Redutor Aquili


Recommended Posts

Boas a todos,

 

Alguém que tenha um Redutor Duplo da Aquili pode confirmar se a válvula de doseamento permite ou não ajustar a pressão de trabalho?

 

Ou seja, se permite alterar dos 2,6 BAR para um valor menor ou superior.

 

Antecipadamente grato.

 

Cumprimentos,

 

RucasPlace

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Redutor duplo? Não estarás a fazer confusão porque o redutor tem dois manómetros? É que na página desse fabricante só lá vejo redutores com 1 ou 2 manómetros!

 

Não é isto que te referes?

20060414_riduttope-di-pressiono-2-manometri.jpg

( in: http://www.aquili.it/prodotti/dettaglio/cat/4/idp_560/idl_28/ )

 

Partindo do princípio que o meu raciocínio está correcto, e respondendo à tua questão, dá sim senhor. O manípulo redondo entre os dois manómetros serve exactamente para regular a pressão de saída do redutor. depois de colocado à carga na botija de CO2, vais rodando até que o ponteiro fique a indicar a pressão que queres ter à saída do sistema.

 

A válvula preta que está do lado esquerdo, ( válvula porque torneiras é aquilo que temos em casa, no lavatório por exemplo... ) serve para afinar a saída de CO2 que pretendemos que seja injectada no aquário. Podemos ter uma ou dez bolhas de CO2 por segundo, sempre com a mesma pressão de trabalho, 1,5Bar por exemplo.

 

A vantagem do redutor ter dois manómetros é saber qual a pressão que está dentro da botija a qualquer altura. Basta olhar para ele, que deverá indicar 50Bar.

 

Essa indicação de 50Bar não quer dizer que a botija esteja completamente cheia! Muitos fazem confusão com isso! O valor "Bar" é a pressão que ela tem. Se está cheia ou não, só pesando, e ao peso total subtrair a tara da botija. O valor que dá é a quantidade de CO2 dentro dela.

 

 

Exemplo:

A minha botija de 5Kg de CO2, que é um extintor, pesa no total 13,5Kg. Aplicando o que escrevi mais acima, subtraindo aos 13,5Kg os 5Kg de CO2, a tara do extintor é de 8,5Kg. Está efectivamente gravado no extintor a tara, e que é de 8,5Kg. Sei que realmente tem 5Kgs de CO2 no interior. A pressão com estes 5Kgs de CO2, é de 53Bar, mas se tiver apenas 150gr de CO2, a pressão são os mesmos 53Bar! Confuso? É simples: a pressão mantém-se, independentemente da quantidade de gás que esteja no seu interior! Por esta razão é que uma botija de 500gr, de 1Kg, de 2Kg, de 5Kg ou mesmo de 10Kg tem sempre a mesma pressão, que normalmente ronda os 50Bar. ( É óbvio que se apenas tiver umas "gramitas", a pressão desce) .

 

E esta explicação para quê? Muitos queixam-se que as botijas de CO2 aguentam semanas a fio com a pressão constantemente nos 50Bar, e que no espaço de um ou dois dias vem por aí abaixo. A resposta para este facto está no parágrafo anterior.

 

 

Espero ter respondido à tua questão, e dissipado algumas dúvidas que muitos dos membros têm sobre este assunto.

 

Só uma "achega" a este tema: tenham cuidado ao manipular uma botija de CO2 cheia! 50 Bar já causam estragos significativos. Experimentem encher um pneu de uma bicicleta até aos 50Bar! Vai chegar aos 30, se lá chegar, e vai rebentar! Mas não estejam por perto! Aquando da instalação de um sistema de CO2 no aquário, ler com atenção o manual de instruções, ou na falta dele, pedir conselhos a alguém que seja conhecedor do assunto. Se tiverem dúvidas perguntem! Não arrisquem!

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.