[ACUDAM-ME] Praga de caracóis


xuixo

Recommended Posts

Bom dia.

 

Estou com uma praga de caracóis que nunca mais acaba. Há umas semanas comprei 6 helenas para ver se aquilo melhorava mas na prática só ainda consegui ver uma casca vazia dentro do aquario. :)

Os caracois que tenho são estes:

 

600px-Physa_acuta_001.JPG

 

ramshorn-red-a.jpg

 

As helenas parece-me que não dão conta do recado ou então estão em greve de fome. :)

Esta é uma situação que já se arrasta há algum tempo e tenho andado a tentar evitar livrar-me dos caracois com medicamentos mas vai ter mesmo de ser...

 

 

Que é que eu posso usar?

 

No aqua tenho agora 7 discus, 9 tetras colombianos, um ramirezzi, 3 L-25, 3 saes, 3 ottos, 6 helenas e umas centenas de caracois... e plantas claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As helenas mais mais tarde ou mais cedo acabam por dar conta do recado, entretanto podes ir esmagando alguns contra os vidros, para os peixes é um petisco

 

Tens que dar tempo ao tempo :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ia dizer que podias ir esmigalhando alguns ... mas não tendo tu camarões ou corys por exemplo n sei por falta de experiencia se esses peixes comem os restos do fundo e assim sendo era estares a prejudicar ainda mais a qualidade da agua.

 

Ao nivel das helenas elas demoram a fazer o seu trabalho, devem ser colocadas no inicio e não como salvamento urgente numa praga ja instalada.

Mas minhas 3 preferem acasalar a comer a praga que la tenho hehehe.

 

Quanto à praga, o melhor metodo que tenho é folhas de amendoeira da india, apos alguns dias no aquario a folha fica cheias deles .... retiras a folha, tiras os caracois e voltas a la colocar ... eu faço assim.

 

Ha quem tenha outras maneiras e armadilhas para eles, dp tens os quimicos caso queiras !!!

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduz a quantidade de comida que das, que eles vão desaparecendo.

 

A principal causa do aparecimento de caracois é a quantidade de alimento disponivel.

Se reduzires a quantidade de comida que das aos peixes, de forma a que estes comam tudo, nao fica nada disponivel para os caracoes e eles vao morrendo.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduz a quantidade de comida que das, que eles vão desaparecendo.

 

A principal causa do aparecimento de caracois é a quantidade de alimento disponivel.

Se reduzires a quantidade de comida que das aos peixes, de forma a que estes comam tudo, nao fica nada disponivel para os caracoes e eles vao morrendo.

 

 

e como é que sabes se a comida que colocas é sufeciente para os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mtas pessoas têm alimentadores automáticos, outras apenas colocam a comida no aqua e esperam que os peixes limpem tudo.

Alguma dessa comida nunca é devorada pelos peixes e fica depositada no fundo.

 

Assim caracois e etc´s ... começam a aproveitar esses restos para evoluirem e criarem.

 

Se tiveres paciência e gosto, vais dando em menor quantidades a comida, observando sempre os peixes que a comem.

O teu bom senso irá "avisar" quando achares que chega. Assim sabes que quase nenhuma comida foi para o fundo.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas expliquem-se por favor.... ha mal em ter??? servem para que???

 

limpam as algas plantas e comem o excesso de comida.

por isso aumentam o número quando damos comida a mais

eu não acho que haja mal em ter pois são comida para os peixes, podem achar um pouco inestético quando são muitos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os ampularius australis que tu têns no teu aquário,são

uma ajuda preciosa no meio ambinte do aquário,comem

detritos alimentares e pequenas algas,estes que eu me refiro são

os da segunda foto,já das fisas o caracol da primeira foto,esses

sim têns que ter quidado,tornam-se praga num abril e fechar de olhos,

mas se contrulares a comida que dás aos peixes,controlas os caracois

mas eles são utes num aquário enquanto contrulados.

Espero ter ajudado.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um aquario de 30 litros plantado com guppies e tenho la mais de 200 seguramente!!!a noite apago a luz e qdo a ligo de dia nem vejo os peixes com tanto caracol colado no vidro da frente!comprei umas elenas a ver o que acontece!!vou esborrachando e os guppies adoram!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprar uns caracois assassinos ( anentome helena ).

 

 

Estou com uma praga de caracóis que nunca mais acaba. Há umas semanas comprei 6 helenas para ver se aquilo melhorava mas na prática só ainda consegui ver uma casca vazia dentro do aquario. :(

 

Ele já os comprou :whocares:

 

 

Pah esquece os quimicos, isso não funciona ou melhor, eles ate matam alguns e aterdoam outros mas e os ovos?

Passado umas semanas tens o povo todo outra vez em grande escala...

Tem cuidado a quantidade de comida que metes, ao alimentares os teus peixes, mete pequenas porções de cada vez, de forma a que nada se acumule no fundo e vais ver que a população dos mesmos vai diminuir;)

De resto deixa que as Helena`s façam o seu trabalho.

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos riachos da minha terra ha uns caracois parecidos aos da segunda foto mas são escuros e relativamente mais bonitos lol. Como são de agua fria estava a pensar adicionar um ou dois (à experiencia) no meu aquario, pra ver se não me atacam as plantas.

Até porque estes tambem tem essa proliferação excessiva: quando eu era pequeno tinha uns quantos num aquario de girinos e enchiam-me os vidros de ovos.

Pelo que tenho lido ha membros que gostam deles e outros que os tem como praga... assim deixam-me um bocado indeciso mas acho que vou fazer a experiencia na mesma so com um ou dois. Os kinguios tambem comem tudo, às tantas uma praga dessas no meu aquario era isco vivo sem trabalho nenhum. Só espero que o raio dos caracois se limitem aos detritos e algas e me deixem as plantas em paz que elas não são muitas :)

No proximo fim-de-semana vou ver se já ha caracois este ano e mostro-vos uma foto.

Editado por Fabio_Fatal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoal estou com uma praga, apesar se achar que são essenciais para o aquário esteticamente já se torna feio, devo ter já perto de 100, o que aconselham fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

das varias especies de bicharada que tenho notei que os mais eficientes para combater pragas são:

-Caranguejo de Pinças Vermelhas

-kribensis (ciclideo) famoso comedor de moluscos em estado selvagem

-Laboechromis caeruleus (ciclideo) famoso comedor de moluscos em estado selvagem

 

depois desses:

-caramujos Helenas.

 

Com isto quero resalvar que a forma de comprar peixes para combater algo é errada. pois os ciclideos são os actores principais num aquario. As helenas é o metodo mais facil, pois se nao temos moluscos ornamentais comprados em lojas, não terao impacto visivel no povoamento do aquario, ao passo que ao colocarmos peixes e caranguejos teremos um impacto significativo no ecossistema.

 

Não acredito muito no truque de reduzir a alimentação no aquario, mas pode ser que resulte, nos casos das pessoas terem peixes de cardume e dao uns flocozinhos e reza para que nao caia ao fundo, mesmo assim.... mas quem dá comida variada e tem vários tipos de peixes, isso claro que não funciona.

 

isto que digo foge claro á legalenga tipica do forum, botias e nao exagerar em comidas e nao sei que mais. Ainda bem que as helenas sao hoje populares, se calhar populares demais, pois estao a ficar caras e torna-se dificil ter outros moluscos no aquario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

' timestamp='1291908510' post='1011210']

Reduzir a quantidade de comida que poes no aquario.

 

 

isso já eu faço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... mas quem dá comida variada e tem vários tipos de peixes, isso claro que não funciona.

 

Claro que resulta. Eu dou comida variada. E tenho vários tipos de peixes.

Por exemplo, eu tenho 11 peixes no comunitario. 1 betta, 2 colisas, 6 bebados, e 2 leveretti. Quando dou artémia congelada, nao dou um cubo inteiro. Dou metade.

No outro dia vai uma pastilha de fundo. No outro vao flocos. Tenho sempre o cuidado de colocar quantidade que seja consumida no espaço de 1 ou 2 minutos...

 

isso já eu faço.

 

Não é de um dia para o outro que eles desaparecem, mas se continuam a aparecer, é porque há comida disponivel para se reproduzirem.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens só esses peixes, não tens ciclideos, nem helenas e já tiveste alguns caracois no aquário?!

Não percebi se a questao era para mim. Se sim, já tive sim..... e andam a querer aparecer. Quando comeco a ver os pequeninos ou os ovos fica tudo uns 2 dias de jejum... Actualmente estou a montar um cubo, onde so tenho camaroes..... nao ponho comida há duas semanas e os caracois estao a aparecer:)

 

 

 

Já vi aqui pelo forum, mas nunca exprimentei, uma tecnica com uma folha de alface....

Talvez usando essa tecnica consigas diminuir a comunidade de caracois a um ponto que depois consigas controlar com a comida...

Houve uma altura em que colocava courgete para os ottos e de manha, os poucos caracois que tinha estavam la todos:)

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era para ti C4 tie-emoticon3.gifé que mesmo dessa forma duvido que todos fossem à courguette iam alguns, mas não todos. Eu tenho uma povoação elevada de caracois limneia que deixei desenvolver e até propraguei, e ao por abobora até as neritinas vao. Se tens neritinas verificas que essas so gostam de algas e pouco ou nada mais. Aqui está uma dica para quem tem neritinas... E claro muitas limneias vão ao bife, mas nao todas, nem metade vai, nem 1/3 vai. outras ficam a alimentar-se de algas e detritos... não só restos de comida ou legumes.

 

eu também tive dificuldade em obter estes caracois, colocava vários e nunca mais os via, vim a saber que era por causa dos kribensis e outros que tais, que não deixavam desenvolver.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas.

começo por dizer k isso de dar pouca comida é para nao alimentar os caracoisinhos.

isso para mim é só conversa.pois nao dou muita comida e alem disso tenho 3 ottos 3 ampularias douradas 2 neritinas 5 camaroes madeira e uns 150 a 200 desse caracois da segunda foto.

nao dou muita comida e a comida k cai todos os outros a limpam e cada vez mais,tenho esses inquilinos.

vou esmagando alguns para os camaroes,etc e ando parra experimentar essa tecnica da folha de alface.

axo k nao posso fazer muito mais devido a fauna k tenho

eles realmente nao afectam em nada a nao ser a estetica.

ja sao demais

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais