genética dos CR e CB - esperiencia escolar


sluiz

Recommended Posts

boas...

 

sou prof de biologia, aquariofilista (de tanganicas) pelo que de camarões CR e CB não percebo muito.

 

vou tentar explicar o que pretendo fazer, motivo pelo qual estou aqui a "postar" e peço a vossa ajuda e orientação.

 

pelo que li a cor dos CR e CB baseia-se em dominância completa.

sendo que:

A- gene dominante

a- gene recessivo

 

qd um desde camarões é: AA ou Aa (homozogótico e heterozigótico respectivamente) a colocação é preto --> CB

qd é aa é vermelho ou seja --> CR

quadro de cruzamentos que encontrei na net:

 

 

agora o meu objectivo:

queria montar um aquário (ou bateria se houver orçamento) destes camarões na escola para explicar a genética ao vivo e

os cruzamentos de mendel.

 

para tal penso cruzar:

1: CR x CR para provar que é uma característica recessiva

2: CB xCB (heterozigoticos) para tentar obter um CR

3: CB (homozigótico) x CR para provar que o preto é dominante ao so obter CB

4: CB (AA ou Aa - desconhecido) x CR para analisar a descendência e descobrir se o CB era AA ou Aa

 

 

agora é montar o aquário, mas para isso ha muita informação aqui, portanto...não haverá mt crise, é só arranjar o material

agora o problema é conseguir os camarões.

o grade n interessa mas o genótipos sim...

como acham que faça isto?

será q se consegue arranjar via net (aqui as lojas n têm) os camarões sexados e não fecundados?

 

como o que se pretende é estudar com os alunos a cor, o grade não é importante...

podem ser do grade mais baixo.

Como se tem de obter os resultados ate maio... todos os resultados a estudar serão de ser a partir das F1 obtidas...penso

F2 não sei se haverá tempo... há?

 

agradeço dicas!!!!!!!!!!!!

 

obrigado

Sérgio Luiz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra CB e CR grade C.

 

É possivel desde que tenhas tudo com boas condições, filtragem substrato, agua de tpa's etc. Se tiveres criação os F1 demoram 6 meses até poderem criar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

Puros e geneticamente identificados não vais conseguir...

Tens de ir como o sr. Gregor Mendel... antes de descobrir o que descobriu estava às cegas.

Já agora explica-me uma coisa se pretendes afirmar que ao cruzar Crystal Red com Crystal Red podes determinar que é recessivo? Nós já sabemos que o Crystal Red é homozigótico recessivo, mas e se não se soubesse? O teu trabalho seria redobrado a tentar descobrir qual seria o gene dominante e o gene recessivo.

Crystal Red irás sempre ter um homozigótico... os Crystal Black é que tens de te preocupar mais... Vai ser difícil, mas muito provavelmente vais conseguir os homozigóticos e também os heterozigóticos.

 

Vou seguir atento a mais desenvolvimentos... Biologia é algo que me fascina e estou a um passo de a seguir.

 

Cumprimentos,

Rodrigo

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

Puros e geneticamente identificados não vais conseguir...

Tens de ir como o sr. Gregor Mendel... antes de descobrir o que descobriu estava às cegas.

Já agora explica-me uma coisa se pretendes afirmar que ao cruzar Crystal Red com Crystal Red podes determinar que é recessivo? Nós já sabemos que o Crystal Red é homozigótico recessivo, mas e se não se soubesse? O teu trabalho seria redobrado a tentar descobrir qual seria o gene dominante e o gene recessivo.

Crystal Red irás sempre ter um homozigótico... os Crystal Black é que tens de te preocupar mais... Vai ser difícil, mas muito provavelmente vais conseguir os homozigóticos e também os heterozigóticos.

 

Vou seguir atento a mais desenvolvimentos... Biologia é algo que me fascina e estou a um passo de a seguir.

 

Cumprimentos,

Rodrigo

 

se ao cruzar o preto com o vermelho der preto, o vermelho é recessivo (dominância completa, e pelo que li aplica-se neste caracter)

pois partindo do principio que assim é, e pq o tempo é limitado e não ha tempo de criar linhas puras e dps sim iniciar o estudo.

provavelmente começarei a tentar cruzar:

várias fêmeas CR com 1 único macho CB (geneticamente desconhecido) --> dps analiso a F1, se houver CR , é pq será CB heterozigotico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a dizer que não, mas repara...

Partindo do princípio que só temos dois Crystal Red e não sabes se é dominante ou recessivo.

Ao cruzar-mos os dois, como afirmaste lá em cima, como é que pudemos afirmar se é recessivo ou não?

Pela minha expriência e estudo da disciplina temos de ter pelo menos um Crystal Black e um Crystal Red, só assim puderemos afirmar se o vermelho é recessivo ou domiante (para o preto também é igual).

Acho que o melhor é mesmo fazeres esse cruzamento CR x CB assim consegues resolver logo dois problemas:

1º Qual a cor dominante e qual a cor recessiva; (É mais confirmar, já que afirmas que o preto é dominante e o vermelho é recessivo)

2º Qual o genótipo do Crystal Black.

 

Se o cruzamento da geração parental fôr : aa x ♀ AA

Na F1 obtém-se sempre a coloração preta.

 

Se o cruzamento da geração parental fôr: ♂ aa x ♀ Aa

Na F1 obtém-se as duas colorações.

 

Esperemos que conseguias um heterozigótico... mas parece-me ser difícil. Era bom... se só conseguires homozigótico.. irias precisar da F2.. para conseguir determinar o cruzamento entre os heterozigóticos.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a dizer que não, mas repara...

Partindo do princípio que só temos dois Crystal Red e não sabes se é dominante ou recessivo.

Ao cruzar-mos os dois, como afirmaste lá em cima, como é que pudemos afirmar se é recessivo ou não?

Pela minha expriência e estudo da disciplina temos de ter pelo menos um Crystal Black e um Crystal Red, só assim puderemos afirmar se o vermelho é recessivo ou domiante (para o preto também é igual).

Acho que o melhor é mesmo fazeres esse cruzamento CR x CB assim consegues resolver logo dois problemas:

1º Qual a cor dominante e qual a cor recessiva; (É mais confirmar, já que afirmas que o preto é dominante e o vermelho é recessivo)

2º Qual o genótipo do Crystal Black.

 

Se o cruzamento da geração parental fôr : aa x ♀ AA

Na F1 obtém-se sempre a coloração preta.

 

Se o cruzamento da geração parental fôr: ♂ aa x ♀ Aa

Na F1 obtém-se as duas colorações.

 

Esperemos que conseguias um heterozigótico... mas parece-me ser difícil. Era bom... se só conseguires homozigótico.. irias precisar da F2.. para conseguir determinar o cruzamento entre os heterozigóticos.

 

sim, estamos a dizer ambos o mesmo..

CR é sempre homozigótico (recessivo) portanto CR x CR dará sempre CR

 

sim, vou tentar 1º: várias fêmeas CR x 1 macho CB (genótipo desconhecido) e observar a F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Sérgio,

 

para obteres F1, eu não colocava só um macho CB, imagina que o gajo tem algum problema e não fecunda as femeas?

 

eu usei 2 femeas e 2 machos em cada separador, tive bons resultados. mas se colocares várias femeas CR e os tais 2 machos CB, tambem deves obter bons resultados ou até melhores.

 

Cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

para obteres F1, eu não colocava só um macho CB, imagina que o gajo tem algum problema e não fecunda as femeas?

 

eu usei 2 femeas e 2 machos em cada separador, tive bons resultados. mas se colocares várias femeas CR e os tais 2 machos CB, tambem deves obter bons resultados ou até melhores.

 

Cumps.

 

oi pedro

pois o problema é conseguir os CR e CB sexados...

 

a ver vamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais