side by side - Low-Tech aquas


barman_dani

Recommended Posts

Boas

 

Aqui vai os meus aquas da sala, o grande renovado e o novo cubo que arranjei para complementar um espaço que existia....

 

Aqua 1:

99,5 x 48 x 60 285 Litros brutos +/- 250 litros reais

 

Eheim 2080

Resistência externa Hydor 300w

Iluminação 4 x 39w T5 (DIY) (a ser substituido no futuro por Leds)

 

Fauna:

Red cherrys

6 corrydoras

2 otos (que vão sair com a entrada dos discus)

a entrar:

6 discus marlboro

1 sae

 

Aqua 2:

50 x 48 x 60 144 Litros brutos +/- 120 litros reais

 

JBL e900

Resistência interna 300w

Iluminação 5m de led 3528 warm white + 5m led 3528 withe + 1m led 5050 pure withe

 

Fauna:

3 peixes vidro

8 tetra neons / cardinais (estão misturados)

1 tetra neon chines (subrevivente de antigas montagens)

2 saes (1 a ser realojado no aqua 1)

2 caes (1 a ser realojado noutro aqua cá em casa)

6 corrydoras

red cherrys a montes

 

 

Substrato Aqua1 e Aqua2:

JBL manado

Areia de silica branca

 

Flora Aqua1 e Aqua2:

Anubias nana

Eleocharis parvula

 

Decoração Aqua1 e Aqua2:

seiryu stone

pedras variadas para delimitar o areao

troncos variados combinados entre si....

papel de embrulho industrial reciclado, amarrotado....

 

Fotos: O artista não é famoso, logo as fotos não são do melhor....

Aqua1

gallery_21830_1384_321956.jpg

 

Aqua2

gallery_21830_1384_129744.jpg

 

Conjunto

gallery_21830_1384_2510373.jpg

 

Promenor da calha do aqua2

gallery_21830_1384_2157797.jpg

gallery_21830_1384_1831920.jpg

 

Consegue-se identificar bem quais os leds 5050, que no meu caso fizeram grande diferença em termos de luminusidade no aquario...

 

Logo posto novidades e se conseguir fotos melhorzinhas.....

 

Cumps

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, a pergunta que se impõe:

 

Quanto investiste nos leds e estás satisfeito com eles?

 

bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, a pergunta que se impõe:

 

Quanto investiste nos leds e estás satisfeito com eles?

 

;)

 

Boas

 

Nos leds de fita investi a volta de 60€ a 70€, pois fui comprando à experiência, hoje depois do que já sei, comprava somente leds smd 5050 pois tem maior luminusidade e não necessitava de tantos metros de fita de leds....

 

Se estou arrependido, não estou, tenho o cubo iluminado a leds à mais de 1 mês as algas reduzirão bastante, as plantas estão verdinhas e a desenvolver-se bem, o aspecto visual do aquario está porreiro no sentido em que tem uma luminusidade porreira....

 

Depois tenho a vantagem que, se os leds durarem o que anunciam, 50.000 horas tenho iluminação para 17 anos...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ilusão de óptica ou uma boa parte de um dos teus aquas não tem qualquer apoio por baixo?

Em termos de consumo vs potencia isso deve ser um must, que tal um tutorial DIY, agora em tempo de crise vinha mesmo a calhar ;)

 

Cumps

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Razão de edição: correcção de erros ortográficos ://

Editado por MGAM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Jorgepedro as fitas comprei no ebay, fui comprando diferentes modelos e de diferentes tons de branco para testar, alerto no entanto para o facto que as fitas de leds existirem com diferentes numeros de leds por metro, normalmente encontra-se fitas de 30 leds 60 ou até 120 leds por metro o que faz variar o preço...

 

MGAM os aquas estão bem apoiados o cubo está a medida do movel, o aqua1 para alem do movel ser feito em contraplacado maritimo com um espessura consideravel tem suporte a meio do movel.... mas com isso não me preocupo muito, tenho um outro aqua de 1m 250L apoiado somente em dois cavaletes de madeira (daqueles de 5€ na maxmat) com uma prancha de contraplacado normal e até hoje sem problemas.... podes ver aqui e ver a calha de leds do mesmo...

 

Em termos de consumo, a muito que venho a testar leds em aquarios e sim o consumo é significativamente menor, dos 4 aquas que tenho a funcionar somente o aqua1 é que ainda não foi convertido para leds.... mas até ao final do ano vou deixar de ter lampadas normais nos meus aquarios... O grande senão é o preço dos leds que por serem ainda novidade tem um preço algo alto.... mas em termos futuros acho que compensa e muito...

 

O DIY da calha não tem muito que se lhe diga, o mais complicado é no caso de se cortar fitas, soldar os fios para ligar ao transformador, mas isso com um pouco de paciência e um ferro de soldar e solda dos chinocas resolve-se...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os led em fita,do (ebay)...tenho alguns,sim,mas entretanto comprei led´s avulso (ebay) e vou ter que construir as calhas !! as fitas,acabam por ficar caras,acho !!

obrigado

 

Boas

 

As fitas só recomendo para pequenos aquas e cubos visto que consegue-se concentrar as fitas e assim obter um bom racio de iluminação, para aquas maiores, ai eu pessoalmente aposto nas lampadas T5 e T8 de leds, estou a estudar agora para o aqua1 a aquisição de 4 lampadas T8 (90cm) com 180 leds smd cada, com um consumo de 12w, equivalente segundo o fabricante a 30w incandescente, com aprox. 1000Lumens, com a vantagem que são de ligação directa a 220v e tem duração anunciada de 50.000 horas... o unico problema é que para agora só encontro com leds smd 3528 e queria era leds smd 5050.

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás de parabens...os aquários estao 5*

N sei se era o objectivo..mas criaste a ilusão que partiste o aquário ao meio, ou seja o layout de um complenta o do outro, parece que em tempos foi só um layout que posteriormento foi dividido.....fica muito fixee original!

 

 

Continua.

Abraços

 

Apenas um pequeno aviso. Eu por tirava o CAE do aquário de discus. Ja tive um que adorava "pendrar-se neles" e acabava por fazer pequenas feridas aos discus, além do stress que causava.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado Ptuga pelo comentário, foi mesmo essa a ideia de criação de um layout que proporciona-se um unico ambiente, agora so tenho de esperar que o tapete de parvula se desenvolva para ficar perfeito....

 

O CAE so vai la ficar agora para ir limpando as algas iniciais, depois vai para outro aqua, os cae e otos que tenho cá em casa de vez em quando vão rodando de aquario como equipa de limpeza quando necessários.... (o problema por vezes é apanha-los... :) )

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia do papel de embrulho industrial reciclado amarrotado foi excelente, até a cor se enquadra com as rochas existentes no aquário.

 

A ter em conta...económico e aparentemente simples de fazer.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quantos aos aquarios estao mto fxs, e realmente parece q os dividis-te ao meio como alguem ja o referiu ai atras deu um aspecto ainda mais engraçado, agora falando de outro assunto q me despertou atençao os leds, eu encontrei estes, isto e bom para aquarios de 1m??com plantas tb low-tech???

 

http://www.custojusto.pt/Braganca/1945542-...50+3+Chipes.htm

 

fica ai o link para veres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A ideia do papel de embrulho industrial reciclado amarrotado foi excelente, até a cor se enquadra com as rochas existentes no aquário.

 

A ter em conta...económico e aparentemente simples de fazer.

 

e ainda por cima bastante barato, um rolo enorme custou somente 10eurois.... foi uma das dicas que apanhei aqui no forum...

 

Essas fitas sao estanques?

Quais as caracteristicas dos leds?

 

As fitas são a prova de agua, chegaram mesmo a funcionar debaixo de agua (ou seja descolaram-se da calha), neste caso tenho várias qualidades leds:

leds smd 3528

60 Leds/metro

3000K a 4000K (5m) e 5000K a 6000K (5m)

120º de abertura

270 a 300Lumes

alimentação 12V

24w consumo para 5metros

50.000 horas duração

 

Leds smd 5050

60 leds/metro

6000K (1m)

120º de abertura

390 a 450 Lumes

alimentação 12v

36w consumo para 5 metros

50.000 horas duração

 

estas são as caracteristicas principais que consegui reunir....

 

Cumps

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas redeyes

 

Relativamente aos leds que referes foi esses mesmos que comprei para completar a calha e que derão o toque que faltava em termos de luminusidade ao aqua mas se vais comprar vai diretamente a fonte para poupares uns trocos, ebay

 

Relativamente a aquas de 1m eu não ia muito pelas fitas mas sim por estas lampadas que estão a venda no ebay, vou mandar vir duas no final do mês para testar, mas se forem tão boas como as que tenho no meu outro aqua low-teck, estou servido de iluminação para os proximos 10 anos...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas obrigado pelos links, mas diz-me para um aquario com plantas de poucos requisitos, achas que 1500lumens chegam eu n percebo muito disso, eu estou a preparar a montagem de um +-low tech, so q ainda tenho uma planta +- exigente q é a crinum natans, e n sei se para esse tipo de planta o isso servira, boa sorte para os aquarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse tipo de questões é dificil responder sem se experimentar, à pouco mais de 1 ano 2 anos quase ninguem usava leds para iluminar os aquarios, hoje em dia já existem vários adeptos desta tecnologia, é tudo uma questão de experiência e resultados...

 

mas pegando numa base mais teorica uma lampada flurescente produz a volta de 50 a 100L/W algumas até mais, logo as lampadas que tenciono comprar e segundo o vendedor/fabricante produzem 125L/w (1500L / 12w)...

 

o problema é que não se pode olhar somente a estes parametros isoladamente, tens de olhar aos Kelvins, a curvatura da luz e os picos que produz em determinados espetros de luz que são essenciais para o desenvolvimento de certas especies de plantas....

 

como a tecnologia dos leds ainda está somente virada para a iluminação comum, não apresenta estes valores ou não cria produtos próprios para neste caso, a iluminação aquatica, cabe a nós tentar identificar e testar as mesma.... é quase que o mesmo que usar lampadas flurescentes dos chinocas, procura-se o mais parecido aos kelvins das lampadas de marca e testa-se....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Barman_dani

 

Parabéns. Estão porreiros os teus aquários!

Concordo com o colega que sugeriu que fizesses um tutorial DIY....

Também me interessa saber mais sobre a utilização dos leds, mas não tenho jeito nenhum para isso.

Parabéns.

Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

@Barman_dani

 

Parabéns. Estão porreiros os teus aquários!

Concordo com o colega que sugeriu que fizesses um tutorial DIY....

Também me interessa saber mais sobre a utilização dos leds, mas não tenho jeito nenhum para isso.

Parabéns.

Cumprimentos. majo

 

Assim que tenha as novas lampadas leds crio um post com o DIY de tudo desde fitas de led a lampadas T5 de leds e Lampadas T8 de leds....

 

grrrrr e ando eu a dar 17€ por calhar de 30Led 50cm.

 

Pois infelizmente há quem tente ganhar ums bons trocos comprando lá fora para vender quase ao dobro por aqui e não é só nos leds..... o ebay para mim é o melhor site para compras....

 

Boas, os teus aquários estão bem bonitos contudo só tenho uma coisa a criticar... Estão muita mal posicionados, como é que consegues estar atento á televisão? xD

 

Obrigado, mas tens de ver a vantagem é que consigo ver televisão e ter o panorama do aquarios, sempre dá para entreter a vista durante os intervalos....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois infelizmente há quem tente ganhar ums bons trocos comprando lá fora para vender quase ao dobro por aqui e não é só nos leds

Só que tenho comprado la fora :medieval_mace:

 

Ja comprei estas e estas. Mesmo assim foram mais baratas que estas que sao iguais as ultimas.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois há também este facto, de que estes sites dedicados a venda de leds também tem de ter lucro, existe também a possibilidade de a qualidade não ser a mesma dos leds vendidos no ebay, no que diz respeito a revestimento a prova de agua e até mesmo do leds, mas como nunca comprei nessas lojas nem testei os leds por estes vendidos, não posso arriscar uma resposta concreta, eu optei sempre por uma via de procurar dentro de certos requesitos o mais barato, comprar uma unidade pequena testar e se ficar agradado compro o que preciso.... é como tudo é um risco e questão de sorte... uma coisa é quase certa os leds são fabricados quase todos no mesmo sitio ou pais....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

(...) se vais comprar vai diretamente a fonte para poupares uns trocos, ebay (...)

 

Não resisti à tentação e comprei mesmo na fonte eheheh

Será que me podias dar algumas dicas de como os montar? Sem pressa porque ainda vai demorar uns dias a chegar...

A ideia passa por fixar a fita de um metro ao comprimento da calha que tenho, na face que fica mesmo por cima das plantas de fundo. As dúvidas residem acima de tudo na forma de pôr aquilo a funcionar.

Como te chegou? Vem com fios soltos numa das extremidades? Que precisaste para fazer as ligações?

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.