1º Aquário 60L água quente doce


Pirussas

Recommended Posts

Eu pessoalmente só ainda não me meti num, porque a mulher já esta farta de tantos aquários lá em casa ehehehe, fora isso era só mesmo juntar guito e começar nos salgados;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho de ir com calma...agora quero aproveitar o meu pequeno aquário de água doce.

 

Sábado fiz um TPA aí de 20% da água e hoje repeti os testes:

 

Ph: 7,5

Amónia: 0

Nitritos: 0,1 mg/L

Nitratos: 5 mg/L

 

Já me parecem valores bastante aceitáveis, vou ver se compro uns camarões e mais 4 neos esta semana :D

 

PS: Estava a ler os Ph's de água salgada, a minha água antes não devia estar nos 6,5 mas sim nos 7. Agora aumentou ligeiramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Atenção a duas coisas: Os camarões são mais sensíveis a parametros incorrectos(amónia, nitritos e nitratos) que os peixes, acho que devias esperar mais um pouquinho para os introduzires. E quanto aos bótias palhaço, crescem monstruosamente, um pequeno grupo de corydoras era preferível, há espécies bem bonitas como as sterbai ou as adolfoi(as panda são parecidas e mais baratas), ou até mesmo as black venezuela.

 

De resto parece-me que podias dispor esses elementos de uma maneira mais natural, e fazer um arranjinho nas plantas. Força nisso ;)

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pa que treta, queria bué ter uma bótia palhaço. Vou falar com o homem da loja onde compro os peixes, quando a bótia palhaço ficar muito grande troco por uma mais pequena. Pode ser que ele não se importante. Normalmente peixes maiores são mais caros certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Atenção a duas coisas: Os camarões são mais sensíveis a parametros incorrectos(amónia, nitritos e nitratos) que os peixes, acho que devias esperar mais um pouquinho para os introduzires. E quanto aos bótias palhaço, crescem monstruosamente, um pequeno grupo de corydoras era preferível, há espécies bem bonitas como as sterbai ou as adolfoi(as panda são parecidas e mais baratas), ou até mesmo as black venezuela.

 

De resto parece-me que podias dispor esses elementos de uma maneira mais natural, e fazer um arranjinho nas plantas. Força nisso ;)

Abraço

 

Boas Daniel,

 

Estava a pensar tirar os seixos da direita e colocar mais umas pedras tipo ardósia, como as que estão do lado esquerdo. A nível de plantas o que sugeres? Não estou a gostar muito da que está no centro, por trás da pedra avermelhada.

 

Isto quando se começa é assim, não se sabe todas as possibilidades, só experimentando :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização, inseri mais alguns peixes e fiz uma pequena poda nalgumas plantas que já estavam a precisar.

 

Fauna actual:

 

1 plecostomus

8 Neons

3 SAE

1 Corydora JUL II

1 Bótia palhaço

1 Labeo Frenatus

1 Caracol Clithon corona

1 Caracol Nerita gagatis

 

Fotos:

 

Geral

 

pc240046.jpg

 

Bótia Palhaço

 

btiapalhao.jpg

 

Labeo Frenatus

 

labeo.jpg

 

Corydora

 

corydora.jpg

 

SAE

 

saefe.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, quando ficarem grandes dou-as à loja para os venderem e compro mais. Custam 2 ou 3 euros, achei que era parvo privar-me dos peixes que queria só porque iam crescer. Ou então compro um aquário maior :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

Força Nisso Amigo!

 

Uma opinião, o teu aquario está um bocado monótono, poe umas plantas vermelhas ou umas pedras vermelhas... Apenas uma opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activo é usado para limpar a água quando fazemos tratamentos na mesma, no entanto ele perde a sua acção após mais ou menos um mês dentro de água, dai terem te dito para o mudares de 3 em 3 semanas.

Agora ele só é necessário para esses fins, não tens necessidade de o teres constantemente.

As bactérias alojam se de facto na esponja do filtro mas o que deves meter no lugar do carvão activo são cerâmicas próprias onde as colónias de bactérias se alojam entendes?

 

Muito importante, quando lavares o filtro e as esponjas e cerâmicas usa SEMPRE a água do TPA, não uses água da torneira pois se o fizeres BYE BYE bactérias;)

 

Quanto a substrato liquido, eu pessoalmente não uso e não indico a ninguém mas é uma questão de gostos;)

Dizer as nossas mães para tratarem do aquário nas férias, pelo que tenho visto aqui no fórum é o mesmo que deitar o aquário fora eheheheh, sai sempre asneira ehehehehehhe

 

Boas

 

Apenas um reparo! Com que fundamento fazes estae afirmação?????? Continuo, apesar da informação disponivel, a pensar como é que este mito perdura??????????? As bacterias não estão apenas no filtro mas sim disiminadas pelo penico, substrato incluído. Podes lavar sem problemas as massas filtrantes com água da torneira. Eu há pelo menos 5 anos que o faço e nunca tive uma baixa por causa disto, bem como faço as TPA directamente com água da torneira.

 

As mães, como todo o ppl que gosta e está neste hobby tb precisa de aprender, se explicares que os peixes não necessitam de toneladas de comida vais ver que tratam bem do penico, mas tens de explicar o que têm de fazer.

 

Quanto ao penico, tenta agrupar as plantas em moitas no lado posterior/esquerdo conforme a altura delas, vais ver a diferença que faz e já agora, desocupa a parte central, estas a perder espaço ncessário! Estás no bom caminho mas antes de comprares peixes tenta informar-te ou coloca as tuas dúvidas aqui, que concerteza alguém ajuda antes de cometeres erros fatais!

 

Em relação aos peixes, experimenta escolher uma/duas especies e não uma almagama de peixes. Torna-se mais facil!

 

Força!!!!!!!

Editado por pestinha

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apenas um reparo! Com que fundamento fazes estae afirmação?????? Continuo, apesar da informação disponivel, a pensar como é que este mito perdura??????????? As bacterias não estão apenas no filtro mas sim disiminadas pelo penico, substrato incluído. Podes lavar sem problemas as massas filtrantes com água da torneira. Eu há pelo menos 5 anos que o faço e nunca tive uma baixa por causa disto, bem como faço as TPA directamente com água da torneira.

 

 

 

Boas

 

 

Fazes TPAs? Existe quem não os faça e não tenha perdas...lavas o aquário com detergentes? Existe quem o faça e não tenha perdas...

Não vás por ai amigo "pestinha".

Eu sei que as bactérias também estão alojadas no areão e inclusive andam pela água, se lavares as matérias filtrantes com água da torneira, as colónias lá existentes morrem mas com lógica irão ser repostas pelas várias restantes que existem no aquário não é?

Mas se calhar não convém arriscar, e deve se tentar manter as bacterias que lá estão alojadas sem as eliminar sempre que se lava o filtro por uma questão de estabilidade e não sou apenas que o diz.

Tal como se deve meter um produto na água da torneira antes de a depositar no aquário. Ou também é mito isso pergunto eu?

Dou te um exemplo, tenho um aquário cheio de de guppies, faço TPAS semanais e uso todas as precauções, não tenho perdas a não ser uma ou outra que são normais porque tudo tem um fim de velhice.

O meu vizinho tem a mesma coisa, mas não faz tpas não faz nada, ate deita água da torneira com bacias que usa para lavar a roupa.

Quando fiz o teste no outro dia em casa dele, aquela água metia medo e ele riu-se...

E sabes que mais? Não lhe morre nada de nada.

Ambos temos métodos diferentes, para mim eu estou correcto e sigo a lógica da aquariofilia, para ele isso é tudo uma cambada de tretas e não o faz.

Quem serão os animais mais bem tratados e saudáveis apesar de não haver mortes em nenhum dos lados? Por os animais não morrerem devemos afirmar que não é preciso ter os cuidados relativos de que se fala?

Fica a ideia como resposta a tua pergunta.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Fazes TPAs? Existe quem não os faça e não tenha perdas...lavas o aquário com detergentes? Existe quem o faça e não tenha perdas...

Não vás por ai amigo "pestinha".

Eu sei que as bactérias também estão alojadas no areão e inclusive andam pela água, se lavares as matérias filtrantes com água da torneira, as colónias lá existentes morrem mas com lógica irão ser repostas pelas várias restantes que existem no aquário não é?

Mas se calhar não convém arriscar, e deve se tentar manter as bacterias que lá estão alojadas sem as eliminar sempre que se lava o filtro por uma questão de estabilidade e não sou apenas que o diz.

Tal como se deve meter um produto na água da torneira antes de a depositar no aquário. Ou também é mito isso pergunto eu?

Dou te um exemplo, tenho um aquário cheio de de guppies, faço TPAS semanais e uso todas as precauções, não tenho perdas a não ser uma ou outra que são normais porque tudo tem um fim de velhice.

O meu vizinho tem a mesma coisa, mas não faz tpas não faz nada, ate deita água da torneira com bacias que usa para lavar a roupa.

Quando fiz o teste no outro dia em casa dele, aquela água metia medo e ele riu-se...

E sabes que mais? Não lhe morre nada de nada.

Ambos temos métodos diferentes, para mim eu estou correcto e sigo a lógica da aquariofilia, para ele isso é tudo uma cambada de tretas e não o faz.

Quem serão os animais mais bem tratados e saudáveis apesar de não haver mortes em nenhum dos lados? Por os animais não morrerem devemos afirmar que não é preciso ter os cuidados relativos de que se fala?

Fica a ideia como resposta a tua pergunta.

 

 

Boas amigo Julius

 

Essa dos detergentes ficou-me gravada! Quem é que lava um penico com detergente?????? Se estas a referir à limpeza exterior do vidros com "Ajax" ou outro análogo, conheço muitas pessoas que o fazem e não tiveram nem têm problemas!! Outro tipo de limpeza desconheço!

 

Quando referi que a limpeza das matérias filtrantes com água directa da torneira não resulta em danos na colónia de bacterias é por experiência própria, e não apenas minha, mas talvez será melhor abrir um tópico com esta questão e vais supreender-te com as respostas, meu caro amigo.

 

Em relação à água do teu amigo, "aquela que metia medo", mais uma vez não entendo! Media medo em relação a que???? Nitratos, Nitritos, Ph, Amónia, ou outro??????????????? Mas os animais estavam bem??? Se sim, quem esta errado! Tu, com a carrada de teste e outros ou o teu amigo, sem TPA´s e testes?????

 

Amigo Julius, que lógica da aquariofilia é essa que apregoas? É isso que não entendo, lá porque um iluminado teve a ideia que lavar as massas com água da torneira "fod...." as batectias, temos todos de dizer amém. Claro que não, como sabes não há dogmas na aquariofilia, e já agora experimenta lavar com água da torneira e faz os testes para ver que diferença existe! E já agora posta aqui!

 

Quando aos cuidados, claro que devemos ter, mas na minha opinião deverão ser outros, pq utilizar água da rede, mas uma vez, não vejo qualquer incoveniente.

 

E já agora, para acabar este tema, que já vai longo, a água da rede causa menos problemas que muita água existente em muitos áquarios!!!

 

Achas que estaria a por em causa a vida ou o bem estar de 5 solhas de 16cm???????

 

Ups, esqueci-me, quanto aos produtos utilizados aquando da TPA´s, mas uma vez gostaria de saber a opinião de outros, pq na minha são apenas um meio que as marcas utilizam para ganhar €€€€€€€€€€€ (desculpa mas é assim que penso!!!!!!) e com o decorrer do tempo vais acabar por concordar!!!

 

Por fim, vou atrasado, mas espero que tenhas tido um Bom Natal e que o próximo ano seja EXCELENTE para ti para os teus! Feliz Ano Novo.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa dos detergentes ficou-me gravada! Quem é que lava um penico com detergente?????? Se estas a referir à limpeza exterior do vidros com "Ajax" ou outro análogo, conheço muitas pessoas que o fazem e não tiveram nem têm problemas!! Outro tipo de limpeza desconheço!

 

Conheço quem lave o filtro por fora com uma esfregona e detergente.

 

 

Em relação à água do teu amigo, "aquela que metia medo", mais uma vez não entendo! Media medo em relação a que???? Nitratos, Nitritos, Ph, Amónia, ou outro??????????????? Mas os animais estavam bem??? Se sim, quem esta errado! Tu, com a carrada de teste e outros ou o teu amigo, sem TPA´s e testes?????

 

Parâmetros completamente fora do limite aceitável, mas sim os animais estavam bem e claro que não fui eu que errei com os teste.

 

 

Ups, esqueci-me, quanto aos produtos utilizados aquando da TPA´s, mas uma vez gostaria de saber a opinião de outros, pq na minha são apenas um meio que as marcas utilizam para ganhar €€€€€€€€€€€ (desculpa mas é assim que penso!!!!!!) e com o decorrer do tempo vais acabar por concordar!!!

 

Eu já ando na aquariofilia a mais de 15 anos, penso ser uma boa quantidade de anos para ter as minhas conclusões válidas. Aceito a tua opnião mas não concordo com a mesma.

 

Por fim, vou atrasado, mas espero que tenhas tido um Bom Natal e que o próximo ano seja EXCELENTE para ti para os teus! Feliz Ano Novo.

 

 

Thanks my friend, desejo te o mesmo:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com o que o Julius disse sobre o carvão, pelo que tenho lido o carvão ajuda bastante na purificação da água, não só quando são adicionados químicos ou antibióticos. Além disso ajuda a água a ficar cristalina.

 

Até agora só há um peixe de que me arrependo de ter comprado, o plecostomus, devia ter optado por um ancistrus. Quanto a bótica ficar muito grande vou à loja trocar por uma mais pequena :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo nada com essa politica do 'não me vou privar de ter o que quero só porque fica grande', porque é claro que vais, os peixes não podem escolher o aquário onde vão ficar, se são espécies que crescem é claro que não as vais ter num sitio que vai limitar o seu ritmo de crescimento natural. Eu gostava muito de ter uma arowana. Mas o meu aquario de 250 Litros é pequeno. Comprava-a pequena, porque para já chegava, mas depois quando crescesse, o que é que fazia? São animais, não se trocam quando se quer (ou nao quer). Acho que pensar desta forma é a forma correcta de um aquariofilista pensar, planear um aquário de forma a proporcionar uma vida inteira a um ser vivo.

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes ideia de como é que os animais são tratados até chegarem ao teu aquário? Fazes ideia de como é que animais bem mais sensíveis que os peixes são tratados durante uma vida inteira se for preciso para te chegarem ao prato? Por enquanto estou a ganhar o gosto, se entretanto achar que vale a pena compro um aquário maior, caso não decida ir por aí dou os peixes à loja e quem os comprar que os meta num aquário com tamanho apropriado. Os peixes têm memória de alguns segundos, mudar de dono não os afecta como aos cães. Antigamente não havia respeito nenhum pelos animais, hoje em dia é o contrário. Querem tratar melhor os animais que as pessoas, deixem-se dessas mariquices pá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes ideia de como é que os animais são tratados até chegarem ao teu aquário? Fazes ideia de como é que animais bem mais sensíveis que os peixes são tratados durante uma vida inteira se for preciso para te chegarem ao prato? Por enquanto estou a ganhar o gosto, se entretanto achar que vale a pena compro um aquário maior, caso não decida ir por aí dou os peixes à loja e quem os comprar que os meta num aquário com tamanho apropriado. Os peixes têm memória de alguns segundos, mudar de dono não os afecta como aos cães. Antigamente não havia respeito nenhum pelos animais, hoje em dia é o contrário. Querem tratar melhor os animais que as pessoas, deixem-se dessas mariquices pá.

 

Se tens essa postura perate a comunidade deste fórum que está a tentar ajudar-te com conselhos, ideias e até experiências pessoais, digo-te já que não vais a lado nenhum...

 

Normalmente, quando se procura ajuda por aqui, somos ajudados. E quando ignoramos essa ajuda deixamos de ter credibilidade perante quem nos tentou ajudar.

 

Tu escolheste os peixes dos quais gostas mais... Sem sequer pensar, ou pesquisar, ou até perguntar, se terias um aquário apropriado para o seu crescimento, o que, obviamente não tens. Alertaram-te para esse erro e pelos vistos não estás minimamente interessado em ouvir as opiniões de quem te está a tentar ajudar.

 

Olha, eu gostava muito de ter escalares, mas o meu aquário não tem as dimensões minimas para os manter, com um crescimento saudável, por isso prefiro não ter e esperar que um dia tenha condições para isso.

 

A tua postura não está a ser a mais adequada e já te alertaram para isso. Agora, tu decidirás se queres manter as tuas ideias, apesar de erradas, ou se queres aceitar a opinião de quem quer bem aos teus peixes...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com o que o Julius disse sobre o carvão, pelo que tenho lido o carvão ajuda bastante na purificação da água, não só quando são adicionados químicos ou antibióticos. Além disso ajuda a água a ficar cristalina.

 

 

Carissimo tal como o H_saldanha disse parece me que estas a exagerar um pouco na forma como falas para a malta ou não?

No dia 4 de Dezembro postaste neste forum a pedir conselhos sobre o teu primeiro aquário e agora passado pouco mais de 20 dias parece me que afinal queres é ensinar o pessoal...perco me um pouco aqui confesso.

Vais me desculpar a franqueza, mas tu estas aqui a pedir ajudar ou estas aqui a ensinar amigo?

É que se estas a pedir ajuda penso que todos temos o prazer de te ajudar e contigo também aprendermos, mas se estas numa de nos dares juizos de valor e de nos corrigires então escuso de voltar aqui e ter o prazer de acompanhar o teu aquário. Para isso abro um post com uma dúvida qualquer e espero que me vás tu ajudar.

Começaste neste mundo em Dezembro não foi? Existe quem esteja neste mundo se calhar a mais anos do que tu tens;)

A tua opinião é a tua opinião e tem que ser respeitada é um facto mas estares a pedir conselhos e depois entras a matar, quer dizer não é?

 

Relativamente ao carvão activo, este é usado para purificar a água e de facto mete a mesma mais cristalina, mas não existe necessidade de o incluir no filtro a menos que tenhas usado produtos químicos e queiras após o tratamento purificar a água.

O mesmo tem um período de vida eficaz de aproximadamente 30 dias, mas se queres e achas que sabes, estar todos os meses a mudar o mesmo e gastar dinheiro, é pah força, não vais matar os animais por isso nem distabilizar o aquário.

Mas abre um post sobre o carvão activo e pergunta para que fins ele é usado se quiseres.

 

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não nego a ajuda que me estão a dar. Frequentemente na aquariofilia não existe uma opinião certa e outra errada,existem várias opinião dependendo da experiência de cada um. Em relação ao carvão, o que tenho lido é que é benéfico para a água, não só quando lhe adicionamos medicação. O Julius está a dizer que não o devo usar e que devia trocar por cerâmicas, há pessoas que dizem o contrário... O filtro vinha com carvão e eu optei pelo carvão. Talvez daqui a uns tempos chegue à conclusão de que serão melhores as cerâmicas. Infelizmente diz-se muita coisa contraditória, eu terei de chegar às minhas conclusões mas não é por não acatar o seu conselho que o estou a corrigir, pelo contrário, acho a sua opinião tão válida como as outras, mas por comodismo e por já ter comprado o carvão não vou mudar.

 

Para o poder corrigir teria de fazer eu os meus próprios testes, com vários aquários e vários peixes idênticos. Teria de ter uma população estatisticamente significativa (o que implicaria um nº elevado de aquários e peixes) e testá-los em condições semelhantes fazendo variar apenas uma condição, cerâmicas ou carvão. Depois teria de analisar os dados e fazer vários testes estatísticos, apenas se os dados apontassem para uma variação dificilmente causada aleatoriamente poderia dizer "O filtrante X é melhor que o Y com uma probabilidade de erro de Z %" Juntando a isto diferentes espécies de peixes que podem ter respostas diferentes às cerâmicas/carvão isto dava pano para mangas. A isto se chama método científico, coisa que ainda não vi sobre estas matérias.

 

Ora como ninguém faz estes testes com base científica (porque é dispendioso e iria diminuir as vendas de alguns produtos do mercado) cada um diz o que a sua experiência pessoal lhe revelou. Não quero parecer arrogante mas as opiniões pessoais de cada um, por si só e separadas de todas as outras têm pouca validade. Há demasiados parâmetros num aquário e os resultados obtidos podem variar por factores externos como a luz, plantas, espécies de peixes, etc etc etc. Tentei pesquisar o que se dizia sobre o carvão, há bastantes opiniões positivas então vou deixar ficar, a verdade é que até agora não tive problemas com a água nem com algas, para quê inventar?

 

Quando ao que o sr. Daniel disse, posso ter sido um pouco agressivo e por isso deixo aqui as minhas desculpas. A verdade é que os peixes que vocês vêem nas lojas, discus e outros peixes, passam grande parte da sua vida em condições que muitos considerariam deficientes. Tem de ser assim senão o negócio perderia rentabilidade. Todos os meus peixes vão ter uma vida "boa" enquanto estiverem no meu aquário. Daqui a um ou dois anos se estiverem muito grandes vendo-os e não estou a ver o problema disso. Posso até ganhar mais gosto pela aquariofilia e comprar um aquário maior. Por agora eles andam à vontade no aquário de 60L. Os exemplares maiores que vêm das lojas devem passar bem pior do que estes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tenho uma situação a reportar e gostava de saber a vossa opinião. Dia 26 achei que ia completar o meu aquário comprando um pequeno cardume de rasboras harlequim. Comprei 6 exemplares que chegaram ao meu aquário por volta das 19:30 horas. Às 21 horas as luzes desligaram-se e na manhã seguinte 1 deles estava morto. 2ª noite houve mais 2 baixas, novamente 2 rasboras. 3ª noite nenhuma baixa, agora à tarde vou ver os peixes e está mais um morto. Dos 6 que comprei só sobraram 2 e desconfio que também vão morrer. Fiz os testes à água, nada de alarmante a declarar. O ph deve andar pelos 7,5, pelo que li eles gostam mais de ph ligeiramente ácido. Acho que isto só por si não constitui razão para a mortalidade acentuada visto que os neons também preferem ph ligeiramente ácido e nenhum morreu. Quais são as hipóteses aqui? Os peixes já vieram doentes da loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização com algumas fotos. Ontem foi dia de TPA e hoje coloquei mais uma plantinha, uma Echinodorus x barthii no centro.

 

Vista geral

 

gerali.jpg

 

Corydora Juli

 

corydora.jpg

 

Rasboras

 

rasboras.jpg

 

Labeo Frenatus (um bocado pálido por causa do flash e da iluminação)

 

labeofrenatus.jpg

Editado por Pirussas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.