O 1º Aquario do Electriko


electriko

Recommended Posts

Ora boa noite colegas do forum.

 

Recentemente meti na cabeca que quero um aquario, e resolvi meter maos a obra.

Como sou um grande adepto do DIY, resolvi construi-lo eu e ir montando comprando as pecas em separado, e nao comprar um kit que se vende nas lojas.

Entao fui ontem encomendar os vidros e sabado vou comecar o projecto.

Limitado pelo espaco onde vou colocar o aqua, este tera as seguintes dimensoes 60x30x40 em vidro de 6mm.

Irei fazer depois uma moldura inferior e outra superior, a qual ira suportar o sistema de iluminacao.

 

Andei a pesquisar em diversos sites sobre o material, e cheguei a estes componentes/precos e gostaria de uma opiniao sobre os mesmos.

 

 

Filtro:

 

EHEIM Classic 2213 +Plus 55€

  • Volume do aquário: 250L
  • Débito da bomba: 440L/h
  • Altura de elevação: 1,5m
  • Potência: 8W
  • Volume do filtro: 3L

 

ou

 

TETRATEC EX700 79.99€

  • incluindo 5 materiais filtrantes diferentes:
  • anéis de cerâmica Tetratec CR,
  • esponja para filtração biológicaTetratec BF e
  • Bioballs Tetratec BB para remoção das partículas maiores.

 

Balastro Electrónico Vossloh Schwabe 1x T5 54W 19€

 

Aquecedor JÄGER 100W 14.99€

  • Volume:100-150L
  • Potência:100W

 

 

Precisava que me dessem umas dicas sobre qual a lampada a escolher, pois dentro das T5 existem N lampadas, e cada uma adequada a sua situacao, e tambem sobre o substrato a incluir no aqua.

 

Sobre os peixes, ainda nao tenho ideia sobre quais irei escolher, tenho de passar na loja e ver o que ha, mas tera de ser peixes com relativa facilidade em os manter , uma vez que sou iniciante, e nao muito grandes, prefiro os peixes mais pequeninos e coloridos.

Pretendia tambem ter o aqua plantado, Pelas plantas que vi na net, gostei destas:

  • Eleocharis Parvula:
  • EUSTRALIS STELLATA
  • VESICULARIA DUBYANA
  • HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES
  • MICRANTHEMUM MICRANTHOIDES
  • POGOSTEMON HELFERI
  • OPHIOPOGON KYOTO

E logico que nao as irei meter todas, mas sao uma base de escolha,

Deverei meter um areao escuro e alguns troncos e pedras tipo lascas para decoracao.

Em relacao a kits CO2, talvez um kit de iniciacao , nao muito caro era bom, se puderem indicar um agradeco.

 

Agradeco desde ja a atencao e toda a ajuda que possa ser dada, e prometo que depois criarei um diario de bordo do meu Aqua, com a sua construcao e evolucao.

 

Cumprimentos, Dario

Editado por electriko

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

:sign_welcome: Antes de mais bem vindo ao fórum :sign_welcome: ,

 

Ainda bem que és tu que o vais montar de raiz, o que te irá dar muito gozo de certeza ao vê-lo evoluir e depois poder dizer que foste tu quem o montou todo desde a estrutura inicial.

 

Quanto à filtragem, o eheim 2213 sem margem para dúvidas - é mais barato, traz torneiras, e é eihem e para os 65 Lt ficas muito bem servido até já pensando em projectos futuros é um filtro muito bom, de momento tenho 1 a filtrar o meu de 280 lts em conjunto com um fluval 305.

 

Iluminação parece-me boa opção porque deves ficar com um rácio de aprox 0,9W por L o que para essas dimensões é considerado ideal. Até 100Lt dizem os peritos dos plantados que 1w/L é o ideal mas que para volumes maiores já não é bem assim.

 

Aquecedor basta ser jager para não se falar mais no assunto :flick_tongue:

 

Substractos tens vários, entre os quais o da tropica e elos que uso no meu, ou os da sera e jbl que tambem dao bons resultados, mas isto se quiseres fazer um aquário plantado a serio, senão não vale a pena o dinheiro investido em substato, o mesmo acontece com o CO2, tens kits relativamente baratos como o da Aquagro que compras uma botija de mes a mes e chega para os teus 65 Lt, ou sempre podes fazer um sistema caseiro como es adepto do DIY :). Existem varias receitas aqui no fórum dá uma olhadela.

 

Quanto à fauna que depois poderás introduzir aconselho uma equipa de limpeza, talvez 2 corydoras, otos, ou CAEs, uma ou outra ampularia se quiseres. De resto tens os neons que são peixes que formam cardumes bonitos, os gupys que são bastante coloridos e reproduzem-se bastante bem basta teres 1 macho para cada 3 femeas, estes são todos peixes pequenos que poderás pensar, mas tens outras opções claro.

 

Vai actualizando, boa sorte na montagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

:sign_welcome: Antes de mais bem vindo ao fórum :sign_welcome: ,

 

Eheh Obrigado, pela vista de olhos que ja dei aqui no forum, ja percebi que existe aqui muito material para consultar, e muita gente para ajudar.

 

Pois, a ideia sera ter este aqua pra comecar, mas mais tarde quem sabe, nao arranjo um sitiozinho maior e construo um aqua tambem maior. por isso e que comprando material, prefiro comprar logo melhorzinho.

Prefiro fazer eu mesmo, pois como disse sou adepto do DIY, e pelos kits que tenho visto, acho que posso poupar uns trocos, €€€ esse que pode servir pra investir em material melhorzinho.

Ainda no outro dia fui ao Jumbo comprar um aqua pra agua fria para oferecer a minha irma, medidas 60x30x40 como o meu, ja com filtro e tampa. 60€. sim senhora , nao ta caro. vou a ver, vidro deve de ser 4mm, e o fundo nao tem vidro, so plastico.

Como a qualidade nao me inspirou muito, resolvi fazer o meu, pelo mesmo preco fica com vidro de 6mm, e o fundo em vidro tambem. e ainda deve sobrar pra comprar o aquecedor lol.

 

Em relacao ao CO2, provavelmente faco tambem artesanal, tenho acesso gratuito ao CO2, a minha mae tem um cafe, vou la e "roubo" da maquina de imperial ( serve nao serve? ), a botija , como pratico paintball, tenho relativa facilidade em arranjar uma baratinha, depois e so comprar os tubos, regulador e difusor.

 

Bem, Nunca mais me Sabado :P

Editado por electriko

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

bem vindo ao forum, olha quanto ao filtro eheim 2213 tenho 1 com 2 ou 3 meses de usado que já não uso, posso vender-te isso barato, tenho outras coisas que te posso oferecer para esse teu novo aquario, qualquer coisa fala cmg.

 

cump.

 

Herlander

(Furanito - Azimut)

 

 

Editado por Herlandermendes
gaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ORa boas, finalmente ja colei os vidros do aquario. agora e esperar que seque totalmente e testar as fugas. =/

Parece que ta na altura de comecar a comprar o resto do material, e comecar a construir a tampa do aquario, onde vai ficar a iluminacao.

 

Ajudas nos passos a tomar aceitam-se..

 

Cumprimentos

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois bem, acabei de encomendar o primeiro material para o aquario. com sorte chega ainda esta semana.

Foi ele o Filtro einheim 2213 plus + Aquecedor Jager 125W + Kit testes

 

O Aquario ja esta colado e testado, fui de ferias 1 semana, deixei-o cheio de agua e nao houve fuga, penso que esteja aprovado. =)

 

Agora tou a ver de plantas e de substrato mais areao..

Gostava que me dessem opinioes sobre os mesmos sff.

 

Plantas :

 

  • Vallisneria spiralis small

( talvez um ou dois pes espalhados pelo aquario, so pra dar algum movimento.)

 

  • Fissidens fontanus - Phoenix moss OU Fissidens spec OU Singapore moss

(Musgo para espalhar num tronco e tambem pelo chao)

 

  • Eleocharis parvula

( talvez um ou dois pes espalhados pelo aquario)

  • Bolbitis heteroclita

(Talvez uns pes, so pra diferenciar o tipo de plantas)

 

  • HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES

 

Sou um bocado esquisito, ou secalhar tem a ver com a falta de olho pra Decor, mas nao gosto muito de plantas com folhas largas e grandes. ,

mas se forem essenciais para o bom equilibrio do aquario, claramente as terei em conta.

 

Este vai ser um aquario comunitario, especies muito provavelmente Tetras neon, corydoras , barbos, etc. e tambem vou querer manter alguns camaroes, ainda nao me decidi foi pela especie.

por isso preciso de ajuda em relacao ao substrato e ao musgo, pois sei que e importante.

O que aconselham ? aceito tambem conselhos de outras plantas, estas foram apenas as que vi e gostei mais.

 

Subtratos:

 

Nao pretendo gastar muito €€ num, mas tambem quero alguma coisa decente.. com medidas da base de 60x30, quantos litros/Kg precisarei?

Vi estes substratos em lojas da net, quais deles aconselham?

 

  • Tropica Plant Substract
  • JBL AquaBasis Plus
  • Seachem Flourite Black Sand
  • ADA AQUASOIL AMAZONIA ( nao disponivel imediatamente na loja onde vi)

 

Depois, tou a pensar meter areao preto por cima, Quartzo e daquele meio brilhante nao e? Ha algum que nao o seja? que seja assim tipo as pedras de alcatrao ( sem o alcatrao e claro tongue.gif )

Tenho preferencia pela cor escura ou preta, pois realca mais os camaroes.

 

 

Amanha vou ver se dou uma volta pela ribeira, e encontrar um tronco decente, gostava dos red moore wood, mas sao um bocado caros... Sai mais em conta apanhar da rua e trata-lo.

 

Depois falta so escolher a iluminacao...

 

Com sorte pode ser que este fim de semana ja ponha o aqua a ciclar =) ( sem a iluminacao, mas arranjo iluminacao provisoria para fazer o ciclo uns dias )

Desde ja obrigado, Cumprimentos.

 

 

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

como espaço que tens colocaria poucos tipos de plantas pra nao fazer muitas misturas

uma de tapete outra de fundo e algo mais ao gosto de cada um

 

a valisneria cresce rapido mas colocares 1 ou 2 pes , parecer te a despido o aquario , mas é uma boa planta e de crescimento e propagaçao rapido

em relaçao ao musgo escolhe bem , ha varios e diferentes mas um musgo a crescer num tronco fica sempre bem

pra um tapete , ou a cuba ou a parvula , dao um bom tapete mas optaria pela Eleocharis parvula

 

ao inves dessa bolbotis que falas te colocava antes umas blyxas japonicas

com a iluminaçao que referes ficarao com uma cor que ira diferenciar todo o outro verde que iras ter , iras ficar surpreendido pela positiva

 

JBL AquaBasis Plus

para o que pretendes acho que este produto é bom e em conta , funciona com as plantas acima citadas e é baratuxo com 1 ou 2 sacos disto ficavas bem servido , o areao preto de quartzo por acaso ate me surpreendeu pela positiva , adquiri um saco a uns tempos e fica melhor do que estava a espera

coloca uns 4 ou mais cms de areao por cima do substrato fertil pra evitares fugas pra agua e desde modo evitas a poeira na agua

espero ter ajudado

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

Hoje passei pela petshop aqui da zona, e comprei o areao, Aquatic Nature Dekoline Nero (Quartzo negro) , 12€ saco com 5kg.

Tive a ver por substratos, e o unico que la tinham era o Aquatic Nature, Pro Soil, 45€ 8L . Alguem tem experiencia com este substrato?

Estou inclinado a compra-lo, assim este fds ja podia comecar o ciclo do aquario, mas gostaria de saber opinioes sobre o substrato em questao.

Cumprimentos,

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora bem, finalmente pus maos a obra, e ja tenho o aquario a ciclar.

Tratei os troncos seguindo alguns topicos aqui do forum, tinha umas pedras lajas tipo xisto para meter, mas acabei por nao o fazer, deixando apenas com os troncos..

As plantas custaram a chegar, pois a eficacia dos CTT é como devem conhecer..

Comprei uns pes de Microsorium Pteropus Narrow e Bolbitis Heudelotii ao user William (ao qual agradeco pela rapidez de envio, por algum motivo nao me e permitido adicionar feedback na sua pagina)

comprei tambem alguns pes de Eleocharis Parvula de um patrocinador do forum.

Custei a montar o filtro externo, raio da mangueira é rija como tudo, custava a entrar nos conectores.

Termostato a funcionar, mas penso que o tenho de acertar, pois ta marcado 26º, mas o termometro digital apenas marca 21.5ºC . De certeza que ta desafinado, pois quando chegou, andei a ver e rodei a marca no termostato..(quanto tempo demorara mais ou menos para aquecer a agua aos 26º neste aquario?)

Em relacao ao filtro, tenho reparado que exactamente de 20 em 20m, parece que liga ali durante 1minuto com mais forca.. isto sera normal? Aquelas torneiras extra que vem no Eihen 2213plus sao do best. ja tou a ver a utilidade quando for pra fazer TPA's.

Iluminacao por enquanto tenho umas lampadas de cabeceira a dar alguma luz, amanha ou depois comeco a trabalhar na tampa e ver se ponho uma lampada de T5 24w, para complementar depois com os LEDS que hao-de vir. (raio dos chineses, é agora ano novo la, entao nao ha encomendas pra ninguem..)

Fiz hoje umas medicoes dos parametros da agua, daqui a quanto tempo aconselham medir novamente? 3 dias?

Aqui ficam umas fotos, Deixem opinioes..

Nao deve tar nada de especial esteticamente, nao tenho muito jeito pra essas coisas. Mas ta a meu gosto, simples.

Aquário – 60©x30(L)x40(h) 72l brutos

Filtro – Eheim 2213 plus, materias filtrantes:por enquanto as esponjas que traz de origem.

Aquecimento – Jagger 125W

 

Decoração:

 

5Kg de areao preto DekorLine quartz

1.5kg Aquatic-Nature Shrimp soil (misturado com o areao)

5l JBL aquabasis plus

2 Troncos pequenos, penso que sao de oliveira, encontrei por acaso num olival ja enterrados na lama, quando fui andar de moto.

 

Flora:

Eleocharis Parvula

Microsorium Pteropus Narrow

Bolbitis Heudelotii

Vesicularia dubyana Christmass

Fauna:

Ainda nao tenho por enquanto.

 

 

Fotos:

http://picasaweb.google.com/electriko/Aquario#

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes demais parabéns, não é que perceba muito disto, mas parece-me que estás a fazer tudo direitinho e gostei bastante do layout.

 

Tambem espero começar com o meu primeiro aqua em breve :), tinha pensado numa mistura de areia branca com pedra escura, foi bom ter visto essa tua escolha de areão gostei de como ficou.

 

Já agora também ando com o filtro EHEIM CLASSIC 2213 PLUS debaixo de olho, podes dizer-me onde compraste? não sei se isto é permitido, se calhar é melhor mandares por PM.

 

Obrigado e boa sorte para o restante projecto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ora boas ppl.

Trago novidades do meu aquario, actualizei a sua fauna, contando neste momento com:

 

2 Corydoras Albinas

1 Ancystrus Albino

1 ancystrus Sp

6 Tetra Neon (Queria Cardinais, mas nao havia na loja, acabei entao por comprar neons)

2 Ottocinclus Affinis

Varios Red Cherries (inclusive alguns da minha primeira criacao neste aquario =), contei uns 9 no outro dia, mas temo ter aspirado alguns, pois so vi estes pequenotes uns 2 dias depois de ter aspirado o fundo , e eles realmente sao minusculos )

 

Ate hoje tenho utilizado para iluminacao , 2 candeeiros de escritorio, com 20w cada. Hoje finalmente testei o LED de 10W que encomendei, junto com o regulador de intensidade e fonte de alimentacao, acho que ate ficou uma luz muito clara. Pus o LED Centrado, e isto realmente da uma luz muito forte, A sorte e que consigo regular, penso que com 2x 5W , cada um mais para o lado no aquario, isto ficaria suficiente.

Ficam umas fotos e um video, digam o que acham.

 

Fotos

 

Video

 

 

Cumprimentos.

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.