Diário de Criação


29André

Recommended Posts

A desova aconteceu no dia 5 de Outubro de 2010, e foi mais ou menos por acaso. Isto porque a fêmea decidiu saltar da garrafa para se juntar ao macho, quando "ainda se estavam a conhecer" :P

Como não sabia quantos ovos já tinham sido libertados, por não saber quando é que ela se juntou ao macho, decidi separá-los.

Passemos ao que interessa, as FOTOS!!!

 

Pais:

 

 

Macho

 

dsc00056rp.jpg

 

dsc09411u.jpg

 

 

Fêmea

 

dsc09419.jpg

 

dsc09417g.jpg

 

 

Ovos:

 

dsc00040s.jpg

 

 

Alevins:

 

13-10-2010 (8 dias)

 

99942197.jpg

 

 

23-10-2010 (18 dias)

 

15903558.jpg

 

19304381.jpg

 

58806517.jpg

 

15065036.jpg

 

 

6-11-2010 (32 dias)

 

dsc094102.jpg

 

dsc094082.jpg

 

dsc094072.jpg

 

dsc094042.jpg

 

dsc093982.jpg

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis as fotos mais recentes, tiradas no dia 5 de Dezembro, quando fizeram 2 meses.

 

 

Este é o mais colorido:

 

31308639.jpg

 

 

82009612.jpg

 

 

57313918.jpg

 

O maior da ninhada:

(ele nas fotos ficou um pouco sem cor, assustou-se quando o coloquei no cubo das fotos)

 

35468389.jpg

 

 

60185593.jpg

 

 

30175402.jpg

 

 

Os mais pequenos:

 

42364824.jpg

 

 

18086071.jpg

 

 

63171803.jpg

 

 

51419032.jpg

 

São apenas 7. TPA´s diárias de 80%/90% com água acondicionada com folha de amendoeira, sera backpor e à mesma temperatura da água do aqua dos pequenos. Filtração 24/7.

Alimentados com artémia recém eclodida e microvermes.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande reportagem!

É pena é que nesta fase só tenhas 7 vivos....tens que ver o que fizeste de mal para corrigir nas proximas vezes. E até por causa destes

Não achas que essas TPA´S são um pouco "radicais" ?.... ainda por cima com utilização do filtro. Pode ser um "contra censo"

Porque utilizas sera backpor ?

Boa sorte com os "pequenos" !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola andre

 

que realizaçao parabens.

 

estou surpresa com o desenvolvimento em 2 meses, que maravilha parabens e muito sucesso.

 

cumps

tina pinto

 

Boas, obrigado. :D

Continua a notar-se uma grande diferença entre alguns dos alevins, uns estão muito maiores que outros, e tiveram exactamente as mesas condições.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande reportagem!

É pena é que nesta fase só tenhas 7 vivos....tens que ver o que fizeste de mal para corrigir nas proximas vezes. E até por causa destes

Não achas que essas TPA´S são um pouco "radicais" ?.... ainda por cima com utilização do filtro. Pode ser um "contra censo"

Porque utilizas sera backpor ?

Boa sorte com os "pequenos" !

 

Pois, a taxa de sobrevivência é um pouco baixa. Mas também nunca tive muitos, acho que os progenitores não completaram o acasalamento, e tirei a fêmea cedo demais. Alguns morreram porque os maiores os perseguiam, só me apercebi disso tarde demais =S

Este método das TPA´s diárias é uma experiência que estou a fazer, adoptando o método de criadores internacionais, para ver como é que o crescimento dos alevins era influenciado. Até agora, em relação à anterior reprodução que fiz, os resultados estão a ser bastante bons, apesar de ter menos alevins, estão bastante maiores que os outros. Quanto ao sera bacpor, enganeime, é sera aquatan.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos menos alevins tiveres mais rápido é o crescimento por várias razões: maior acesso à comida, mais espaço, melhor qualidade de agua,etc.

Esse sistema sistematico de TPA´s faz com o crescimento seja mais rápido (tenho as minhas dúvidas no resultado atingido qdo. chegarem a adultos na maioria dos peixes....basta ver o que se passa em outras especies com crescimento intensivo baseado em TPA´s) mas obriga a ter um controlo da nossa parte muito maior em termos de alimentação e espaço.

Isto é: Temos que agir ao ritmo das TPA´s :)

Se o filtro for de esponja essas TPA´s fazem com que o filtro biologico passe para 2º plano e esteja a funcionar mais como filtro mecanico. Na minha opinião a 1ª função é muito mais importante num aquario de alevins.

Não é para ser chato, nem tenho nada contra a marca, aliás tb a uso em alguns artigos mas....não precisas nada disso

Este é um tema super interessante!

Abraço André 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola André

Estão cada vez mais giros . Ja percebeste as cores que vao ter?

Abraço

 

Obrigado ;)

As cores são baseadas no vermelho.

Só estou a tentar perceber se vou ou não ter butterfly, porque alguns parecem estar a mostrar essas características, mas tenho algumas dúvidas.

Gostava bastante que saíssem butterflys, são o meu padrão favorito :D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos menos alevins tiveres mais rápido é o crescimento por várias razões: maior acesso à comida, mais espaço, melhor qualidade de agua,etc.

Esse sistema sistematico de TPA´s faz com o crescimento seja mais rápido (tenho as minhas dúvidas no resultado atingido qdo. chegarem a adultos na maioria dos peixes....basta ver o que se passa em outras especies com crescimento intensivo baseado em TPA´s) mas obriga a ter um controlo da nossa parte muito maior em termos de alimentação e espaço.

Isto é: Temos que agir ao ritmo das TPA´s :)

Se o filtro for de esponja essas TPA´s fazem com que o filtro biologico passe para 2º plano e esteja a funcionar mais como filtro mecanico. Na minha opinião a 1ª função é muito mais importante num aquario de alevins.

Não é para ser chato, nem tenho nada contra a marca, aliás tb a uso em alguns artigos mas....não precisas nada disso

Este é um tema super interessante!

Abraço André 8)

 

Boas Antonio

E a questão do homonio como que que se resolve sem as tpa`s? para mim e complicado fazer tantas tpa´s o meu tempo nao me permite

Editado por bruno s
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos menos alevins tiveres mais rápido é o crescimento por várias razões: maior acesso à comida, mais espaço, melhor qualidade de agua,etc.

Esse sistema sistematico de TPA´s faz com o crescimento seja mais rápido (tenho as minhas dúvidas no resultado atingido qdo. chegarem a adultos na maioria dos peixes....basta ver o que se passa em outras especies com crescimento intensivo baseado em TPA´s) mas obriga a ter um controlo da nossa parte muito maior em termos de alimentação e espaço.

Isto é: Temos que agir ao ritmo das TPA´s :)

Se o filtro for de esponja essas TPA´s fazem com que o filtro biologico passe para 2º plano e esteja a funcionar mais como filtro mecanico. Na minha opinião a 1ª função é muito mais importante num aquario de alevins.

Não é para ser chato, nem tenho nada contra a marca, aliás tb a uso em alguns artigos mas....não precisas nada disso

Este é um tema super interessante!

Abraço André 8)

 

O filtro não é de esponja, é um filtro interno, integrado numa sump, com fluxo reduzido. Quando troco a água, apenas troco onde estão e aspiro o fundo, deixando a água da sump, com o filtro submerso.

O sera aquatan uso mais por descargo de consciência, para ter a certeza de que a água não contém as substâncias que podem prejudicar os pequenos.

 

Espero na próxima reprodução obter mais alevins, para por este método em prática com mais bettinhas :D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Antonio

E a questão do homonio como que que se resolve sem as tpa`s? para mim e complicado fazer tantas tpa´s o meu tempo nao me permite

 

Estás a falar das hormonas que inibem o crescimento dos alevins, segregadas pelos próprios?

 

Penso que isso ainda não foi provado cientificamente, de qualquer das formas, com as TPA´s resolve-se esse possível problema.

De outra forma, não estou a ver, só se se utilizar carvão activado, mas não tenho a certeza.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;)

As cores são baseadas no vermelho.

Só estou a tentar perceber se vou ou não ter butterfly, porque alguns parecem estar a mostrar essas características, mas tenho algumas dúvidas.

Gostava bastante que saíssem butterflys, são o meu padrão favorito :D

 

Eu tambem tenho uns vermelhos na barbatana dorsal acho que vao ficar giros

156xnps.jpg

 

Tenho que trocar de maquina com esta nunca fica grande coisa as fotos que tiro

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar das hormonas que inibem o crescimento dos alevins, segregadas pelos próprios?

 

Penso que isso ainda não foi provado cientificamente, de qualquer das formas, com as TPA´s resolve-se esse possível problema.

De outra forma, não estou a ver, só se se utilizar carvão activado, mas não tenho a certeza.

 

Acredito que aconteça por isso e que se tiveres menos peixes eles crescem mais. Tudo o que se possa ler dos grandes criadores falam no homonio como principal causa para o crescimento lento. A natureza esta muito bem feita pouco espaço pouco crescimento se connosco fosse assim tb os chineses tinham 20 cm :)

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A natureza esta muito bem feita pouco espaço pouco crescimento se connosco fosse assim tb os chineses tinham 20 cm :)

 

:roflroll2:

 

ali na tua ninhada ainda se notam uns tons de azul, vão sair de lá uns bettas bem giros ;)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Antonio

E a questão do homonio como que que se resolve sem as tpa`s? para mim e complicado fazer tantas tpa´s o meu tempo nao me permite

 

Olá

...com Tpa´s e com filtragem. Eu nunca disse que não se devia fazer TPA´s. O que acho é que 90%/diaria é exagero.

O crescimento dos alevins não é "contra-relógio". Se forem criados assim o resultado em adultos é pior. As primeiras semanas são fundamentais.Pensem no seguinte: O melhor peixe em cor e barbatanas normalmente não é o maior de uma reprodução.É um dos que cresceu de forma normal,nem muito rapido nem muito lento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi Antonio

Pensei que tinhas uma soluçao para diminuir a frequencia das tpas. Eu estou a trocar 50% dia sim dia nao por falta de tempo. mas nao tenho termo de comparação nao sei se eles estão a crescer a ritmo normal ou nao.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...