Projecto: Aquario Tematico do Amazonas


Recommended Posts

Boas noites camaradas,

 

Desde ja deixem-me fazer uma pequena introdução.

Tive há cerca de 12 anos, um comunitario, onde basicamente, andei a fazer tudo ao contrario do que devia.

O aquario acabou na dispensa e a aquariofilia posta de lado durante todos este anos.

 

Recentemente comecei-me a entusiasmar novamente por este mundo maravilhoso. Li inumeros posts deste excelente forum, e decidi por maos á obra.

Fui aprendendo no topico dos iniciantes (aquario tematico amazonas, e retirei muitas ideias de outros forenses, como por exemplo da montagem do Joao Pedro Palma.

 

Mandei fazer uma mesa por medida, recuperei o velhinho aquario, reaproveitei o termostato, e fui adquirindo de forma faseada o material necessario.

 

Pretendo desta vez praticar este fascinante hobby de uma forma muito mais correcta e sustentada.

 

Assim sendo, decidi-me pela montagem de um aquario tematico do Amazonas. Não pretendo replicar nenhum rio ou afluente em particular.

A minha ideia é apenas ter fauna e flora daquela região. Os reis do aquario serão naturalmente os belos apistogramas!

 

 

Deixando de conversa mole, e passando ao que interessa:

 

Dimensões

- 100 x 40 x 30

Volume

- 120 litros (100 litros reais)

 

Iluminação

- Calha de 120LED/m

 

Filtragem

- Eheim 2213 , com filtro de ceramica+carvao activado+esponja

 

Substracto

- Sem substractivo

 

Areão

- Mistura de quartzo cinzento com areão em 2 tons de cinzento. Com uma granulometria de 2-4 mm

 

Aquecimento

- Termostato de 100W

 

Decorações

- 2 pedras SEIRYU STONE

- 2 Tronco Red Moor wood

- 1 folha de amendoeira da india

- 1 coco coberto com musgo

 

____________________________________

 

Flora (ainda nada definido, possibilidades:)

- Echinodorus Red Devil

- Amazonense Anã (Echinodorus grisebachii)

- Cabomba

 

Fauna (ainda nada comprado)

- 3 Apistos (1 macho, 2 femeas) ; Ainda nao decidi qual a especie. Estou hesitante entre Cacatuoides, Agassi, Fasciatas ou viejita

- 12 Tetra Cardinal

- 2 ancistrus

- 5 corydoras sterbai

 

Finalizei hoje a montagem do aquario.

Conto adicionar algumas plantas durante o inicio da proxima semana. As plantas naturalmente não poderão ser exigentes em termos de iluminação ou fertilização.

 

 

A mesa. Devido a limitações de espaço (nao podia ter os tradicionais 70cms de altura), foi feita por encomenda. Quase 2 meses de espera

1mesaconv.jpg

 

 

O aquario preparado, ja com os troncos e as 2 pedras.

O aquario tem uns 15 anos. Penso ser da Aquapor. Gastei umas valentes horas a tentar remover o calcario incrustado. Desisti tirar das tampas. Ou vai ficar sem tampas, ou vou á vidreira e mando fazer umas tampas

2tudopreparadoconv.jpg

 

 

 

Aqui o aquario ja com a areia. A prateleira que podem ver, é que me limita o espaço em altura, e me obrigou a fazer uma mesa por encomenda.

3jacomareiaconv.jpg

 

 

A despejar a agua, com o regador, para nao levantar muita areia.

4aenchercomaguaconv.jpg

 

 

E aqui ja o aspecto final, com o filtro montado. Pesos em cima dos troncos, para nao levantarem voo :)

5jacomaaguaconv.jpg

 

 

O tronco da esquerda. É o maior deles. Gosto bastante dele. Os galhos configuram umas passagens interessantes para os peixes brincarem (assim o espero)

6troncodaesquerdaconv.jpg

 

 

O tronco da direita. Nao gosto tanto. Daqueles casos em que na loja parece espetacular, e chegas a casa :dry:

7troncodadireitaconv.jpg

 

 

As 2 SEIRYU STONE. Na verdade sobraram ainda 2. Ja nao cabiam, fica cheio demais.

Penso que as pedras não "brilham" tanto, pois fazem pouco contraste com o areao. Teriam ficado melhor com outro tipo de areao.

8pedrasconv.jpg

 

 

A metade de coco, coberta com musgo. Ainda é um pouco cedo para pensar em criação, mas fui adidantando serviço ...

9cococonv.jpg

 

 

Finalmente, o resultado final. Desligando a luz da sala, deixando apenas a iluminação do aquario ligada. Ou muito me engano, ou vou ter de investir em mais potencia de luz.

10resultadofinal1conv.jpg

 

 

Aqui fica bem notorio, que a agua ainda está turva. Talvez a folhita de amendoeira da india tenha contribuido para isso.

12resultadofinal3conv.jpg

 

 

Pata terminar, uma imagem mais centrada do aquario.

11resultadofinal2convv3.jpg

 

 

Todo o tipo de comentário e recomendação, é naturalmente muito bem vindo!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 151
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva Tat,

 

bem vindo de volta.

Bela escolha de Hardscape essas pedras têm um enorme potencial, no entanto a colocação poderia estar muito melhor.

A meu ver, esses dois troncos funcionariam melhor juntos de um dos lados com as pedras do mesmo lado bem visiveis.

 

Falta-te algo fundamental no inicio de um aquário que são as plantas. Caso não tenhas a possibilidade de inserir algumas, deixa o Filtro a trabalhar mas de luzes apagadas. Pois esses nutrientes que a nova água introduzida traz só vão alimentar o aparecimento de algas na ausência de massa vegetal.

 

Boa Sorte

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nao prcisas de mais luz. Os peixes do amazonas no seu habitat natural tem luz reduzida. Os apistos nao gostam de muita luz, por isso e que normalmente se metem plantas flutuantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tat,

 

bem vindo de volta.

Bela escolha de Hardscape essas pedras têm um enorme potencial, no entanto a colocação poderia estar muito melhor.

A meu ver, esses dois troncos funcionariam melhor juntos de um dos lados com as pedras do mesmo lado bem visiveis.

 

Falta-te algo fundamental no inicio de um aquário que são as plantas. Caso não tenhas a possibilidade de inserir algumas, deixa o Filtro a trabalhar mas de luzes apagadas. Pois esses nutrientes que a nova água introduzida traz só vão alimentar o aparecimento de algas na ausência de massa vegetal.

 

Boa Sorte

Cumptrs

José.Dias

 

Boas,

 

Relativamente ás pedras, julgo que tens razão. Estão algo desaproveitadas. Estão colocadas de forma bastante discreta.

Como disse anteriormente, tenho ainda mais 2 pedras fora do aquario, que nao coloquei, por limitações de espaço. Vou ainda estudar cuidadosamente, uma distribuição mais bonita para as pedras, eventualmente adicionando uma 3ª.

 

Quanto ás plantas, como vou mostrar abaixo, ja adicionei as primeiras.

Tenho agora em mente, adicionar ou uns pés de cabombas ou de egerias. Mas estou com medo que desatem a crescer que nem doidas, e tenha que andar a poda-las quase diariamente ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nao prcisas de mais luz. Os peixes do amazonas no seu habitat natural tem luz reduzida. Os apistos nao gostam de muita luz, por isso e que normalmente se metem plantas flutuantes.

 

Sim, um biotopo "puro" do Amazonas é assim a dar para o escuro.

Mas...... dou também muito valor ao brilho e á cor no aquario. E com pouca luz, temo ficar com um ambiente demasiado sombrio, com peixes muito descolorados.

Quando começar a adicionar os peixes, logo vejo melhor, e tomo a decisão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, adicionei ontem as primeiras plantas.

 

1 anubia nana, que usei para disfarçar o corte do tronco.

2 anubias mini, que prendi ao mesmo tronco.

Levei 1 hora e meia, para prender as anubias ao tronco :)

dia3fotosanubias.jpg

 

E coloquei a Echinodorus Bleheri no canto oposto, a "compor" as costas do outro tronco, e adisfarçar o inestetico e velhinho termostato.

Tenciono entrelaçar mais um pe desta planta no mesmo tronco.

dia3fotosechinodorusble.jpg

 

Finalmente medi os parametros da agua: 22-11-2010 : No3=10, No2=0, 7<GH<14, kH=3, ph=7.4. PH obviamente demasiado alto. Vou esperar mais uns dias, para ver se estabeliza. Nitritos ainda baixos.

Julgo estar com o filtro a trabalhar com demasiado caudal. É um eheim 2213, o que é bastante para este aquario. Acho que tenho de lhe baixar o fluxo. Notei ainda numa pelicula de espuma na superficie do aquario, que atribuo ou ao filtro, ou aos troncos ou talvez á ceramica. Vou começar por baixar o fluxo do filtro, e ver se resulta.

 

Panoramica geral, com as plantas (ainda estou a estudar melhor forma de tirar as fotos...) :

dia3fotogeralaquacompri.jpg

 

 

Todo o tipo de criticas e sugestões são muito bem vindas!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só uma pergunta,

 

Este aquário biotopo amazónico será com água cristaliza ou amarela? Pergunto, porque com os parametro que apresentas será dificil o pH descer de maneira a atingir valores ácidos! Uma forma eficaz será adicionar turfa ao filtro, porque irá colocar a àgua mais macia/mole e descer o pH pelo menos para valores perto dos 6.8 e o facto de tornar a água amarela como a maior parte dos biotopos amazónicos.

 

Sobre as plantas, será dificil mante-las sem fertelizações e substrato adequado, mesmo de pouca exigência de nutrientes...

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo input Antonio,

 

Tens toda a razão em tudo o que dizes.

Perto de completar as duas semanas de ciclo, debato-me com os 2 problemas que antecipaste: ph demasiado alto e plantas subnutridas.

 

O problema nas plantas está bem patente na foto da echinodorus bleheri:

 

bleherimauaspectoresize.jpg

 

Aproveito para deixar uma panoramica geral, onde já são visiveis os primeiros habitantes. 11 tetra cardinal:

 

vistageralcomneonsresiz.jpg

 

 

Parametros da agua:

Temperatura=26ºC

01-12-2010: No3=10, No2=0, GH=14, kH=6, ph=7.2

 

* Problemas com as plantas

Que me aconselham? Acrescentar substracto? Aumentar potencia de luz?

Luz: Tenho actualmente uma calha de 120Led/metro. Creio que equivale a aproximadamente uma unica lampada T8 15W.

Substracto: Será indispensavel colocar um substracto fertil? Por exemplo Akadama? Para ja, adicionei 3 "Flourish Tabs" - Gravel Bed Supplement for the Planted Aquarium. Nao sei se ajudará....

 

* Problemas com PH

Pretendo baixar o PH dos 7.2 para cerca de 6.5-6.7, mais de acordo com um biotopo amazonas, e mais ao jeito da fauna (apistos, tetras).

Turfa: Pretendo ter a agua cristalina. Como tal, parece-me que a turfa não é opção.

Troncos e folhas: Já tenho 2 troncos, e folhas de amendoeira da india.

TPAs com Aguas Acidas: Parece-me uma hipotese viavel, começar a introduzir 5 a 10 litros em TPAs semanais, de agua do Luso, ou similar, que creio terem um PH na casa dos 5. O que vos parece?

 

 

Obrigado pela ajuda e dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

* Problemas com as plantas

Que me aconselham? Acrescentar substracto? Aumentar potencia de luz?

Luz: Tenho actualmente uma calha de 120Led/metro. Creio que equivale a aproximadamente uma unica lampada T8 15W.

Substracto: Será indispensavel colocar um substracto fertil? Por exemplo Akadama? Para ja, adicionei 3 "Flourish Tabs" - Gravel Bed Supplement for the Planted Aquarium. Nao sei se ajudará....

 

* Problemas com PH

Pretendo baixar o PH dos 7.2 para cerca de 6.5-6.7, mais de acordo com um biotopo amazonas, e mais ao jeito da fauna (apistos, tetras).

Turfa: Pretendo ter a agua cristalina. Como tal, parece-me que a turfa não é opção.

Troncos e folhas: Já tenho 2 troncos, e folhas de amendoeira da india.

TPAs com Aguas Acidas: Parece-me uma hipotese viavel, começar a introduzir 5 a 10 litros em TPAs semanais, de agua do Luso, ou similar, que creio terem um PH na casa dos 5. O que vos parece?

 

 

Obrigado pela ajuda e dicas!

 

Boas,

 

Em relação a adicionar substractos, parece-me que além de já ser tarde para isso é também um pouco desnecessário. Encaminhas-te e bem para um biótipo low tech e introduzires camadas ricas em nutrientes vai-te complicar bastante o equilibro do aquário. Duvido que o problema das plantas seja falta de nutrientes, pois a nova água introduzida traz o suficiente para aguentar a tua massa vegetal durante muito tempo. Acredito mais que seja carência energética (luz). Equaciona um kit Co2 barato (sem ser pressurizado).

 

Se vais no sentido do Biótipo Sul americano, vai ser impossivel teres a água cristalina, e se gostas mesmo deste tema, apreciarás a água bem amarelada, tal como se encontra nos rios em questão. Tens aqui muitos exemplos intressantes : My http://showcase.aquatic-gardeners.org/2009.cgi?&op=ishowcase&category=1&vol=-1

 

Boa sorte

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat,

 

Como diz o Spaar e muito bem, essa calha é insuficiente, apesar das plantas em questão serem de baixo consumo, mas existe um minimo, uma calha de 2x 24w penso que será suficiente, menos será dificil manter plantas, o co2 é uma hipotese, mas para criar um ambiente mais ácido não será a melhor solução, porque pensa bem, se já não tens luz suficiente para que as plantas façam um consumo regular dos nutrientes da coluna de água, se juntares co2, vais criar uma mistura explosiva para a criação de algas, e as plantas ainda vão ter maior dificuldade em absorver os nutrientes.

 

Um conselho, se queres ter um aquário estilo amazónico mas com água cristalina, é preciso ter um sistema mais avançado e não low teck, isto é, mais luz/watts/litro, substrato fértil de qualidade e adição de co2, mais uma massa vegetal mais densa, para tentar criar um equilibrio de nutrientes vs consumos das plantas.

 

Por outro lado a melhor hipotese e mais económica será juntar mais troncos e folhas e a respectiva turfa para amaciar a água e tornar o ambiente pré-ácido, caso contrário será dificil.

O ambiente ambar/amarelo é o melhor para os ciclidios anões, existe uma adaptação muito mais rápida e andam sempre mais activos, digo isto por experiência própria.

 

Ainda é tempo de fazer alterações...

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Muito obrigado pelo vosso feedback.

 

Se vos entendo correctamente, existem 2 formas de levar avante este projecto:

 

LowTech: Aquario com troncos, muitas folhas, poucas plantas e a respectiva turfa para ajudar a baixar o ph. Sem necessidade de adição de substractos ou co2 e com iluminação fraca/média 0.5W /litro.

 

HighTech: Troncos, bastantes plantas, bastante iluminação (1w/litro), adição de um substracto fertil e eventualmente fertilizante. E claro, Co2. Como resultado um aquario bem verde e com agua bem cristalina.

 

Bem, aqui o meu problema é que eu pretendo algo no meio destas 2 aproximações, um Medium Tech :). A Maria embirra solenemente com aguas cor de cha, além de que eu também gostaria de ter mais algumas plantas, mas longe de querer um plantado.

O resultado final, não seria rigorosamente um biotopo, mas creio ser possível atingir um resultado final equilibrado, onde todos se sentiriam confortaveis.

 

Assim sendo, para seguir este caminho intermedio, tenho em mente atacar os meus 2 problemas maiores do seguinte modo:

 

Iluminação: Aquisição de sistema T5 com 3x 24w, ou 2x 39W

 

Redução PH: TPAs de 10Litros de 3 em 3 dia, com agua do luso (ou equivalente).

 

Fertilização e Substracto: Não sei o que fazer quanto a isto....

 

 

Aguardo os vossos indispensáveis comentários. Obrigado!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui o meu problema é que eu pretendo algo no meio destas 2 aproximações, um Medium Tech :). A Maria embirra solenemente com aguas cor de cha, além de que eu também gostaria de ter mais algumas plantas, mas longe de querer um plantado.

O resultado final, não seria rigorosamente um biotopo, mas creio ser possível atingir um resultado final equilibrado, onde todos se sentiriam confortaveis.

 

Assim sendo, para seguir este caminho intermedio, tenho em mente atacar os meus 2 problemas maiores do seguinte modo:

 

 

Neste caso, algumas mudanças serão necessárias para ter sucesso com o aquário.

 

1º Definir muito bem o que se pretende, só assim se pode saber ao certo do que se precisa, evitando-se alterações de ultima hora ou remodelações que só gastam dinheiro e tempo.

 

2º O meio termo a que se refere exige sempre uma calha de iluminação própria, substrato fertil e substrato principal adequado para plantas( estes até ajudam porque baixam o pH e kH e gH )e posterior fertelização liquida se for necessário. Neste caso não será necessário o uso de CO2 se não tiver plantas exigentes.

 

3º O hardscape ajuda a manter um ambiente ácido, como o caso dos troncos e folhas de carvalho e amendoeira da india.

 

A iluminação/potencia irá depender das plantas, se forem de baixo consumo, basta 2x24w ou algo parecido, porque quanto mais luz, mais a probabilidade de desiquilibrios de nutrientes na coluna de água(muitas algas).

Tap´s com água engarrafada nunca é uma solução nem para um aqua de 50L, é demasiado dispendioso e nunca uma solução duradoura. Com os elementos atrás referidos consegue um ambiente ácido suficiente para as plantas se desenvolverem sem problemas.

 

 

Assim já pode ter uma ideia do que pretende criar, e tentar esquematizar o ambiente para o seu aquário, com plantas, troncos, pedras e por fim a fauna que mais lhe agrada e se adapte ao ambiente criado...

 

Boa sorte

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste caso, algumas mudanças serão necessárias para ter sucesso com o aquário.

 

1º Definir muito bem o que se pretende, só assim se pode saber ao certo do que se precisa, evitando-se alterações de ultima hora ou remodelações que só gastam dinheiro e tempo.

 

Sim, desde o inicio que tenho bem definido o que quero para o aquario.

Repara que ja tinha indicado querer como flora, echinodurus blherei, echinodurus red devil, amazonense ana, cabombas e acabei por acrescentar anubias. Como fauna 3 apistos (1 macho+2femeas), 12 tetra cardinal, ancistrus e as corydoras.

Contava conseguir baixar o PH, á conta dos troncos, mas não surtiu efeito.

 

 

2º O meio termo a que se refere exige sempre uma calha de iluminação própria, substrato fertil e substrato principal adequado para plantas( estes até ajudam porque baixam o pH e kH e gH )e posterior fertelização liquida se for necessário. Neste caso não será necessário o uso de CO2 se não tiver plantas exigentes.

Sim, a calha de iluminação foi um erro. Foi-me dito que seria suficiente para este tipo de plantas, mas está visto que não é. Estou agora á procura de uma calha a bom preço.

 

Relativamente ao uso de substracto fertil. Várias pessoas me disseram que para este tipo de plantas, não preciso de substracto fertil. Tal maneira que apenas tenho substracto inerte. Qual a tua opinião? É mesmo essencial a adição do substracto fertil, ou poderei remediar com fertelização liquida? É possível adicionar substracto fertil a um aquario ja montado (vai com 15 dias de ciclo) e com peixes lá dentro?

 

3º O hardscape ajuda a manter um ambiente ácido, como o caso dos troncos e folhas de carvalho e amendoeira da india.

Correcto. É o que estou a utilizar.

 

A iluminação/potencia irá depender das plantas, se forem de baixo consumo, basta 2x24w ou algo parecido, porque quanto mais luz, mais a probabilidade de desiquilibrios de nutrientes na coluna de água(muitas algas).

Tap´s com água engarrafada nunca é uma solução nem para um aqua de 50L, é demasiado dispendioso e nunca uma solução duradoura. Com os elementos atrás referidos consegue um ambiente ácido suficiente para as plantas se desenvolverem sem problemas.

Pois, usar a agua dos garrafoes, cria-me aqui uma dependencia lixada. Mas repara, um garrafao da marca Pingo Doce (PH=5.5), custa 25 centimos. Aí por mes, gastaria 2 garrafoes (10L de garrafao + 10L torneira), ou seja 50 centimos. O custo não é relevante.

 

Obrigado pelas ajudas.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat,

 

O que referi anteriormente é apenas a minha opinião sobre criar e manter uma espécie de aquário "meio termo" entre os low e hight teck, muitas pessoas irão referir experiências diferentes e de sucesso sem os elementos que acho que são essenciais, aqui não existe uma ciência exacta, não interessa os meios mas o fim... Mas também não gostaria que apenas fosse eu a comentar, irão de certeza mais pessoas dar a sua opinião em breve e depois é só emcontrar um caminho :coffee:

 

Relativamente ao uso de substracto fertil. Várias pessoas me disseram que para este tipo de plantas, não preciso de substracto fertil. Tal maneira que apenas tenho substracto inerte. Qual a tua opinião? É mesmo essencial a adição do substracto fertil, ou poderei remediar com fertelização liquida? É possível adicionar substracto fertil a um aquario ja montado (vai com 15 dias de ciclo) e com peixes lá dentro?

 

Pode mas para mim não é a mesma coisa, porque para essas plantas bastava um bom substrato fertil que garantiria nutrientes para mais de 6 meses sem adição da fertelização de macros liquida, apenas pequenas adições de micros conforme a evolução/carência das plantas.

 

Pois, usar a agua dos garrafoes, cria-me aqui uma dependencia lixada. Mas repara, um garrafao da marca Pingo Doce (PH=5.5), custa 25 centimos. Aí por mes, gastaria 2 garrafoes (10L de garrafao + 10L torneira), ou seja 50 centimos. O custo não é relevante.

 

Mais uma vez, para mim não é solução e não vai controlar o pH dessa forma, mas pode tentar e depois expor a sua experiência.

 

Tat, boa sorte no aquario, dá para ver que já tem alguns conhecimentos, e com o tempo vai-se apercebendo dos erros e ganhando experiência, já passei pelo mesmo e ainda hoje continuo a errar e a gastar dinheiro desnecessário se, tivesse pensado mais no assunto.

Para a quariofilia é precso muita paciência :eusathink: e toneladas de percistência :thumbup3:

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos teus inputs.

 

Mais uma vez, para mim não é solução e não vai controlar o pH dessa forma, mas pode tentar e depois expor a sua experiência.

 

Tat, boa sorte no aquario, dá para ver que já tem alguns conhecimentos, e com o tempo vai-se apercebendo dos erros e ganhando experiência, já passei pelo mesmo e ainda hoje continuo a errar e a gastar dinheiro desnecessário se, tivesse pensado mais no assunto.

Para a quariofilia é precso muita paciência :eusathink: e toneladas de percistência :thumbup3:

 

Teimosamente, iniciei a minha tentativa de baixamento do PH, através do método dos garrafões de agua.

Vou aproveitar para partilhar a minha experiência, mais que não seja pode ajudar alguém a não fazer o mesmo :)

6/12/2010: PH=7.5

7/12/2010: TPA de 15 Litros, com agua Pingo-Doce (PH=5.5); 1 hora depois estava com: PH=7.2 ;

8/12/2010: PH=7.5 . Parece-me que o efeito tamponador da agua presente no aquario, me vai dificultar a tarefa.

14/12/2010: Previsto novo TPA de 20 Litros com agua Pingo-Doce (espero uma redução gradual do efeito tampão)

 

Aproveito para deixar uma pergunta. Estes TPAs semanais de 20%, podem-me prejudicar a implantação das bacterias nitrificantes? Recordo que o aqua está no meio do ciclo (2 semanais e meia).

 

Entretanto, continuo á procura de uma calha T5 2x39W, a preço de amigo. Não está facil...

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questão, qual o Kh da água do aquário? se o Kh estiver alto isso não vai fazer nada, visto o Kh ser o tampão e não te deixa alterar o Ph da mesma, mas deixo isso para os mais entendidos.

No meu entender isso só se resolve de duas maneiras, agua de osmose ou então teres os peixes de acordo com a agua que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questão, qual o Kh da água do aquário? se o Kh estiver alto isso não vai fazer nada, visto o Kh ser o tampão e não te deixa alterar o Ph da mesma, mas deixo isso para os mais entendidos.

No meu entender isso só se resolve de duas maneiras, agua de osmose ou então teres os peixes de acordo com a agua que tens.

 

 

Boas Julio.

Estou com um KH aproximado de 3 (medido com aquelas fitas).

Tenho esperança que o proprio KH vá "cedendo" com as TPAs. Como provavelmente sabes, a agua do garrafão, tem KH=0.

Mas posso estar enganado, claro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou continuar a partilhar a minha tentativa de baixamento de PH.

 

Medição dos parametros hoje antes da TPA:

No3=10, No2=0, GH=14, kH=3, ph=7.5

 

 

Após novo TPA, de 20 Litros Agua PingoDoce(PH=5.5), medi um PH=7.1 .

Vejamos se amanhã não volta aos 7.5.

 

Isto é preciso muita paciencia.... :(

 

Continuo apenas com um cardume de 8 neons. Quero estabilizar as condições da agua, antes de introduzir mais malta.

Entretanto, surgiram-me uma duzia de pequenos caracois. Provavelmente resultado do excesso de comida. Para ja vou deixa-los andar, penso que até são benéficos.

Se se tornarem praga, penso mais a sério numa forma de os erradicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha luta com o PH continua.

 

Medição parametros, dia 16/12: No3=10, No2=0, GH=14, kH=3, ph=7.3 (aproximado).

 

No fds, faço novo TPA, de 25 litros (25% do aqua), com os garrafoes do Pingo-Doce (PH=5.5).

Se apos esta TPA, continuar com PH acima dos 7.2, penso que me rendo ás evidencias, e avanço para a turfa.

 

Entretanto adquiri um termostado externo (via ebay), um Hydor ETH 200W. Excelente compra. Mesmo com aquario todo aberto, e todo este frio, temperatura certissima, ali nos 26º. E sempre é menos um mono dentro do aquario :)

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat.

 

Andas mesmo a remar contra a maré :crazyeyes:

A aquáriofilia é um hobbie de longo prazo, salvo raras excepções claro. Neste momento não te faz diferença dar 20 ou 30 cent. pelos garrafões, mas se fores contabilizar isso ao longo de 1 ou 2 ou 5 anos se calhar vais ver a coisa de outra forma. Acabas-te de referir um método natural que te vai ajudar com maior eficácia a chegares aos valores pretendidos, por um preço mais baixo e menos trabalhoso... A turfa :)

Boa sorte com a tua luta e já agora, que anões é que vais colocar no aquário?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat.

 

Andas mesmo a remar contra a maré :crazyeyes:

A aquáriofilia é um hobbie de longo prazo, salvo raras excepções claro. Neste momento não te faz diferença dar 20 ou 30 cent. pelos garrafões, mas se fores contabilizar isso ao longo de 1 ou 2 ou 5 anos se calhar vais ver a coisa de outra forma. Acabas-te de referir um método natural que te vai ajudar com maior eficácia a chegares aos valores pretendidos, por um preço mais baixo e menos trabalhoso... A turfa :)

Boa sorte com a tua luta e já agora, que anões é que vais colocar no aquário?

 

Abraço.

 

Boas Fabio,

 

O custo não me chateia muito. 50 centimos por mês (2 garrafoes), é menos um café num mês :smile2:

 

Mas realmente ando a remar contra a maré. Isto de lutar contra o PH, confirma-se ser das coisas mais frustrantes.

 

De qq das formas, a minha teimosia é limitada. Amanhã faço o 3º TPA de 20L de agua de garrafao. Caso o PH volte a subir acima de 7.2, passo para a turfa.

Se nem assim for lá, recorro á ultima das armas, o CO2. Espero não ser necessário.

 

Já agora, como vão os teus Agassizi e Hongsloi?

 

Eu estou a pensar a colocar 2 femeas e 1 macho de apistos. Já vi tanta fotografia, tanto video... que nem sei pode onde ir. A minha inclinação mais forte é para os cacatuoides, mas não é garantido.

Se pensares em confiar alguns dos teus meninos... diz qq coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat.

 

Pois tenho o pressentimento que vais mesmo avançar para a turfa, mas estamos cá para ver :D

 

Os Agassizi e Hongsloi crescem a olhos vistos. Não tenho postado nenhuma foto porque o tempo é escasso, a minha praça dá-me muito trabalho, é mjuito peixe :D...

Tenho todo o gesto em que tenhas uns exemplares meus nesse biotopo que tanta luta te está a dar. Uma coisa é certa, se fosse por eles não precisavas de baixar o PH. Eles estão a crescer lindamente num PH de 7.0 +/-. É o que vale a criação nacional e eles nascerem e crescerem habituados ás nossas águas ;)

 

Abraço.

Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas camaradas,

 

Fiz ontem novo TPA (25 Litros), com agua do Pingo-Doce (ph=5.5).

No entanto, o PH baixou apenas 0.1 para 7.2.

 

Para registo fica aqui os parametros da agua:

 

19-12-2010: No3=10,NO2=0.5,GH=14,KH=3,PH=7.2 .

 

Assim sendo, rendi-me ás evidencias, e decidi adicionar turfa ao filtro.

Adicionei cerca de 100g de turfa ao filtro, vou agora controlar diariamente o PH.

Recordo que o meu objectivo é ficar com um PH de 6.7, que creio ser um valor mais apropriado para manter e mesmo criar apistos, e acaba por estar mais proximo das caracteristicas e um biotopo amazonico.

 

Fiz ainda as seguintes modificações no aquario:

-> Mudei iluminação para 2x T5 39w - 8000K

-> Substituí as duas anubias que tinha no tronco da esquerda, e acrescentei uma ozelot e uma foxtail.

-> Modificação disposição das seyru stones

 

Acho que a maneira como coloquei as pedras, acaba por centrar demasiado a atenção nas mesmas.

Mas vou dar mais alguns dias para "digerir" o layout.

 

Aqua:

aqua21122010resized.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Mais uma vez parabéns pelo aquário e pelo entusiasmo.

A razão pela qual o teu Ph não baixa é muito simples, e acredito que sei resolver o teu problema.

Recorrer a água engarrafada para tornar a água mais acida é um erro, ora contendo a água mineral bicarbonatos e outros sais que resistem e absorvem agentes ácidos irá tornar a tua água mais "dura" e fortaleçer o "efeito tampão" da química da tua água tornando alterações no PH impossiveis.

 

O que tens de fazer é usar águas "puras" como a água de osmose, que livre de bicarbonatos tem menos resistência a ácidos. Assim sendo a capacidade "Tampão" da água é menor e permite-te moldar o PH livremente. Atenção sobre-utilizar este tipo de água pode fazer descidas bruscas e fatais de PH, reduzir a quantidade de bicarbonatos na água não é recomendável a aquariofilistas principiantes dada a fragilidade do sistema biológico resultante.

 

Boa Sorte

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais