Termostato


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Boa tarde a todos.

 

Preciso da vossa ajuda na resolução da seguinte questão:

 

Tenho um aqua com 120x60x50, com um termostato de 300W.

Sucede que quando o ano passado montei o aqua, o filtro biobox da aquatlantis vinha de origem com um termostato de 200W que durante o mes de Dezembro se mostrou insuficiente para manter a temperatura da àgua nos 28ºC. Comprei um novo termostato de 300W da Elite, e aparentemente o problema resolveu-se.

Aparentemente porque durante o inverno passado o termostato foi capaz de manter a temperatura nos parametros pretendidos, mas este ano já não o consegue fazer. Apenas consegue manter a àgua nos 25ºC.

Já comprovei a situação com tres termometros diferentes, colocados alternadamente em posiçoes diferentes do aqua.

Consultei a loja onde adquiri o aqua e que habitualmente freuquento, tendo-me sido apontada a hipotese do regulador da temperatura do termostato ter colado e não conseguir regular eficazmente a temperatura, tendo-me sido sugerido igualmente como possibilidade o facto da amplitude termica do exterior do aquário que neste dias tem tido picos inferiores de 0ºC ser a causa devido aos 300w do termostato da Elite não serem efectivos.

Seguindo a sugestão comprei um termostato da Eiham Jagger de 300W que supostamente me resolveria o problema, mas a verdade é que não resolveu pois a água não sobe acima dos referidos 25ºC.

Com este termostato da Jagger colocam-se alguns problemas que penso podem estar na origem do problema, que são o facto de as suas dimensões exageradas não permitirem a sua inclusão no local destinado para o efeito no sistema biobox, e por esse motivo a àgua não contactar o suficiente com a superficie aquecida.

Já coloquei o termostato debaixo do sistema de filtragem, atras, e agora está á saida do sistema onde me parece estar mais em funcionamento.

 

Será que alguem me pode ajudar a resolver este problema, é que na loja não sabem o que mais fazer e dizem ser um problema muito estranho que nunca lhes tinha acontecido.

 

Tenho alguma urgencia na resolução desta questão pois os escalares já começam a ficar stressados com as variações de temperatura.

 

Desculpem a extensão da exposição textual.

 

Melhores cumprimentos.

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Boas,

 

eu tive um problema semelhante, mas não tenho desses filtros biobox, tenho um aquario de 100 litros, e tinha um termostato de 200 watts, mas como o aquario tava numa zona um bocado mais frio que o resto da casa, a agua não passava dos 25º, tive que adicionar outro termostato, neste caso mais 150 watts, noutro ponta do aquario, neste momento consigo ter a agua a 28º sem problemas.

Como tens o filtro biobox, não sei se estarias disposto a por um termostato colado nos vidros do aquario. Mas é só uma ideia;)

abraço

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Obrigado pela resposta.

Neste momento tenho o termóstato da Jagger colado no vidro logo a saída do filtro, mas mesmo assim não consigo sueca agua aqueça.

Também já tentei a hipótese de dois termóstatos ainda antes de ter comprado o da Jagger. Tive um de 300w no filtro biobox e um de 200w noutra ponta. O problema aqui era que o de 200w estava quase sempre desligado sem que eu percebesse o porque.

 

Cumps

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Não sei se já meteste a hipótese de o termostato não estar calibrado?

Aconselhava-te a meteres um de cada vez dentro de um tupperware, juntamente com um termómetro fiável. Deixas ligado de modo a que a temperatura estabilize e segundo a temperatura que marcar no termómetro, calibras o termostato.

No caso do Eheim deslocas a seta vermelha para a temperatura que indica no termometro. Posteriormente regulas na roda azul para a temperatura que queres no aqua mudando-o para lá.

Em relação ao outro (Elite) fazes o mesmo (se der para calibrar já não conheço o procedimento).

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Olá.

 

Não sei se já meteste a hipótese de o termostato não estar calibrado?

Aconselhava-te a meteres um de cada vez dentro de um tupperware, juntamente com um termómetro fiável. Deixas ligado de modo a que a temperatura estabilize e segundo a temperatura que marcar no termómetro, calibras o termostato.

No caso do Eheim deslocas a seta vermelha para a temperatura que indica no termometro. Posteriormente regulas na roda azul para a temperatura que queres no aqua mudando-o para lá.

Em relação ao outro (Elite) fazes o mesmo (se der para calibrar já não conheço o procedimento).

Lamento, mas o que acabaste de escrever está completamente errado e pior do que isso, não funciona :confused4:

 

Um termostato funciona com calor e nunca com temperatura. Eu sei que para o comum dos mortais podem significar a mesma coisa, mas não.

Os termostatos não têm nenhum dispositivo de medida de temperatura, ou seja, não têm termómetros integrados. A escolha da temperatura é feita na base da tentativa e erro e deve ser sempre feita para um dado volume nas mesmas condições.

Se não acreditarem, façam o que disseste e comprovem por vocês mesmos. Colocarem um termostato de 100 ou mais Watts num recipiente com 20 ou menos litros, ele só vai desligar a temperaturas mais altas do que as indicadas na escala. E não é uma questão de calibração...

 

Relativamente ao problema inicial, a minha opinião é idêntica à de outras pessoas que já aqui escreveram. Acho que a temperatura exterior é que baixou. E sinceramente, não vale a pena andares a "plantar" termostatos no aquário. Não sei se é um aquário de exposição/decoração, mas acho preferível isolares melhor o aquário do que o tentares aquecer "à bruta". Porque tentares aquecer mais o aquário só vai fazer uma coisa... gastares mais energia. Tu tens é de conseguir evitar que o aquário perca energia.

Para isso podes usar placas de esferovite e forrares os vidros traseiro e laterais. Outra coisa bastante importante é o aquário ser ou não tapado. Com o aquário aberto vais perder muito mais calor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

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Obrigado a todos pelas respostas.

Vou seguir o conselho do sr Luis Fortunato e isolar as paredes laterais e traseira do aquário. Quanto ao ele ser tapado esse problema não se coloca pois ele e tapado e tem poucas zonas de evaporação.

Penso que o problema será mesmo da temperatura exterior e da dimensão do aquário, pois no mesmo local tenho um outro Aqua de 60x30x30 em que não tenho qualquer problema em manter uma temperatura de 28C com um termóstato de 100w.

Vou dando notícias sobre a evolução do problema

 

Melhores cumprimentos

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Olá.

 

Penso que o problema será mesmo da temperatura exterior e da dimensão do aquário, pois no mesmo local tenho um outro Aqua de 60x30x30 em que não tenho qualquer problema em manter uma temperatura de 28C com um termóstato de 100w.

Lá está... menor área, menor dissipação de calor. Sem bem que a razão Watt/Litro de água é bem maior no caso do aquário mais pequeno.

 

Mas pronto, vê-se bem que não é uma questão de calibração.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

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Boas Luis, tinha ideia que os termoestatos tinham no seu interior algum sistema que medisse a temperatura e daí o que disse em cima. Isto porque uso termofiltro e é assim que funciona.

Como explicas e não te tiro a razão, pois não tenho argumentos para te contradizer e estou aqui para aprender. Ainda para mais se a ideia que tinha está errada.

Diz-me uma coisa, segundo entendi nas tuas palavras um termoestato (supondo que está calibrado e adequado para o volume do aquario) vem de fábrica ajustado para funcionar x tempo para aquecer um certo volume de água. No verão se a temperatura da água for superior à que está regulado no termoestato, ele vai estar ligado as mesmas horas que no inverno quando precisa de aquecer a água?

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Pelo que eu entendo de um termostato, é que é um mecanismo que indica a variação de calor e tem um sensor que faz com que desligue ou ligue o mecanismo acoplado ao termostato, neste caso uma resistência de aquecimento de água, dependendo desta variação de calor, e nada tem a ver com tempo... portanto no verão como supostamente tá mais calor, é possível que ele nem se quer ligue...

Corrijam-me se estiver errado.

 

Abraços

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Olá de novo.

 

Diz-me uma coisa, segundo entendi nas tuas palavras um termoestato (supondo que está calibrado e adequado para o volume do aquario) vem de fábrica ajustado para funcionar x tempo para aquecer um certo volume de água.

No verão se a temperatura da água for superior à que está regulado no termoestato, ele vai estar ligado as mesmas horas que no inverno quando precisa de aquecer a água?

A resposta é basicamente a seguinte:

 

Pelo que eu entendo de um termostato, é que é um mecanismo que indica a variação de calor e tem um sensor que faz com que desligue ou ligue o mecanismo acoplado ao termostato, neste caso uma resistência de aquecimento de água, dependendo desta variação de calor, e nada tem a ver com tempo... portanto no verão como supostamente tá mais calor, é possível que ele nem se quer ligue...

Corrijam-me se estiver errado.

Nos nossos termostatos de aquário, o que temos é uma junção bimetálica. Ou seja, duas lâminas de metais diferentes que têm índices/coeficientes de expansão térmica também diferentes. Esta junção bimetálica é que funciona como sensor, mas na realidade ela não mede nenhuma temperatura.

Em poucas palavras, o que acontece é que à medida que os dois metais vão aquecendo, vão igualmente expandindo. Só que eles não expandem na mesma proporção. O metal de baixo expande mais, e isso faz com que a junção bimetálica "entorte" para cima. Ao entortar para cima, dependendo da distância do cursor que toca na junção bimetálica, que fecha o circuito, este último mantém-se fechado ou aberto deixando de passar corrente eléctrica.

 

No Verão, por haver mais calor contido na água, e consequentemente no termostato, a junção bimetálica necessita de menos tempo/energia/calor para descolar e deixar de passar electricidade pela resistência eléctrica.

 

Basicamente, quando se diz que um termostato "colou" é quando a junção bimetálica não consegue descolar do cursor fazendo com que a resistência esteja sempre ligada, e inevitavelmente, a água do aquário seja aquecida demais.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

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Como uma imagem vale mais do que mil palavras...

 

Estive a fazer uns rabiscos :)

 

termostato.jpg

 

Espero que dê para perceber.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

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boas

 

luis nao tou la mt de acordo com o q dizes.

a junçao bimetalica varia com a temperatura logo tem q haver uma variaçao de temperatura.quanto maior for a temperatura maior será a deslocaçao do bimetalico tanto para um lado tanto para o outro.se for uma temp. positiva acima do valor nominal do bimetal ele vai entortar para um lado se for negativa ao valor do bimetal vai entortar para o outro.

e quando o termo cola nao quer dizer q o bimetal deixou de fazer a sua funçao ,mas sim q o contacto q faz fechar o circuito com bastantes horas de uso vai detiorando e ganhando uma pelicula de carvao (resultado da pequena faisca q faz quando faz o on off), o q vai fazer q hAJA um aquecimento,o q leva a q um dia os contactos soldem e q neste caso fica o circuito sempre fechado e o termo aqueça sempre.tbm pode acontecer o contrario ou seja o contactos chegarem a um ponto q a carbonizaçao é tanta q eles isolam-se e o circuito fique sempre aberto.

e a junçao bimetalica é utilizada em todos os equipamentos electricos de aquecimento antigos e ate em aparelhos novos.como aquecedores fritadeiras ,cafeteiras elkectricas etc..nao so em termos de aquario.

 

 

cumps joni

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Olá de novo.

 

a junçao bimetalica varia com a temperatura logo tem q haver uma variaçao de temperatura.quanto maior for a temperatura maior será a deslocaçao do bimetalico tanto para um lado tanto para o outro.se for uma temp. positiva acima do valor nominal do bimetal ele vai entortar para um lado se for negativa ao valor do bimetal vai entortar para o outro.

Sim... mas o que está em jogo não é a temperatura, mas sim o calor latente da junção bimetálica. Se fosse por temperatura exclusivamente, em torno da temperatura "óptima" terias um colar/descolar praticamente constante. Ora isso não acontece.

Sem contar que se assim fosse, não aconteceria um termostato sobredimensionado para um dado volume de água aquecê-lo demasiado. Se funcionasse a uma temperatura específica e não com base do calor latente, a partir do momento em que atingisses a temperatura desejada, a junção bimetálica abriria o circuito.

 

e quando o termo cola nao quer dizer q o bimetal deixou de fazer a sua funçao ,mas sim q o contacto q faz fechar o circuito com bastantes horas de uso vai detiorando e ganhando uma pelicula de carvao (resultado da pequena faisca q faz quando faz o on off), o q vai fazer q hAJA um aquecimento,o q leva a q um dia os contactos soldem e q neste caso fica o circuito sempre fechado e o termo aqueça sempre.tbm pode acontecer o contrario ou seja o contactos chegarem a um ponto q a carbonizaçao é tanta q eles isolam-se e o circuito fique sempre aberto.

e a junçao bimetalica é utilizada em todos os equipamentos electricos de aquecimento antigos e ate em aparelhos novos.como aquecedores fritadeiras ,cafeteiras elkectricas etc..nao so em termos de aquario.

Mas eu não disse que a junção bimetálica deixa de sofrer torsões. Talvez não me expressei da melhor maneira, mas o que queria dizer é que por mais que ela entorte, não descola do cursor. Não que ela perca as suas propriedades mecânicas...

 

Em todo o caso, obrigado pela chamada de atenção.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

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Luís, estou mais habituado a ver o calor latente relacionado com as mudanças de fase. (nas mudanças de fase a temperatura não aumenta, efectivamente)

 

 

Havendo uma diferença de temperatura entre essa junção bimetálica e o exterior (tudo o que não é junção) vai-se transferir energia sob a forma de calor do sistema que estiver a maior temperatura para o que estiver a menor temperatura, esta parte é senso comum, não vale a pena chamar a termodinâmica. (a tal diferença entre temperatura e calor que o referiste é uma boa observação e já não é senso comum...).

 

Neste caso a temperatura dos dois metais tem de aumentar/diminuir, pois o coeficiente de dilatação deve depender dessa temperatura, aproveitando-se, como já foi muito bem explicado, o facto desse coeficiente de dilatação ser diferente para cada um dos metais.

 

Agora o facto do "fechar/abrir circuito" não ocorrer sistematicamente em torno de uma temperatura específica, penso que tem mais a ver com as limitações do próprio processo.

 

Deve ser necessária uma certa "força" para abrir o circuito e provavelmente só a partir de uma certa dilatação é que se consegue ter um valor de força (mecânica) suficiente para que os metais se afastem do contacto.

 

Um ou outro termo pode estar menos conseguido... também não sou especialista em termostatos... :D

 

Cumps

 

 

 

 

EDIT: Estive a (re)ver a tua explicação para o facto do termostato não disparar logo e, da forma como enquadras a "coisa" pode-se colocar a hipótese de ser necessário algum tempo para que o calor se transfira (essencialmente por condução), mas sempre para aumentar a temperatura da junção bimetálica. No entanto, num termostato que está permanentemente dentro de água que está a uma temperatura que varia lentamente, deve estar quase sempre muito próximo do equilíbrio térmico, daí eu pensar que esse tempo para transferência de calor não seja significativo (obviamente que isto está sujeito a discussão...)

 

Por outro lado, a calibração é mesmo isso... como dizes, e bem, que o termostato não mede temperaturas, é necessário colocar a escala no local correcto... ou seja, se coloco termómetro a 25ºC, deixo atingir equilíbrio térmico, vejo quando liga/desliga... aí são 25ºC.

Outro termostato "igual" pode variar um pouco, é a calibração que "acerta" a escala.

 

Estás "fartinho" de fazer isso com os eléctrodos de pH... aquilo mede uma ddp, e tu é que lhe dizes "oK, então aqui é pH=4,? e ali são 7,?...

Editado por AGA

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Bom dia a todos.

 

Venho transmitir os resultados do isolamento efectuado ao aqua.

Depois de isolar com esferovite a parte traseira e laterais do aqua consegui que a temperatura estabilizasse nos 27ºC.

 

Relativamente à calibração do termostato vou tentar aferi-la durante o fim-de-semana.

 

Melhores cumprimentos

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Olá de novo.

 

 

Sim... mas o que está em jogo não é a temperatura, mas sim o calor latente da junção bimetálica. Se fosse por temperatura exclusivamente, em torno da temperatura "óptima" terias um colar/descolar praticamente constante. Ora isso não acontece.

Sem contar que se assim fosse, não aconteceria um termostato sobredimensionado para um dado volume de água aquecê-lo demasiado. Se funcionasse a uma temperatura específica e não com base do calor latente, a partir do momento em que atingisses a temperatura desejada, a junção bimetálica abriria o circuito.

 

 

Mas eu não disse que a junção bimetálica deixa de sofrer torsões. Talvez não me expressei da melhor maneira, mas o que queria dizer é que por mais que ela entorte, não descola do cursor. Não que ela perca as suas propriedades mecânicas...

 

Em todo o caso, obrigado pela chamada de atenção.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

boas

 

pois tens razao e este tipo de termostatos nao sao mt efecientes sao lentos e nao mt precisos.pois foi o q eu entendi pensei que te referias á torsao do bimetalico mas tass bem.tá esclarecido.

 

cumps joni

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Olá a todos.

 

No fim-de-semana fiz a calibração do meu termostato e acreditem ou não a margem de erro da coisa foi de apenas 3,5ºC...

 

Agora já consigo ter a àgua aos pretendidos 28ºC.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Melhores cumprimentos.

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