side by side - Low-Tech aquas


barman_dani

Recommended Posts

Boas

 

Boas, adorei os aquarios, podes me dizer se as plantas agarradas ao tronco sao as anubias petit?

 

Obrigado, as anubias são anubias nana normais, as petit tem a folha mais pequena, mas são mais caras e dificeis de encontrar a bom preço...

 

Não resisti à tentação e comprei mesmo na fonte eheheh

Será que me podias dar algumas dicas de como os montar? Sem pressa porque ainda vai demorar uns dias a chegar...

A ideia passa por fixar a fita de um metro ao comprimento da calha que tenho, na face que fica mesmo por cima das plantas de fundo. As dúvidas residem acima de tudo na forma de pôr aquilo a funcionar.

Como te chegou? Vem com fios soltos numa das extremidades? Que precisaste para fazer as ligações?

 

As fitas de leds vem já com dois fios soldados, se não vais cortar a fita é só uma questão de ligar um transformador de preferencia de 12V 2Amperes e fica a funcionar, tens de ter atenção ao positivo e ao negativo mas por teste vais lá, tão simples quanto isso... qualquer duvida, estou a disposição...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já chegou a fita. Veio como dizias.

Agora é comprar o transformador e colar na calha. Bem fixe é o facto de ser autocolante!!! ;)

Depois posto fotos no tópico do meu 180L.

 

Alguma sugestão quanto à forma de ligar os fios dos leds ao transformador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para ligar os fios é necessário primeiro testar qual o positivo e qual o negativo, quando tiveres o transformador inseres um dos fios na parte interna do encaixe do transformador e outro em contacto com a parte exterior, para veres qual acende os leds.

 

Se quiseres uma ligação toda bonita podes procurar numa casa de materiais electricos, um jack (acho que é assim que se diz, mas basicamente é um encaixe femea) para ligar ao transformador. Eu por acaso tive sorte que vinha um numa das fitas de leds que comprei e aproveitei o mesmo para fazer as ligações.

 

Atenção ao transformador que compras comvém ter 12v e 2amperes.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendido!

Se eles respeitarem as cores, é à primeira pois um fio é negro e o outro é vermelho.

Vou ver se arranjo um transformador aqui no trabalho para testar. OB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já testei e vêm todos os LEDs a acender :)

Usei um transformador da potência que indicaste que é usado num disco rígido externo aqui no trabalho.

Quando sair do trabalho vou comprar um nos chineses.

 

Talvez use uma caixa de disjunção para ligar os dois pequenos fios que saem da fita de leds aos do transformador.

Vou cortar mesmo o fio que vem do transformador para descarnar e juntar com os que vêm da fita.

 

(descp estar a usar o teu tópico para isto...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prefiro fazer desta forma pois confesso que não percebi como é que os dois jacks depois ligavam no fio que vem do transformador.

Talvez ainda passe numa casa de artigos eléctricos aqui ao pé para ver se têm alguma sugestão esteticamente interessante.

 

Quanto à intensidade de luz, é dentro daquilo que esperava. Não cega uma pessoa mas manda muita luz :)

Resta saber se de qualidade, percebes?

 

Hoje à noite já a vou ligar e colar no bordo traseiro da calha, para ficar mesmo por cima das plantas de trás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eish!!! Brutal! Isso ficava MESMO bem :)

 

Vou ver se encontro algo semelhante. Primeiro transformador, depois ligação ;)

 

Obrigado por teres ido pesquisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, a pensar fazer um diy na minha iluminação, depois de ver o vosso topico e como nao vou ter plantas exigentes parece me uma boa solução e mais económica.

 

A minha tampa já tem uma lâmpada de t8 de 18w, assim colocando os leds era um complemento.

 

Estive a pesquisar sobre as características e descobri estes brancos:

 

Warm white - ebay

 

white - ebay

 

Coolwhite - ebay

 

Aqueles que tens na calha mais vivos sao os de 5050 white certo?

É essa que recomendas?

E já agora o vendedor que compraram no ebay?

Obrigado,

Bruno

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ainda não vi os teus links mas eu mandei vir warm white.

O vendedor foi o aroomcool.

Já cá volto que estou a terminar uma cena de trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é o mesmo produto que comprei e nota que mesmo o link do White é warm white.

 

Pensa bem como vais aplicar porque vais ter de fazer algo como o dono do tópico fez, com várias fitas de leds a iluminar o aqua.

Quais as dimensões do teu aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O meu aqua é 80*30*40 e tem uma lampada t8-18w, desculpa nao entendi a questão do white e do warm white porque sao dois produtos diferente queria era perceber qual acham melhor.

 

Tu nao fizeste como daquela forma?

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Eu colei uma fita na minha calha. Podes ver no meu tópico do 180 litros. Foi só um teste, chamemos-lhe assim.

 

Sugiro que abras um tópico para tirares estas dúvidas para não estarmos aqui a 'poluir' o tópico do barman_dani ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei aqui o post para aproveitar a experiência do barman_dani que desde já agradeço a partilha da informação que ele tem obtido com este tipo de iluminação.

 

Obrigado pelas tuas respostas, vou aguardar que o barman diga alguma coisa :)

 

EDIT:

Este site faz uma comparação, não sei se está correcta mas foi o que descobri.

loja

Editado por bmartinsf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro! Sempre à disposição!

Só sugeri outro tópico porque há pessoas que não gostam de ver o seu tópico com conversas entre users, apesar de o tema dos leds ser comum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estão a vontade não há problema de discutir-mos estes promenores aqui...

 

Relativamente a diferença entre warm white, white e cool white é os kelvins das lampadas sendo o primeiro entre os 3500K-4500K o segundo a volta dos 6000K e o ultimo a volta dos 8000K o que faz com que a luz seja mais amarela no primeiro, no segundo branco e no ultimo um branco mais azulado...

 

Eu por norma prefiro o white por ter uma cor branca mais pura, sinceramente não gosto de aquarios com tons amarelos mas isto é só a minha opinião....

 

Agora bmartinsf tens duas opções para a iluminação do teu aquario, podes optar por complementar a iluminação existente ao acrescentar 1m de leds 5050 em que podes dividir a fita em 50 50 ou 70 30 (70cm na parte de traz; a meio lampada T8 e 30cm na frente). Ou podes investir um pouco mais e substituis a lampada T8 que tens por uma lampada T8 de leds 60cm, mas isso depende sempre do que pretendes em termos de plantas, o meu unico receio nesta opção é o gap de 10cm de cada lado da lampada que pode deixar as laterais mais escuras um pouco...

 

Relativamente a vendedores na ebay, eu não tenho um preferido, opto sempre pelo mais barato mas com um feedback elevado +/-99% e com bastantes feedbacks recebidos.

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela tua resposta e esclarecimento.

E o objectivo era mesmo complementar os 18w que já tenho sinceramente como é o meu primeiro aquário não queria estar já a gastar muitos euros mas também não queria fracassar por causa da iluminação. Em relação ao que vou ter vão ser plantas pelo que já pesquisei pouco exigentes ao nível da luz digam me se estiver errado.

 

Ceratophyllum demersum

Limnophila ambulia sensiflora

Sagittaria subulata

 

Assim ficaria com a de 18w e 1 metro dessa fita white para a parte de trás.

O que acham desta comparação?

 

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A opção de complementar a iluminação é valida e em nada inviabiliza o upgrade mais tarde para as lampadas de leds...

 

As plantas a partida não haverá problemas...

 

Relativo ao mapa de comparação este somente demostra as potênciais poupanças em termos energéticos e monetários, o que já sabemos a partida, com menos consumo mais poupança...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa ajuda, vou continuar a recolher informação porque do que pesquisei só no dia de ontem há vários preços e características diferentes, sempre que tiver algo que posso ser interessante vou colocar aqui e se optar mesmo por esta coloco um diy.

 

Da tua experiência há assim alguma coisa que me possas alertar para a instalação?

 

Em relação há pergunta da equivalência não sei responder:)

 

um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a esse comparativo, 1 metro de leads dá a mesma luz que 1 metro de fluorescentes?

 

Boas

 

Não só 1 metro não dá.... iluminação a fita de leds requere uma concentração relativamente grande de fitas, no cubo utilizo várias fitas como se pode ver na foto e só assim consigo ter uma boa luminusidade no aquario, num aqua de 30L que também tenho uso 4 fitas de 15cm e nesse é mais que suficiente, para aquas com maior comprimento utilizo lampadas de leds, tenho 4 x T5 num de 200L e 2 x T8 num de 250L (aqua 1 deste topico, ainda não atualizei no primeiro post). As lampadas de leds são o que mais se assemelha as lampadas convencionais em termos de luz, apesar de um pouco mais fracas, comigo resulta bem....

 

Para alem deste tópico podes ver estes dois tópicos em que falo sobre estas lampadas...

Aqua low-tech ilumidado a leds lampadas T5 leds

Calha de Lampada T8 Leds lampadas T8 Leds

 

Bmartinsf relativamente a instalação é bastante simples podes mesmo ver como o plisboa instalou os dele no topico Reset 180L

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não só 1 metro não dá.... iluminação a fita de leds requere uma concentração relativamente grande de fitas, ...

 

 

Então o comparativo não tem qualquer razão de ser!

É o mesmo que dizer que uma lâmpada de Natal é mais poupadinha que um holofote do estádio da luz! :tongue:

 

A comparação deve ser sempre feita de modo a conseguir a mesma luminosidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que queres que te diga, a malta faz o que pode para vender.... é certo que já existem leds ou melhor high power leds que conseguem performances muito boas por exemplo os leds cree, as fitas já produzem muito mais luminusidade que os antigos leds de arvore de natal no entanto continuam em evolução dai num espaço de 1 a 2 anos tiveste a evolução de leds 1212 para os 3582 e agora para os 5050, isto leds de fita e outras aplicações e com o tempo mais e melhores leds viram, ja tens high power leds de 30 a 100w que substituem as hqi....

 

Em termos de mapas comparativos, não há grande coisa no mercado e o que há normalmente esta feito um pouco para vender... dai eu só defender aquilo que já experimentei e que atualmente uso....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.