Primeiro aquário


nunastro

Recommended Posts

Ora boas!

 

Este é o meu primeiro tópico, e as duvidas/questões que exponho eventualmente já foram respondidas, pelo facto, as minhas desculpas.

 

Adquiri recentemente um aquário Aquatlantis de 230L (bem sei que podia ter começado por baixo, mas pronto...).

O mesmo vinha com a ”oferta” do sistema BioBox 2 (bomba, filtro e aquecedor/termostato). O material em causa foi todo comprado numa casa de aquariofilia, pelo que já me deram algumas “luzes” sobre o assunto. Bem sei que o sistema de filtragem não é o melhor, mas enquanto não posso comprar um externo, terei de usar este.

 

Já o equipei com toda a vertente decorativa bem como algumas plantas naturais. Está cheio há uma semana, bem como já efectuei o tratamento à agua, com os produtos aconselhados pelo funcionário da loja; Nutrafin Aqua Plus, e Nutrafim Cycle (este ultimo, durante 3 dias).

 

O Ph neste momento, está a 7.5, o que para o que pretendo (Escalares), julgo estar um pouco acima do aconselhado. A temperatura da água está perfeitamente estável, nos 26º.

 

As minhas duvidas, prendem-se basicamente com o ciclo da água. Já li alguns documentos/artigos na internet, mas para quem se está a iniciar no ramo é um pouco confuso. Pelo que li, os valores do PH, da amónia e nos nitritos irão subir (ter um pico), e depois irão descer; poderei meter os peixes no aquário, quando os valores dos nitritos estiverem a 0, isto é correcto?

 

Outra duvida, é os valores do PH; estes vão descer também, ou terei de os corrigir de imediato?

 

Também pretendo juntar alguns peixes limpa-vidros e limpa-fundos. Quando é que devo fazer? Antes dos escalares, na mesma altura, ou depois?

 

Bem, por enquanto é tudo, mas com a certeza que irão surgir muitas mais.

 

Muito obrigado.

 

Nuno Gameiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... como ainda ninguém respondeu, cá vai disto!

 

Em primeiro lugar, tens razão, o sistema de filtragem da biobox não é dos melhores, mas é suficiente se quiseres ter peixes de rio dos mais vulgares (tetras, caracídeos, ciprinídeos, peixes-gato, vivíparos como os guppies, mollies, espadas, etc). Caso pretendas ciclideos,(o que só aconselho quando tiveres alguma bagagem disto) aí já terás q optar por um filtro exterior com uma capacidade de débito 8X superior ao volume do aquário.

 

Apesar do escalar ser um ciclideo, caso não abuses no nº de peixes, penso q não terás mtos problemas.

 

Sou contra qualquer químico que se possa pôr na água, mas agora já está... já está. Quanto ao ciclo da água, após 3 dias já podes pôr dois vivíparos e algumas plantas naturais para começar o ciclo, deixas passar a semana inteira, com as doses normais de comida para os peixinhos e tal, já podes pôr mais peixes. O pico de amónia só se dá com os peixes no aqua, pois a amónia vem do cocó e do xixi dos meninos.

 

Quanto aos escalares, julgo que a maioria se dá bem com PH neutro. Posso estar errado mas penso também que essa alcalinidade vai durar pouco tempo, pois tenho uma biobox num aqua e a água fica ácida devido às bioballs. Caso a água tenha tendência a ficar mto ácida ou mto alcalina, há sempre alguns truques que podes usar sem recorreres a químicos, basta procurares no fórum. Ah... e nada que uma TPA não cure (mesmo q seja temporariamente).

 

Quanto à introdução de outros peixes após os escalares... atenção aos comportamento destes peixes, pois normalmente atacam os peixes que entram posteriormente no aquário. Em relação aos limpa-vidros e limpa-fundos penso não haver grande problema, pois são peixes rápidos e normalmente robustos.

 

Boa sorte!

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

Já conheces esta imagem?

n-cycle.gif

 

Retirado do site:

http://www.acaradisco.com.br/dicas/ciclo.htm

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas.

 

E eu que pensava que manter um Dragão Barbudo com condições decentes era complicado.... :blink:

Muito bem, vamos "à luta".... :medieval_mace:

 

Estou de facto a ponderar a aquisição de um filtro externo, pelo que tenho lido não só são mais eficazes, como a manutenção é mais fácil e mais espassada.

 

Algo que não referi no primeiro post, foi que tanto o arião como as pedras que usei, são bastante alcalinos, o que penso que me irá manter o pH acima do desejado. É neste caso aconselhável usar alguma coisa para o fazer descer?

 

Apesar do aquário (julgo) dar para cerca de 8 escalares, estava a pensar, no máximo, em 6. Dada a natureza da espécie, talvez 4 seja pouco para o aquário em questão. O que me aconselham, ponho logo todos, ou numa primeira semana metade e na seguinte os restantes? Li que este tipo de peixe por vezes não admite novos "inquilinos"

 

Então após a colocação dos peixes, apenas tenho de ir fazendo os testes e TPA's, certo? A "natureza" vai tratando do resto à sua maneira?.

 

Muito obrigado mais uma vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que começo a ficar algo preocupado.

 

Quando enchi o aquário, há duas semanas, medi os valores do pH, e estava nos 6.5. Fiquei muito contente, pois estava dentro dos valores aconselhados para Escalares. Ontem, tornei a medir e já estava nos 7.5; hoje, medi novamente, e já estava com uma cor ainda mais escura, entre os 7.5 e os 8.

 

Da água da torneira não é de certeza, pois logo de seguida medi-a, e estava nos 6.5, algo que me espantou.

 

O arião que meti, é um muito branco, e as pedras, umas brancas muito irregulares, que fora de água deitam um pó branco fino

(primeiro erro de iniciante, não saber o nome do que se esta a usar... :silly:)

 

É normal? Será das pedras que uso? Conselhos sff?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PH pode ficar instável caso a dureza da água seja baixa. Caso seja água mto dura, o q acontece é não conseguires mudar o PH por mais truques q utilizes.

 

Também poderá ser do tipo de areão, e principalmente as pedras... se são brancas e largam pó, são calcárias e as pedras calcárias aumentam o PH tornando-o alcalino, daí serem mto usadas em aquários de ciclideos africanos, q estão habituados a águas alcalinas.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem. Este fim-de-semana, deu-me uma "travadinha", vazei tudo, tirei o arião e as pedras, limpei, e estou a usar um arião não calcário e em vez de pedras, coloquei troncos.

 

Neste momento estou com o pH a 6.8, o que me deixa bem mais contente.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.