jpg

 

5298585710_2912587b18_b.jpg

 

A começar os testes de cor da velatura (cor carvalho)

 

5298585714_b2d3428963_b.jpg

 

As gavetas e todo móvel vai ser forrado a contraplacado de bétula por ser o mais resistente a humidade...

Venham dai sugestões Principalmente sobre a calha das lâmpadas precisava duma pessoa que me conseguisse tirar umas duvidas minhas...

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso esta a ficar muito porreiro.

 

As gavetas, isso e só a estrutura não e? Depois ainda vai levar uma frente não vai??

 

Quanto ao contraplacado, já pensaste em MDF?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande móvel, não acredito que tenhas problemas.

Para o tampo podes usar placas de pinho coladas, pelo menos se apanhar agua não se desfaz.

 

So não gostei das ferragens das gavetas que são um pouco fracas mas se tiveres problemas podes trocar por umas melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso esta a ficar muito porreiro.

 

As gavetas, isso e só a estrutura não e? Depois ainda vai levar uma frente não vai??

 

Quanto ao contraplacado, já pensaste em MDF?

 

Sim ainda e só a estrutura ...

Acerca do contraplacado do que eu falo e o melhor que se pode usar mesmo que o Mdf hidrofugo cada placa de 1.25 por 2.50 custa cerca de 65 euros e este tipo de contraplacado e usado nas tábuas de skate de kit surf etc se te informares um pouco logo tens a mesma opinião do que eu...

 

Cumps

Paulo Costa

 

 

Está a ficar muito fixe, sim senhor!!

E até dá para tirar umas idéias, vou precisar de um móvel em breve para o meu primeiro aquário :eusathink:

E olha que a fisheye é.... fixe!! Marca?

 

 

Obrigada se precisares de tirar alguma duvida e só falares ..

Uma fisheye e uma lente grande angular de 8mm da marca walimex fisheye(nao e topo de gama mas para mim ja serve)

 

Cumps

Paulo Costa

 

 

 

Grande móvel, não acredito que tenhas problemas.

Para o tampo podes usar placas de pinho coladas, pelo menos se apanhar agua não se desfaz.

 

So não gostei das ferragens das gavetas que são um pouco fracas mas se tiveres problemas podes trocar por umas melhores.

 

 

Como disse ao Carlos a mesma resposta e para ti se pesquisares um bocado logo chegas a mesma conclusão do que eu...

Nao percebi essa das calhas são iguais as outras todas e para o efeito que tem são muito boas e sim também se tiver problemas e só comprar outras de 45cm e trocar...

cumps

Paulo Costa

Editado por maximos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a calha que tens é boa, pois é estanque, contudo o problema está associado às lampadas.

como não referes quais os kelvin de cada, marca e modelo, não podemos responder.

a verdade é que tens melhores que essas, pois a classe B está associado a menor eficiência energética.

para o aquário que vais montar talvez precises de começar a pensar em lampadas como grolux ou aqua-glow e flora-glow.

o que disse das lampadas não é uma verdade absoluta pois precisas de saber que plantas vais colocar e depois escolhes o espectro e potência necessária.

o móvel no geral está com bom desenvolvimento. as cores da moda são preto, mas isso são gostos.

coloca uma pintura resistente à água.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo comentário..essas lâmpadas não são as que vão ficar na calha perguntei porque as tenho aqui em casa paradas e as vexes ate podiam dar e menos uns euros que se poupavam..mas sim vou por lâmpadas como as que falas-te..

Nao me sabes dizer se consigo meter cada lâmpada a ligar independentemente sem ter que ligar as duas ao mesmo tempo, a calha tem 2 balastros e 2 arrancadores, o que eu queria por era as 4 lâmpadas todas independentes ligadas a temporizadores...

Sim eu sei que a cor da moda e o preto mas aonde vai ficar ficava a destoar...

Em relação a pintura vai ser velatura 1, depois 2 mãos de tapa poros e 1 ou 2 de verniz intempere da bomdex...

 

 

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como te disse as lampadas podem servir, apenas é preciso saber os kelvin ou marca e modelo de modo a perceber se são adequadas a aquário.

as lampadas podem acender 1 cada vez, basta separar o interruptor e ligar a cada lampada(balastro e arrancador).

existem temporizadores pequenos que podem ser aplicados directamente na calha.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tem mais nada sem ser o que eu tirei fotos não me acredito que sirvam...

Nao podes me mostrar uma foto do que falas dos temporizadores pequenos se não der muito trabalho...

Add no msn para falarmos do teu post de plantas que vendes :discuss_gathering:

Paulo_Alex_Fafe@hotmail.com

 

Cumps

Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...