Aquario de 15 litros


RACCAR

Recommended Posts

 

 

As fotos, para me ajudarem,

 

Limnobium laevigatum e Salvinia natans

 

gallery_15556_2649_138420.jpg

 

 

Willow Moss - Fontinalis antipyretica

 

gallery_15556_2649_211864.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • Replies 85
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bons dias,

 

Venho aqui deixar apenas umas fotos, do estado actual deste nano, bem como algumas curiosidades.

 

Foi acrescentado uma esponja á entrada do filtro em vez da meia de vidro, roubou um bocado de espaço mas, ou é impressão minha ou o aquário começou a desenvolver melhor, os camarões adoram andar lá por cima da esponja e a população aumentou consideravelmente, pois agora vejo dezenas de minúsculos red cherrys espalhados por todo o aquário. Alem de ter dado estabilidade aos parâmetros da água.

 

Testes Agua:

NO3 - 0

NO2 - 0

GH – 4ºd

KH – 3ºd

PH – 7

CL2 - 0

 

Neste momento não tenho uma única fêmea que não esteja com ovos pendurados ehehhehe, isto se sobreviver tudo vai dar molhada.

 

gallery_15556_2649_270967.jpg

 

Umas gerais

 

gallery_15556_2649_188071.jpg

 

gallery_15556_2649_244836.jpg

 

Uma curiosidade, tenho alguma “espuma no topo do aquário, até aqui tudo bem, agora a espuma se concentrar deste modo e formar uma bola nunca tinha visto.

 

gallery_15556_2649_246004.jpg

 

Penso que isto aconteça derivado a corrente que o filtro forma, mas não deixa de ser curioso.

 

Estou a pensar em cortar um bocado o tronco de cima que tem musgo de modo a deixar ver melhor o aquário (a ponta do tronco que fica em curva), mas ainda não o fiz porque penso que os camarões gostem dele assim, quanto mais musgo melhor. A ponderar nos próximos tempos.

 

Agora comentem à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O que tens dentro do filtro em termos de matérias filtrantes? Tenho um igual no meu daqui do trabalho e não tive esse problema. Talvez se resolva se desceres um pouco o nível da água, criando assim impacto da água na superfície.

 

Essas esponjas são muito fixes! A cor escura torna-as mais discretas. Onde compraste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As esponjas são da marca elite, e são dos seus filtros de esponja, comprei na loja onde sou cliente e custou-me 5 euros uma embalagem de duas, tem outra particularidade que acho interessante, como tem os rasgos da esponja paralelos ao topo e fundo, funciona também como um harmónio, podendo estica-las ou encolhe las para um tamanho mínimo e máximo, quanto mais encolhidas estiverem mais resistência fazem na passagem da agua, o que pode fazer também diminuir o caudal do filtro.

 

Quanto a espuma, amanha já devo dizer como se tem portado isto porque como o aquário agora esta sem tampa a agua evapora rápido, fazendo o tal desnível que estavas a dizer.

 

Dentro do filtro tenho cerâmicas e drakalõn.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A espuma desapareceu quase toda e a forma de bola essa então nem vela, o que aconteceu é que a agua evaporou um pouco, e o caudal começou a fazer uma cascata maior dissipando as bolhas.

 

A aquariofilia tem coisas fantásticas eheheheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Venho dar novidades do meu aquário dos red's

 

Depois de uma baixa enorme no numero de red's, (culpa do meu filho de 4 anos do comando da Wii, e de ele não ter colocado a fita de segurança no pulso, o resto podem imaginar o que aconteceu), os que sobraram e apesar de poucos, estão como sempre estiveram nas calmas, a passear, que é aquilo que eles mais gostam de fazer.

 

Apesar de saber que musgo de Java é bom para eles, o mesmo não é compatível com o tamanho do aquário, depois de se ambientar começa a trepar por tudo o que é plantas, pedras, troncos, filtro, vidros, etc…. e torna-se quase impossível de controlar. Teria que passar a vida com a mão lá dentro a cortar e arrancar, e quanto menos vezes eu colocar a mão dentro do aquário melhor. Estou a ver se arranjo outro tipo de musgo para colocar no lugar das pedras do lado esquerdo.( ver foto abaixo).

 

Eu gosto de aquários LOW TECH (daí o musgo de Java estar fora do aquário pelo motivo que expliquei em cima, muita manutenção para o tamanho do aquário). Actualmente o trabalho que tenho com o aquário é:

 

TPA Semanal de 4 litros.

Limpeza da esponja, e só da esponja mensal.

Comida 4 vezes por dia.

 

As valisnérias são cortadas na mesma altura da limpeza da esponja do Filtro. Deixo-as crescer à vontade. Que dá um ar selvagem ao aquário. E assim so intervenho no aquário uma vez por mês.

 

De resto, é só sentar-me no computador e apreciar estes animais maravilhosos, nas suas vidinhas e pendurados nas folhas.

 

Deixo aqui umas fotos do estado actual do aquário, visto já não o fazer à algum tempo.

 

Gerais:

 

gallery_15556_2649_12106.jpg

 

gallery_15556_2649_81420.jpg

 

Uma com o ambiente que eles têm dentro do aquário, isto é o que trás paz e tranquilidade aos bichos muitas plantas e espaços escondidos para se sentirem seguros.

 

gallery_15556_2649_27650.jpg

 

Bom espero agora comentário e assim que tiver novidades colocarei aqui.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei curioso com essa do comando da wii. Conta lá isso melhor! eheheh :-D

Uma sugestão, dá menos vezes comida, quatro talvez seja muito e, se a quantidade não for consumida por eles, poderá ser meio caminho andado para ficares com a água poluída...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei curioso com essa do comando da wii. Conta lá isso melhor! eheheh :-D

Uma sugestão, dá menos vezes comida, quatro talvez seja muito e, se a quantidade não for consumida por eles, poderá ser meio caminho andado para ficares com a água poluída...

 

O diabinho que tenho lá por casa estava a jogar wii ( bolliwng ), saltou-lhe o comando da mão e foi bater no aquário que estava na mesa do computador, era agua, vidros, camarões por cima das fichas, carregador do portátil, chão etc....., se não estivesse tão chateado com ele na altura era uma boa altura para ter filmado e me estar a rir neste momento. ( é muito parecido com aqueles vídeos do you tube em que as pessoas partem televisões, jarras, o meu filho partiu-me o aquário dos camarões, se tivesse sido o outro de 200 litros tinha ficado bem mais chateado.

 

Quanto à comida 4 vezes por dia não é muito eu deito 3,4 bolinhas por cada vez que os alimento, neste momento devo ter mais de 40 camarões adultos, ainda. ( a comida dá para ver na foto, tenho da sera, jbl, ocean nutricion. todos eles têm grãos muito pequenos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EHHEHE a minha filha tem essa regra absolutamente aprendida mas... nunca se sabe. Pode sempre esquecer-se de meter a fita no pulso.

Já chegoou a ficar de castigo por não a colocar! Têm se sentir a obrigação...

 

De um lado da TV tenho o 180L e do outro um 60L. Tem tudo para correr mal! LOL

 

Quanto à comida, eu meto realmente muito menos.

Que continue tudo a correr bem, é o que te desejo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom venho só aqui deixar umas fotos que tirei este fim de semana e desvendar qual a árvore que dá cerejas.

 

A primeira uma tentativa de macro dos red's.

 

gallery_15556_2649_134085.jpg

 

 

E aqui venho dizer que as cerejas não nascem das cerejeiras mas de uma planta que é a valisnéria, confirmem, .......... cada folha com a sua cereja

 

gallery_15556_2649_78824.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas venho aqui deixar uma fotos para actualizar este meu aquário.

 

De aspecto geral as coisas não mudaram muito, pois tenho o aquario estavel sem problemas para camarões.

 

Neste momento entraram a coisa de um mês duas Helenas, e 5 CBS grade A.

 

Na primeira foto dá para ver os 5. Macros é que tá difícil pois a maquina não presta, a culpa não e do fotografo é mesmo da maquina pois é de 14Mpixies, faz vídeos HD, mas para macros o mínimo de distancia é de 15cm.

 

Bom as fotos:

 

gallery_15556_2649_69618.jpg

 

gallery_15556_2649_178892.jpg

 

gallery_15556_2649_44834.jpg

 

gallery_15556_2649_103746.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Desculpa a invasão, mas além das valisnérias que plantas tens agora? Gosto muito dumas aí que têm as folhas mais redondas mas não sei o nome.

 

Cumps

Editado por Fábio Silva
Tiago evita citar quando houver fotos! Ou então apaga as fotos, senão fica tudo repetido..
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse candeeiro é igualzinho ao que tenho aqui na secretária :) mas é melhor não ganhar ideias senão a Maria passa-se! lol

 

Gostei dessa mini selva, o aquário respira saúde, parabens.

 

Ja andam a mordiscar nas pinhas?

 

Boa sorte com a nova aquisição ;).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos, tenho um novo brinquedo sem ser aquariofilia e estive entusiasmado e não tive muito tempo para vir aqui. Vou tentar responder ao que me foi perguntado e assim que tiver novidades colocarei mais umas actualizações.

Boas.

 

Desculpa a invasão, mas além das valisnérias que plantas tens agora? Gosto muito dumas aí que têm as folhas mais redondas mas não sei o nome.

 

Cumps

 

Boas Tiago, penso que te estejas a referir a esta planta Hydrocotyle Leucocephala, não é muito normal a veres a flutuar assim, porque é uma planta que por norma está enterrada no areão e é aparada para não atingir a dimensão das que estão neste aquário, mas eu gosto mais de a ver assim a flutuar, o inconveniente estético é que por baixo de cada folha ela desenvolve raízes para tirar o proveito dos nutrientes para si, como já tive esta planta também enterrada no areão e nunca a deixei crescer mais de 20 cm as raízes eram muito pequenas debaixo de cada folha.

 

A ultima poda que fiz a esta planta tirei caules com 60cm, ora estes cm todos enrolados naquele nano dá aquele ar selvagem.

 

Esse candeeiro é igualzinho ao que tenho aqui na secretária :) mas é melhor não ganhar ideias senão a Maria passa-se! lol

 

Gostei dessa mini selva, o aquário respira saúde, parabens.

 

Ja andam a mordiscar nas pinhas?

 

Boa sorte com a nova aquisição ;).

 

Abraço

 

Boas Fábio, as pinhas já andam a servir de alimento, mas aquilo é coisa para durar e pela quantidade que trouxe daquele maravilhoso lugar, é coisa para ter pinhas para mais de 1 ano, por isso se precisares é só dizeres.

 

Quanto ao candeeiro é muito prático e sempre podes optar como fiz, assim para alem de teres luz para veres a secretária tens um quadro vivo para onde podes desviar a atenção de vez em quando.

 

A aquisição nova CBS são uma maravilha, todos estão de óptima saúde, muito em parte do criador de onde vieram, depois foi só manter os CBS em boa qualidade. Para breve penso ir ter novidades pois já falei com quem me vendeu os CBS e irei ter uma fêmea confirmada, depois disso penso que irei ter cbs ovadas. Por enquanto estou muito contente por ter os 5 vivos e de óptima saúde. Aliás estava com algum receio de ter adquirido estes camarões derivado a ter só experiência com red, e saber que estes camarões são mais meticulosos, mas até agora 5*, não tenho mais cuidado com os CBS do que tenho com os red.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho outra pergunta (já estou a ser chato lol), como podas as vallisnérias? Cortas para ficarem da altura da linha de água? É que já li em vários sites que as folhas quando são cortadas morrem, e gostava de saber como posso podar as minhas sem as estragar :?

 

EDIT: E mais uma pergunta (vou começar um aquário de Red Cherrys também brevement), usas algum tipo de fertilizante?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho outra pergunta (já estou a ser chato lol), como podas as vallisnérias? Cortas para ficarem da altura da linha de água? É que já li em vários sites que as folhas quando são cortadas morrem, e gostava de saber como posso podar as minhas sem as estragar :?

 

 

 

EDIT: E mais uma pergunta (vou começar um aquário de Red Cherrys também brevement), usas algum tipo de fertilizante?

 

O que faço é retiro a planta flutuante, estico a folha da valisnéria e corto dois dedos acima do nível da agua, assim deste modo os três cm cortados a mais acima do nivel da agua das valisnérias ficam a fazer de "cama" para a planta flutuante., faço isto á mais de um ano sem problemas nas folhas das valisnérias, mas desde que tenho o aquário só fiz isso duas vezes a valisnéria, foi-me dada como a americana.

 

Não faço fertilização nenhuma, nem tenho substrato fértil, apenas tenho o cuidado de fazer as tPa's todas as semanas.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que faço é retiro a planta flutuante, estico a folha da valisnéria e corto dois dedos acima do nível da agua, assim deste modo os três cm cortados a mais acima do nivel da agua das valisnérias ficam a fazer de "cama" para a planta flutuante., faço isto á mais de um ano sem problemas nas folhas das valisnérias, mas desde que tenho o aquário só fiz isso duas vezes a valisnéria, foi-me dada como a americana.

 

Não faço fertilização nenhuma, nem tenho substrato fértil, apenas tenho o cuidado de fazer as tPa's todas as semanas.

Nem fertilização nem substrato fértil? Fogo é que as minhas pus à pouco tempo (sexta dia 21/01) e noto que estão a ficar meio murchas, com as folhas com buracos e as pontas acastanhadas :? tenho que pôr os camarões brevemente para a alimentação deles também dar nutrientes à água. Vamos lá ver se elas sobrevivem.

 

Obrigado pela resposta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As luzes deste aquário ligam as 16:00 e desligam-se as 00:00. Ou seja está com 8 horas. este aquário não tem algas nenhumas pois tudo o que existe lá é equipa de limpeza, camarões, 2 otos, 2 helenas, é tudo para limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora diminuí para 7 horas, para desacelerar o metabolismo das plantas, e o consumo de nutrientes, visto ainda não ter a carga biológica dos camarões. Espero tê-los já para a semana, a ver vamos como vai correr :).

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
  • 1 mês depois...

Boas a todos e bom ano de 2013 antes do mais.

 

Depois de uma enorme ausencia dos meus aquarios estou de volta a Portugal. As ausencias não são nada boas, e esta foi mais um desses casos, apos uma ausencia de 6 meses.

 

Bom vamos ás actualizações. Quando cheguei a casa o estado do aquario dos camaroes era o seguinte:

 

O Preço a pagar por 6 meses de má manutenção e alimentação.

 

nano1g.jpg

 

Tinha 4 helenas mortas, agua amarelada de velha e com cheiro, os CRB desapareceram, para um nano tem muita agua evaporada, pois o total de litros já nao é muito, o feto estava a começar a amarelar da parte de baixo junto ao rizoma, devido a não se ter arrancado os novos rebentos que nascem, estes novos rebentos estavam a tapar a luz as folhas de baixo, e um numero reduzido de red cherrys mortos uns 6, fora os que desapareceram sem deixar rasto.

 

Após algumas horas de manutenção o que consuegui fazer foi o seguinte resultado.

 

nano2f.jpg

 

Como podem ver, depenei tanto o feto que fiz um novo layout com o que arranquei, fiz uma tpa, com a reposição de agua muito devagar, limpei vidros, pedras e areão, cortei algumas folhas da valisnéria, retirei as cascas das helenas e acrescentei duas pinhas de amieiro.

A proxima mudança será na anubia pois uma delas esta a crescer em altura em vez de formar uma "bola, para o lado".

 

Agora e retomar, a qualidade das fotos não é a melhor, irei colocar uma tirada com a maquina fotográfica em vez do telemovel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais