Sarcophyton em stress...ou não?


Diesel_Car

Recommended Posts

Olás,

 

Tenho lido muito acerca da dificuldade em manter anémonas em cativeiro, sendo que a maioria morre por autofagia (com falta de luz, má qualidade da água e/ou alimentação inadequada, têem tendência para o "suicidio").

Como o meu salgado tem apenas 3 meses, parece-me inadequado tentar manter, para já, uma anémona por mais "fácil" que ela seja.

 

Tenho há 2 meses um "casal" de occelaris que, nas ultimas 2 semanas, se lembraram de escolher um cantinho para viver. É um canto despido (já coloquei um pouco de caulerpa), mas os bichos teimam em ficar por lá...

No mesmo aquário tenho um sarcophyton grande e muita xénia, os quais parecem não agradar aos palhacitos...:shock:

 

Se colocar um sarcophyton, que pretendo adquirir, no "cantinho" deles será que os palhaços o aceitam? O facto de passarem muito tempo em cima dele não irá afectar o sarcophyton (pólipos recolhidos, muitos "toques" na pele), stressando-o, mesmo depois de "habituado"?

O mais sensato é esperar que a caulerpa cresça (ou eventualmente colocar um pouco de xénia) , ou posso colocar o sarco? :shock:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os Sarcophytons nao sao anemonas, sao corais moles :)

 

Mas ja vi varias imagens de palhaço ke adoptaram sarcophytons. Mas isso ja nao entendo grande coisa.

 

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Como o meu salgado tem apenas 3 meses, parece-me inadequado tentar manter, para já, uma anémona por mais "fácil" que ela seja
No mesmo aquário tenho um sarcophyton grande e muita xénia,

 

Não achas que seria contraditório, da minha parte, referir "parece-me inadequado tentar manter anémonas" e logo a seguir dizer "tenho um sarcophyton grande"? :):oops:

 

Por saber que se trata de um coral e não de uma anémona "para palhaços" (com aspas...claro) é que faço a pergunta. 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Tenho lido muito acerca da dificuldade em manter anémonas em cativeiro, sendo que a maioria morre por autofagia (com falta de luz, má qualidade da água e/ou alimentação inadequada, têem tendência para o "suicidio").  

Como o meu salgado tem apenas 3 meses, parece-me inadequado tentar manter, para já, uma anémona por mais "fácil" que ela seja.  

Oi diesel, tentei procurar a a ficha tecnica do teu aquário, mas não encontrei, para saber a iluminação que tinhas no aquario.........quanto a teres anémonas, não é assim um bicho de 7 cabeças, eu no meu antigo aqua de recife, tinha uma heteractis malu, que me foi oferecida mas vinha completamente despida de zooxanthellae, e ao fim de 4 meses debaixo de uma HQI 150 w 10000k e 4x15 watts de luz actinica, passou de uma cor branca a castanha e triplicou de tamanho, isto sem dar alimentação á mesma anémona.

 

 

Se colocar um sarcophyton, que pretendo adquirir, no "cantinho" deles será que os palhaços o aceitam? O facto de passarem muito tempo em cima dele não irá afectar o sarcophyton (pólipos recolhidos, muitos "toques" na pele), stressando-o, mesmo depois de "habituado"?  

O mais sensato é esperar que a caulerpa cresça (ou eventualmente colocar um pouco de xénia) , ou posso colocar o sarco?  

 

 

Uma vez um Amphiprion melanopus, meu, durante um ataque de cyano, utlizou estas mesmas bacterias/algas, para fazer o seu territorio, coitado aquilo mexia e ele pensava que era uma anémona...

Diesel, não há nada como experimentares, tudo depende do tamanho dos palhaços e do tamanho do sarcophyton, comp. dos pólipos, possivelmente ate podem não o adoptar como se fosse uma anémona...

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Diesel_Car, eu no meu aquario tenho 2 Ocellaris e estes fazem simbiose com 2 sarcophytons e xénias.

 

Já fazem esta simbose há já uns bons meses e até hoje os Sarcophytons continuam a crescer e bem... :D

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sempre experimentar uma anemona da areia

normalmente os ocealaris tem dificuldade em aceitar estas anemonas mas acabam por la ficar

estas anemonas são muito facei de manter e tem um baixo custo

normalmente eu compro por 9,9€

padisiosub

www.padisiosub.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Entretanto os palhaços largaram o cantinho deles e voltaram a "vaguear" á solta pelo aquário. :cry:

Logo agora que a caulerpa no tal canto cresceu... :lol:

 

Oi diesel, tentei procurar a a ficha tecnica do teu aquário, mas não encontrei, para saber a iluminação que tinhas no aquario
Só pretendo colocar ficha (e fotos...) quando o aquário fizer 6 meses ou mesmo 1 ano, ou seja, quando me livrar das algas!! Acho desnecessário passar a vida a actualizar a ficha do aquário visto colocar corais todos os meses e o aquário estar ainda no inicio (4 meses).

A iluminação é HQI 150W (10000K) e T8 18-20W (actinica), para um aquário 70c*40l*50a.

 

tinha uma heteractis malu, que me foi oferecida mas vinha completamente despida de zooxanthellae, e ao fim de 4 meses debaixo de uma HQI 150 w 10000k e 4x15 watts de luz actinica, passou de uma cor branca a castanha e triplicou de tamanho

 

Outro problema das anémonas é o tamanho...o meu aquário só tem 70cm de comprimento :cry:

Tenho visto muitas vezes Heteractis malu (pelo menos parecem) á venda, mas pelo preço prefiro comprar alguns corais/mudas.

Já pensei numa Quadricolor, mas só daqui a alguns meses...

 

Diesel_Car, eu no meu aquario tenho 2 Ocellaris e estes fazem simbiose com 2 sarcophytons e xénias.

 

Tenho lido algumas coisas acerca disto, inclusivé alguns sites onde se afirma que a presença de palhaços aumenta o crescimento dos sarcos (produção de fezes e sua absorção pelos corais).

A dúvida em relação ao "stress" já está esclarecida....

 

http://www.garf.org/39/fish/pict.html

 

O meu aquário tem, neste momento, 3 sarcophyton (um deles enorme que cresce todos os dias :P ) e toneladas de xénia, mas os palhaços não gostam de nada! :lol:

 

Pic_2647_10.jpg

O verde que se vê não são algas...é decoração para o benfica-sporting :twisted::lol:

A xénia encolheu os pólipos...é timida!

 

Creio que vai ser uma questão de esperar até que aceitem alguma coisa. De momento estão excelentes de saúde, a comer muito bem e a "brincar" um com o outro...é pena serem "sem abrigo", ainda por cima com a vaga de frio que aí vem. 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

dá um tempo e vais ver que irão acabar por adoptar um coral... o mais facil é adaptarem as xenias mas com sarcophyton também dá, e com sinularia e com clauvularia e com muitos outros...

mas não te preocupes porque é apenas uma questão de tempo. :(

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia Nuno,

 

Gostava de saber como é que estão os teus ocellaris, também tenho dois que viviam nas xenias, mas quando há dois anos comprei uma heteractis crispa eles adoptaram-na passada uma semana.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Os meus occelaris cá estão...todos contentes a passear pelo aquário todo. :)

 

Já tenho o aquário mais estável, portanto poderei optar por comprar uma E. quadricolor, que me parece a anémona mais "fácil" de manter.

 

A xénia continua a crescer e, já que não a adoptam, terei de "podá-la" outra vez. :cry:

Não o fiz (correndo o risco de esta tapar a luz a outros corais) para que os palhaços a adoptem...mas sem sucesso.

Também não ligam nenhuma ao sarcophyton... :)

 

Pic_2647_11.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- alguém quer Xénia castanha? :?

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:cry: Se estás falar a sério quanto a Xenia, é com muito gosto que fico com algumas "pernas". Moro em Queluz-Monte Abraão, é só dizeres quando e onde. 8)

João Magano

 

banner_reefforun2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais