Montagem de aquário para Camarões


João Pedro Palma

Recommended Posts

Olá Fórum!

 

Finalmente, depois de 3 anos a pensar em montar um aquário apenas para camarões, tive a coragem de remontar um dos meus aquários só para uma espécie de camarão que sempre quis ter, os Crystal Red Shrimp ou CRS.

 

Como sempre vou deixar o registo da montagem bem como algumas das razões que me levaram a escolher os materiais e vivos usados.

 

Setup:

 

Aquário: 80*40*40cm (120L)

Iluminação: 2x55W pll 6500K

Filtragem: Eheim Classic 2215, Esponja (para a entrada do filtro)

Aquecimento: Jager 150W

 

Decoração: Tronco/Raíz, rede e ventosas, papel de fundo preto

Substracto: ADA Aqua Soil-Amazonia

 

CO2: Caseiro (Apenas até dias antes da introdução da fauna)

Fertilizantes: JBL 7 Boulettes

 

Flora: Bolbitis heudelotii, Microsorium pteropus 'narrow leaf', Microsorum pteropus, Cryptocoryne wendtii 'brown', Staurogyne sp., Hydrocotyle verticillata, Myriophyllum mattogrossense, Pogostemon erectus (falta), Cyperus helferi, Echinodorus quadricostatus, Marsilea hirsuta, Vesicularia ferriei 'Weeping', Vesicularia montagnei 'Christmas'

Fauna: Caridina cf. cantonensis (Crystal Red), Planorbarius corneus (Planorbis Corneus)

 

Aquário:

dsc1039y.jpg

Embora já tivesse este aquário há algum tempo (podem ver aqui) continuo a achar as medidas 80x40 perfeitas para uma boa montagem, não só porque temos mais margem de manobra para o layout como também a nível de perspectiva de profundidade do aquário e claro um espaço mais amplo para os camarões. Tal como para apistogrammas, a altura do aquário não é tão importante podendo ser mais curta.

 

Hardscape e fixação dos fetos e musgos:

dsc1044.jpg

Amigos e membros Inês Serrão e Drogzilla (Joaquim Santos) no reflexo, que além de ter conseguido contagiado o bichinho da aquariofilia consegui convencer a ajudar na montagem.

 

dsc0004lh.jpg

O tronco foi reutilizado da montagem anterior, aqui com Bolbitis Heudelotii, Microsorium pteropus 'narrow leaf' e Microsorum pteropus já atados.

 

dsc0006jq.jpg

 

dsc0008m.jpg

Materiais usados para a colocação de Vesicularia montagnei 'Christmas'

 

dsc0007q.jpg

Vesicularia montagnei 'Christmas'

 

dsc0020ca.jpg

Tronco agora com Bolbitis Heudelotii, Microsorium pteropus 'narrow leaf', Microsorum pteropus e Vesicularia montagnei 'Christmas' fixados.

 

Parede de Musgo:

dsc0032wy.jpg

Material usado para a parede de musgo.

 

dsc0034wv.jpg

 

dsc0029kin.jpg

Vesicularia ferriei 'Weeping'

 

Colocação de Hardscape, Filtração e Aquecimento:

dsc0067vy.jpg

A parede de musgo revelou se mais difícil do que pensava, tendo ficado um pouco desajeitada mas penso que resultará minimamente.

Depois sendo a fauna pretendida bastante sensível, é importante ter uma filtragem e aquecimento capazes de acompanhar as suas necessidades. Assim, não só devido à elevada litragem do aquário mas sobretudo devido à sensibilidade à qualidade de água dos CRSs, optei por um filtro externo EHEIM 2215 e aquecimento Jager de 150W. Um filtro externo porque tem uma filtragem bastante mais eficiente que um interno e embora um EHEIM 2211 diga na caixa que dá até aquários de 150L, prefiro usar um 2215 que tem uma filtração mais de 5 vezes superior à capacidade do aquário (sendo o ideal 4 vezes) e um aquecimento de 150W para não deixar que a temperatura baixe muito além do 24ºC (o ideal em Portugal é 1W por 1L). É importante usar uma esponja (capaz de reter crias de camarões) na entrada do filtro para evitar que a fauna seja sugada para o interior do filtro.

 

dsc0061yz.jpg

É importante também saber que a colocação de pedras ou rochas vai subir a dureza da água, o que pode ser prejudicial para os camarões. Se estes valores estiverem demasiado altos, retirar as pedras é uma maneira de tentar controlar estes parâmetros.

 

Colocação do Substrato:

dsc0068ab.jpg

Como substrato escolhi Aqua Soil-Amazonia da ADA pelas razões conhecidas, baixa o pH (bom para camarões e plantas) bem como as durezas, ou seja ideal para os CRS. Este substrato tem uma boa granulometria para o desenvolvimento das raízes e é rico em nutrientes e ácidos orgânicos que vão promover o crescimento saudável das plantas. Além disto, o factor estético também teve o seu peso.

 

dsc0070sa.jpg

 

Colocação da flora:

dsc0071d.jpg

Cyperus Helferi do lado direito

 

dsc0084oh.jpg

 

dsc0077vt.jpg

Hydrocotyle Verticillata

 

dsc0090fl.jpg

 

Enchimento do aquário:

dsc0091mz.jpg

É essencial usar um objecto com um prato que não deixe que a força da introdução da água perfure o substrato e não só suje a água como retire as plantas dos lugares pretendidos e estrague parte do layout.

 

dsc0093ys.jpg

 

dsc0102ir.jpg

 

O aquário foi montado há 3 dias, hoje está assim:

dsc05436c.jpg

 

dsc05434v.jpg

 

dsc05437g.jpg

Bolbitis Heudelotii a partir da vista lateral direita

 

dsc05431fv.jpg

Myriophyllum Mattogrossense

 

dsc05424q.jpg

Vista Geral

 

Agora é esperar que o ciclo de Azoto seja completo e que a flora, principalmente os musgos, se desenvolvam.

 

Espero que gostem!

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É caso para dizer, até que enfim :rolleyes:

 

E saiu um bom layout e com todas as condições para criares aí uns belos CRS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem palavras...Excelente mesmo, os meus parabéns.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Desejo-te a melhor sorte neste projecto e ao mesmo tempo partilho contigo a minha experiência com uma parede de musgo.

A que fiz era muito menor em largura e altura, razão pela qual acredite que os problemas que senti se irão manifestar de forma mais exuberante no teu caso.

 

O que aprendi com a minha experiência foi que uma parede de musgo é algo que gera muito trabalho.

Se não a podares, ela vai ficar muito pesada e, quando fizeres TPA, a parte que fica fora de água torna-se muito pesada. Por esse motivo aconselho-te que coloques um número bem maior de ventosas na parte de cima da rede. É aí que vai haver maior peso...

 

A alternativa para não haver muito peso passa pela evidente poda.

O problema é que podar musgo é igual a deixar sempre inúmeros pedacinhos pequenos de musgo por todo o lado que, posteriormente, vão crescendo aqui e ali e te vão obrigar a andar SEMPRE a apanha-los. Podes apanhar a maior parte com um camaroeiro mas todo nunca tiras...

 

Parece-me que no teu caso tens iluminação a incidir até ao topo da rede. Isso também será determinante num desenvolvimento homogéneo da parede.

 

Seja como for, boa sorte com isso e vai partilhando a evolução! :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito boa essa montagem, como disse o Hugo tens tudo o que é preciso para ter bons resultados com os CRS.

 

A parede de musgo não vai resultar bem da maneira como estas a fazer, tens de colocar mais musgo.Dá uma olhadela nesta parede que fiz.

 

Boa sorte com isso.

 

Abraço

Fábio Silva

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ficou mto bem o aqua João.

Agora é dar tempo .... mas quase de certeza que o esforço vai ser compensado com uma boa colónia de CRS.

 

Vai actualizando essas fotos.

 

Ao nivel das paredes de musgo, a do Fabio está gira, no entanto para mim a melhor parede de musgo ja vista, é a do Black_Dragon antes do aquario dele ter tido o problema com o ADA II (procurei o topico n encontrei).

 

Para mim melhor que isso ainda n vi.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Promete !

 

Acho que para inicio est'a muito bem, foi mesmo das melhores montagens que vi. E... j;a tens a;i musgo para fazer o presepio... estamos quase na altura... lolada

 

Mais a s;erio, gostei mesmo de ver e tens tudo para ficar com um grande aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Bom passo a passo.

 

Na minha opinião a Myriophyllum Mattogrossense (se se adaptar bem)vai crescer muito e vais estar constantemente a podá-la. Acho que do lado direito ficaria melhor outra planta (a nível do enquadramento geral), tipo:

Eleocharis parvula

 

Echinodorus tenellus

 

ou se quiseres uma moita a Hemianthus micranthemoides ou a Micranthemum umbrosum, ladeada por umas pedras e/ ou troncos (se bem que estas não se enquadram muito).

 

Bem, o lado direito, para mim é que está despido e descontextualizado com o resto da flora que escolhes-te.

 

Podias por um feto ou um tapete a encher o todo o chão. Agora, terás de ter particular atenção à fertilização que vais efectuar porque, costuma-se dizer que camarões e fertilizantes não combinam (se bem que exista uma ou duas pessoas com muita experiência em plantados/ fertilizações que já tiveram esta situação casada).

 

Muito boa sorte e continua a partilhar connosco a evolução do aquário e dos futuros hospedes.

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, finalmente!

 

Eu demoro sempre demasiado tempo a actualizar os tópicos... Peço desculpa.

 

Mas como o hfreezerdisse, a montagem já tem mais de 1 mês!

 

Vou colocar algumas fotografias desde o fim da primeira semana até 1 mês depois.

 

E eu gosto sempre de responder a cada um dos comentário que recebo mas devido ao número destes, se respondesse a cada um ficava uma página nova só para as respostas... Como tal agradeço a todos pelos elogios tão gratificantes que me motivam a continuar! Vou apenas responder em quote, para diferenciar do texto, alguns comentários:

Hugo, vou fazer tudo para que seja esta a parede de musgo que finalmente vais gostar ahah

 

Joao_Costa, penso que estivesses a falar desta montagem do membro LondonDragon (o nome parecido, é verdade) e sim também foi das melhores paredes que já vi, aliás foi mesmo desde que vi essa que quis ter uma :wink:

 

Obrigado plisboa e Fábio pelos conselhos dados, a parede já está mais desenvolvida, podem ver depois nas ultimas imagens mas ainda vou colocar mais uma pequena porção de Weeping!

 

Daniel Miranda, eu não sei se estás familiarizado com a maneira de como um filtro externo funciona mas deixo esta imagem, pode ser que percebas melhor:

paints.jpg

A azul está a água que vai para o filtro e é limpa pelas matérias filtrantes dentro do mesmo e a verde a água limpa que volta para o aqua (eu sei que as cores faziam mais sentido estar ao contrário mas assim vê se melhor...)

 

Obrigado pela crítica construtiva Arlindo, podes ver na minha montagem anterior, esta, em que utilizei exactamente o mesmo aquário e tronco, que segui o layout com forma triangular de que falas. E concordo com tudo o que dizes, talvez não tanto com as pedras porque acho que ficaria como disseste e bem "descontextualizado" com o resto do aquário (o lado esquerdo) a não ser que também colocasse rochas à volta do tronco mas isto já me ia subir demasiado a dureza da água o que poderia ser inviável para manter os CRSs... Depois eu pensei num layout que fosse agradável à mente humana e ao mesmo tempo e com maior importância aos camarões. A minha ideia inicial até era ter apenas Hemianthus callitrichoides 'Cuba' do lado direito mas devido às necessidades da planta e como achei que ficaria demasiado amplo para os camarões optei por 3 plantas ou 2 espécies que pudesse tornar o lado direito do aquário mais confortável para a fauna.

 

hfreezer obrigado pela chamada de atenção, aí está a actualização, com fotografias de alguns momentos desde a montagem até ontem.

Já disse mas volto a agradecer a todos os outros comentários e peço desculpa por não responder a cada um...

 

Então agora as actualizações:

1 Semana depois da montagem

 

Vista Geral e com o reflexo da antiga página do fórum!

dsc05446g.jpg

 

dsc05448m.jpg

Marsilea hirsuta

 

2 Semanas depois da montagem

 

Vista Geral

dsc05522o.jpg

 

Vista frontal esquerda

dsc05528l.jpg

 

Vista frontal direita

dsc05529i.jpg

 

Vista lateral Esquerda

dsc05524v.jpg

 

E um mês depois:

 

Vista geral

dsc05652km.jpg

 

Vista frontal esquerda

dsc05624g.jpg

 

dsc05626y.jpg

 

Vista frontal direita

dsc05668p.jpg

 

Vista lateral esquerda

dsc05645z.jpg

 

Plantas:

 

dsc05633u.jpg

Staurogyne sp.

 

dsc05595hq.jpg

Marsilea hirsuta a trepar tronco com Vesicularia montagnei 'Christmas'

 

dsc05632xv.jpg

Hydrocotyle verticillata, Vesicularia montagnei 'Christmas', Microsorum pteropus, Echinodorus quadricostatus e Eleocharis parvula

 

dsc05636n.jpg[/url

Hydrocotyle verticillata, Vesicularia montagnei 'Christmas', Microsorum pteropus, Echinodorus quadricostatus, Eleocharis parvula e Marsilea hirsuta

 

dsc05629a.jpg

Marsilea hirsuta

 

dsc05669r.jpg

Myriophyllum mattogrossense

 

Como devem ter reparado, retirei uns quantos és de uma cryptocoryne que estaa ao centro e introduzi um pé de Eleocharis parvula, para fazer uma ligação entre a Hydrocotyle verticillata e a Marsilea hirsuta, bem como consolidar os espaços intra-espécie das mesmas plantas.

 

Até agora só tenho tido problemas com a Bolbitis heudelotii, além de algas não se está a dar como edealizei... Ao contrário das outras plantas que se têm desenvolvido imenso, especialmente a Marsilea hirsuta e a Myriophyllum mattogrossense que já tive de podar duas vezes.

 

Tenho feito TPAs regularmente, uso água de garrafão com pH=6,15 (garrafões de 5L do Pingo Doce) para ir tentando manter um pH mais ácido que o que a ADA proporciona, não só para aumentar a durabilidade desta última mas também para ter um pH mais baixo, ideal para a reprodução dos CRSs.

 

A fauna será introduzida muito provavelmente em Janeiro e serão Crystal Red grade SS "Hinomaru", podendo haver algumas excepções :naughty:

 

Por fim deixo as ultima fotos de ontem:

dsc05663o.jpg

 

dsc05664j.jpg

 

dsc05661f.jpg

 

Espero que continue do vosso agrado!

 

Um abraço,

João Pedro

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Reparei que tens no indicador de CO2, a cor alaranjada como eu.

 

Como fazes para o baixar tratando-se de um CO2 Caseiro?

 

Eu adicionei- um motor com pedra difusora, mas mesmo assim não é suficiente, e tu, como fazes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Pedro, tudo bem?

 

Antes de mais, foi um prazer conhecer-te pessoalmente.

 

Relativamente ao teu projecto, gostei muito do verde, adoro este tipo de aquários. A diversidade de plantas e os troncos ficam muito bem num aquário. Quando passo pela loja do Ramirezi fico muito tempo a olhar para os aquários dele, do género do teu.

 

Pena eu não poder recriar este ambiente com o Mbunas...

 

João, força no projecto e vou esperar pelos camarões para os ver nesse paraíso.

 

Grande abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cá está!!

 

Bonito, bonito como eu esperaria... tens aí uma ou duas plantas que gosto bastante mesmo...

 

Continua e boa sorte com a bicheza!!

 

Abração

 

hfreezer

 

:evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, mesmo!

Apenas adicionava aí umas plantas com tons vermelhos... mas isso pode ser a minha costela clubística a falar! :music_singguitar:

 

... muito bom, mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tinha visto este aquário mas está muito bom!

O projecto tem muito potencial!

Aguardo pela entrada da fauna e das respectivas fotos ;)

 

Abraço

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais