4 Escalares com


RACCAR

Recommended Posts

Bom como tenho lido que passado 7 a 8 meses os escalares começam a fazer as primeiras posturas mesmo sendo atabalhoadas, venho deste modo perguntar se será possível em 4 escalares adultos já pois só em minha casa têm mais de um ano ainda não ter visto nenhuma postura.

 

À coisa de 1 mês atrás comecei a reparar que começaram a ficar agressivos, pois estão sempre dois deles encolhidos a um canto e caso se mexam muito um dos outros escalares trata de o por novamente no canto.

 

Não estão a proteger nenhuma postura porque neste momento o aquário esta despido de plantas. O que achei mais estranho ainda é que não são sempre os mesmos dois que ficam isolados dos outros, um deles é sempre o mesmo um escalar branco de véus muito bonito e com as barbatanas bem cuidadas o outro por vezes é um escalar todo preto outra das vezes é um escalar mármore.

 

Alguém tem um palpite do que se andará a passar? Será que estão na escolha dos parceiros para fazer a postura ou não terei nenhum casal no aquário?

 

Hoje á noite irei por umas fotos dos bichos para verem como estão dispostos no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depende do aquário que tens. Os escalares precisam de espaço aberto para nadar e de umas divisões para demarcar os territórios, como plantas ou pedras. Tenho um aquário de 100 litros, já tive quatro escalares. Dois deles formaram casal mas nunca tive uma postura, não se sentiam suficientemente à vontade.

Editado por anabantidae
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o aquario em questão é o que esta na minha assinatura tem 200 e poucos litros e tem neste momento fotos dos animais e o actual estado do mesmo.

 

Pelo que me tenho apercebido o casal ja esta formado, pois vejo o escalar branco, ora a limpar uma pedra, ora a limpar os vidros, e enquanto ela o faz o escalar preto anda sempre a rondar e a manter os outros afastados, agora ovos é que ainda nada, depois coloco novidades assim que acham.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas tardes,

 

Desde o meu ultimo comentário neste tópico Dia 9 de Dezembro de 2010 que depois do casal ja estar formado que vejo o escalar femea(penso eu) a limpar tudo e mais alguma coisa pelo aquario e postura nada.

 

O casal mantem os outros dois bem lonje do sitio onde andam a limpar e nada.

 

Limpam as folhas a anúbia nana, as pedras verticais de basalto pretas que já têm aquele verdete agarradas, limpam os vidros e o limpa vidros magnético que já deixei no local.

 

Depois de achar estranho duas semanas seguidas sem nenhuma postura comprei um medidor de Co2 e indica que tenho CO2 em execesso, como nada aparentava anormalia no comportamento dos peixes nunca me tinha apercebido disso, para alem de ter uma bomba a dar oxigénio 24 horas. Resolvi medir o PH da agua e :bs_quesexclaim:< a 5. Logo após o teste tirei agua do aquário para a flauta ficar acima do nível da agua e deste modo aumentar também o oxigénio.

 

Hoje á noite irei fazer um TPA de 45 litros e repor com agua da torneira que tem o PH a 7.

 

Comprei também da Nutrafim PH Adjust UP que penso fazer da seguinte maneira:

 

Depois de retirar 45 litros do aquário, na agua que irei repor irei diluir vou o PH up como se tivesse apenas 100 litros no aquário em vez dos 200 litros depois do TPA completo irei depois de 3 horas vou voltar a medir o PH.

 

Espero deste modo aumentar o PH para 5.5 a 6.

 

Será por este motivo que os meu casal não faz posturas? Já alguem teve posturas com o PH assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já crio escalares ha uns anecos tenho 8 casalecos sempre a criar e nunca usei ph adjust nem nenhum quimico comprado em lojas para o mesmo efeito!mais vale teres um ph mais alto e sem alteraçoes do que um ph mais baixo e flutuante!os meus escalares estao a ph 7,5 e a fazer posturas de 8 em 8 dias sem qualquer problema!se puderes isola o teu casal num cubo metelhe um azulejozeco e espera a ver como as coisas correm!na minha opiniao uma muda grande de agua feita a mesma temp que o aquario induz um casal que está preste a por ovos!agora quimicos nao aconselho pelas razoes que apontei atras! quanto a formaçao do casal sou de opiniao contraria ao que muitos postaram de teres que ter plantas e objectos que delimitem territorio, eu tenho 3 aquarios de um metro e 20 onde formei os meus casais punha 12 escalares em cada aquario e era so esperar que se entendessem ,em aquarios nus so com azulejos 3 espalhados pelo aquario foi assim que formei muitos dos casais que tenho e nao tive quaisquer problemas

 

 

 

 

 

 

 

Boas tardes,

 

Desde o meu ultimo comentário neste tópico Dia 9 de Dezembro de 2010 que depois do casal ja estar formado que vejo o escalar femea(penso eu) a limpar tudo e mais alguma coisa pelo aquario e postura nada.

 

O casal mantem os outros dois bem lonje do sitio onde andam a limpar e nada.

 

Limpam as folhas a anúbia nana, as pedras verticais de basalto pretas que já têm aquele verdete agarradas, limpam os vidros e o limpa vidros magnético que já deixei no local.

 

Depois de achar estranho duas semanas seguidas sem nenhuma postura comprei um medidor de Co2 e indica que tenho CO2 em execesso, como nada aparentava anormalia no comportamento dos peixes nunca me tinha apercebido disso, para alem de ter uma bomba a dar oxigénio 24 horas. Resolvi medir o PH da agua e :bs_quesexclaim:< a 5. Logo após o teste tirei agua do aquário para a flauta ficar acima do nível da agua e deste modo aumentar também o oxigénio.

 

Hoje á noite irei fazer um TPA de 45 litros e repor com agua da torneira que tem o PH a 7.

 

Comprei também da Nutrafim PH Adjust UP que penso fazer da seguinte maneira:

 

Depois de retirar 45 litros do aquário, na agua que irei repor irei diluir vou o PH up como se tivesse apenas 100 litros no aquário em vez dos 200 litros depois do TPA completo irei depois de 3 horas vou voltar a medir o PH.

 

Espero deste modo aumentar o PH para 5.5 a 6.

 

Será por este motivo que os meu casal não faz posturas? Já alguem teve posturas com o PH assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu se tivesse o PH a 6.5, 7 ou mesmo 7.5 também não ficava chateado, o problema é que com a adição de CO2 caseiro o pH baixou para inferior a 5 isto porque a escala de medição do PH vai em tons de laranja a verde escuro e a minha cor dá vermelho.

 

Outro processo é adicionar areia de coral no filtro e assim evito os químicos que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu se tivesse o PH a 6.5, 7 ou mesmo 7.5 também não ficava chateado, o problema é que com a adição de CO2 caseiro o pH baixou para inferior a 5 isto porque a escala de medição do PH vai em tons de laranja a verde escuro e a minha cor dá vermelho.

 

Outro processo é adicionar areia de coral no filtro e assim evito os químicos que acham?

 

Acho estranho teres um pH tão baixo, mesmo com CO2. Para o CO2 te baixar o pH da água de 7 para 5 tinhas que ter uma concentração tão grande que chacinava tudo o que tivesses no aquário.

 

Vê nesta tabela:

http://www.petfish.net/articles/Aquatic_Plants/Mea_CO2.php

 

Ou os teus testes não estão bons ou há mais alguma coisa na tua água a provocar esse pH. Tens alguma coisa em putrefacção no aquário? Como é que estão os teus níveis de nitratos/fosfatos? Fazes TPA com que frequência? Quanta água trocas? Quais são os teus KH e GH?

 

É sempre aborrecido usar truques para manipular a química da água, os peixes preferem um pH estável, mesmo que não seja o ideal. Se fosse a ti, antes de começar a fazer experiências tentava despistar muito bem o que se passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho estranho teres um pH tão baixo, mesmo com CO2. Para o CO2 te baixar o pH da água de 7 para 5 tinhas que ter uma concentração tão grande que chacinava tudo o que tivesses no aquário.

 

Concentração de CO2 na coluna de agua elevada

 

gallery_15556_616_60022.jpg

 

Vê nesta tabela:

http://www.petfish.net/articles/Aquatic_Plants/Mea_CO2.php

 

Ou os teus testes não estão bons ou há mais alguma coisa na tua água a provocar esse pH.

 

Teste de PH antes da TPA de 42 litros

 

gallery_15556_616_31795.jpg

 

Tens alguma coisa em putrefacção no aquário? Não existe nada em putrefacção no aquário.

 

Como é que estão os teus níveis de nitratos/fosfatos? Ambos a 0 como mandam as regras este aquario ja tem mais de 2 anos montado

 

Fazes TPA com que frequência? 1 vez por semana

 

Quanta água trocas? aprox. 35l

 

TPA de 42l aprox.

 

gallery_15556_616_127595.jpg

 

Quais são os teus KH e GH? Acabaram mas amanha ao final do dia já coloco

 

É sempre aborrecido usar truques para manipular a química da água, os peixes preferem um pH estável, mesmo que não seja o ideal. Se fosse a ti, antes de começar a fazer experiências tentava despistar muito bem o que se passa.

 

Teste PH efectuado 10 minutos apos a TPA

 

gallery_15556_616_146074.jpg

 

Amanha pela manha irei fazer novamente o teste do PH para ver como está

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom hoje de manha o ph estava a 5.5 o objectivo foi comprido, pois quero estabilizar o pH em 7 mas nao o quero fazer todo de uma vez.

 

Na sexta feira volto a fazer o mesmo processo na esperança que depois no sabado ele esteja a 6.

 

Deixo aqui a foto do teste PH de hoje de manha dia 22-12-2010

gallery_15556_616_206404.jpg

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Se o problema for da água da torneira e tudo o resto estiver ok,apresento-te uma solução: pedras calcáreas.

Uma forma de subires o pH é colocares (seja no filtro, ou no aquário) pedras calcáreas (aquelas usadas nos aquários de ciclídeos do lago Malawi). Desta forma o teu pH aumenta neutralizando a acidez existente.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais