Aquario de 15 litros


RACCAR

Recommended Posts

Ola a todos,

 

Gostaria de contar o que se vem a passar comigo e com os meus red Cherry.

 

De á uns tempos para cá que tenho tentado alimentar os meus camarões com legumes, como muitos users daqui o fazem. O que é certo é que os meus não tocam nos legumes, eles passeiam em cima deles mas comer tá quieto.

 

Queria fazer uma papa caseira para ter mais uma variedade de comida para eles, mas assim não sei se irá valer a pena.

 

Legumes já testados e que não comeram:

 

- Cenoura

 

- Courgets

 

- Feijão Verde

 

- Espinafres

 

Esta ultima tentativa de lhes dar legumes eles estavam sem comer á dois dias, isto pelo menos que eu lhes tenha dado. Já aconteceu isto a alguem?

 

Proximo legume a ser experimentado ervilha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 85
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Como não atino de vez com a máquina deixo aqui uma foto onde dá para ter noção da cor das gambas e do seu actual estado.

 

Assim que a comida cai no chão é velas a sair dos tubos.

 

gallery_15556_2649_264215.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

realmente é estranho não tocarem nos vegetais.

Não sei se tens muitos mais individuos mas eu coloco tres pedaços desses (é comida da SERA, certo?) para os perto de 40 (muitos deles bebés e juvenis) que tenho aqui no trabalho. É que eles têm um estomago mesmo muito pequeno!

Já tentaste fazer a receita do Hugo R. Silva?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas plisboa.

 

Eu costumo dar uma pastilha (aquelas da foto são da Sera) por cada 3 camarões. Eu não os consigo contar derivado aos esconderijos do aquário mas prevendo que nunca vi nenhuma morte e com os 5 ou 6 juvenis que consigo contar devo ter uma comunidade por voltas dos 20 camarões.

 

Já agora pergunto que quantidade de comida devo administrar por cada camarão? Eu costumo dar 1 pastilha por cada 3, será muito?

 

A receita do H.R.Silva ainda não a fiz derivado a isso mesmo,a eles não tocarem nos vegetais, mas também se estiver a dar comida a mais pode ser que seja normal. E sendo assim já sei de onde prevêem a tal praga de minhocas brancas.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho sinceramente que será muito! Nota que eles são animais muito pequenos. Para além disso encontram sempre alguma coisa para comer pelo aquário onde há sempre algas.

Experimenta começar a dar só 4 pastilhas mas por dia. E isto se tiveres uns 15 adultos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus camarões estão num comunitário e por isso comem o que lhes chega.

apesar de ter vegetais eles preferem sempre a pastilhas da sera.

como tens algas (invisiveis) no aquário é normal que eles não tenham assim fome para atacar os vegetais.

dá menos pastinhas e mais vegetais de modo a eles irem comendo a pouco os vegetais.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ou podem ser Hidras ou Planarias. A cabeça da minhoca é triangular? No entanto é sinal de excesso de nutrientes na agua.

Se insistires com os legumes, apos a colocação dos legumes e feita alimentação deles, quando retirares os legumes faz uma TPA.

 

Assim, se fizeres TPA´s, podes sempre dar nessa altura a refeição de legumes nessa altura.

 

Ao nivel da quantidade eu dou a olho. Tenho alguma comida enlatada de marca mas tb mta caseira que comprei fora.

Normalmente dou meio cm dela e eles que se safem. Os restos os caracois comem mas tudo depende da quantidade de animais.

Mas n me preocupo, tenho musgos e algas etc etc para limpar. Não comem num 1 dia comem no outro.

 

Faço sempre 1 dia de descanso na alimentação deles para limpar a tripa hahahaha

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos e obrigado pelos comentários/ajuda.

 

O que tenho nos vidros são Nematelmintos e não planarias, de mal o menos.

 

Tenho controlado as Nematelmintos através das TPA de 2 em 2 dias de 2 litros, o modo como faço aprendi com a observação e experiencia que vou tendo a cuidar destes simpáticos animais, paço a descrever como faço.

 

Ao inicio fazia a TPA aspirando o maior numero de Nematelmintos e assim que acabava a TPA parecia que tinha acabado com elas todas, mas no outro dia estava tudo na mesma, então mudei o esquema da TPA primeiro tiro meio litro de agua, aspirando o maior numero possível de Nematelmintos e despejo outro meio litro em cima das pedras de modo a que as que estão nas pedras substrato e afins "levantem e fiquem na coluna de agua", logo depois volto a aspirar mais um 1,5l aspirando as Nematelmintos que agora estão na coluna de água, e as que de novo se agarram aos vidros e antes estavam no substrato, pedras, plantas etc. Deste modo tenho-me apercebido que estou a conseguir diminuir o numero de Nematelmintos no aquário.

 

Ao pesquisar por Nematelmintos encontrei isto:

 

"Nematelmintos são vermes cilíndricos, finos, brancos/transparentes de vida livre e nadam através de movimentos no padrão de uma onda (bem, na forma de um “S”). Se perturbados, nadarão pelo aquário se agitando vigorosamente. Você pode encontrá-los no substrato, vidros e são eles que podem aparecer vindo de dentro de um filtro quando você o liga. Esses são inofensivos, mas como qualquer outra praga, se houver muitos deles, ou você está super alimentando ou não está mantendo o aquário suficientemente limpo de detritos e plantas em decomposição."

 

 

Ou seja penso que a causa mais provável do aparecimento destas "minhocas brancas" tenha sido por estar a dar demasiada comida aos red Cherrys, visto que as plantas não estão em decomposição. Assim sendo vou passar a dar 3 pastilhas por dia aos red Cherry.

 

Poderei estar errado em relação aos vermes que tenho nos vidros mas parecem ser esses.

 

Pela primeira vez vi alguns red em cima de um vegetal a comer, parece que gostam de ervilhas escaldadas e sem casca, este fim de semana irei fazer uma papa caseira a ver como correm as coisas.

 

Irei também colocar um pequeno tapete de ricia, em frente ás pedras do lado direito, depois coloco como estão a correr os preparativos da rede, como quero uma rede única não tem estado a ser fácil, mas paciência eu tenho a montes eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

A gaiola para colocar a ricia está quase terminada, e para breve irei colocar fotos.

 

Agora que está quase terminada surgiu-me uma dúvida. Quando tiver que aparar a ricia com a tesoura, não estou sujeito a cortar camarões que por la estejam escondidos? Como faço depois a poda?

 

Outra dúvida que me tem deixado inquieto.

 

Porque é que as minhas gambas andam sempre Peace and Love?

 

Ou seja os meus red chery andam sempre no fundo do aquário e raramente, muito raramente levantam voo, como se vê em filmes por exemplo do membro Fábio. Isto deve-se por ainda serem poucos e não precisarem de se andar a atropelar uns ao outros ou é normal este comportamento calmo.

 

Os parâmetros da agua estão em ordem bem como todos os cuidados que um nano requer,(manutenção), não tenho visto mortes, e conto sempre o mesmo numero de gambas.

 

Outra coisa que não sei se torna este comportamento justificável, é eu ter uma colónia de 12 red chery e só me ter apercebido de ter um macho no meio do arem. :eusathink:

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é normal andarem assim no relax... alias só vi os meus a levantar voo quando adicionei plantas flutuantes, onde eles voam para ficarem pendurados...

 

No vídeo vês os gajos a voar a força toda porque são mesmo muitos camarões lol...

Editado por soulsurf3r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a riccia tem o problema das podas, ou não!!!!

cresce muito, mas tambem levanta muito, contudo os peixes e caamrões gostam bastante.

os meus camarões andam por todo o aquário, os teus tambem devem de andar, mas talvez por necessitarem de procurar menos comida, andem mais por baixo.

 

se só tens um macho; foi porque esse era um macho especial... fez-me o pedido para ficar com um super árem e ai está ele...super feliz.....repara bem que ele troca de femea a cada dia de 11 em 11 dias, volta à mesma!!!!!

fora de brincadeira, se quiseres mais machos eu entrego-te facilmente.

Editado por Hugo R. Silva
Trocas é noutra área.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiver que aparar a ricia com a tesoura, não estou sujeito a cortar camarões que por la estejam escondidos? Como faço depois a poda?

 

Claro que estás sujeito a isso, parece que alguém cortou um camarão ao meio enquanto fazia uma poda, o ideal é passares algo (a mão ou a tesoura) pelas plantas para assustares quem lá estiver e depois fazes a poda.

 

Ou seja os meus red chery andam sempre no fundo do aquário e raramente, muito raramente levantam voo, como se vê em filmes por exemplo do membro Fábio. Isto deve-se por ainda serem poucos e não precisarem de se andar a atropelar uns ao outros ou é normal este comportamento calmo.

Só em duas situações os camarões levantam voo.... ou maus parâmetros da água e eles querem sair de lá de dentro ou quando as fêmeas estão na "naquela altura do mês" e os machos ficam malucos sempre em grande speed pela água...

 

Se só tens um macho é normal não veres isso, ou pelo menos não se nota, no vídeo que o Fábio colocou é normal, excesso de camarões (excesso é dizer pouco) com fêmeas constantemente férteis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Então parece que tudo está a correr bem, calminho é que eles se querem, ainda bem. "Peace and Love"

 

O rapazão lá do sitio é que deve de andar todo esfarrapado, mas como desde que tenho os camarões já vi três red com ovos, apesar de nunca ter visto nenhuma miniatura de red, penso que esteja a cumprir a sua função, vou deixa-lo andar todo feliz da vida e esperar que apareçam outros para o ajudar.

 

Assim sendo, assim que tiver novidades ou dúvidas coloco aqui, para manter isto actualizado.

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal os camarões andarem calminhos, no caso do vídeo do meu aquario de stripes o que aconteceu para ficarem assim assustados foi por ter feito uma tpa brusca, ou seja o ph normal é 6,8 e eu coloquei água com 7,2. Com os Stripes basta isso para ficarem todos doidos.

Os meus basta eu desligar o filtro que começam a nadar logo todos.

Não percebo porquê, mas pelo que tenho falado com quem também tem stripes é um comportamento normal na espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos e obrigado pelos comentários/ajuda.

 

O que tenho nos vidros são Nematelmintos e não planarias, de mal o menos.

 

Tenho controlado as Nematelmintos através das TPA de 2 em 2 dias de 2 litros, o modo como faço aprendi com a observação e experiencia que vou tendo a cuidar destes simpáticos animais, paço a descrever como faço.

 

Ao inicio fazia a TPA aspirando o maior numero de Nematelmintos e assim que acabava a TPA parecia que tinha acabado com elas todas, mas no outro dia estava tudo na mesma, então mudei o esquema da TPA primeiro tiro meio litro de agua, aspirando o maior numero possível de Nematelmintos e despejo outro meio litro em cima das pedras de modo a que as que estão nas pedras substrato e afins "levantem e fiquem na coluna de agua", logo depois volto a aspirar mais um 1,5l aspirando as Nematelmintos que agora estão na coluna de água, e as que de novo se agarram aos vidros e antes estavam no substrato, pedras, plantas etc. Deste modo tenho-me apercebido que estou a conseguir diminuir o numero de Nematelmintos no aquário.

 

Ao pesquisar por Nematelmintos encontrei isto:

 

"Nematelmintos são vermes cilíndricos, finos, brancos/transparentes de vida livre e nadam através de movimentos no padrão de uma onda (bem, na forma de um “S”). Se perturbados, nadarão pelo aquário se agitando vigorosamente. Você pode encontrá-los no substrato, vidros e são eles que podem aparecer vindo de dentro de um filtro quando você o liga. Esses são inofensivos, mas como qualquer outra praga, se houver muitos deles, ou você está super alimentando ou não está mantendo o aquário suficientemente limpo de detritos e plantas em decomposição."

 

 

Ou seja penso que a causa mais provável do aparecimento destas "minhocas brancas" tenha sido por estar a dar demasiada comida aos red Cherrys, visto que as plantas não estão em decomposição. Assim sendo vou passar a dar 3 pastilhas por dia aos red Cherry.

 

Poderei estar errado em relação aos vermes que tenho nos vidros mas parecem ser esses.

 

Pela primeira vez vi alguns red em cima de um vegetal a comer, parece que gostam de ervilhas escaldadas e sem casca, este fim de semana irei fazer uma papa caseira a ver como correm as coisas.

 

Irei também colocar um pequeno tapete de ricia, em frente ás pedras do lado direito, depois coloco como estão a correr os preparativos da rede, como quero uma rede única não tem estado a ser fácil, mas paciência eu tenho a montes eheh

 

 

boas

 

se for vermes nematelmintos resolves o problema com nematol da sera.tbm existe outros produtos mas o da sera penso q seja o unico q os mata mesmo. os outros apenas fazem q eles sejam expulsos do peixe e ficam meios adormeçidos ,tendo depois de serem aspirados e claro no teu caso nao serve ,pois eles ja estao pelo aquario.por isso nematol da sera penso q seja o melhor.

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se for vermes nematelmintos resolves o problema com nematol da sera.tbm existe outros produtos mas o da sera penso q seja o unico q os mata mesmo. os outros apenas fazem q eles sejam expulsos do peixe e ficam meios adormeçidos ,tendo depois de serem aspirados e claro no teu caso nao serve ,pois eles ja estao pelo aquario.por isso nematol da sera penso q seja o melhor.

 

 

cumps joni

 

Obrigado mas eu tenho controlado essa praga sem quimicos.

 

Como faço TPAs de neste momento 4 em 4 dias mudei a maneira de fazer TPa e tenho consueguido acabar com elas ou pelo menos reduzir em muita a praga.

 

Já expliquei isto algures como faço o TPA para as apanhar. Como faço TPA de 4 litros de 4 em 4 dias (técnica dos 4 :roflroll2: ) faço deste modo.

 

Primeiro aspiro cerca de 1 litro todas as que vejo e posso, depois despejo literalmente, mas com cuidado o litro que aspirei de agua em cima das pedras e plantas de modo a que as que estejam ai nesses sitio comecem a andar na coluna de agua e a fixarem-se de novo nos vidros, e depois volto a aspirar mais 3 litros de modo a voltar a apanha-las outra vez. Deste modo tenho conseguido controlar as coisas sem a utilização de químicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vou só deixar aqui registrado um dos locais do meu aquário que foi pensado, e que eu gosto em especial.

 

Foi pensado deixar assim e penso que se tornou um dos principais focos do aquário.

 

Pormenor

gallery_15556_2649_11510.jpg

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Como criei este tópico, no intuito de aprender a cuidar de camarões, vou colocando aqui as perguntas para ficarem registadas.

 

Como andava por aqui a chorar, :smile2: que nunca tinha visto camarões pequenos pelo aquário ontem fui comprar uma lente macro XPTO ( que me custou 1,20€) exactamente um euro e pouco( lupa se lhe quiserem chamar pelo nome correcto), para puder olhar em pormenor para o aquário com ela, assim que cheguei ao aquário nem precisei de lupa para ver pequenos red Cherys no vidro, depois de colocar a lupa pude apreciar melhor o bicharoco.

 

Aproveitei a “lente macro”, para tirar umas fotos também, que com o custo / beneficio, é uma boa opção.

 

A minha pergunta é:

 

O pequeno Red Chery tem medindo com a régua 3mm, com este tamanho qual será a sua idade?

 

Deixo aqui as fotos macros para puderem ver o resultado de uma brincadeira que custou 1,20€

 

Red Cherry com 3mm

 

gallery_15556_2649_83803.jpg

 

Com a lupa a frente da câmara, ate dá para ver os olhinhos nas fotos eheheheh

 

gallery_15556_2649_105370.jpg

 

gallery_15556_2649_32744.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia comunidade.

 

As alterações por este lado não são muitas.

 

A ricia esta dificil de arranjar e ja encomendei uma bola de algas para por no aquario.

 

Ontem plantei foi uma pequena quantidade de Valisneria nana para dar mais algum verde ao aquario e manter os Red's entretidos.

 

Penso que assim que arranjar a ricia que alguns pés irão passar para trás do tronco do fundo, mas por agora ficou assim.

 

Ficam aqui as fotos:

 

gallery_15556_2649_162756.jpg

 

gallery_15556_2649_257923.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Ontem quando cheguei a casa por volta das 22:00 (bonitas horas para sair do trabalho), reparei que tinha uma red morta, e outra de lado sem se mexer muito.

 

Fiz os testes à agua e nenhum problema, só o pH estava a 7.5.

 

Tinha feito uma TPA de 5 litros na terça feira, logo nessa noite de quarta feita fiz mais uma TPA de 5 litros, e hoje de manha mais uma TPA de 3 litros.

 

A Agua da torneira, sai a um PH de 7.5, terá sido esse o problema?

 

Vou passar a fazer TPA com agua de garrafão para não andar com o pH sempre no Limite de sobrevivência dos Red.

 

Pelo que li deve-se manter no máximo até os 7.5PH, apesar de haver membros que os tên em PH mais altos e sem problemas aparentes.

 

Outra dúvida com que estou é que eu só vejo pequenos red, praticamente no dia em que a mãe os larga depois nunca mais os vejo, será que a meia de vidro na boca do filtro e suficiente para não os sugar? Ou será melhor colocar também uma esponja?

 

É normal sem motivo aparente termos baixas de Red?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento o sucedido a que temperatura tens o aquário.

 

Quanto mais alto o pH mais grave se tornam os pequenos picos de amónia e nitritos que possam haver...

 

Isso não são TPA's a mais num aquário de camarões?

 

Da meia não me parece problema mas tens que a limpar com regularidade se não o filtro perde capacidade de filtração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Esqueci-me da temperatura

 

O Aquário está a 23º.

 

Derivado a ser um nano , estou a fazer TPA de 4 em 4 dias, com o volume de 4 litros( Chamo-lhe eu o TTA 4x4)

 

mas por causa dos vermes e da maneira que arranjei para os apanhar(já expliquei como faço), utilizo sempre mais meio litro a 1 litro de água.

 

Será que o problema é ter manutenção a mais TPA de 4 em 4 dias?

 

O Nano não tem 15 litros como no titulo tem 21 litros na realidade, com a decoração tem neste momento úteis 18 litros sensivelmente.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Venho aqui deixar as novidades do “Stone by Stone”

 

A colónia parece que está de boa saúde, e todos contentes com cores maravilhosas.

 

Tive uma ajuda do membro Fábio Silva e alguns esclarecimentos, que me estão a dar frutos…..quem sabe, sabe…. do membro Fábio foi acrescentado mais 6 red cherrys á colónia que já existia, com umas cores fantásticas.

 

Foi acrescentado alguma flora ao aquário, deixo aqui a flora do mesmo neste momento:

 

Cladophora aegagrophila

Riccia

Musgo Java

Vallisneria nana

Anubias barteri v. nana 'petite’

Hydrocotyle Leucocephala

Salvinia cucullata

Utricularia gibba

 

Ainda me falta acrescentar mais duas plantas que não as consigo identificar, peço a vossa ajuda se souberem uma é flutuante e a outra nem sei como a plantar eheheh

 

As fotos, para me ajudarem,

 

gallery_15556_2649_138420.jpg

 

gallery_15556_2649_211864.jpg

 

Deixo aqui agora umas fotos do estado geral e actualizado do “Stone by Stone”

 

gallery_15556_2649_83426.jpg

 

gallery_15556_2649_95354.jpg

 

gallery_15556_2649_119351.jpg

 

Apesar de ter alguns destas hydras, foi a primeira vez que as vi a fazerem isto, até que achei bonito e engracei com o bicho.

 

gallery_15556_2649_45219.jpg

 

Este apesar de não ser aquático, sempre que pode, anda com as patas dentro de água, é isso, e descobriu agora que a calha do aquário de 220 litros faz um calor porreiro nesta altura do ano, passa a vida deitado em cima da calha, vida de gato é fixe.

 

gallery_15556_2649_318786.jpg

 

E estas duas para finalizar é o porque de eu gostar tanto deste hobby.

 

Inicio

gallery_15556_616_521934.jpg

 

Passado um mês sensivelmente

gallery_15556_2649_92400.jpg

 

Bom, por agora é tudo, as próximas actualizações serão com a riccia e assim que arranjar uns fetos para acrescentar ao aquário.

 

Agora quero comentários, criticas, sugestões, as coisas do costume para poder ir melhorando

 

Cmpts,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais