Ajuda com o Planeamento


Lupper

Recommended Posts

Boas,

 

Bem, desde que comecei com isto dos aquários, que a beleza dos ciclideos me fascina, e já á algum tempo que estou para fazer um aquário com ciclideo, mas hoje deu-me na gana de pesquisar mais sobre isso, e bom, deparei-me com a escolha entre os lagos, o Lago Malawi ou o Lago Tanganyika. Essa foi a parte mais dificil mas depois de ler artigos em relação a cada um lá me decidi em criar um ambiente do Lago Tanganyika. Como já li já tenho algumas noções sobre o Lago, eu gostava de colocar um aquario com algumas conchas e com peixes que vivam nas conchas, uma planicie arenosas e peixes do mesmo e uma zona rochosa e peixes para o mesmo habitat. Penso ser isto possivel, mas e para isso que estou a escrever aqui para me ajudarem.

 

Vou fazer um plano elaborado vou por todas as hipoteses de compra. Vou fazer isto por etapas, ou seja, vou colocando aqui tópicos sobre um tal assunto, (e.g. aquario, plantas, ... etc.) apenas quando obter o maior aglomerado de informação e arquivar para depois fazer a melhor escolha.

 

1ª Etapa - Aquário

Aqui preciso de ajuda, ainda não encontrei informação acerca disto, sobre qual será o parâmetro em que devo apostar para um aquário do Lago Tanganyika, ou seja, por exemplo para os disco é preciso um aquario mais alto, será que para os ciclideos será preciso alguma preferência, mais comprimento, mais largura ou mais altura.

Comentário: Acho que não devem ter essas exigências mas quem sabe, se me puderem responder a isto.

 

Depois de obter informação sobre esta etapa avanço para a próxima. E agradeço desde já o tempo disponibilizado.

 

Abraços,

Fábio Silva & Lupper

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

 

A altura, a largura, e o comprimento depende do que queres fazer... Por exemplo, se queres conchiculas, uma maior area da base do aquario sera o ideal, pois ira permitir-te fazer uma colonia maior.

 

Se queres peixes de meias aguas, de planicies... Convem ter tambem alguma altura, se nao os coitados dos conchiculas nao teram descanso.

 

Se queres peixes de zonas rochosas, bem desde que tenham rochas... ;)

 

Eu tenho um aquario com 160x50x60 (CxLxA)e tenho peixes de conchas, peixes de meias aguas, e peixes de zonas rochosas, dao-se todos bem, basta dividires bem o aquario, para para teres de tudo sito convem que o aquario tenha alguma dimensao...

 

 

Espero ter-te ajudado.-

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O mais importante é o comprimento, isso é que vai viabilizar as espécies que colocares, quanto às larguras e alturas, qualquer coisa na ordem dos 50cm.

 

Passa lá para a etapa seguinte, para teres aquário antes do Natal biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a ajuda dos dois :D

 

1ª Etapa - Aquário - Completa

 

Bem Grande! Foi essa a minha conclusão :D

 

2ª Etapa - Iluminação

 

Já tive a ler acerca deste assunto, mas não sei onde, se não me engano , o Lago situa-se numa Zona Subtropical já tive á procurar quais as características desta zona mas não encontrei nada de relevante em relação aos peixes, apenas chuvas fortes, Invernos rigorosos e Verões muito quentes. Já li e sei que a iluminação não é muito importante para estes peixes, apenas para manter as plantas. Estou certo?

 

Desde já Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive a ler acerca deste assunto, mas não sei onde, se não me engano , o Lago situa-se numa Zona Subtropical já tive á procurar quais as características desta zona mas não encontrei nada de relevante em relação aos peixes, apenas chuvas fortes, Invernos rigorosos e Verões muito quentes. Já li e sei que a iluminação não é muito importante para estes peixes, apenas para manter as plantas. Estou certo?

 

Sim, é verdade. Aliás, a iluminação não importante (pelo menos directamente) para nenhum peixe, seja dos lagos, seja de rios ou mesmo oceano.

 

Não percebo o que queres dizer com "não encontrei nada de relevante em relação aos peixes". O que não falta pela net são informações para serem consultadas!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª Etapa - Aquario - Completada

 

2ª Etapa - Iluminação

Bem, sabendo que a iluminação não e muito relevante a estes peixes, não será necessario aplicar a regra de 1W por litro. Ou Não?!

 

Respondendo ao nosso amigo Diogo: Eu falei em questões de clima na zona subtropical, não encontrei nenhuma informação das aguas dessa zona, que fossem relevantes para os peixes, era isso que me queria referir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

2ª Etapa - Iluminação

Bem, sabendo que a iluminação não e muito relevante a estes peixes, não será necessario aplicar a regra de 1W por litro. Ou Não?!

 

Respondendo ao nosso amigo Diogo: Eu falei em questões de clima na zona subtropical, não encontrei nenhuma informação das aguas dessa zona, que fossem relevantes para os peixes, era isso que me queria referir.

 

Se não é relevante para os peixes, então não há regras!!! Se queres manter plantas então terás que pensar no assunto. Ainda assim, como só consegues manter plantas de fraca necessidades - 1W por litro é muito!

 

Quanto às informações relevantes, continuo sem perceber! O que queres saber? Parâmetros da água?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece essa parte das informações :D

 

De plantas, devo meter só valisnerias nana e americana. E ambas teem alguma preferência sobre a Luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De plantas, devo meter só valisnerias nana e americana. E ambas teem alguma preferência sobre a Luz.

 

Partindo do pressuposto que estás a colocar uma questão, tanto as nana como as amercana precisam de muito pouica luz. Posso dizer-te que mantenho algumas com uma vulgar calha de cozinha com uns 24 ou 30W.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª Etapa - Aquario - Completada

 

2ª Etapa - Iluminação - Completada

OK Estava enganado :D

3ª Etapa - Substrato

Já que só terei valisnerias será preciso um substrato fertil? Ou é melhor colocar mesmo que só ponha as valisnerias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Então vou meter as minhas dúvidas.

 

- Para a areia posso colocar areia da praia depois de tratada para colocar no aquário, já que faz subir o pH?

 

- Em relação ao substrato, já tive a ver a as pessoas costumam por Areia de Coral. Estive a pesquisar e as Valisnerias não precisam de um cascalho muito composto. Coloco so a areia de praia e as valisnerias crescem na mesma saudáveis ou pelas vias das dúvidas coloco?

 

- Onde posso encontrar o harscape, posso mesmo encontrar na praia, trata-las e colocar no aquario?

 

- Bem, em relação ao aquário, ainda nao sei que litragem terá, mas aconselham a colocar uma sump ou um filtro externo chega? A injecção de CO2 para as valisnerias tem alguma importância e colocando uma sump vai perder-se algum CO2 na transferência da sump para o aquário.

 

Vou pesquisar e ler mais sobre as espécies a colocar e sobre o habitat para criar um ambiente o mais natural.

 

Espero que me ajudem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de uma pesquisa já tenho a resposta a algumas das minhas respostas. Apenas não sei, se compensa colocar uma sump.

 

- Bem, em relação ao aquário, ainda nao sei que litragem terá, mas aconselham a colocar uma sump ou um filtro externo chega? A injecção de CO2 para as valisnerias tem alguma importância e colocando uma sump vai perder-se algum CO2 na transferência da sump para o aquário.

 

Eu queria começar a desenhar o aspecto do aquário, mas ainda me falta escolher a fauna a colocar. Não sei porque mas a alguma coisa nos Altolamprologus, que me chama a atenção. Já li varias coisas sobre eles, sei que são pacíficos, mas é preciso ter esconderijos para as fêmeas. E gostava de juntar também uns Neolamprologus, das conchas :)

 

Se pudesse juntar os dois melhor :D Um spot rochoso no lado direito e no lado esquerdo um spot conchicula, por exemplo. Também há espécies de Altolamprologus conchiculas, em vez de por os Neolamprologus punha alguns Altolamprologus.

 

Tropheus já sei que está fora de questão, os frontosa também crescem demasiado.

 

Ajuda nesta parte!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha opinião, vale sempre apena colocar uma sump. Não só aumentas a litragem do sistema como consegues esconder os inestéticos materiais. Claro que a isto, se bem montada, alia o facto de ser um dos melhore filtros que há.

 

Quanto ao CO2 acho que estás a exagerar - as valisnérias aguentam quase tudo. As minhas estão plantadas em areia e sem qualquer substracto e ou fertilizante.

 

Já agora diz-me lá, porque é que os tropheus estão fora de questão?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

Obrigado pela ajuda. E em Relação á fauna :D

 

Já li em vários sitios que os tropheus são para pessoas experientes em ciclideos e eu pouca experiência tenho, tenho só de leitura e isso e pouco para montar um aquário de tropheus, pelo que li.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já li em vários sitios que os tropheus são para pessoas experientes em ciclideos e eu pouca experiência tenho, tenho só de leitura e isso e pouco para montar um aquário de tropheus, pelo que li.

 

Isso é mais um mito! Seguindo algumas regras básicas e comprando tropheus nascidos em cativeiro, qualquer pessoa os consegue manter sem problemas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado por tudo Diogo e aos outros membros que me ajudaram.

 

Mas será que obtenho resposta?! :D

Posso colocar Altolamprologus e uns Neolamprologus. Altolamprologus das rochas e Neolamprologus nas conchas?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem que haja problemas mesmo num aquário de 80cm?

 

É a primeira vez que vejo algo sobre o tamanho do aquário!! Tinhas apenas escrito "quanto maior melhor" mas não nos deste referência sobre o tamanho...

 

Em 80 cm é melhor pensares em colocar apenas uma das duas espécies!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero meter um, quanto maior melhor, mas não sei se poderei. Por isso estou a por a hipótese de ter um de 80cm. Apenas uma hipotese.

 

Para ter 2 espécies no mínimo 120cm certo? Com 80cm só uma :D

OK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ter 2 espécies no mínimo 120cm certo? Com 80cm só uma :D

 

Com 120 cm podes até pensar em colocar 3 espécies - além dos mencionados podes colocar uma espécie de meia água (por exemplo uns cyprichromis mpulungu).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

Vou por todas as hipoteses e vou pensar melhor no que vou fazer.

 

Boas festas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho novidades!

 

Novo Projecto para colocar Altolamprologus compressiceps shell do lado esquerdo e Lamprologus similis do lado direito. Já realizei um estudo de como quero ter as coisas. Hoje ou amanha coloco aqui o desenho. Mas nao deve ser defenitivo.

 

Devo adquirir um aquario de 100cm... Espero eu!

 

Boas Festas!

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais