Iniciação na aquariofilia


nipnip

Recommended Posts

Antes de mais boa noite a todos os elementos deste fórum.

 

Tenho andado já por aqui há algum tempo a ler e a apreciar algumas das belas imagens que por cá existem, pelo que finalmente julgo estar em condições de arrancar com a construção do meu primeiro aquário.

 

Pretendia-me iniciar com um aquário água doce quente.

 

Posto isto estou a pensar adquirir um aquário com capacidade para 150/200 litros em princípio sobre a forma de kit (que julgo ser mais fácil para quem está a começar).

Caso não compre em kit o material a adquirir para além do aquário é filtro, aquecedor e iluminação correcto?

 

Para a iluminação tenho encontrado que um bom factor é de 0,5W/L, para o aquecedor 1W/L e o filtro deve ter uma capacidade de cerca de 4x/hora o volume do aquário. estou certo?

 

A ideia seria ter um aquário com algumas plantas preferencialmente resistentes e de fácil manutenção uma vez que me estou a iniciar. Pensei em anúbias, microsorum pteropus, eleocharis acicularis, cyperus helferi, cryptus, uma vez que pelas imagens que vi parecem ser fáceis de plantar e de em principio me permitirem uma conjugação que me agradaria.

 

O que acham das plantas acima? têm outras sugestões?

 

Chega a colocação de "areia" no fundo do aquário ou é de alguma forma aconselhável a colocação de um outro tipo de substratos para além da areia com efeitos decorativos?

 

Penso também colocar algumas pedras e uma raíz/tronco. Caso estes elementos não sejam comprados julgo que relativamente ao tronco/raiz deve ser bem seco e depois disso devidamente limpo e fervido. Para as pedras o tratamento é o mesmo, limpeza e fervura?

 

Andei também a ler acerca do ciclo do azoto e pelo que percebi devo manter o aquário após estar cheio durante algumas semanas apenas com as plantas e alguns peixes (poucos).

 

E é relativamente aos peixes que tenho mais dúvidas.

 

Que tipo de peixes devem ser introduzidos primeiro de forma a ajudar na realização do ciclo do azoto?

 

Tenho preferência por peixes de pequenas dimensões, activos, atraentes (coloridos, brilhantes...) e que vivam em cardume. O que me sugerem?

 

Actualmente estou ainda à procura do melhor local para comprar o material necessário.

 

Fico desde já agradecido a qualquer ajuda/sugestão que me possam dar.

Editado por nipnip
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas.

 

Em relação ao que deves comprar se não optares por a compra de um "kit", sem duvida que deves investir na iluminação, no filtro e no aquecedor.

 

Para um aquario dessas dimensoes sem duvida que tens de ter um filtro externo (eheim 2036 é bom) e um aquecedor de 300W ou 2 de 150W é suficiente.out

 

Depois tens de te procupar com todo o hardscape e layout do teu aquario e sem duvida que nesta fase tens de saber aquilo que queres para procederes a montagem....se pensas em manter um biotipo tropical onde aquilo que mais gostas sao as cores e os cardumes aconselho-te vivamente a pensares em tetras pois sao um espetaculo pelas suas cores e pelos lindos cardumes que formam....pesquisa sobre estas especies e vais adorar.

 

Em relaçao aos peixes que podes utilizar para te ajudar no ciclo de azoto, eu aconselhote apenas uma ou duas corydoras pois sao especies bastante resistentes.

Mas nao é crucial que possuas peixes para o fazeres....secalhar colocares um pouco de comida todos os dias dentro do aquario tambem te ajude na maturação do filtro e acelere o crescimento das bacterias.

 

Quanto a flora aconselhote anubias, valisnerias, fetos de java e quem sabe algum musgo de java agarrado a algum tipo de troncos ou pedras...=)

Eu nao apanharia nada na natureza pois tens altas probabilidades de estarem contaminados e trazeres problemas para o aquario...nao sou adepto de colectar coisas na natureza mas se o fizeres assegura-te que ferves tudo como deve de ser. Mas nao aconselho.

 

Tens excelentes lojas de aquariofilia mas dá uma vista de olhos aqui no forum e vais encontrar varias lojas de confiança...

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

Abraços e boa sorte com o teu aquario =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a melhor maneira de aprenderes o basico sobre aquarios passa por veres videos que mostram toda a pratica que vais juntar a teorias que aprendes te aqui.

 

RECOMENTO VIVAMENTE a toda a gente que se inicia na aquofilia ver estes videos.

 

MONTAGEM DE UM AQUARIO:

 

http://www.youtube.com/user/luisgotcha666#p/u/21/b7h9NUTvX2Q

 

http://www.youtube.com/user/luisgotcha666#p/u/20/pAoBLNiz-f8

 

http://www.youtube.com/user/luisgotcha666#p/u/19/jx_ElJWvGp8

 

MANTER O AQUARIO:

 

http://www.youtube.com/user/luisgotcha666#p/u/18/R46L6hPRm9I

 

http://www.youtube.com/user/luisgotcha666#p/u/17/FKtxtrfsBfM

 

Para alem deste documentario repartido pelos varios videos estar em portugues foi feito pela conhecida marca tetra, o que mostra que sao videos fiaveis.

 

Este documentario deveria, na minha opiniao, ter um lugar de destaque neste forum, para que menos pessoas cometam erros de principiantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas.

 

Em relação ao que deves comprar se não optares por a compra de um "kit", sem duvida que deves investir na iluminação, no filtro e no aquecedor.

 

Para um aquario dessas dimensoes sem duvida que tens de ter um filtro externo (eheim 2036 é bom) e um aquecedor de 300W ou 2 de 150W é suficiente.out

 

Depois tens de te procupar com todo o hardscape e layout do teu aquario e sem duvida que nesta fase tens de saber aquilo que queres para procederes a montagem....se pensas em manter um biotipo tropical onde aquilo que mais gostas sao as cores e os cardumes aconselho-te vivamente a pensares em tetras pois sao um espetaculo pelas suas cores e pelos lindos cardumes que formam....pesquisa sobre estas especies e vais adorar.

 

Em relaçao aos peixes que podes utilizar para te ajudar no ciclo de azoto, eu aconselhote apenas uma ou duas corydoras pois sao especies bastante resistentes.

Mas nao é crucial que possuas peixes para o fazeres....secalhar colocares um pouco de comida todos os dias dentro do aquario tambem te ajude na maturação do filtro e acelere o crescimento das bacterias.

 

Quanto a flora aconselhote anubias, valisnerias, fetos de java e quem sabe algum musgo de java agarrado a algum tipo de troncos ou pedras...=)

Eu nao apanharia nada na natureza pois tens altas probabilidades de estarem contaminados e trazeres problemas para o aquario...nao sou adepto de colectar coisas na natureza mas se o fizeres assegura-te que ferves tudo como deve de ser. Mas nao aconselho.

 

Tens excelentes lojas de aquariofilia mas dá uma vista de olhos aqui no forum e vais encontrar varias lojas de confiança...

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

Abraços e boa sorte com o teu aquario =)

 

boas

 

antes de mais obrigado pelas opiniões.

 

sim tenho andado a ver as lojas da zona de patrocionadores nomeadamente a crystalred e a waterevolution.

 

mas não sei até que ponto não se conseguirá melhores negócios em lojas físicas.

 

tenho que perder um dia a visitar algumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida que seria excelente se pudesses tirar um dia para passear por essas lojas...aprendes, tiras ideias, tiras opinioes e consegues ver a entreajuda que existe entre funcionario-cliente..

 

Na zona de lisboa tens boas lojas e de confiança....na minha zona so existe uma loja especializada mas a qual tenho plena confiança...tive sorte...mas nem todas sao assim=)

 

Vai dando noticias :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida que seria excelente se pudesses tirar um dia para passear por essas lojas...aprendes, tiras ideias, tiras opinioes e consegues ver a entreajuda que existe entre funcionario-cliente..

 

Na zona de lisboa tens boas lojas e de confiança....na minha zona so existe uma loja especializada mas a qual tenho plena confiança...tive sorte...mas nem todas sao assim=)

 

Vai dando noticias :medieval_mace:

 

zona de lisboa é capaz de ser mais difícil porque sou bem do norte (zona de vila real) mas como trabalho no porto certamente que por lá conseguirei visitar algumas lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...para esses lados ja nao te sei dizer o que existe pois para alem de não ir muito ao norte nao conheço mesmo nada...

 

Mas tambem tens boas lojas de animais, nao especializadas em aquariofilia, que te oferecem uma excelente escolha e têm bons profissionais...como te digo...basta um bocadito de sorte...mas nao ha nada como procurar!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.