Reprodução de Apistogrammas


fabiosilva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Este tópico não é totalmente desconhecido para alguns, contudo com a remodelação do fórum (os meus parabéns pelo novo modelo, a quem colaborou para ele) penso que o tópico não tenha ficado no local mais adequado (Fotos e Vídeos - Comunitário...). Daí ter decido recria-lo no local mais indicado e abreviando a minha caminhada até aos dias de hoje, no meu ainda pequeno mundo dos Apistogrammas.

 

Vou tentar fazer um género de foto-novela com uma pequena descrição em cada foto/vídeo para que seja perceptível a todos em vez de um tópico "enfadonho".

 

Descrição dos aquários de reprodução:

 

Cubo 30x30x30 - Casal Hongsloi

 

- PH 5.0

- Água bastante mole

- Filtro esponja

- Areia sílica branca, folhas de carvalho e turfa

 

Pic_18968_16.jpg

Pic_18968_17.jpg

 

O casal:

 

Pic_18968_25.jpg

Pic_18968_28.jpg

 

 

Aquário panorâmico 80x45x?? - Casal Agassizi Fire Red

 

- PH 5.0

- Água bastante mole

- Filtro Eheim Classic 2213

- Areia sílica branca, folhas de carvalho e turfa

 

Pic_18968_18.jpg

Pic_18968_19.jpg

 

O casal:

 

Pic_18968_14.jpg

Pic_18968_30.jpg

 

As maternidades que se vêm dentro dos aquários foi em altura que havia alevins e achei necessário separar os machos (porque apanhei o Agassizi a petiscar na 1º postura).

 

1º postura dos Agassizi (cerca de 35, restam 28), aqui já separados dos pais.

 

Pic_18968_11.jpg

Pic_18968_12.jpg

 

Ora bem, como também já tinha dito no tópico antigo, houve uma 2º postura de Agassizi e 1º de Hongsloi com diferença apenas de 5 dias.

 

Segue umas fotos dos pequenos e uns vídeos relativamente à 2º postura, ainda com os pais.

 

Agassizi - 1º dia de natação livre:

 

Agassizi - 9º dia de natação livre, vídeo e foto:

Pic_18968_29.jpg

 

 

Hongsloi nos primeiros dias de natação livre:

Pic_18968_26.jpg

Pic_18968_27.jpg

 

As fotos e vídeos que viram acima são dos pequenos ainda com os pais.

Antes de os separar para o aquário de crescimento, notei uma reacção um pouco estranha da fêmea Hongsloi com os pequenos, penso que devido a outra postura (não fecundada) que fez entretanto. Resolvi arriscar e retirei os pequenos para junto da nuvem dos Agassizi, que como eram tantos a fêmea não iria notar...

Ora chegada a altura de irem para o aquário de crescimento, já com os hongsloi juntos à quase 2 semanas +/-, resolvi reservar a minha tarde de feriado (1 Dezembro) para o trabalhinho..... e que trabalhinho....

 

Eu na altura, ainda com poucos dias de natação livre, disse-vos que os Agassizi eram muitos... Pois não estava a mentir, tanto que até eu fiquei abismado...

Posso-vos dizer que ao tira-los, praticamente 1 a 1 para fazer a mudança, e em quase 2 horas de trabalho, contei nada mais nada menos que.... 190 alevins!!! E sem arredondamentos. Entre eles vinham apenas 6 Hongsloi, dos que tinha misturado.

 

Segue então as restantes fotos da mudança, do novo aquário de crescimento que entretanto levou um update e dos alevins da 1º postura de Agassizi.

 

Se duvidarem e tiverem paciencia, contem-nos :D

Pic_18968_34.jpg

 

O aquário de crescimento já com eles misturados

Pic_18968_35.jpg

 

Aqui a velha guarda, fazem 3 meses a 16 Dezembro

Pic_18968_36.jpg

 

Os mesmos a comer papa

Pic_18968_39.jpg

 

Todos à molhada, grandes e pequenos

Pic_18968_37.jpg

 

Destaque para um dos maiores, macho quase de certeza já com uma bela coloração

Pic_18968_38.jpg

 

Ao misturar os pequenos com os maiores, não foram muito bem aceites, têm que estar sempre atentos porque de vez em quando há uma investida dos maiores..

 

Quero agradecer a todos os que contribuíram com mensagens de apoio ou criticas construtivas no tópico anterior, e neste se quiserem já sabem, estão à vontade :D

 

A qualidade das fotos e dos vídeos não é das melhores mas espero que tenham gostado.

 

 

Abraço a todos,

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pic_18968_37.jpg

 

Belo post, muitos parabéns, safarem-se 190 duma só vez é obra, conta lá que alimentação fizeste até chegarem ao tamanho que está na foto.

cumps e continuação do bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o documentário, e os apistos estão cheios de saude.

 

Bom trabalho

 

 

Obrigado amigo, é verdade até dentro de água eles transpiram saúde.

É o que vale nascerem já nas nossas águas ;)

 

Abraço

 

 

Belo post, muitos parabéns, safarem-se 190 duma só vez é obra, conta lá que alimentação fizeste até chegarem ao tamanho que está na foto.

cumps e continuação do bom trabalho.

 

Boas Nautilex.

 

É verdade que foi um grande feito safarem-se os 190, não sei se terá sido uma vez sem exemplo ou se as próximas serão iguais ou parecidas, veremos...

Quanto à alimentação, é como aconselham os doutores, várias vezes ao dia, em doses moderadas e com bastante variação (microvermes, ovos de artémia descapsulados, infusórios da JBL).

 

Abraço.

 

 

Brutal, meus sinceros parabens.

 

Desculpa a ignorancia, mas porquê um PH tão baixo?

 

 

Boas tat,

 

Antes de mais não te consideres ignorante, ninguém nasce ensinado e tal como eu também tive que aprender e perguntar quando não sabia :)

Respondendo à tua questão, os Apistogrammas gostam de águas bastante ácidas, não quer dizer que não sobrevivam em águas menos ácidas ou até ligeiramente alcalinas (em aquário, não no seu habitat natural), contudo principalmente para a reprodução e para uma maior taxa de eclosão e sobrevivência, convém ter o PH baixo e água mole.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

 

Vi hoje a pela primeira vez o teu tópico, e sem duvida veio mesmo na altura certa. Não sei se vist o meu tópico acerca dos apistogramma abacaxis que chegaram a desovar e o que aconteceu depois, mas afastou me um bocado da aquariofilia, mas esta semana voltei a estar mais sintonizado, e isto é um bom tópico para relembrar o motivo de o fazermos. Os meus parabens desde já. Apesar de não serem as minhas espécies de apisto preferidas, e de não gostar nada dos fire red, um feito destes não deixa de ser incrivel :D Eu agora estou com um apisto agassizi tefe bauana selvagem, e duas femeas agassizi uma normal e a outra double red. Queria saber como é que foi com os teus agassizis, e a relação entre o macho e a fêmea.. Agressividade? Este macho já teve uma femea tambem tefé bauana, mas ele não a cortejava, estabeleceu um território no aquário, e defendia-o dela. Hoje a tarde comprei a double red, e ele no inicio abanou-se, mas nem um minuto, e já estava a fazer o mesmo. Acabei agora de comprar a fêmea normal, mas as luzes já estavam apagadas, não deu para ver. Os teus comportaram-se assim? Não consigo perceber o que está mal, porque a água é igual á que tinha quando os abacaxis desovaram.

Boa sorte com isso, e actualiza!

Um abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

 

Vi hoje a pela primeira vez o teu tópico, e sem duvida veio mesmo na altura certa. Não sei se vist o meu tópico acerca dos apistogramma abacaxis que chegaram a desovar e o que aconteceu depois, mas afastou me um bocado da aquariofilia, mas esta semana voltei a estar mais sintonizado, e isto é um bom tópico para relembrar o motivo de o fazermos. Os meus parabens desde já. Apesar de não serem as minhas espécies de apisto preferidas, e de não gostar nada dos fire red, um feito destes não deixa de ser incrivel :D Eu agora estou com um apisto agassizi tefe bauana selvagem, e duas femeas agassizi uma normal e a outra double red. Queria saber como é que foi com os teus agassizis, e a relação entre o macho e a fêmea.. Agressividade? Este macho já teve uma femea tambem tefé bauana, mas ele não a cortejava, estabeleceu um território no aquário, e defendia-o dela. Hoje a tarde comprei a double red, e ele no inicio abanou-se, mas nem um minuto, e já estava a fazer o mesmo. Acabei agora de comprar a fêmea normal, mas as luzes já estavam apagadas, não deu para ver. Os teus comportaram-se assim? Não consigo perceber o que está mal, porque a água é igual á que tinha quando os abacaxis desovaram.

Boa sorte com isso, e actualiza!

Um abraço

 

Boas Daniel.

 

Desde já obrigado pelo teu comentário.

Sim lembro-me do teu tópico e tenho pena pelo que aconteceu aos teus Abacaxis, uma espécie que gosto muito sem dúvida e que tenciono ter futuramente.

Quanto ao comportamento dos teus Agassizi, não acho que seja nada de anormal. É comum e penso que em todas as espécies de Apistogrammas marcarem o seu território, sejam machos ou fêmeas e protege-lo dos restantes. Na minha opinião o que está acontecer no teu aquário é que ainda está haver uma ambientação dos peixes ao seu novo habitat. Nos meus também existe uma certa agressividade, o macho persegue a fêmea constantemente. Não te preocupes, se hoje estás com pena da/das fêmeas por estas levarem, assim que elas desovarem vais ficar com pena do macho acredita ;). A territorialidade (que palavrão), até nos pequenos é comum, vejo isso pelos meus.

O facto do teu macho não cortejar a fêmea, pode ser falta de ambientação como já te disse, mas também pode ser por ainda não terem maturidade suficiente para a reprodução. Já agora, sabes a idade deles?

Não queiras que os Agassizi tenham o mesmo comportamento que os Abacaxis. São espécies diferentes logo têm comportamentos diferentes e podem requerer parâmetros de água também diferentes. Ainda para mais estamos a falar de espécies selvagens...

 

Como diz o nosso amigo Ricardo A. Silva e com razão, nada melhor que fazer-lhes uma boa cama e ter uma boa dose de paciência :)

 

Abraço e boa sorte.

Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal.

 

O tópico tem andado um bocado adormecido mas acreditem que é mesmo só o tópico...

Venho apenas dar a noticia que lá por casa as "coelhas" não páram :D

 

Neste momento tenho cerca de 40 pequenos Hongsloi com 5 dias de natação livre e cerca de uma centena de Agassisis com 2 dias de natação livre.

 

Fotos para breve ;)

 

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu não gostava nada dos hongsloi, achava-os gordos tipo balão, mas ao ver os teus o bichinho começa a pegar! :D os pequeninos estão com que tamanho? consegues bons resultados no cubo?

 

Os hongsloi têm uma forma arredondada mas não são assim tão balofos, quer dizer, se os comparares aos agassizi...

Da primeira postura de hongsloi tenho apenas 5 agora com 2 meses, cerca de 1cm. Nesta segunda postura e ainda juntos com a fêmea, tenho cerca de 35 ainda e a crescer a bom ritmo, com 2 semanas de vida, e com perto de meio cm. Se tenho bons resultados no cubo, bem os parâmetros não são faceis de manter, contudo da 1º para a 2º postura houve melhoras significativas em termos de sobrevivênca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

então para quando uma actualização com fotos da pequenada? estão muito bem os pequenos, parabéns!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Estou a gostar bastante!! Uma pergunta :). Como tens o ph a 5º ?? Eu com agua de osmose e turfa e folhas de amendoeira não consigo baixar mais que 6,6 +- :( Para baixar mais recorro a agua de garrafao da marca Pongo Dice.

Não me quero aproveitar, mas tenho uma fêmea de agassizi sozinha :)))

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Estou a gostar bastante!! Uma pergunta :). Como tens o ph a 5º ?? Eu com agua de osmose e turfa e folhas de amendoeira não consigo baixar mais que 6,6 +- :( Para baixar mais recorro a agua de garrafao da marca Pongo Dice.

Não me quero aproveitar, mas tenho uma fêmea de agassizi sozinha :)))

 

Abraço

Paulo

 

Boas Paulo.

Relativamente ao PH pode ter haver com o estado da tua membrana da osmose, poder não estar nas melhores condições e não fazer o efeito desejado, não só a nível de PH como da dureza da água, o que vai dificultar a tarefa ás folhas e à turfa. Em todo o caso já experimentas-te aumentar a dose da turfa no filtro? À quanto tempo não trocas a turfa e as folhas? Com que frequência fazes tpa´s? Tudo isso são factores importantes..

Quanto à tua fêmea sozinha, tenho aqui um Don Juan para ela :D (PM)

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

Relativamente ao PH pode ter haver com o estado da tua membrana da osmose, poder não estar nas melhores condições e não fazer o efeito desejado, não só a nível de PH como da dureza da água, o que vai dificultar a tarefa ás folhas e à turfa. Em todo o caso já experimentas-te aumentar a dose da turfa no filtro? À quanto tempo não trocas a turfa e as folhas? Com que frequência fazes tpa´s? Tudo isso são factores importantes..

Quanto à tua fêmea sozinha, tenho aqui um Don Juan para ela :D (PM)

Abraço.

 

O kit de osmose é do mais simples que pode haver. Costumo testar a GH da água OI com um caneta TDS, que me dá valores de 10ppm, muito mole, ainda inferior á água do Pingo Doce. De referir que a água que da torneira que entra na OI tem um TDS de 220ppm... No que toca ao ph da água de OI... anda nos 6.8, enquanto a do PDoce vai para menos de 6º. Poderá ser do próprio kit...

O filtro que uso é um Eheim Liberty 150. Onde tenho um dos lados com turfa durante 1 mês, e acredito que a turfa até durasse mais um pouco, pois o caudal é reduzido. As folhas, adiciono pelo menos 2 todas as semanas, e não as retiro. Por vezes até faço um chá e adiciono no aquário.

As TPA's de 3 em 3 semanas. Agora com água do PDoce, e dantes com água de OI. A reposição era sempre feita com água de OI.

Enfim... não sei o que hei-de fazer mais.

 

Agradeço esse Don Juan! A minha fêmea já é velhota, tem cerca de 2 anos, e acho que ela já merece um macho!!!

 

Abraço e obrigado!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

 

Sim o valor de tds da água de OI é bom. Já mediste o PH à saida da torneira?

Acho estranho não conseguires baixar mais do que 6.6 mesmo com turfa e folhas.

Que substrato é que tens? Tens pedras lá dentro do aquário,? Se sim, quais?

Quanto à turfa normalmente mantenho a minha cerca de 2 meses, tempo que demora entre posturas, não sei se dura mais do que isso, mas como a partir do momento em que os alevins iniciam a natação livre as TPA´s são diárias, passado esse tempo a turfa deixa de fazer o efeito desejado e troco por nova.

Já agora, os testes de PH que tens são fiáveis?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem la atravessar-me, mas podem-me pf dar umas dicas sobre o uso de OI nos nossos aquas?

Algum link, onde possa aprender sobre isso?

 

Boas tat.

Não precisas pedir desculpa pois o tópico é para todos os que querem participarem, e o assunto que estás a por em causa está dentro do âmbito. Quanto ao uso de OI na água dos nossos aquários, sinceramente não tenho nenhum link para te dar de momento, contudo posso-te dizer que para aquários de reprodução acho bastante vantajosa a sua utilização, juntamente com a turfa e as folhas, dás aos peixes a qualidade que precisam... Para comunitários já não tenho a mesma opinião. Acho bastante dispendioso ter uma OI para TPA´s de comunitários ou crescimento, sim porque é um equipamento bastante caro e porque retira alguns sais minerais bastante importantes para o crescimento dos pequenos.

Resumindo:

 

Reprodução - Sim, água de osmose.

Comunitários/Crescimento - Água del cano, sem cloro obviamente ;)

 

Esta é a minha opinião. Mas há diversas opiniões sobre a utilização de OI, uns a favor outros contra.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo Fábio,

 

A água de osmose apenas tem um pequeno grande inconveniente "os sais essenciais aos peixes", se for para crescer então não se safam se não houver reposição dos sais, e por cada tap estar a adicionar sais :drinking: , acaba por sair caro...

 

Acho que não compensa para apenas criar água ácida

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

 

Sim o valor de tds da água de OI é bom. Já mediste o PH à saida da torneira?

Acho estranho não conseguires baixar mais do que 6.6 mesmo com turfa e folhas.

Que substrato é que tens? Tens pedras lá dentro do aquário,? Se sim, quais?

Quanto à turfa normalmente mantenho a minha cerca de 2 meses, tempo que demora entre posturas, não sei se dura mais do que isso, mas como a partir do momento em que os alevins iniciam a natação livre as TPA´s são diárias, passado esse tempo a turfa deixa de fazer o efeito desejado e troco por nova.

Já agora, os testes de PH que tens são fiáveis?

 

Abraço.

 

O ph á saida da torneira é de 7,4º... TDS nos 220ppm :P

O substrato é akadama e uso um tronco "mangroove".

Os testes ph são da Nutrafin e estão no prazo.

 

Umas das razões será o facto da água da torneira ser algo dura. (?)

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph á saida da torneira é de 7,4º... TDS nos 220ppm :P

O substrato é akadama e uso um tronco "mangroove".

Os testes ph são da Nutrafin e estão no prazo.

 

Umas das razões será o facto da água da torneira ser algo dura. (?)

 

Abraço

Paulo

 

Boas Paulo.

 

Sim pode ser pelo PH da torneira, contudo da minha torneira sai um PH idêntico e obtenho melhores resultados.

Experimenta colocar mais quantidade de turfa e vai fazendo testes semanais para veres o resultado.

Podes ter turfa insuficiente relativamente aos litros de água do teu aquário.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, como prometido e com muito atraso eu sei, aqui vai uma actualização dos pequenos cá de casa.

 

Começo por mostrar uma foto dos Hongsloi, fruto da 2º postura, cerca de 30 e um vídeo de mais uma nuvem de Agassizi, esta da 3º postura, cerca de uma centena deles.

 

Com duas semanas.

Pic_18968_1.jpg

 

Com uma semana e meia, mas alguns mais desenvolvidos que os Hongsloi, também se tratam de espécies diferentes, pode ser por aí...

 

Segue uma foto geral do aquário de crescimento, cerca de 180, porque felizmente houve muito poucas baixas.

 

Pic_18968_5.jpg

 

Aqui destaco um pequeno Hongsloi da 1º postura.

 

Pic_18968_6.jpg

 

Porque para mim a primeira postura com sucesso de Apistogrammas teve bastante importância, quis ficar com 3 exemplares da 1º postura de Agassizi, dois machos irmãos mas algo diferentes e uma fêmea. Ora aqui vai ;)

 

Este ganhou uma coloração amarela bastante interessante, em termos de cores é mais bonito que o próximo.

Pic_18968_3.jpg

 

Este não ganhou o amarelo, foi o único, mas as barbatanas anais e parte do corpo tem um branco tipo pérola, que quando exposto à luz também é espectacular, este é bem mais possante que o outro.

Pic_18968_2.jpg

 

Aqui está a fêmea.

Pic_18968_4.jpg

 

Bem por agora é tudo. Irei actualizando conforme houver novidades e desenvolvimentos.

Espero que gostem. :)

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel a ideia é boa, mas tem um senão... É panorâmico... A dificuldade não seria dividir, o problema é que a parte mais larga do aquário tem uns 35cm, o que é suficiente, mas nas pontas laterais acaba +/- com 20cm se tanto, o que é pouco. Se o aquário fosse de 80 como é, mas a largura fosse igual de extremo a extremo já a fruta era outra ;)

Mas obrigado pela sugestão, sempre em busca de mais um canto para outro casal né verdade :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais