AJUDA - Agua turva/esverdiada (Possiveis algas "Green Water"


snake-bit

Recommended Posts

Boas,

 

Sou ainda principiante nisto e preciso da vossa ajuda.

 

Comecei a montar o meu aqua á cerca de mês, sendo que agora de um momento para o outro, e após a primeira TPA, a agua começou a ficar turva (com a luzes ligadas parece que está "leitosa", mas desligadas já parece mais esverdiada).

 

O aquario tem uma capacidede de cerca de 400L (120*50*70) encontrando-se plantado, com troncos e já com alguns peixes.

A iluminação está a cargo de 4 lampadas de 38W "Sylvania Aquastar", estando com um ciclo de 8 horas/dia (entre as 15h e as 23h)

Tem cerca de 10Kg de substrato "Aquasoil" da ADDA e 30Kg de areão preto neutro..

A filtragem está a cargo de um filtro XP3 da RENA, com 4 esponjas em baixo, ceramicas e estrelas de biochen no meio e no topo turfa (precisava de baixar o PH) e um saco de carvão/resina com a uma esponja de filtragem por cima.

A nivel de plantas existem neste momento:

- 1 Anubia Barteri Var. Angustifolia

- 2 Anubias Barteri Nana

- 1 Anubia Barteri Caffefolia

- 2 Valisnerias Americanas Var. Asiatica

- 1 Alternanthera Reineckii "Rosefolia"

- 1 Echinodorus Ozelot

- 2 Cabombas Carolinianas

- 1 Hygrophila Polysperma "rosanervig"

- Vesicularia Dubyana "Christmas"

Sendo que se encontram no aquario praticamente desde a sua montagem (15/11/2010), menos o musgo e a Hygrophilia, que foram inseridos este sabado aquando da TPA.

 

Para ajudar a estabelecer as bacterias e à ciclagem do aqua, têm vindo a ser acrescentados à agua "Stress Zime" e "Strees Coat" nas quantidades recomendadas.

 

Quanto aos peixes têm vindo a ser inseridos faseadamente existindo ainda poucos. Sendo que os primeiros até foram inseridos por necessidade de limpar algumas algas que se estavam a formar nas rochas, troncos e plantas, mas com a agua limpida.

Assim existem neste momento no aquario:

- 2 Oto's (inseridos a 25 de Novembro)

- 2 Ancistrus pequenos (inseridos a 25 de Novembro)

- 4 Camarões Japonicos (2 inseridos a 25 de Novembro e 2 a 01 de Dezembro)

- 5 Camarões cherry (3 inseridos a 25 de Novembro e 2 a 01 de Dezembro)

- 1 Ampularia (inserida a 25 de Novembro)

- 1 Betta Macho (inserido a 01 de Dezembro)

- 4 Guppy's Machos inseridos a 6 de Dezembro)

 

Neste passado sabado quando meti as ultimas plantas, fiz uma TPA de cerca de 20%. sendo que no final a agua ficou turva. Não liguei muito porque pensava que era da agitação que andei para lá a fazer (mudei ainda algumas plantas de lugar para acumudar as novas). O que é certo é que a agua dai para cá tem ficado cada vez mais turva (quase leitosa com as luzes ligadas) ao ponto de já não se perceber bem o fundo do aguario. No entanto ao tirar umas fotos ao aaqua, percebi que aquilo está é a ficar esverdiado... com a força das lampadas é que parece branco. Mas agora durante o dia com a iluminação natural já se nota mesmo esverdiado.

 

O que é que eu posso fazer para meter a minha agua cristalina?

 

Devo mexer / alterar a configuração do filtro? Acrescentar-lhe alguma coisa? Meter mais Stress Zime? Acrescentar algum medicamento à agua?

 

É que já encontrei informações sobre "blackout" durante uns dias. Mas isso não iria ser muito para as minhas plantas e peixes?

 

Precisdo mesmo da vossa ajuda, pois não sei o que fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. devias por um estrelizador UV de 11w ligado á saida de agua do teu filtro.

 

ou se preferires mete uma pequena bombinha de rotorno mto fraca se quiseres uma estrelização mais eficiente (eu tenho a minha ligada á saida do filtro e tenho sempre a agua cristalina.

 

agora é cntgo.

 

aconselho os estrelizadores da JEBO é bom material.

 

mas olha que resulta porque eu tive o mesmo problema. e desde que meti o estrizador a agua anda sempre cristalina.

 

eu tenho o meu ligado 24/24h por dia sem problemas . convem mudar as lampadas UV de ano em ano no caso de as teres ligadas todo o ano

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu kit de testes é o da API. e os testes efectuados hoje de manha obtiveram os seguintes resultados.

 

PH - 6,4

Amónia- 0,25

Nitritos - 5,0

Nitratos - 10

 

Á cerca de duas semana tinha o PH nos 7,6 (foi quando resolvi meter a turfa). Sendo que hoje de manha retirei tambem a turfa do filtro.

Pretendo no final ficar com um PH de 6,8/7,00.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais