Reposição de água com bebedouros?


Recommended Posts

Boas, estou a montar um nano reef num cubo de 100 litros, sem sump, e estava a pensar numa solução "low cost" para as reposições de água doce de osmose. A ideia seria usar um daqueles bebedouros para roedores, que se vendem nas lojas da especialidade.

 

Uma hipótese seria este:

 

http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=482&ilingua=1&item=882&idpai=122

 

Em princípio, bastaria cortar (no todo ou em parte) a base daquele recipiente onde a água vai sendo despejada e ajustá-la ao nível desejado no aquário. Em teoria, quando o nível baixasse, a gravidade faria o resto. Contras: definitivamente a falta de estética da solução, embora talvez fosse remediável com uma garrafa bonitinha :Fade-color. Prós? 90 cêntimos de preço diz tudo.

 

Depois, há esta alternativa mais "sofisticada":

 

http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=481&ilingua=1&item=979&idpai=122

 

Neste caso, o princípio seria o mesmo (reposição automática pelo efeito da gravidade). Teria de se retirar o êmbolo (esfera) de Inox que tem no interior e, em princípio, adaptar um tubo que entrasse no aquário até ao nível de água desejado. Não é tão feio como o outro e até vem com os grampos para o fixar às redes das gaiolas, pelo que talvez desse para usar ao estilo "hang-on" no vidro do aquário. Vi há tempos um "post" noutro fórum que propunha um sistema semelhante a este. A diferença é que aqui o DIY seria mínimo.

 

P.S. também vi bebedouros com muito maior capacidade, com reservatórios de 20 litros.

 

O que acham?

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sei quanto custaria essa invenção low cost, nem se funcionaria, uma vez que a gravidade é tramada :P , mas com menos de 25€ uma boia de nivel e uma bomba de reposição, um bocadinho de bicolage fazem milagres....

 

Pede ajuda na elaboração no kit, penso que tens de ter um cabo electrico um rele a bomba e a sonda, não te sei ajudar como montar, mas sei que membros costumam utilizar esse sistema.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sei quanto custaria essa invenção low cost, nem se funcionaria, uma vez que a gravidade é tramada :P , mas com menos de 25€ uma boia de nivel e uma bomba de reposição, um bocadinho de bicolage fazem milagres....

 

Pede ajuda na elaboração no kit, penso que tens de ter um cabo electrico um rele a bomba e a sonda, não te sei ajudar como montar, mas sei que membros costumam utilizar esse sistema.

 

Cumps

 

Boas, a minha ideia era dispensar a bóia de nível e toda a parafernália eléctrica, porque o objectivo é apenas repor a água. A sonda, apenas um tubo, seria ajustada de forma a entrar no aquário até ao nível mínimo de água desejado. Só quando o nível ficasse abaixo disso, fazendo entrar ar pela sonda, é que a água sairia do recipiente.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a minha ideia era dispensar a bóia de nível e toda a parafernália eléctrica, porque o objectivo é apenas repor a água. A sonda, apenas um tubo, seria ajustada de forma a entrar no aquário até ao nível mínimo de água desejado. Só quando o nível ficasse abaixo disso, fazendo entrar ar pela sonda, é que a água sairia do recipiente.

 

Atenção que isso apenas funciona se utilizares um recipiente rigorosamente fechado. Caso contrário o efeito perde-se!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a ideia dos bebedouros é precisamente tirar partido de um recipiente mais ou menos pensado para a função que iria servir. Talvez precisem de um bocado de silicone na ligação à "sonda" (tubo de bomba de ar?). Um garrafão com duas palhinhas, além de muito mais feio, seria impossível de fixar ao vidro do aquário e mais difícil de isolar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um DIY de reposição de água bastante simples. Envolve uma bomba de ar, uma bóia de nível, tubo de ar e um recipiente fechado onde coloco água para reposição. Algo deste género:

 

DIYATO.jpg

 

É simples de se fazer e fica por cerca de 15€. O meu tem funcionado bem...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Tens alguma hipótese de mostrar uma imagem real do sistema? O meu problema é que não vou ter "sump", a não ser a interna do aquário, e o espaço onde ele está também é limitado.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PST

 

Deixo te aqui umas fotos do meu. É o mesmo principio do do Diogo, mas com uma bomba de elevação de 12v, 2 sensores e um relé.

 

Os sensores:

07122010329.jpg

 

O de baixo, controla o nivel, o mais acima é só em caso de o de baixo falhar, impede uma inundação. Já tive os baratuxos do ebay de 0,5A e troquei por estes (de 1A) porque não tinha confiança naquilo.

 

A saida da agua, e os sensores. O apoio ainda está meio improvisado, mas tem aguentado:

07122010330.jpg

 

O reservatório e a bomba. é uma bomba reefset de 12v, anda à volta dos 20€. Alimentada por um transformador dos chineses.

(ainda bem que tirei a foto, tenho que por mais àgua)

07122010331.jpg

 

A caixa onde entram os cabos e está alojado o relé:

07122010332.jpg

 

Aberta:

07122010333.jpg

 

Mesmo com uma bomba de 12v e estes sensores, o relé é obrigatório. No arranque esta bomba manda 1 "spike" de 1,5A que chegou a colar sensores baratuxos. Aproveito para perguntar ao Diogo que sensor é que ele tem, para aguentar os 220v.

De qualquer maneira, um relé resolve a questão, uma vez que deixa de passar a corrente de alimentação da bomba directamente nos sensores.

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, BBranco.

 

Obrigado pela paciência para as explicações e para postar as imagens.

 

 

Alguém me sabe dizer onde arranjo essas bóias de nível.

 

Cumps.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas comprei-as na radipeças na cova da piedade perto de 4 eur cada. São Velleman.

Se optares pelas dos chineses, procura no ebay por float switch. um euro ou assim. Também funcionam e nunca me deram problemas; Eu é que sou desconfiado e optei por outras.

Volto a frisar, isto tem que ter um relé pelo meio, a não ser que optes por sensores que aguentem a potencia da bomba sem colarem.

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui!!!

 

 

Além das tuas dicas, até encontrei um bom passo-a-passo, neste site:

 

http://www.melevsreef.com/plumbing/auto_topoff.html

 

...mas continuo cheio de dúvidas sobre a instalação eléctrica:

 

1. A ligação à corrente (tomada) é feita a partir da bóia de nível ou da bomba/powerhead?

 

2. Se é a primeira, depois retiro a tomada da bomba/powerhead, descarno os fios e ligo-os à bomba, através de uma extensão de fio eléctrico?

 

3. Faço esta ligação convergir no relé?

 

4. mencionaste um transformador. Qual é a sua função?

 

Desculpa, mas sou um maçarico em questões de electricidade. Para mim, arranjar um candeeiro já é motivo de orgulho :?

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BB, não tenho nada. De facto a corrente de 220V pode ser excessiva para estes sensores e acontece ele colar ocasionalmente. Apenas preveni temporariamente esse pormenor utilizando um recipiente de reposição que não exceda o volume máximo do aquário. Mas vou mesmo ter de tentar ir para uma solução mais dentro desse género porque é chato ter de andar a repor água no recipiente a cada 3-4 dias. Mas mais do que isso há o problema de isto correr a 220V e se por acaso a bóia de nível tivesse uma fissura e deixasse passar agua para o circuito, rebentava com todos os vivos do reef.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vamos lá por partes:

 

No meu caso concreto, a minha bomba de elevação é de 12v, daí o transformador dos chineses. É uma da Reefset, igual à da Tunze do Osmoregulador Universal deles. Ambas (esta e a da Tunze andam na casa dos 20euros).

Vai tudo ligar ao relé! O relé funciona assim: Tem um circuito que funciona a uma tensão mais baixa, e assim que este circuito é fechado (através dos sensores de nivel) o relé funciona como um interruptor e vai fechar o circuito da bomba, alimentando-a. Ou seja, a corrente electrica que alimenta a bomba nunca passa pelos sensores e sim pelo relé que está feito para aguentar mais "pancadaria" do que este tipo de sensores. É mais simples do que parece. O relé também tem que ter uma alimentação própria. No meu caso, como está tudo a funcionar a 12v, é o mesmo transformador que alimenta a bomba que vai também alimentar o relé. Se optares por uma bomba que funcione a 220v tens que ter uma outra fonte de alimentação (um transformador ou mesmo uma pilha de 9v) para o relé.

O esquema de ligação varia de relé para relé; o meu é um de 12v (vou tentar por cá o esquema, mas estou com pouco tempo e vou passar o fim de semana fora).

 

@diogo: estava-te a perguntar acerca disso porque mandei um par de sensores para o lixo quando tentei ligar tudo sem relé e a funcionar a uns miseros 12v. depois com mais paciencia e um amigo munido dum multimetro é que chegamos à conclusão que mesmo a 12v, a tensao inicial era muito superior à que os sensores aguentam.

 

deixo-te aqui um site acerca disto e também tem cá o esquema de um relé e bomba de 12v. Se bem que o meu relé é diferente deste daqui. No meu tanto o positivo como o negativo são controlados pelo relé simultaneamente e aqui é apenas um dos polos. Só usei este porque foi o relé que me arranjaram.

 

(em frances! mas o google traduz bem!)

http://mars.reefkeepers.net/Articles/Osmolateur/osmolateur.html

 

Está aqui outro com uma bomba de 110v (é o mesmo principio de uma de 220v)

http://www.reefsanctuary.com/forums/diy/64681-chipmunks-diy-ato-guide-step-step.html

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o meu sensor foi feito para a guerra que ele já anda a levar porrada de 220V há quase 3 meses!

Muito bom o segundo link! Obrigadão, vou de certeza fazer o que lá está exemplificado ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais