Dúvidas sobre fertilização


FXX

Recommended Posts

Boas,

 

Vou iniciar a fertilização liquida do meu aquário mas tenho ainda algumas dúvidas e gostava de alguns conselhos.

 

Aquário:

- 60x40x35cm (84L) (40cm de altura)

 

Iluminação:

- 9h/dia

- 2x15wT8 - 1xAqua One Sunlight + 1x Aqua One Tropical

 

Filtro:

- EHEIM Classic 2213

 

Substrato:

- ADA Aqua Soil

 

CO2:

- AquaGro

 

Hardscape:

- Red Moor Wood

- Basalto

 

 

FLORA

 

- Vallisneria

- Alternanthera "lilacina"

- Cabomba Caroliniana

- Cryptocoryne Wendtii Brown

- Ludwigia Palustris

- Ludwigia sp. "Marilia"

- Ludwigia sp. Red

- Microsorum Pteropus "Narrow"

(tenho ainda mais uma que ñ me lembro do nome)

 

 

FAUNA

 

- 1x Escalar

- 3x Tetra Red Phantom

- 1x Corydora

- 1x Comedor de Algas Chinês

- 1x Dânio Rosa

- 3x Neon Negro

- 3x Neon Azul

 

Quero começar a dosear fertilizantes líquidos porque algumas plantas parecem um pouco fracas visualmente, principalmente no caso da Ludwigia sp. Red onde caiem muitas folhas na parte inferior do caule apesar das folhas do topo terem um aspecto bastante saudável , algumas folhas que se encontram a meio do caule têm pequeno orifícios.

 

Na Cabomba Caroliniana alguns dos pés estão mais fracos e com cores mais acastanhadas.

 

Gostava que me ajudassem a perceber se estas situações são provocadas por carência de algum nutriente.

 

Amanhã colocarei fotos do que descrevi anteriormente e de uma visão geral do meu aquário. Entretanto vou fazer também os testes do NO3 e PO4 antes e depois do fotoperiodo.

 

Agradeço a quem me quiser ajudar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Em primeiro lugar, e olhando para a Fauna, tens uma Corydora sozinha, não deve estar pois é peixe de cardume e deve estar com outros elementos da mesma espécie. Quanto aos peixes de cardume eu prefiro ter apenas uma espécie e ter mais elementos. O Escalar é grande demais para essa litragem, mesmo que seja pequeno, pois devemos colocar os peixes a pensar que vão viver muito tempo.Quanto a mim a litragem minima para manter Escalares é 150L, tendo mais que um.

 

Depois, olhando para o setup, tens substrato ADA, o que é bom, e CO2, o que ajuda e muito. Porém tens falta de luz (30W para 80L) e os nutrientes do substrato ADA e o CO2 pedem mais luz para teres mais equilibrio. Eu colocaria não menos que o dobro dessa luz, uns 70W seria bem.

 

Primeiro de tudo deves saber os nutrientes que a Flora necessita: Macros - Nitrato, Fosfato e Potássio.

O Nitrato e Fosfato é produzido naturalmente pelo aqua, por isso só deves fertilizar se for necessário. Niveis ideias destes dois macros são: Nitrato entre 5 a 15ppm, Fosfato entre 0.5 a 1.0ppm.

O Potássio deves fertilizar. Podes ir á farmácia e comprar Cloreto de Potássio. Dissolves 200gr. em 1Litro de água destilada, e 1ml desta solução aumenta em 1ppm o Potássio por cada 100L. Dito por miudos eu colocaria no teu aqua, (com 60W ou + de luz) uns 2ml/dia desta solução inicialmente e depois ajustava.

O Ferro e os Micros tens de comprar numa loja da especialidade.

 

Porém observa a constituição do substrato da ADA, de modo a saberes o que tem. E vai testando o Nitrato e Fosfato.

 

Quero começar a dosear fertilizantes líquidos porque algumas plantas parecem um pouco fracas visualmente, principalmente no caso da Ludwigia sp. Red onde caiem muitas folhas na parte inferior do caule apesar das folhas do topo terem um aspecto bastante saudável , algumas folhas que se encontram a meio do caule têm pequeno orifícios.

 

As folhas do topo apanham mais luz, estão mais saudáveis, mais as do fundo não têm luz. Os orificios pode ser insuficiência de Potássio.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Potássio deves fertilizar. Podes ir á farmácia e comprar Cloreto de Potássio. Dissolves 200gr. em 1Litro de água destilada, e 1ml desta solução aumenta em 1ppm o Potássio por cada 100L. Dito por miudos eu colocaria no teu aqua, (com 60W ou + de luz) uns 2ml/dia desta solução inicialmente e depois ajustava.
Viva,

Aproveitando a questão, pergunto: é mesmo necessário fertilizar diariamente com potássio? Não poderá ser 1 ou 2 vezes por semana? E já agora, em 500 ml de água onde vou dissolver 100g de KCL, posso acrescentar uma colhrinha de sulfato de magnésio?

Obrigado e desculpa FXX, por me pendurar no teu tópico

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Aproveitando a questão, pergunto: é mesmo necessário fertilizar diariamente com potássio? Não poderá ser 1 ou 2 vezes por semana? E já agora, em 500 ml de água onde vou dissolver 100g de KCL, posso acrescentar uma colhrinha de sulfato de magnésio?

Obrigado e desculpa FXX, por me pendurar no teu tópico

Num aqua com um forte metabolismo, com boa luz e CO2, o ideal é mesmo fertilizar diariamente. Já num aqua de baixo metabolismo, podemos fertilizar 1 a 2 x semana.

 

E não convém misturar nutrientes. É melhor fazer um de potássio e outro de magnésio, e quando precisares fertilizas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais agradeço a tua ajuda.

 

Em relação à Fauna, eu tinha duas Corydoras mas uma morreu recentemente. Concordo quando dizes que devia ter cardumes maiores apostando em menos espécies, também acho mais bonito e os peixes sentem-se melhor, para já vou comprar mais 3 Tetras Red Phantom e vou manter os Neons pq senão o aqua fica muito cheio também.

O Escalar quando comprei até era pequeno mas agora já cresceu até ao seu tamanho máximo e ficou grande demais para o meu aquário mas é o peixe que eu mais gosto e custa-me muito desfazer-me dele agora... :medieval_mace:

 

Relativamente à iluminação vou realmente ter que fazer alterações. Andei já a ver umas lâmpadas de LEDs não sei é qual a equivalência desta em Watts: ECO L5 PLANTGLOW 3W era uma solução mais barata se realmente estes LEDs forem eficazes. As lâmpadas que tenho já vinham incorporadas na tampa do aquário e pelo menos uma destas de LED's conseguia acrescentar à tampa.

 

Devo avançar primeiro com a iluminação ou com a fertilização? E posso começar a dosear o Potássio independentemente de tudo o resto?

 

 

As prometidas fotos:

 

Vista geral:

vistageral1commoldurape.jpg

 

Ludwigia sp. Red:

ludwigiaspred.jpg

 

 

Quando terminar os testes do NO3 e PO4 coloco aqui também.

 

Já agora pergunto mais uma coisa, tenho reparado uma situação interessante com as plantas. Algumas plantas fecham as folhas quando fica de noite e abrem quando fica de dia mas no meu caso esta situação não está a coincidir com o fotoperiodo, as folhas fecham antes das lâmpadas desligarem mas quando já é de noite e abrem antes das luzes acenderem. Devo alterar o fotoperiodo para começar mais cedo e acabar mais cedo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiz os testes do NO3 e PO4 antes e depois do fotoperiodo:

 

Antes do fotoperiodo:

PO4 -> 0,1

NO3 - > 5

 

Após o fotoperiodo:

PO4 -> 0,1

NO3 - > 5

 

Ou seja, os mesmos valores nos dois períodos de tempo diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais