CO2 - melhor forma de o difundir?


  

68 votos

  1. 1. Qual a melhor forma de difundir o CO2?

    • Difusor de cerâmica
      28
    • Reactor externo
      25
    • Pedra difusora
      3
    • Atomizador
      12


Recommended Posts

Caros,

 

consegui partir o meu difusor de cerâmica ao tentar limpa-lo de algas. Estou portanto comprador de nova solução para a quimera da difusão perfeita do CO2 nos nossos aquários.

Não sei se tinha comprado um produto de menor qualidade (difusor de cerâmica da AquaGro) mas a verdade é que nunca achei que a cerâmica tornasse as bolhas tão pequenas que a maior parte delas se diluísse até chegar ao topo da coluna de água.

Isso fez-me procurar formas de potenciar a sua dissolução, nomeadamente colocando uma mini-bomba por cima do difusor. Resultou num tamanho muito mais pequeno das bolhas mas estas acabam à mesma por conseguir chegar ao topo da coluna de água, ou seja, continuava a haver perca de gás para o exterior.

 

Nesta altura tenho pesquisado por alternativas em lojas e foruns.

Daquilo que vi existem os seguintes.

 

Difusor de cerâmica:

CE-DI07-01.jpg

Prós: Bonitos esteticamente. Desempenho médio.

Contras: Cerâmica não é fácil de limpar. Tamanho das bolhas (maior que o desejado) leva a que haja percas para fora do aquário.

 

Reactor Externo:

604ef4bc46327794cb3d81ee6328987d.image.500x500.jpg

Prós: Não ocupam espaço dentro do aquário nem 'poluem' o layout, esteticamente falando. Desempenho elevado (anunciam taxas de aproveitamento do gás elevadíssimas)

Contras: São um pouco mais caros. Devem, de preferência, ser 'escondidos' dentro de um móvel. Num aquário de pequenas dimensões podem ser um bocado difícil de instalar porque necessitam quase sempre de um filtro externo, e os mesmos têm caudais demasiado elevados para esses aquários.

 

Pedra Difusora:

as1.jpg

Prós: Solução barata.

Contras: Pouco eficientes. Bolhas de grandes dimensões quando comparadas com outras opções.

 

Atomizador:

P1020823.jpg?t=1279182044

Prós: Elevada taxa de dissolução do gás. Não precisam de estar dentro do aquário.

Contras: Devem ser colocados na mangueira que retorna a água que vem do filtro para o aquário, o que vai complicar a limpeza das mesmas. Num aquário de pequenas dimensões podem ser um bocado difícil de instalar porque necessitam quase sempre de um filtro externo, e os mesmos têm caudais demasiado elevados para esses aquários.

 

O que escolheriam?

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim... difusor de cerâmica.:P

Porque é fácil de limpar... basta colocar o difusor em lexivia e fica como novo e porque o que me interessa é a forma como o co2 é entregue ás plantas.

Ou seja... colocar as micro bolhas a passear por todo o aquário.

A vantagem dos reactores... é que teoricamente (e na pratica) poupas no co2... existe menos desperdício.

Quando eu passei do meu aquário de 200 litros, para 350 litros também experimentei esse reactor e os meus resultados (com as plantas) foram para pior.

Se calhar tive azar...não sei!!!

 

Por isso votei no difusor :P

E é o que mantenho actualmente... o problema é o consumo... 4 bps.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existe uns difusores da eheim iguais aos difusores de ceramica, só que são de plástico - não partem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conhecia esse mas fui à prcura dele e acabei por descobrir outro difusor Eheim que também não conhecia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bom tópico... em termos de rendimento, não há dúvida nenhuma que os reactores externos são os que conseguem dissolver melhor o CO2 na água.

 

Mas... há sempre um mas; depende do volume do aquário. Ter um reactor/atomizador (para mim são a mesma coisa, só com dimensões e desempenhos diferentes) externo num aquário de pequenas dimensões, além de ser um bocado difícil de instalar porque necessitamos quase sempre de um filtro externo, e os mesmos têm caudais demasiado elevados para esses aquários; conseguimos fazer o mesmo com um difusor de cerâmica. A diferença no CO2 que se gastaria na opção filtro externo + reactor vs. difusor de cerâmica seria praticamente a mesma, daí que dependa sempre da litragem do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, vou adicionar esses pros e contras ao post inicial.

 

Venham mais votos/opiniões/correcções/etc!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nos tempos que utilizei CO2, experimentei os dois, o de cerámica e o difusor externo que apresentas na ultima foto e nada tenho a apontar relativamente a este ultimo, teoricamente não necessita de limpeza porque estando dentro do armário não luz logo não há algas, no que diz respeito a sugidades a pressão que o co2 exerce nas paredes da ceramica impede a sua acumulação, o problema é o preço do mesmo e no caso de ter de o retirar por algum motivo o trabalho que o mesmo dá, desligar o filtro vazar a mangueira e substituir a mesma...

 

Em termos de comodidade e preço o de ceramica é o mais apelativo e usado, a sua limpeza não é dificil, como o Canito diz um dia em agua com lixivia e depois bem lavado em agua corrente fica como novo, o unico senão é a questão de estetica para quem não goste de ver muitos "equipamentos" dentro do aquario.

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, preocupa-me, no caso do Atomizador, como será desmontar aquilo para limpar as mangueiras por dentro.

Tenho torneiras nas mangueiras do filtro mas será que a peça tem válvula que impeça a água de sair quando se tira o tubinho do CO2?

 

Quanto a limpar a cerâmica assim, todos me dizem bem desse processo mas a verdade é que penei um bocado para conseguir tirar restos de água com lexívia que estavam por debaixo da cerâmica quando fiz isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho continuado a pesquisar e cada vez estou mais convencido de que não há opção correcta.

Todos têm coisas boas e menos boas (ou mesmo más...)

 

Estava muito inclinado para o atomizador ou para o reactor mas desagrada-me a ideia de ambos virem complicar o processo de limpeza das mangueiras.

Adicionalmente estou convencido que a utilização do reactor resultará numa perca de rendimento do filtro, uma vez que a água tem de ultrapassar os vários obstáculos que se lhe apresentam dentro do reactor. Só não consigo é prever de quanto será essa perca :)

 

Ainda assim, e tentando evitar um regresso (mais que provável) ao difusor de cerâmica, talvez acabe por ceder à tentação de experimentar o atomizador, dado que tem um preço relativamente semelhante ao do difusor de cerâmica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim o melhor são os difusores de cerâmica, temos é de escolher algum com qualidade, já tive 2 de plástico da Red Sea e nunca gostei muito daquilo, são feios e as bolhas não saem lá muito pequenas.

Recentemente comprei um que nem sei de que marca é que é mas é muito bom as bolhas que saem são mesmo micro.

Também há que saber escolher o lugar mais acertado para colocar o difusor de modo a aproveitar-se ao máximo o CO2.

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem te lembras onde o compraste? Era fixe ter mais alguma info acerca dele ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comprei-o na Naturline há cerca de dois meses, é pequeno e de vidro.E por ser pequeno, só deita micro-bolhas até 2 bps a partir daí já começa a deitar bolhas maiores...

Embora as bolhas saiam pequenas, se a agua tiver pouco/nenhum movimento chegam na mesma á superfície sem serem absorvidas.

A diferença que noto entre este e os outros da Red Sea é que nos da Red Sea as bolhas saiam iguais as da foto que meteste no primeiro post, ou seja algumas saiem pequenas e outras saem grandes enquanto que neste saem todas pequenas.

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, ob mas receio que não possa ser usado num aqua como o meu que tem 180 litros.

De qualquer forma é uma excelente dica para outras pessoas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Sendo um membro recente aqui no forum, não sei se a minha questão já foi colocada e esclarecida recentemente, no entanto aqui fica, e aproveitando o tema aguardando pelas vossas sugestões e ajuda.

 

Passo a explicar:

Montei recentemente um aquário no qual decidi aplicar um reactor de CO2, com todos os prós e contras da solução.

Sendo o meu problema a nível do fluxo/caudal do filtro, tenho um Eheim 2078 ligado a um reactor Sera Flore 1000 que fica em alarme quando é introduzido o referido reactor.

Tendo a vantagem ou desvantagem do filtro fazer uma analise ao fluxo/caudal que consegue debitar, ao aplicar o reactor, o filtro dá a indicação de alarme tendo como possivel causa a redução de caudal causado por obstrução ou mangueiras demasiado longas.

Uma vez que o alarme não ocorre quando não tem o reactor, fica claro que é este o factor originador do problema.

 

A minha questão é saber se alguem já se deparou com este problema e qual a solução encontrada e/ou quais as alternativas possiveis.

 

Fico a aguardar pelas vossas respostas.

Actualemte tenho o reactor aplicado, pelo que não sei se poderei estar a causar qualquer dano no filtro com esta situação.

 

Cmpts,

LPires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parametros normais (segundo as fitinhas da sera)

Turfa normal coberta com areia lavada e areao medio

2xAqua glow 18w

Nunca tive reactor de co2 mas estou a pensar seriamente adquirir um,e gostava de deixar algumas questoes para as quais ainda nao consegui resposta.

1-Ainda nao sei bem os pros e contras do co2 forcado para o tanque

2-Gostava de saber se realmente compensa comprar um reactor ou se sera bem mais barato faze-lo? Neste caso sera que funcionara com aqueles tubinhos de borracha que fazem micro-bolhas(aquelas chamadas de "parede de bolhas")ou a pressao na garrafa nao vai chegar para dilatar o tubo?

3-Quando a garrafa deixar de ter pressao,deixou de produzir co2 ou se forcar pressao dentro da mesma ainda se consegue mais?

 

Levou alguns meses para conseguir que as plantas pegassem queria ter mais algumas,mas todas as que plantei pos arranque do aqua nao se safaram,e para piorar,aqui na minha zona nao existe grande oferta de material e afins para aquariofilia logo os precos sao estupidamente altos.

Como faco para por uma foto no post?

E obrigado por toda e qualquer ajuda que possam dar em relacao as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas,

 

Peço desculpa por estar a desenterrar este POST, mas como ando a ver esta situação gostava de saber do ppl que escolheu os reactores externos qual foi a perda de performance do caudal do filtro externo e também eventuais complicações na manutenção das mesmas.

 

Começo a ficar seriamente preocupado já tenho o aquecimento externo e se decidir por também reactor não sei se não vai diminuir muito o caudal.

 

O filtro é o JBL Cristal Profi e901 e o aqua tem cerca de 200l brutos.

 

Cumprimentos,

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

só para dizer que ainda tens este tipo de difusores. vê o vídeo.

 

http://www.aquaessen...rge-p-5572.html

 

Tem atenção que alguns difusores/reactores precisam de uma determinada pressão de trabalho e que nem todos os reguladores podem ser ajustados.

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu feedback

Tenho um reactor externo, Aquamedic 1000, acoplado à saída de Eheim 2217 (1000l/h) e obviamente existe alguma perda de caudal. Não substancial ou que de alguma forma prejudique o sistema. É grande em dimensões e apenas faz sentido caso tenhas espaço no armário.

Relativamente à manutenção não é nada de especial, eu faço-a quando trato da limpeza das tubagens (2xs por ano).

Se é melhor ou pior já é mais difícil de avaliar. O meu aquário, desde que adquiri o reactor, evoluiu e encontra-se sem problemas, com as plantas a crescerem bem, algumas até bem demais. Agora se isso se deve ao reactor e se não conseguiria o mesmo resultado simplesmente com difusor fica difícil saber.

Acredito que reactor/atomizador sejam as melhores soluções para aquários de maiores dimensões em que fica mais complicado dispersar o CO2 pelos “quatro cantos” com um simples difusor

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado,

 

Qual a diferença entre o Aquamedic 500 e 1000 é só relativo ao tamanho do aqua?

 

Eu acho que neste momento vou usar o difusor que comprei em 2ª mão, e depois vou vendo.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm, está relacionado com dimensionamento do aquário, mas são anatomicamente e no modo de funcionamento bem diferentes. o 1000 é um cilindro cheio de bioballs em que o co2 é adicionado e misturado devido à turbulência juntamente com a água. Além do que as bioballs vão acabar por servir como mais filtração biológica (olhando para aquilo é impossivel pensar queo sistema não faz filtração biológica já que o principio do funcionamento dos filtros está la todo).

O 500 é um sistema daqueles de espiral em que a dissolução se dá por contacto.

Googla e vê as fotos...neste caso uma imagem vale mais que o todo o meu texto prévio. :fart004: :fart004: :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

boas

 

mais um desenterranço!!!

 

Preciso de saber se quem compro o atomizador teve bons resultados???

 

O meu reactor começou DIY nao deu os resultados que pretendia! perda de quase metade do caudal num filtro de 1400lt e passado uns dias começou com fugas de agua!

 

è o problema de juntar varios materiais e medo de usar um cola e veda destes novos!

 

Bem, mas nao querendo perder cauldal pesquisei e o up aqua atomizer parece ser uma boa

 

A valvula redutora de pressao que tenho no meu extintor indica que aguenta ate 100bar e o manometro que mede a quantidade de Co2 na garrafa esta nos 60bar

 

pelo que li estes atomizadores trabalham com 3bar... e em principio seria ter um tubo de co2 mais rigo, um conta bolhas como deve ser e.... esperar para ver resultados

 

Mas a duvida prende-se de que dos varios foruns que encontrei as impressoes sao dispersas.... ou se gosta ou se detesta!!

 

Alguem pode partlhar a sua experiencia com este equipamento?

 

Obrigado

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o atomizador da foto no post inicial. Não me queixo. Acho-o melhor do que muitos difusores de vidro que por ai andam Eu montei com 2 torneiras extra de forma a que me fosse possível retirar o difusor e ligar a mangueira de maneira a poder limpá-lo sem estar a desmontar tudo. Até agora não precisei de limpar nada (1 mês de uso). Gosto dele.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.