PEIXE LIMPA - VIDROS FICA ASSIM... ATENÇAO


jn1210

Recommended Posts

Ola pessoal esta semana fui a uma loja de aquariofilismo em torres novas e deparei-me com uns limpa vidros "gigantes" perguntei ao sr da loja se este eram diferentes daqueles pequenino e..... ele disse não estes tão aqui e tem 5anos e ainda so têm metade do tamanho final de les eles podem atingir os 45cm ..... SIM 45 CM... fiquei completamente parvo.... estes das imagens tem 25 e 30 cm... fica aqui a imagem e ja sabem... cuidado porque ficam assim

 

espero ter ajudado em alguma coisa.

 

cumps JN1210

 

img0405yl.jpg

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jn1210.

 

Sim de facto esses peixes (plecostomus ou Limpa-fundos com tambem é conhecido) podem atingir ate 60cm. Muitos aquariofilistas desconhecem este facto pois quando os compram nas lojas sao mal informados e sao enganados pelos seu reduzido tamanho.

 

São sem duvida dos melhores comedores de algas que existem.

 

É pacífico e muito resistente, segundo consta, apenas se costuma dar mal com indivíduos da mesma espécie, mas regra geral, dá-se bem com todas as espécies de peixes.

 

Em termos de alimentação podem ser alimentados com alimento proprio para peixes de fundo e de vez em quando alguns vegetais solidos, dos quais sao bastante apreciadores, como por exemplo o espinafre.

 

Mas nao se deixem enganar pelo tamanho pequenino porque sem duvida que com as condiçoes adequadas e com uma alimentação equilibrada, crescem muito rapido e para tamanhos grandes como o podemos comprovar pela foto =)

 

Abraços

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprovado, tenho um sensivelmente do mesmo tamanho do das fotos. Tem um inconveniente, ao envelhecer começam a trabalhar menos na limpeza. Eu noto muito que ele fica escondido na gruta dele e raramente se mete a limpar seja o que for

 

Boas jn1210.

 

Sim de facto esses peixes (plecostomus ou Limpa-fundos com tambem é conhecido) podem atingir ate 60cm. Muitos aquariofilistas desconhecem este facto pois quando os compram nas lojas sao mal informados e sao enganados pelos seu reduzido tamanho.

 

São sem duvida dos melhores comedores de algas que existem.

 

É pacífico e muito resistente, segundo consta, apenas se costuma dar mal com indivíduos da mesma espécie, mas regra geral, dá-se bem com todas as espécies de peixes.

 

Em termos de alimentação podem ser alimentados com alimento proprio para peixes de fundo e de vez em quando alguns vegetais solidos, dos quais sao bastante apreciadores, como por exemplo o espinafre.

 

Mas nao se deixem enganar pelo tamanho pequenino porque sem duvida que com as condiçoes adequadas e com uma alimentação equilibrada, crescem muito rapido e para tamanhos grandes como o podemos comprovar pela foto =)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ai ai pensei que este topico fosse vir a ser debatido mas afinal..... puff :)

 

 

 

???????????? Como assim debatido?

Não existe nada para debater, essa espécie cresce de facto até 60 cm ponto final.

Que querias que debatessem?

Eu tenho um exemplar desses no meu aquário de peixes de 30 cm exactamente por ser um peixe de tamanhos proporcional aos restantes.

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma Gafe!São peixes de fundo e não limpa-vidros. Sim muitas das espécies de Plecos chegam a atingir 60cm os que crescem menos são os Plecotamus Ancistrus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal esta semana fui a uma loja de aquariofilismo em torres novas e deparei-me com uns limpa vidros "gigantes" perguntei ao sr da loja se este eram diferentes daqueles pequenino e..... ele disse não estes tão aqui e tem 5anos e ainda so têm metade do tamanho final de les eles podem atingir os 45cm ..... SIM 45 CM... fiquei completamente parvo.... estes das imagens tem 25 e 30 cm... fica aqui a imagem e ja sabem... cuidado porque ficam assim

 

espero ter ajudado em alguma coisa.

 

cumps JN1210

 

img0405yl.jpg

 

Por acaso tenho um amigo que tem um enorme, diz-me que parece um "Charroco" :tie-emoticon3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, só discordo com uma coisa para mim os melhores comedores de algas são os CAC´S ( comedores de algas chinês )

 

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gyrinocheilus_aymonieri.php

 

vejam aki e estes n ficam muito grandes, tenho 3 e sao um espectaculo para a manutenção do aqua

 

cump.

 

luis filipe

Editado por l.f.

Luis Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jn1210, tu começaste agora em aquariofilia e por isso achas surpreendente algo que toda a gente sabe... se fosse há um tempao atrás, ficaria surpreso, hoje não. já olho para um peixe e já sei de que familia de peixes é e como é a sua personalidade mais ou menos. tenho dezenas de espécies e conheço outras dezenas, como eu há muitos. E, tu vieste revelar algo sobre uma das espécies mais comuns que uma pessoa minimamente atenta já sabe.

 

isso na imagem é um pleco (nome comercial) ou cascudo comum (nome comum) com nome cientifico (hypostomus plecostomus) é um loricarídeo, peixes de placas com boca de sucção provenientes da América do Sul. Há loricarideos tão interessantes e uteis ao aquário, mas mais pequenos. Outros que estao entre os peixes mais caros à venda. Sem tirar qualquer desprimor a esta espécie tão exótica. Não é por nada que são populares e as pessoas dão bastante dinheiro para ter alguns loricarideos, nomeadamente os hypancistrus sp.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, só discordo com uma coisa para mim os melhores comedores de algas são os CAC´S ( comedores de algas chinês )

 

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gyrinocheilus_aymonieri.php

 

vejam aki e estes n ficam muito grandes, tenho 3 e sao um espectaculo para a manutenção do aqua

 

cump.

 

luis filipe

 

boas

 

dizes tu q nao crescem mt os CAC ou CAE?de certeza q nao deves saber o q tens.so pra teres uma ideia podem chegar ate aos 30cm.sao mt territoriais e desordeiros.nao aconselho a aquarios com peixes calmos.e limpam bem as algas ate um certo ponto, depois so kerem comidinha.

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Joni continuas com a desinformação. apresenta ai um limpa-vidros de aquario com 30 cm. Podem atingir 28 cm em estado selvagem, mas não no aquario. Falei contigo no outro dia, mas falei pra parede. Os meus têm ano e meio e são dos poucos peixes comedores de algas que nunca se interessaram por flocos, e são relativamente pequenos, todos os outros sim. os CAC ou os que lhes queiram chamar são peixes muito interessantes, em termos comportamentais, logo apresentam variações de comportamento, assim não apresentes verdades universais que de verdade não têm nada.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Penso que haja aqui alguns mal entendios...

 

Uma Gafe!São peixes de fundo e não limpa-vidros. Sim muitas das espécies de Plecos chegam a atingir 60cm os que crescem menos são os Plecotamus Ancistrus.

Plecotamus Ancistrus não existe... Há sim os Hypostomus plecostomus e os Ancistrus. Ambos pertencentes à Família dos Locarídeos e à Sub-família Hypostominae mas estão classificados diferentemente numa categoria a que chamam de "tribe", em que o primeiro faz parte da tribe Hypostomini e o segundo Ancistrini. Há sim os dois géneros, Hypostomus com diversas espécies dentro desta e como já disse Ancistrus, também com bastantes espécies (varia sempre o epíteto especifico).

 

Os que não crescem tanto, são peixes do género Ancistrus, como tentaste dizer.

 

 

boas pessoal, só discordo com uma coisa para mim os melhores comedores de algas são os CAC´S ( comedores de algas chinês )

 

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gyrinocheilus_aymonieri.php

 

vejam aki e estes n ficam muito grandes, tenho 3 e sao um espectaculo para a manutenção do aqua

 

cump.

 

luis filipe

 

Penso que estejas a falar dos CAEs (Chinese Algae Eater)... Também há as SAEs (Siamese Algae Eater) e não lhes chamam CAS (Comedor de Algas Siamês)...

 

 

jn1210, tu começaste agora em aquariofilia e por isso achas surpreendente algo que toda a gente sabe... se fosse há um tempao atrás, ficaria surpreso, hoje não. já olho para um peixe e já sei de que familia de peixes é e como é a sua personalidade mais ou menos. tenho dezenas de espécies e conheço outras dezenas, como eu há muitos. E, tu vieste revelar algo sobre uma das espécies mais comuns que uma pessoa minimamente atenta já sabe.

 

isso na imagem é um pleco (nome comercial) ou cascudo comum (nome comum) com nome cientifico (hypostomus plecostomus) é um loricarídeo, peixes de placas com boca de sucção provenientes da América do Sul. Há loricarideos tão interessantes e uteis ao aquário, mas mais pequenos. Outros que estao entre os peixes mais caros à venda. Sem tirar qualquer desprimor a esta espécie tão exótica. Não é por nada que são populares e as pessoas dão bastante dinheiro para ter alguns loricarideos, nomeadamente os hypancistrus sp.

Ele sabe isto tudo, sabe as famílias, as personalidades, os comportamentos mas mistura os todos. Portanto convém saber, sim. E depois utilizar os conhecimentos na prática...

 

Cascudo é o nome brasileiro... Sim está na net e está em Português mas não se utiliza em Portugal. No máximo chamarias lhe plecostomus como nome comercial e "pleco" como nome comum.

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada como um bom numero de Ottocinclus Affinis em água quente, e em água fria (sim também há em água fria comedores de algas que não se importam nada de temperaturas abaixo dos 20 graus) outro numero de plecos Borboleta de Hong Kong, nenhuma das duas espécies ultrapassa os 5 cm em adultos. Em vez de ter um ou dois grandes desses meninos em aquários grandes porque não ter cardumes dos anteriormente referidos? É ideal para os animais e para a saúde do aquário ;).

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele sabe isto tudo, sabe as famílias, as personalidades, os comportamentos mas mistura os todos. Portanto convém saber, sim. E depois utilizar os conhecimentos na prática...

 

Cascudo é o nome brasileiro... Sim está na net e está em Português mas não se utiliza em Portugal. No máximo chamarias lhe plecostomus como nome comercial e "pleco" como nome comum.

 

não sabia que existiam plecos em portugal, provavelmente no rio tejo deve haver alguns. que eu saiba no pais onde se fala portugues onde isso existe é no brasil. Por ser o nome que os brasileiros dao já não podes usar é isso que queres dizer? a serio le o que escreves e pensa... que conversa estupida.

 

ja vi inclusive um documentario dobrado em portugues (de portugal) sobre os "cascudos".

 

E, continuando a conversa para os CAE e SAE devem ser também os nomes comuns na tua teoria. é cada uma.deve ser os bravos do aquariofilia.net que definem os nomes comuns, que orgulho! eheheh

 

pela tua teoria, ja nao podemos chamar aos chipanzés de chimpanzés, com "troglodytes" como nome comercial e "chimp" como nome comum... chimpanzé não podes usar porque é o nome que se dá em África.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente. Em Portugal se disseres cascudos, ninguém percebe. Cascudo é o mesmo que "Limpa-fundo" ou "limpa-vidros". E se falares num destes peixes, vais ver que mesmo pessoas sem aquários, sabem o que é. Agora cascudos... Cascudos é o nome vulgar para pleco no Brasil. Ou também chamas acará discu aos discus e acará bandeira aos escalares? Pois não. Portanto o nome comum, em Portugal, será pleco, plecostomus ou limpa-fundo mas acho que este ultimo já é demasiado "ordinário".

 

E sim, CAEs e SAEs também sao os nomes comuns. Eu nunca ouvi falar em CACs ou CASs... Nem em camarão cereja vermelha ou camarão cristal vermelho, nem killipeixe. Há nomes que não se traduzem e que passam a fazer parte da nossa cultura/língua, os estrangeirismo. Não te vou dar exemplos (a não ser que peças) porque acho que todos conhecemos.

 

Sabes que nem tudo o que vês na net ou mesmo em documentários estão completamente correctos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves mesmo pensar que o mundo ou portugal é alguns membros deste forum, é que já nem o forum completo. os red cherry chamam-se camarões cereja, é o nome que sempre ouvi e foi com esse nome que comprei. mas isso trata-se de um nome comercial.

 

estrangeirismos existem em Portugal, claro, mas muitos só são usados por pessoas como tu e não por toda a gente.

 

não vou tecer mais comentários a respeito, não vale a pena.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chama lhes o que quiseres, estás à vontade e até que não discordo que traduzas certos nomes.

 

Apenas não digas que "cascudo" é o nome comum dos Hypostomus plecostomus em Portugal, porque não é. Se disseres que é o nome comum no Brasil, tudo bem mas cá não.

 

Cascudo, acará, dohjos, etc. São nomes usados no Brasil.

 

E isto é um facto, não é uma opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

discordo plenamente que digam que o peixe (comedores de algas chinês) seja um bom comedor de algas

tenho 1 no meu aquario com 300 litros e so quer comidinha de resto fica escondido nu musgo so a espera que lhe caia os flocos ou o granulado ha frente!

sao territoriais e ai quem se meta a frente dele quando vai comer,segue o peixe ate ele se ir embora!

para mim os melhores a limpar os vidros sao os ottos,mas ainda nao consegui arranjar nenhum para este aquario

 

obrigado

 

Mariu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

discordo plenamente que digam que o peixe (comedores de algas chinês) seja um bom comedor de algas

tenho 1 no meu aquario com 300 litros e so quer comidinha de resto fica escondido nu musgo so a espera que lhe caia os flocos ou o granulado ha frente!

sao territoriais e ai quem se meta a frente dele quando vai comer,segue o peixe ate ele se ir embora!

para mim os melhores a limpar os vidros sao os ottos,mas ainda nao consegui arranjar nenhum para este aquario

 

obrigado

 

Mariu

Vens um dia a Lisboa, parque das nações e vais à loja ornimundo lá que têm quase sempre ottos, compras logo uns 2 ou 3 ou mais que tens um bom aquário para um cardume deles, tive durante muito tempo um otto só aqui, apesar de gordo passava o tempo escondido a comer nos cantos, mas quando lhe arranjei mais um companheiro o animal alegrou-se de tal forma que agora já se movimenta por todo o lado.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Penso que estejas a falar dos CAEs (Chinese Algae Eater)... Também há as SAEs (Siamese Algae Eater) e não lhes chamam CAS (Comedor de Algas Siamês)...

 

 

E qual dos 2 recomendam para comprar para o meu aquário para equipa de limpeza?

 

Aquário: 295l brutos

Peixaria: ciclídeos Malawi Mbuntas

Equipa de limpeza: 1 pleco e mais 2 que vou decidir conforme o que me aconselharem.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chama lhes o que quiseres, estás à vontade e até que não discordo que traduzas certos nomes.

 

Apenas não digas que "cascudo" é o nome comum dos Hypostomus plecostomus em Portugal, porque não é. Se disseres que é o nome comum no Brasil, tudo bem mas cá não.

 

Cascudo, acará, dohjos, etc. São nomes usados no Brasil.

 

E isto é um facto, não é uma opinião...

mas quem te disse a ti que não é?!

 

és persistente. cascuco, acará também são usados cá, porque são os nomes comuns dos peixes, são peixes do brasil. acará até em ingles é usado. Logo ingles (wow! ) e agora para ti já se pode usar?

 

fica na tua. Eu não te perguntei nada, estava a responder a uma pessoa, dando-lhe informação CORRECTA sobre as coisas, e não mer....s que les num forum, dizendo que CAE e SAE são os nomes comuns, tens que idade? já sei que não muita, nota-se! Agradecia que não "corrigisses" achando-te dono dos nomes em portugues... nem sei porque raio estamos a falar disso! é mesmo coisa...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo mais uma vez,

 

Não queria de todo ofender te. Infelizmente, e como já se pode ver noutros tópicos (este especificamente), tu é que mostras ser uma pessoa teimosa, arrogante e sem vontade de aprender...

 

E depois, mais uma vez infelizmente para ti, eu também já fiz um trabalho sobre ciclídeos para a cadeira de Biologia Celular leccionada pelo Médico Veterinário Rui Galinho Patrício, médico veterinário do Jardim Zoológico de Lisboa um dos donos da ZooExótico, no qual indiquei como nome comum para os discus, "Acará Discu", em que ele me corrigiu dizendo que o mesmo nome não é utilizado em Portugal, estando incorrecto. Claro que tu não vais dizer que eu ou mesmo o Dr. Rui Patrício tem razão, não espero isso, mas eu tenho algumas bases onde me fundamentar e apoiar, bases mais sólidas que um documentário ou o que diz a Wikipédia...

 

É verdade que tens bastante mais idade que eu, mas não me parece que essa idade valha assim tanto...

 

Enfim, "Acará" e "Cascudo" não são definitivamente nomes comuns em Portugal.

 

edit: Acho que já é pelo menos a segunda vez que te apoias na idade dos membros e não me parece que isso te tenha dado grande razão, antes pelo contrário... Aconselho te a arranjar outro fundamento.

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.