CO2 OPINIÕES (AJUDA URGENTE)


formigalx

Recommended Posts

Boas

Tenho um aquario comunitario de 160Lt , com 2-Mollys Balão ; 3-Platy ; 3-Espada ; 4-Coridoras ; 8-Neons ; 1-Escalar ; 1-Limpa Vidros e 1-Ampularia. Tenho também 5 plantas de espécies diferentes que não sei o nome 1 rocha vulcanica e 1 tronco.

Decidi hoje fazer um CO2 caseiro conforme a receita do link em baixo e queria saber em relação á oxigenação da agua ,(tenho a saida do filtro externo junto á superficie) , se devo manter ou não (li algures no forum que isso faria o CO2 escapar)

CO2 CASEIRO

Em relação á fauna , também li algures que o CO2 faz descer o ph , como posso manter o ph estável para a fauna ?

Quantas bolhas de CO2 devem sair por minuto ou segundo ?

Agradeço tudo o que me possam ensinar sobre o tema.

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!...

 

Tens que arranjar um drop checker para ver a quantidade de CO2 dissolvido na agua. Só assim é que vais saber se está a escapar ou continua lá e em que quantidade. Depois de teres o CO2 afinado, tens que arranjar um equilibrio entre este o o O2. Se vires os peixes muito ofegantes à superficie é sinal de pouco O2.

Não referiste fertilização; re-lembro que pouco adianta injectares CO2 se tiveres carência de algum dos outros nutrientes.

As bolhas por minuto, dependem de aqua para aqua, é impossivel dizer-te quantas. Tens mesmo que monotorizar o nivel de CO2 dissolvido para saberes a quantas andas e não andares com especulações.

Relativamente ao drop checker, ou compras 1 (lojas aquariofilia) ou constrois um, ha imensos projectos na net.

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho um aquario comunitario de 160Lt , com 2-Mollys Balão ; 3-Platy ; 3-Espada ; 4-Coridoras ; 8-Neons ; 1-Escalar ; 1-Limpa Vidros e 1-Ampularia. Tenho também 5 plantas de espécies diferentes que não sei o nome 1 rocha vulcanica e 1 tronco.

Decidi hoje fazer um CO2 caseiro conforme a receita do link em baixo e queria saber em relação á oxigenação da agua ,(tenho a saida do filtro externo junto á superficie) , se devo manter ou não (li algures no forum que isso faria o CO2 escapar)

CO2 CASEIRO

Em relação á fauna , também li algures que o CO2 faz descer o ph , como posso manter o ph estável para a fauna ?

Quantas bolhas de CO2 devem sair por minuto ou segundo ?

Agradeço tudo o que me possam ensinar sobre o tema.

 

Com CO2 caseiro o controlo do PH não se afigura muito fácil, isto porque não é possivel fazer uma regulação do nº de bolhas que são injectadas no aquário.

 

Outra situação a ter em conta é o periodo nocturno em que devido à ausência de luz a fotossíntese não é realizada, como tal o CO2 que é injectado no aquario não sera usado pelas plantas levando a uma diminuição do PH no periodo nocturno. Quem usa sistemas de gás pressurizado normalmente usa uma electrovalvula de modo a cortar o fornecimento de Co2 durante o periodo octurno.

 

Atenção, isto que disse não invalida em nada o uso de sistemas de CO2 caseiro. Eu próprio já os utilizei e não tive problemas. É necessário é ter mais alguns cuidados.

 

Em relação ao Drop cheker que foi referido... muita gente, talvez a maioria, não utiliza. Uma boa forma de verificar se há excesso de CO2 é observar o comportamento dos peixes. Se estiverem ofegantes e junto à superficie significa que há excesso de Co2 na água.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e desde já obrigado pelas respostas.

Comprei um " TESTE " de dureza da agua da JBL e um "TESTE CO2 PERMANENTE".

De noite costumo pôr a pedra difusora de Co2 fora do aquario , quando apago as luzes , no sábado dia 13/11/2010 fiz uma TPA de cerca de 30% e durante o Domingo os niveis de Co2 mantiveram-se OK hoje de manhã quando ia ligar as luzes e pôr o Co2 dentro do aquario deparei-me com o teste de Co2 amarelo tal como podem vêr na foto em baixo.

Medi os parametros da água e eram os seguintes , desde já eu acho a agua mole demais , pois no site da SMAS de Oeiras diz que a dureza da agua da minha zona é á volta de 7/8º e no teste dá-me 3º.

PH - 7.2

KH - 3

NITRITOS - 0

NITRATOS - 20/50

AMÓNIA - 0

TEMP. - 26º

Deixo aqui as fotos para que possam identificar as plantas que não sei os nomes e verem a côr do teste.

118arx.jpg

116wb.jpg

115u.jpg

111xli.jpg

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ha qualquer coisa de errado com algum dos teus testes. Com ph de 7,2 e kh de 3 é impossivel teres excesso de CO2. Se tivesses excesso de CO2 o ph já tinha descido mais.

 

Deixo te 1 artigo sobre a relação destes 3 elementos:

 

Undersanding the pH/KH Relationship

 

abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ha qualquer coisa de errado com algum dos teus testes. Com ph de 7,2 e kh de 3 é impossivel teres excesso de CO2. Se tivesses excesso de CO2 o ph já tinha descido mais.

 

Deixo te 1 artigo sobre a relação destes 3 elementos:

 

Undersanding the pH/KH Relationship

 

abraço

 

Bruno Branco

Boas e obrigado pela resposta

É como eu digo , fiz a TPA com agua da torneira (estava em garrafões á aproximadamente 1 semana) , o SMAS diz que a agua aqui da zona no 2º trimestre de 2010 andava nos 5º Alemães e eu acho muito pouco 3º.

Só se estou a fazer mal o teste , mas no teste diz que cada gota corresponde a um grau alemão , e á 3ª gota a agua já está amarela.

E o teste de CO2 permanente que comprei no Sábado esteve sempre verde , só hoje de manhã é que ficou amarelo...

Os peixes estão todos normais e nenhum está á respirar á superficie nem ofegante.

Não sei o que fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, um dos testes não está bom. Esse teste de CO2 não tem também 1 escala de ph? por ai ja podes ver se os 7,2 estão correctos ou não. por outro lado a escala do teste de CO2 baseia-se no kh. Outra solução mais precisa é substituires a solução de referencia do teste de CO2 por uma calibrada a 4DKh, assim já vais ter valores mais precisos.

 

Deixo te mais 1 artigo dum user aqui do forum que explica isto bem e como fazer.

CO2 drop-checker, bem afinadinho

 

(...) Grande parte dos drop-checkers disponíveis no mercado utiliza como solução base a própria água do aquário, tornando os resultados subjectivos. Isto porque as propriedades da coluna de água varia de aquário para aquário, nomeadamente o valor de KH. (...)

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, um dos testes não está bom. Esse teste de CO2 não tem também 1 escala de ph? por ai ja podes ver se os 7,2 estão correctos ou não. por outro lado a escala do teste de CO2 baseia-se no kh. Outra solução mais precisa é substituires a solução de referencia do teste de CO2 por uma calibrada a 4DKh, assim já vais ter valores mais precisos.

 

Deixo te mais 1 artigo dum user aqui do forum que explica isto bem e como fazer.

CO2 drop-checker, bem afinadinho

 

(...) Grande parte dos drop-checkers disponíveis no mercado utiliza como solução base a própria água do aquário, tornando os resultados subjectivos. Isto porque as propriedades da coluna de água varia de aquário para aquário, nomeadamente o valor de KH. (...)

 

abraço

 

BB

Vou tentar arranjar uma balança com resolução de 0.01 gr e tentar fazer a receita para criar uma solução de 4dkh e substituir a agua que tenho no teste , para ver se resulta.

Obrigado pela dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma balança dessas é difícil de arranjar por cá, se não conseguires fazes o seguinte:

 

Diluis 6 g de bicarbonato de sodio em 1 litro de agua destilada o que da uma solução de 200 dhk

Depois retiras 10 mL da solução e diluis em 490 mL de agua destilada o que vai dar a solução de 4dhk.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma balança dessas é difícil de arranjar por cá, se não conseguires fazes o seguinte:

 

Nem imaginas!...

Comprei a minha numa smart shop no Bairro alto, a Magic Mushroom. Comentei com o vendedor " É dificil arranjar balanças destas; já corri tudo e preciso para um aquario" ao que o gajo comenta: "É pá, um gajo aqui ouve com cada história!... Aquario?? Hehehe!.. Leva la a balança, usa para o que quiseres, eu não faço perguntas!..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem imaginas!...

Comprei a minha numa smart shop no Bairro alto, a Magic Mushroom. Comentei com o vendedor " É dificil arranjar balanças destas; já corri tudo e preciso para um aquario" ao que o gajo comenta: "É pá, um gajo aqui ouve com cada história!... Aquario?? Hehehe!.. Leva la a balança, usa para o que quiseres, eu não faço perguntas!..."

 

Boa, o fulano era um bacano :shock4:

 

A minha comprei no ebay, mede 0.01g até 100g por 7 € com portes incluídos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que coloco aqui o link mas antes um aviso....na minha nota anterior antes do 7 falta um 1, foram 17 € e não 7 €, as minha desculpas.

 

Mesmo assim a balança abaixo que é igual a que comprei já esta mais barata mesmo com portes para Portugal, fica por 12 a 13 € mesmo assim vale a pena.

 

http://cgi.ebay.com/0-01g-x-100g-Digital-P...=item336272ff52

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma balança dessas é difícil de arranjar por cá, se não conseguires fazes o seguinte:

 

Diluis 6 g de bicarbonato de sodio em 1 litro de agua destilada o que da uma solução de 200 dhk

Depois retiras 10 mL da solução e diluis em 490 mL de agua destilada o que vai dar a solução de 4dhk.

Muito Obrigado , vou tentar fazer assim

Já agora , para ter uma leitura correcta , devo juntar o liquido que vem com o teste ou reagente de PH como li num outro tópico??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que coloco aqui o link mas antes um aviso....na minha nota anterior antes do 7 falta um 1, foram 17 € e não 7 €, as minha desculpas.

 

Mesmo assim a balança abaixo que é igual a que comprei já esta mais barata mesmo com portes para Portugal, fica por 12 a 13 € mesmo assim vale a pena.

 

http://cgi.ebay.com/0-01g-x-100g-Digital-P...=item336272ff52

Boas

Deixo aqui uma dica para quem estiver interessado , comprei uma balança digital com escala de 0.01g por 10 Euros no Hiper da China em Mem Martins.

004wi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas formigalx,

 

passei hoje no hiper da china mas nao consegui dar com as balanças.... :-D tb não admira no meio de tanta porcaria... só nao vendem a mãe deles de resto ha la de tudo! LOL

 

podes dizer, onde encontraste essas preciosidade? junto a q? se quiseres fazer um mapa do tesouro lol

 

abraço

e

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas formigalx,

 

passei hoje no hiper da china mas nao consegui dar com as balanças.... :-D tb não admira no meio de tanta porcaria... só nao vendem a mãe deles de resto ha la de tudo! LOL

 

podes dizer, onde encontraste essas preciosidade? junto a q? se quiseres fazer um mapa do tesouro lol

 

abraço

e

obrigado

Boas

Estão na vitrine do balcão da caixa (quem entra pela porta do lado direito é a caixa do lado esquerdo) e tens que pedir ao chinês para tirar porque não se pode lá mexer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

só para enriquecer este post venho apenas dizer que no hiper da china para além das balanças que o formiga mostrou, existem umas outras de 14€ com capacidade para 1kg. Para além deste aspecto este modelo leva pilhas AAA em vez das tradicionais pilhas redondas e achatadas o que a meu ver é uma vantagem!!!!

 

enfim a balança ja cá canta, vou encomendar os fertilizantes.

 

maCenteno, quanto ao que referiste desculpa a sinceridade mas estou-me a borrifar que existam pessoas a usar estas balanças para pesar drogas. sem duvida têm aspecto disso mesmo, caso contrário nao seria necessária a capa a emitar um iphone.... mas se assim é e se essa lei saiu mesmo, então um bem haja aos chinocas que nos deixam ter balanças a preço super acessivel para pesar os nossos pozinhos!!! :arrow: e as nossas plantas tanto agradecem!!!!!

 

um grande abraço e um mto obrigado ao formiga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Uma balança dessas é difícil de arranjar por cá, se não conseguires fazes o seguinte:

 

Diluis 6 g de bicarbonato de sodio em 1 litro de agua destilada o que da uma solução de 200 dhk

Depois retiras 10 mL da solução e diluis em 490 mL de agua destilada o que vai dar a solução de 4dhk.

Boas

 

Esta solução está corrrecta?

Sempre é melhor que andar a fazer 3 ou 4 litros de solução...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.