De volta ao Vicio


cesarrf

Recommended Posts

Boa tarde,

 

como o nome indica estou de volta ao vicio, já desde 2004 que não tenho aquarios o que faz de mim neste momento um perfeito noob nas andanças dai estar a abrir este post que irá abranger uma serie de duvidas que tenho no que respeito a peixes, equipamentos e plantas.

 

tenho passado os ultimos dias a vasculhar tudo o que é sites e foruns de forma a fazer um update ao conhecimento.

 

agradeço desde já a atenção que venha a ser dada ao meu post.

 

E bem aqui vão as duvidas, primeiro, o setup

 

aquario 100X40X50

 

Objectivo comunitario plantado

 

equipamentos que estou a ponderar aquirir:

 

Filtragem -- EHEIM CLASSIC 2213 PLUS x2 ou então EHEIM CLASSIC 2215 PLUS x1, estou mais inclinado para os dois 2213 porque me permite ter sempre um filtro em funcionamento enquanto limpo o outro não comprometendo muito o sistema de de filtragem bacteriana, o gasto no consumo energetico é quase identico e aumento a capacidade de materia filtrante.

 

Aquecimento -- a minha casa não é fria de inverno nem muito quente de verão logo estou a pensa em aquirir um EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 200W

 

CO2 -- caseiro

 

Areão -- akadama

 

Iluminação -- aqui é que vem a minha dor de cabeça pois as calhas ou custam fortunas ou são baratas e não prestam, é como quase tudo na vida mas estou inclinado para uma jebo t5 4x39 watts desde que compense a compra dos balastros pois estou a pensar em alterar para electronicos se a calha permitir, caso nao permita alguma sugestão de calhas dentro destas caracteristicas.

 

Lampadas -- completamente a leste neste campo, tendo em conta as 4x39 que lampadas aconcelhavam para a flora que descrevo a baixo?

 

flora e fauna que estou a pensar em colocar:

 

Flora

Anubias barteri var. nana

Microsorum Pteroptus

Cryptocoryne parva

Heteranthera zosterifolia

Vallisneria nana

Vallisneria americana var. asiatica

 

Fauna

Corydoras julii

Red Cherry

Botia Palhaço

sae

cardinal

peixe lapis vermelho

discus se for possivel (ainda estou indiciso)

 

penso que este setup é perfeitamente compativel mas caso detectem alguma incompatibilidade por favor alertem, este setup ainda so esta planeado, neste momento so tenho aquario e movel aquirido, o resto ainda esta no pensamente.

 

fico à espera de comentarios, obrigado.

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem voltado ao hobby, esperamos que consigas encontrar aqui o que pretendes.

 

Até agora parece-me bem, o tamanho do aquário para comunitário parece-me bem, a questão dos dois filtros partilho completamente da tua ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O post a pouco estava incompleto por acidente submeti antes de acabar :) agora sim esta completo

 

update - consegui um bom preço nos filtros e comprei 2x fluval 204(descontinuados é certo mas ainda não vi as diferenças para os novos 205) pelo preço de 1 2215

 

novo possivel setup:

Corydoras sterbai em vez do julii

Red Cherry

Botia Palhaço não devo colocar botias

Otocinclus Catfish em vez do sae

cardinal

peixe lapis vermelho

discus indeciso

 

fertelização -- 2/3 akadama 1/3 JBL AquaBasis plus

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao vício.

 

Existe alguma razão especial para que tenhas trocado as juli pelas sterbai?

 

Quanto à iluminação e uma vez que será 4x49, tens hipóteses de poder diversificar de intensidade luminosa: desde dos 4500 k até aos 8000 k passando naturalmente pelos 6000 k.

 

Repara que não falo nos watts, pois existem outros factores a teres em conta, tal como atrás referi.

 

Tens jeito para a bricolage? Vai em frente e constrói uma calha, se não os patrocinadores são uma opção válida no que diz respeito à iluminação.

 

Boa sorte e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

este fim de semana estive na aquaplante e vi as duas corydoras e fiquei fascinado pelas sterbai, achei o padrão das pintas mais acentuado e menos confuso do que na julii, foi apenas uma coisa visual :P

 

quando às calhas, já entrei em contacto um dos patrocinadores para a aquisição de uma, mas neste momento não tem em stock vou aguardar que chegue, como não tenho pressa para montar o aqua, sempre me da tempo para ir estudando mais as compatibiliadde e necessidadese fazer layouts imaginados.

 

As calhas que refiro são anunciadas com as seguintes lampadas 6500kelvins, 10000kelvins e blues em principio dá para jogar com estas e compensar alguma que possa não estar dentro do espectro que pertendo, ja que pelo que me parece deve existir uma que vem repetida .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem cá estou eu de volta passado quase um mês, os preparativos estão quase todos, o estudo tambem já foi feito.

 

vou deixar aqui um dos possiveis layout que experimentei.

 

P1010046.jpg

P1010047.jpg

P1010048.jpg

P1010050.jpg

P1010051.jpg

P1010052.jpg

 

o chão vai ser coberto por akadama na parte traseira até ao limite que esta desenhado nas pedras o resto vai ser preenchido com areão preto, irá ser coberto por tapete nas laterais, e no centro onde estão aqueles dois conjuntos de 3 pedritas, vai ficar 2 anubias nanas, ainda não estou muito feliz com a lateral esquerda ver se lhe mexo um bocado, o resto vai ser preenchido com:

 

 

Flora

 

Anubias barteri var. nana L

Microsorum Pteroptus

Hygrophila corymbosa var stricta

Heteranthera zosterifolia

Eleocharis acicularis

Vallisneria americana var. asiatica

Blyxa japonica

Musgo ainda a decidir qual mas estou inclinado para Weeping

 

Fauna

 

Corydoras sterbai

Otocinclus

Red Cherry

cardinal

peixe lapis vermelho ou bebados

Mikrogeophagus ramirezi 1 macho ou 1 casal

Betta splendens 1 macho

 

o resto do setup mão mudou muito, co2 passou a ser extintor de 2kg, calha é uma 4X39 com 1x gro lux, 1x 6500, 1x 8000 e 1x10000, filtragem 2x fluval 204, substracto fertil jbl e areão preto

 

 

que acham?

 

quanto a ramirez ainda estou indeciso, mas acho que devo optar pelos cherry pela quantidade e contraste que fazem, o ramirez adoro é um peixe brutal mas o contributo que um ramirez dá em relação a uma colonia de cherry não se justifica (termos de contraste e utilidade)

 

e mais uma foto agora virtual do que deve ficar

projecto.jpg

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que vai ficar engracado ;) queremos e ver isso montado :D

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem aqui vai mais uma ideia (imagem limpa)

P10100451.jpg

 

o que estou a pensar em fazer agora é elevar a posição dos troncos com substato ou seja a parte a vermelho será de substrato preto e vai afunilar das laterais para o centro de forma a fazer um genero de canal entrando pelo tronco a dentro até a fim do aquario, a parte que não está pintada será com outro tipo de substrato castanho e será mais elevada que vai desnivelando para o tronco central mas parando nas laterais do mesmo ou seja desnivel das laterais para dentro, e da frente do aquario para o fim do mesmo passado por baixo do tronco, é complicado explicar e desenhar ainda mais, depois será complementado com pedras para tornar as transições mais suaves e naturais

P10100462.jpg

 

P101004623.jpg

 

que me dizem?

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões

 

Em relação à posicção do tronço tambem gosto mais da ideia e não ficar numa posição "direitinha" ainda vou brincar com as posições principamente a do lado direito.

 

Quanto ao areão estou ainda a ponderar bem, pq se for ver bem as coisas e com o volume de plantado que penso ter, acho que a akadama nem se vai ver no aquario e só se iria ver o preto e ai não corria o risco do "match" entre cores não resultar, se optar por teres areas abertas entre a parte traseira do aquario e a frontal ai sim, parece-me que ia ter o problema das cores, este fds vou de certesa a aquaplante e a naturline dar uma olhadela e se vir um areão claro é bonito siga para bingo :P

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação.

 

Bem seguindo algumas dicas fui fazer umas compras, comprei areão branco, convencido que ia ficar um espectaculo, resultado não gostei :( parecia muito sintetico então como ja tinha tinho dentro do aquario e não tive grande hipotese (e vontade) de tirar tudo (akadama, substrato fertil e areão branco) resolvi mesmo inventar, então como tinha areão preto aqui, juntei ao branco, ficou engraçado pelo menos gostei mais que o branco sozinho, e já agora pensei e pq não juntar um pouco de castanho ao branco e preto, e juntei ficou algo assim

 

P10100502.jpg

 

 

Muito mais agradavel pelo menos para mim e penso que para os peixes que gostam de cores mais escuras.

inventei um pouco mais e fiz umas fotos aqui vai, as de panoramica ficaram termidas :( mas depois coloco mais

 

P1010054.jpg

P1010053.jpg

 

e uma ultima agora com a alteração que sugeriste, tambem gostei mais assim

 

P10100532.jpg

 

 

 

espero que gostem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, depois de uma trabalheira das grandes:P e um boa dor de costas aqui fica.

 

a maquina não é das melhores mas é o que se arranja

 

P1010051.jpg

P1010058.jpg

P1010059.jpg

P1010057.jpg

P1010056.jpg

P1010055.jpg

P1010054-1.jpg

P1010053-1.jpg

P1010052.jpg

 

 

agora vou fazer o ciclo sem pressas, desliguei 2 lampadas (8k e 10k) ficando apenas com gro-lux e 6,5k até as plantas se ambientarem, e tenho co2 a bombar 2bps

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Depois de algum tempo ausente aqui vai um novo layout do meu aquario, o mistura do areao na motangem anterior veio-se revelar feia e como decidi alterar aproveitei para alterar tudo.

 

Desta vez optei apenas por um tipo de pedra não misturas como tinha antes e outro tipo de formato de tronco.

 

Optei por uma raiz red moor wood e basalto apanhado no monsanto.

 

ainda falta lavar e desinfectar como deve ser as pedras, e escolhi as mais escuras para contraste(depois de limpas vão perder as pintas verdes que é musgo e ficar tudo preto)

 

como quis dar mais espaço para os habitantes não carreguei mt no layout, a nivel de flora vou colocar no lado direito um volume não mt grande valisnerias spiral, no troco vou colocar fetos de java e anubias nanas e na parte esquerda vou fazer "saltar" alguns focos de verde (ainda indeciso mas não quero tapete) para quebrar a monotonia do preto e castanho mantendo o espaço livre

 

Espero que gostem, aqui fica uma foto para terem ideia.

 

P1010088.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.