Reprodução de Apistogrammas


fabiosilva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Hoje foi dia de festa cá por casa. A minha 3º geração de Hongsloi iniciou o 1º dia de natação livre. À primeira vista deves ser cerca de uns 35, mas não sei se os vou aguentar a todos... Desta vez vou dar uma oportunidade ao macho de ser um bom pai :D. Não lhe meti na criadeira, a ver vamos se o gajo se porta bem, senão... Jaula!!!

Quando tiver oportunidade coloco fotos.

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal.

 

Venho aqui actualizar visto que desta vez a experiência com os Hongsloi é nova.

Como tinha dito, deixei o macho junto com a fêmea e os pequenos, e para ser sincero surpreendeu-me pela positiva.

Não o vi a fazer qualquer investida que seja sobre os pequenos, que continuam acrescer saudáveis. O que me parece, felizmente claro, é que não devo ter para lá cerca de 35, acredito mais num numero a rondar os 50 :D.

Vamos ter que esperar até retirá-los do aquário para confirmar.

 

Ainda não consegui actualizar com fotos, peço desculpa por isso, mas a falta de tempo é mesmo muita, fica para breve.

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Bem infelizmente o tempo tem sido escasso para mim, daí andar meio "adormecido" no que toca ao fórum.

 

Ainda se lembram da 1º geração que tive de Agassizi´s e dos 2 descendentes que ficaram para mim?

Ora aqui estão os meninos, com as cores cada vez mais vivas:

 

Pic_19581_12.jpg

Pic_19581_17.jpg

Pic_19581_14.jpg

Pic_19581_13.jpg

Pic_19581_11.jpg

Pic_19581_15.jpg

Pic_19581_16.jpg

Pic_19581_10.jpg

 

E aqui deixo uma da 3º geração, que também ultrapassou os 3 dígitos...

Na altura da mudança de aquário:

Pic_19581_9.jpg

 

Bem para já é só.

Eu sei que insisti um pouco nas fotos com aquele macho, mas acho-o algo de espectacular, ao vivo então, nem imaginam a beleza dele!

Lamento mais uma vez a minha pouca participação.

 

Abraço a todos e espero que tenham desfrutado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em absoluto contigo. O rapaz é espetacular....

 

Que tem ele na boca? Que lhe dás de alimento?

 

Boas tat, sim é artémia, chamam-lhes um figo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kit de osmose é do mais simples que pode haver. Costumo testar a GH da água OI com um caneta TDS, que me dá valores de 10ppm, muito mole, ainda inferior á água do Pingo Doce. De referir que a água que da torneira que entra na OI tem um TDS de 220ppm... No que toca ao ph da água de OI... anda nos 6.8, enquanto a do PDoce vai para menos de 6º. Poderá ser do próprio kit...

O filtro que uso é um Eheim Liberty 150. Onde tenho um dos lados com turfa durante 1 mês, e acredito que a turfa até durasse mais um pouco, pois o caudal é reduzido. As folhas, adiciono pelo menos 2 todas as semanas, e não as retiro. Por vezes até faço um chá e adiciono no aquário.

As TPA's de 3 em 3 semanas. Agora com água do PDoce, e dantes com água de OI. A reposição era sempre feita com água de OI.

Enfim... não sei o que hei-de fazer mais.

 

Agradeço esse Don Juan! A minha fêmea já é velhota, tem cerca de 2 anos, e acho que ela já merece um macho!!!

 

Abraço e obrigado!

Paulo

 

 

Conta lá isso do chá?

 

Fazes chá de quê? Com as folhas de carvalho e depois de frio adicionas ao aquário?

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos!

Vai mais uma actualização!!

 

Bem, hoje foi mais um dia de festa cá por casa...

Após 1 mês de natação livre, chegou a altura de retirar os pequenos Hongsloi referentes à 3º postura para o aquário de crescimento...

Ora eu fazia ideia que fossem uns 50 (diga-se de passagem que prefiro sempre fazer a conta por baixo)... Pois a surpresa foi maior do que pensava...

 

Foram nada mais nada menos do que 124 pequenos! :D

 

Estou neste preciso momento a fazer a ambientação deles antes de coloca-los no aquário de crescimento.

Tirei poucas fotos mas ainda não as tenho aqui disponíveis. Assim que tiver coloco.

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

 

O motivo desta actualização é para mim de certa forma triste, mas por outro lado um incentivo e um grande desafio às minhas capacidades como aquariofilista...

 

Porque infelizmente não posso ter mais aquários cá em casa (já tenho 4), e porque adquiri um casal de ciclideos anões que ainda não vou revelar, resolvi parar a reprodução desta excelente estirpe, Agassizi Fire Red.

 

Muito me fizeram aprender, pesquisar e pensar, mas que também me prendaram pelo esforço e dedicação da melhor forma, como foi visível ao longo deste tempo por todos vocês.

 

Ainda permanecem comigo, mas tive que coloca-los no aquário comunitário para dar desde logo as melhores condições ao casal que entrou.

 

Espero em breve com algumas mudanças que poderão ocorrer, poder ter mais aquários e voltar a reproduzi-los.

 

Agradeço a todos os comentários que fizeram, pois todos serviram de incentivo para o meu esforço e dedicação com este casal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora como já tive oportunidade de dizer, adquiri um novo casal de Ciclídeos Anões..

Quero deixar-vos aqui um desafio...

Vou colocar uma foto enquanto estava a fazer a ambientação ao casal e serão vocês a descobrir de que espécie se trata... :D

 

Aqui fica a foto, que não ajuda muito diga-se de passagem... ;)

 

Pic_18968_7.jpg

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nannacara adoketa?

 

 

Bingo!!

 

São os Ivannacara Adoketa.

Ainda estão em fase de ambientação, a juntar a isso, trata-se de peixes selvagens, como tal ainda estão um pouco escondidos..

Quando estiverem mais à vontade coloco umas fotos ou video para vos mostrar a real beleza destes meninos :)

 

Abraço.

Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe :)

são peixes bem bonitos, espero que consigas a sua reprodução pq gostada de ver como é.

Tb ficam com cores vivas durante a reprodução?

 

Boas.

Sim é verdade, são peixes bastante bonitos quando estão no seu auge de cores.

A reprodução é o meu objectivo principal, pois com esta espécie é algo extremamente difícil de se conseguir, por isso sei que tenho um longo caminho pela frente.

Na verdade não sei se ganham uma coloração viva durante a reprodução, pois nunca tive o prazer de assistir a isso.

 

À pouco coloquei um pequeno cardume de neons chineses, porque estava a acha-los tímidos, inibidos e escurecidos.

Posso dizer que a atitude deles mudou do dia para a noite, ficaram mais activos, bastante curiosos com os novos inquilinos e com as cores mais perto que devem ter por norma. Ainda não voltei a tirar fotos para não ficarem mais stressados, mas fica para breve.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se queres que eles sintam se á vontade tenta tapar o aquario com uma toalha só consegui ver o estilo de zebra depois deste processo,ficam mais á vontade.

 

Boa Sorte :)

Editado por LoLpo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se queres que eles sintam se á vontade tenta tapar o aquario com uma toalha só consegui ver o estilo de zebra depois deste processo,ficam mais á vontade.

 

Boa Sorte :)

 

 

Boas amigo.

Mesmo sem toalha eles já se vão sentindo mais confortáveis. Já os vejo mais fora da casca :D

Um abraço.

 

 

Bem pessoal, ao fim de muitos minutos com a máquina à frente do aquário, lá consegui apanhar pelo menos o macho mais desprevenido..

As fotos não são de grande qualidade como já sabem e a beleza desta impressionante estirpe fica muito além do que se vai ver acreditem.

 

O Macho:

 

Pic_18968_40.jpg

 

A Fêmea (sempre atenta):

 

Pic_19581_18.jpg

 

O macho tem cerca de 10cm e a fêmea cerca de 6cm.

Como já disse, vão-se sentindo cada vez mais à vontade no novo habitat deles, agora juntamente com 13 neons chineses, 2 corys sterbai e 1 ancistro.

O macho felizmente não é muito agressivo, só por vezes é que dá uma bicada ou outra na fêmea.. Não sei se poderá ter haver com o facto de ainda não terem o território bem definido. A ver vamos com o tempo.

Neste momento a água deles está com um PH entre os 5/5.5 a uma temperatura de 26,5º. Dureza muito baixa também.

Quando houver oportunidade ou eles se sintam mais à vontade coloco mais fotos ou até um vídeo. Mas nunca é de mais frisar, não há nada como vê-los ao vivo ;)

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está, uma novidade aqui no fórum :D

Muito bem, lamento por um lado a grande dose de dinheiro que largaste pelos bichinhos hehe :medieval_mace:

Amor à camisola, não é verdade?

Por agora não vou adiantar nada acerca do aspecto, vou esperar pela melhor aclimatização deles, e melhoria das cores, até porque estava a espera de umas cores mais parecidas com as que aparecem na foto da crystal red...

Esse aquário é que podia ser mostrado, parece-me muito selvagem! Se mostrares eu mostro o meu também, que tem mais árvore que água! Como é que tens o pH nesse valor? Eu não consigo por o meu muito mais baixo que isso naturalmente, vou se calhar ter de recorrer a quimicos, algo que preferia evitar especialmente tratando-se de peixes selvagens.

Eu também fui buscar hoje 3 novos peixinhos ao membro Zé Carlos, discus claro está.

Bem Fábio, vai actualizando para trocarmos impressoes acerca da água e parâmetros, setup e isso, apesar de não termos as mesmas espécies estamos os dois com peixes selvagens de muito dificil reprodução.

Um abraço :)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Fábio, quando tapava o aquario cerca de 1 h -/+ e depois ia ver os peixes apresentavam cores lindíssimas com riscas tipo zebra como está nesta foto:

 

http://img844.imageshack.us/img844/8673/bild0112p.jpg

 

mas muito rapidamente mudavam para as cores que apresentas nessas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo exemplar e que excelente padrão e cor. Se calhar em vez de uma toalha, umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] faziam um melhor efeito e não abafavam tanto o aquário...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Desde já obrigado pelos comentários.

 

Amigo LoLpo, obrigado por partilhares essa foto, está de facto com umas excelentes cores.

 

Daniel, é verdade, podes-lhe chamar amor à camisola, ou pancada como queiras :D. Quanto ao PH, recorro aos metodos naturais que já conheces. Talvez tenhas é que acrescentar mais turfa ou folhas, ou, TPA´s com menos regularidade ;).

 

O casal a cada dia que passa se aproxima mais do seu verdadeiro potencial, visto que se vão sentindo cada vez mais à vontade.

Prova disso e como prometido, é o video que segue dos meninos, numa altura em que se sentiam mesmo como "peixinhos na água" :D

 

Disfrutem!

 

 

A qualidade é aquela que já conhecem, desta vez até foi gravado com o telemóvel.

Assim que tiver mais novidades destes meninos actualizo.

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal.

 

Sei que neste momento tenho o meu casal de Agassizi Fire Red em Standby, neste momento no comunitário.

Venho aqui partilhar convosco algo que não é muito frequente de se ver, muito menos de registar!

 

É agradável quando vamos olhar para os nossos peixinhos no final do dia, e temos agradáveis surpresas... Como uma desova, ou uma nuvem de pequenos alevins... Pois é, neste fim de semana fui surpreendido pelos meus Agassizi Fire Red, no comunitário, não com uma desova... Mas sim em plena desova!

 

Fica então o registo para quem nunca teve o prazer de assistir.

 

 

Espero que tenham gostado mesmo com a má qualidade que tem.

Fui apanhado de surpresa e gravei com a 1º coisa que apanhei à mão, o telemóvel.

 

Pode-se ver no video a extrema agressividade, caracteristica nos ciclideos anões, para todos os que se aproximam do local. Obviamente que por a água não ter as caracteristicas necessárias para a eclosão dos ovos, nem o aquário/companhia ser o mais indicado, passado 1 dia os ovos já lá não estavam.

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito mais à vontade!

Mas uma coisa que notei no inicio do filme foi que o macho ao passar para o lado direito do aquário stressou um bocado, e deu uma corridinha não foi? Acho que para peixes selvagens está muito despido, devias encher com mais folhas, uns troncos ramificados, algo que de cobertura. Não notas mais actividade e melhor comportamento na zona das folhas?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais