o meu 1º aqua de invertebrados


filipeogrande

Recommended Posts

Bom, como diz no titulo, este é o meu primeiro aquario de invertebrados, a contar com este tenho 2 aquarios..

 

o nome do aquario é: MOAI(ilha de Pascoa)

 

este aquario tem 40cm x 40cm, salvo erro 15 ou 17w de luz..

coloquei um pouco de fertelizante no fundo e o resto tá á vista.. ;)

 

cá vão então as fotos..

 

foto da frente

Pic_19430_2.jpg

 

 

vista do lado esquerdo

Pic_19430_3.jpg

 

 

um pormenor dos musgos ;)

Pic_19430_8.jpg

 

 

e agora os habitantes:

Pic_19430_1.jpg

Pic_19430_6.jpg

Pic_19430_5.jpg

Pic_19430_9.jpg

Pic_19430_4.jpg

Pic_19430_13.jpg

Pic_19430_14.jpg

Pic_19430_17.jpg

Pic_19430_18.jpg

 

 

seguem, na minha opinião, os responsavei por não existir nem uma planária no aqua(por comerem toda a comida que os camarões não comem, fazendo assim com que ela não se decomponha):

Pic_19430_12.jpg

 

 

e agora os responsaveis por controlar o excesso de população planorbis e physa(vista do lado direito do aqua):

Pic_19430_11.jpg

 

 

de seguida o único não crostácio (Otto):

Pic_19430_16.jpg

 

 

os meus exemplares de bivalves:

Pic_19430_15.jpg

 

 

vista geral sobre o aqua..

Pic_19430_10.jpg

 

pronto, agradeço todo e qualquer comentário :)

 

abraços,

 

Filipe Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do aquário, dos habitantes mas, acima de tudo, o que mais gostei foi do pormenor da lupa ao lado! ;)

 

Uma dúvida, um dos camarões era um red cherry?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do aquário, dos habitantes mas, acima de tudo, o que mais gostei foi do pormenor da lupa ao lado! :P

 

Uma dúvida, um dos camarões era um red cherry?

 

lol, é verdade, a minha querida lupa!! só por curiosidade, á uns anos andava feito maluco á procura de uma lupa boa mas não muito cara, o que era dificil de encontrar, hoje com as lojas dos chinezes é uma maravilha :discuss_gathering:

 

sim tenho 4 cherrys duas fêmeas e dois machos, bem vermelhinhas, a que tá na foto também tá cheia :discuss_gathering:

já agora se me souberes explicar o porque das fêmeas serem mais vermelhas do que os machos agradeco-te.. :discuss_gathering:

 

abraço..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bonito aqua. adoro a maneira como desposes-te os objectos!como se chama planta que tens em cima do tronco de madeira?

 

Já agora onde arranjaste os bivalves??

 

 

abraço

 

ola Daniel, os objectos foram colocados a olho, só usei uns criterios, o tronco de um lado, e as pedras do outro (quem vê de frente claro) e a pedra maior por trás.. a planta que esta agarrada ao tronco é uma anubia nana..

os bivalves arranjeios no Nuno(Loja: Mania dos Peixes) agora no inverno aguentam-se melhor..vamos ver no verão..

 

abraço, e obrigado pelos comentários..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Características morfológicas da espécie, amigo ! :P

As fêmeas são maiores e têm uma cor mais sólida que os machos...

 

ola Hugo, obrigado pela resposta, já agora isso acontece em todas as espécies de camarão, ou só se verifica nesta espécie??

nos meus CRS nunca notei diferença..pelo menos tão acentuada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O aquario está bom.

 

Nos cristal red em termos de tamanho há pouca diferença entre o macho e a femea.

 

Boa sorte com as crias.

 

Vai actualizando.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, cá estão mais desenvolvimentos.. ;)

 

recem nascidos, ainda com horas de vida, vi-me grago pós encontrar..

Pic_19430_21.jpg

 

já hoje apanhei o primeiro mais descontraido.. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Pic_19430_20.jpg

 

e esta é a mãezinha dos meninos..(as outras ainda tão todas ovadas..)

Pic_19430_22.jpg

 

e agora, alguém me pode dizer que tipo de comportamento é este?é o de acasalamento??

Pic_19430_19.jpg

 

abraços..

 

Filipe

Editado por filipeogrande
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Bem, devido a problemas técnicos e alguma pesquisa, resolvi mudar de estratégia em relação a este aquario e vou passar a jogar ao ataque.. :)

 

Então pus mãos á obra e desmontei tudo..

 

Cá ficam as ultimas alterações mais significativas

 

Pic_19692_1.jpg

 

Coloquei então umas cerâmicas para dar altura ás placas do chão, de maneira a facilitar a sucção da porcaria..

Pic_19692_11.jpg

 

Aqui está outra mudança, parti as tiras de plástico da entrada do tubo para o filtro ir bem até lá em baixo..e coloquei o tubo de sucção no canto interior, afastando-o do vidro, para ter mais raio de alcance no fundo..

Pic_19692_13.jpg

 

E de lado vê-se assim a altura que está do chão..

Pic_19692_10.jpg

 

Agora já tá tudo feito e montado, já não posso fazer correcção nenhuma, mas gostava de ouvir opiniões/criticas..

Em breve colocarei mais fotos, é só o tempo de a agua ficar mais normal..

 

Abraço a todos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que fizeste mal em colocar um filtro de fundo. eusathink.gif

 

Estes funcionam bem a curto médio/prazo mas a longo são só um acumular de nitratos e porcaria pois a sua limpeza implica o desmontar do aqua.

 

De resto espero que tudo te corra bem,

 

Cumprimentos

 

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que fizeste mal em colocar um filtro de fundo. eusathink.gif

 

Estes funcionam bem a curto médio/prazo mas a longo são só um acumular de nitratos e porcaria pois a sua limpeza implica o desmontar do aqua.

 

De resto espero que tudo te corra bem,

 

Cumprimentos

 

RF

 

Ola Ricardo, foi a pensar nisso que dei uma altura que achei consideráveldesde o vidro ás placas, para a porcaria não se agarrar ás placas, de modo ao filtro externo conseguir "chupar" tudo directamente do fundo, bem junto ao vidro..

 

Espero ser suficiente, estou confiante, mas não te vou negar que tenho receios..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a montagem está simples e muito agradavel. Acho que só te falta um fundo para que fique melhor. Essas 3 "meias tocas" são de que material?

 

abraço

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a montagem está simples e muito agradavel. Acho que só te falta um fundo para que fique melhor. Essas 3 "meias tocas" são de que material?

 

abraço

 

Viva, tb acho que preciso de um fundo, mas não sei o que colocar... :/

 

As meias tocas são pau de canela, que depois de molhados incham e abrem.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para o fundo podes colocar um bocado de papel autocolante que é barato. Agora quanto à cor é uma questão de gostos. O pau de canela não afeta os camarões?

 

abraço

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive esse sistema de filtragem em funcionamento com CRS e não deu muito bom resultado para as crias, duas semanas depois desapareciam, não sei se eram sugadas, pois o filtro era mais forte (2213), mesmo assim eu tinha o dobro da altura de substrato que tens no teu. Se fosse a ti acrescentava mais substrato.

 

A canela é conhecida no shimpkeeping como um bom anti-bacteriano e anti-fúngico devido aos seus óleos essenciais e taninos. Mas atenção não pode ser uma canela qualquer, tem de ser a verdadeira canela do Ceilão, se for a falsa canela (Cassia), o teor de cumarinas nesta ultima é muito elevado e pode ser mortal para os camarões.

 

As cumarinas são um dos compostos químicos da canela e a elas são atribuídas um amplo espectro de actividades biológicas como a acção antimicrobiana, antiviral, antiinflamatória, antiespasmódica, antitumoral, antioxidante, antiulcerogenica dentre outras. Além disso, as cumarinas podem ser encontradas na cenoura, aipo, salsa, chicória, mirtilo, toranja, chá verde.

 

;)

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, obrigado pela explicação da canela, eu não faria melhor ;)

 

O meu filtro é fraquinho (300L/h, mas reais deve ser ainda menos) e sim, vou redobrar a atenção pois não és a primeira pessoa que me diz isso..

mas lembras-te se o teu areao não seria um pouco grosso de mais?!é que este meu até é bastante fino..

 

obrigado pelas dicas..

Editado por Fábio Silva
é Fábio e não Fábia lol
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada estou cá para o que puder ajudar.

 

O meu era mais fino que o teu, era ADA amazónia.Esse tipo de filtragem só é eficaz se tiveres uma boa altura pois dessa forma o substrato serve de "matéria filtrante biologica".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, gostei imenso do teu aquário no inicio, as fotos actuais deixam muito a desejar, a ver se colocas melhores.

Entretanto o que aconteceu às Aponogeton madagascariensis e às Pogostemon helferi?

Gostava que colocasses aqui o setup completo.

 

Fábio-aqueles paus de canela que existem nos cafés serão de que espécie? Como podemos distinguir uns dos outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A canela dos cafés é cassia decertesa.A canela pura é bastante cara, um simples pau chega a custar uns euros.

 

Para não me alongar no offtopic, vê este site e percebes as principais diferenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pios é brancaman, a Aponogeton madagascariensis e as Pogostemon helferi tive de as dar pois com as placas iriam morrer de certeza..

E com a falta dessas duas belas plantas claro que fiquei com o aqua bem mais pobre.. :/ vou agora tentar compensar com uns musgos porreiros para minimizar essas perdas..

 

Fábio, coloquei pouca altura de substrato porque também não quero que se acumulem muitos detritos lá, e assim cheguem relativamente rápido ao fundo para serem filtrados pelo filtro externo..

..foi esta a ideia..

Editado por filipeogrande
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Filipe,

 

Quando é que colocas fotos da nova montagem? :naughty::mrgreen:

 

Um abraço.

Editado por Marco Alves
The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais