Pedido de ajuda para a elaboração da simulação da criação de uma loja de aquariofilia


tgageiro

Recommended Posts

Eu estou a finalizar um curso de técnico de contabilidade e tenho de elaborar um trabalho final de curso, como gosto de aquariofilia decidi simular a criação de uma loja de aquariofilia, por esse motivo vinha solicitar a ajuda de todos os usuários deste fórum.

 

Preciso de saber os preços dos fornecedores de tudo o que encontramos numa loja de aquariofilia para poder calcular as margens de lucro que a loja teria.

 

Por esse motivo peço a quem tiver conhecimento dos contactos de armazéns de vivos, fábricas de aquários, representantes de marcas de produtos de aquariofilia em Portugal, que me possa facultar os contactos dos mesmos ou entrar em contacto comigo por favor

O meu email é: tgageiro@hotmail.com

Desde já o meu muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha uma coisa é certa...

as percentagens de lucro diferem de local para local...e muito em alguns casos...

parece-me que a percentagem de lucro não será o mais importante no teu trabalho...que achas?

vais colocando 40% em produtos até 500% em alguns peixes por exemplo...

sabes também que vais ter que introduzir custos fixos que serão renda por exemplo e electricidade etc...e o lucro terá de ser superior a isso :D

Acho que não queres "construir" uma loja que ande na falência :)

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas pretendes criar uma loja física ou virtual? Qual é o teu mercado? é que como disseram anteriormente estas duas escolhas provavelmente fazem toda a diferença.

 

quando a fornecedores, experimenta nos sites das marcas mais conhecidas. Pode ser que tenhas sorte.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja foi referido anteriormente, depende muito do mercado. Espero que te tenham falado nas leis da Oferta e Procura. E depois ha ainda os custos de transporte. Por exemplo, em Coimbra e em termos de "salgados" a unica loja "decente" sera a Fitonia no centro comercial Gira-Solum e agora apareceu outra em Condeixa que ja fui ver uma vez e me parece muito interesante mas nao vi o nome. Depois, alem destas, penso que so a FishRoom em Leiria. Por outro lado, em Lisboa conheco "n" lojas a comercializar peixes de agua salgada e corais. Daqui resulta que o mesmo peixe ou coral comprado, por exemplo da TMC tera em Coimbra um preco completamente diferente se for comprado em Lisboa. Como disse, a Fitonia fica localizada num centro comercial com elevadas rendas e outros custos o que faz elevar os custos e consequentemente os precos. Mesmo as margens sao muito diferentes. Primeiro por questoes "pessoais" (infelizmente) e depois por localizacao. Espero que tambem tenham falado na questao da margem e rotacao e que vos tenham demonstrado que um restaurante na baixa lisboeta pode ter o memso lucro que um restaurante de luxo. Uma questao matematica porque 100X30 sera o mesmo que 30X100 (propriedade permutativa da multiplicacao). Ou seja se o restaurante de luxo tiver uma margem de 100 e vender 30 refeicoes por dia sera o mesmo que o da baixa lisboeta que tem apenas 30 de margem mas vende 100 refeicoes por dia (muito mais rotacao).

Por exemplo, gosto muito de fazer compras no FishPlanet que fica perto do mercado de Benfica porque vende barato mas em certos dias e a certas horas (por exemplo Sabado de manha) nao da para ficar a conversar e pedir opinioes ou demorar muito tempo com os funcionarios a ver precos e animais, equipamentos, alimentos e outros. Podem vender mais barato porque vendem todo o tipo de animais desde peixes e corais ate cobras e aranhas passando por passaros, esquilos, caes da pradaria... E ainda alimentacao para caes e gatos. Ao sabado de manha, o pessoal que vai ao mercado de Benfica as compras depois passa por la a comprar comida para o canario ou racao para o caozito... Alem das vendas ainda ha servicos de "manutencao" canina como por exemplo banhos e tosquia. Por terem uma rotacao muito grande de produtos podem sacrificar um pouco as margens. Mas tambem gosto muito de passar na RuiMar e ficar, por vezes horas, a conversa com o Sr.Rui porque se dedica exclusivamente a aquariofilia e apesar de localizado junto a estacao de Sta.Cruz/Damaia (na saida do lado de Lisboa), nao tem grande afluencia de pessoas porque normalmente preferem sair do lado de Sintra por ter policia (estamos a falar de uma zona pessima junto a Cova da Mora) e algumas lojas diversas no interior da estacao. E sendo uma zona de populacao algo envelhecida o pessoal vais mais pelo canario ou piriquito e quando muito um gatinho ou cao de pequeno porte. Tudo isto tera que ser levado em conta para a definicao de margens e saber se vale a pena abrir ou nao. Ou entao abrir "à Senhora da Asneira" tipo "Tiro no Escuro" e depois logo se vera... Se der lucro fica e se nao fecha-se e ficam os fornecedores a berrar.

Mas por vezes pode haver alteracoes. Tenho conversado muito com o Sr.Ze Paulo da Fitonia e tenho sido algo critico dos precos que pratica embora reconheca que ele nao possa fazer mais pelos custos que tem mas tenho exercido bastante pressao junto dele para que diversifique os fornecedores e se esta mal servido que procure outros. Ja la consegui comprar um amphiprion chrysogaster que dificilmente se encontra em Lisboa pois so existe na costa leste africana e normalmente so aparece em importacoes do Kenya e desde a abertura da TMC que os lisboetas se viraram quase em exclusivo para este fornecedor ficando limitados as importacoes deste. Entretanto, o Sr.Ze Paulo tem andado atento e a semana passada consegui-me surpreender pelo que acabei por lhe comprar duas trachyphyllia geoffroyi a 37,50Euros cada, preco nunca visto em Lisboa. Curioso como sou e trabalhando onde trabalho quis logo saber de onde vinham e fiquei a saber que eram da AMBLARD que, suponho que por estar a perder mercado em Portugal avancou, com uma grande campanha de Natal com descontos de 40%. A Fitonia passou a estar cheia e se fossem precos para manter imagino que muitos outros residentes em Coimbra iam aderir a aquariofilia de recife pois nao eram apenas as trachyphyllia geoffroyi que estavam com bons precos mas todos os corais importados daquela vez e ja com outra importacao a caminho que infelizmente nao cheguei a ver porque vim para Lisboa mas segundo o meu bom amigo Hugo Duarte, que tambem la foi aproveitar estes precos, manteve a boa qualidade, bons precos e algumas raridades como favias vermelhas, acanthastreas de varias cores, acroporas e outros corais com bons precos entre 40 e 50Euros.

 

Antes da TMC abrir em Loures, as lojas portuguesas compravam muito a francesa AMBLARD (http://www.amblard.com/). Vindo de Franca mas passando pelo aeroporto, nao sei porque raio as coisas precisam de ir a Alfandega (segundo me disseram uma loja) o que obriga muitas vezes os comerciantes a ficarem a espera do desalfandegamento e depois fazerem noitadas para estar a aclimatar peixes e corais ate os introduzir nos aquarios. Depois ha muitas lojas em Portugal a dizerem-se importadores mas nao passam de meros comerciantes a trabalhar em transhiping ou seja certas encomendas da Indomesia ou outro pais exportador envia para um cliente na Europa (normalmente Holanda, Inglaterra ou Alemanha) e esse cliente recebe e manda ou deixa seguir directamente uma caixita ou duas para um "amigo" portuga mas sem verdadeiramente importou foi esse importador europeu. Verdadeiros importadores nacionais teras 4 ou 5 se tanto mas nao sou grande conhecedor do mercado e posso estar em erro. Felizmente que quanto a criadores de corais ja os temos em Portugal bons mas ainda pouco conhecidos do mercado e detestados pelas lojas tugas que em vez de lhes comprarem os preferem criticar e comprar no estrangeiro e depois admiram-se da concorrencia...

Posso te adiantar que em Dezembro de 2003 ou 2004 vi no FishPlanet, entre outros, Amphiprions Ocellaris a 3,90Euros, chelmon rostratus a 14,90Euros e pedras enormes e pesadas cobertas de corais a 19,90 ou 24,90Euros. Perguntei ao Sr.Abel como seria possivel e ele explicou-me que tinham feito uma importacao directa da Asia (nao sei se verdadeira importacao ou mero trashiping). Na altura calhou em conversa de 3 ou 4 pessoas onde estava outro comerciante de Lisboa, que habitualmente ate vendia para o FishPlanet, falar-se nos precos natalicios do FishPlanet e esse comerciante estava pocesso com o Sr.Abel pois achava que ele estava a prejudicar o mercado e se tinha comprado muito barato devia vender ao mesmo preco para ganhar muito (sao mentalidades destas que acabam com o mercado tornando a aquariofilia de recife um "hobby" de elite e nao permitindo a sua "democratizacao").

 

Nao sei se alguem numa loja te ira dar precos de compras e nem acredito que os grossistas te apresentem os seus precos de venda, afinal de contas em Portugal vigora a maxima de que "O Segredo é a Alma do Negocio"... No entanto, apresentando a justificacao do trabalho escolar (e, infelizmente, os comerciantes portugas estao-se a ca??? para isso e para ti, para mim e qualquer outro particular como nos) podes sempre tentar pois o NAO esta garantido mas quem sabe se... talvez por ser Natal... ate talvez ajudem (nao acredito muito)... va la o Diabo saber o que acontecera... Se se vao sequer dignar a responder-te nem que seja para apresentar a sua indisponibilidade ou se a tua comunicacao nao vai logo directa para o arquivo "lixo" sem passar pela casa de partida (desculpa-me a brincadeira e ironia mas lembrei-me do jogo "Monopolio"). Tenta ai os teus vizinhos do Cartaxo, a Dido's Farm com armazem no Cartaxo mas penso que loja nas Caldas, junto a estacao de comboios (se nao me engano) ou a TMC em Loures que por ser muito "British" talvez seja mais educada e preocupada com questoes academicas e te ajude... ou talvez nao... Ha outro armazem distribuidor (penso que tambem importador), na margem sul e julgo que outro no norte mas ja te ficam longe se tiveres que te deslocar.

 

Desculpa-me nao te poder ajudar mas no meu caso sera mesmo por falta de informacao util. Mas pelo menos deixo-te algumas dicas que penso serem uteis. Tenta comunicar a Dido's e a TMC. Se nao te responderem nao sei se alguem te respondera. Posso tentar ver-te alguns exportadores asiaticos (devo ter os seus contactos em Coimbra e posso ver quando la for) mas tambem nao sei se respondem a um particular como tu nem se te interessa porque nao estas a fazer um projecto virtual para um grossista mas sim para um retalhista e nos ultimos anos, por questoes politico-comerciais a maior parte dos retalhistas ficaram impedidos de importar directamente devido as exigencias legais, algumas sem qualquer cabimento, para o efeito pelo que os valores daqqueles nao representam nada para o teu estudo.

 

Quanto a equipamentos, alimentacao e outros segue os conselhos anteriores ja apresentados por outros Membros. Por exemplo a Aquapor (fabricante que penso ser em Alverca), a Scalares (fabricante de Setubal ou perto), George M.Gouveia (Benfica - importador), Vidromoldura (fabricante de aquarios no Cacem), Fernando Ribeiro, Lda (fabricantee aquarios, estruturas, iluminacao - em Queluz, ligado a "seahorseshop" patrocinador deste Forum), Ramirezi (fabricante de iluminacao e patrocinador aqui do Forum) e muitos outros...

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

EDITADO para acrescentar contactos:

Ai na Dido's podes/deves falar com o Sr.Mario Sustela pois sendo o dono nao me parece que nada seja feito sem o consentimento dele. Conversamos algumas vezes no armazem do Cartaxo e duas vezes na Aquadecor, num ano como expositor e era o melhor espaco de toda a feira, e noutro ano como visitante. Boa pessoa mas nao sei se podera te dar as informacoes que precisas pois havera sempre o risco de cairem em maos erradas e isso poderia ser mau para ele e para os clientes dele. Quanto a TMC talvez tudo tenha que passar pelo Eng.Brian Shaft, Membro deste Forum, mas apesar de eu pensar que ele seja o Administrator Executivo (ou CEO) para a TMC Iberica nao sei se podera dar essas informacoes sem autorizacao da casa mae em Inglaterra, mesmo que te queira ajudar enquanto colega de Forum. Quanto ao Sr.George, da George M.Gouveia, ja falei com ele varias vezes quer na rua quer na RuiMar e no FishPlanet onde sempre tivemos conversas interessantes e agradaveis mas por muito que te queira ajudar, pelas mesmas razoes da Dido's, nao me parece que te posso fornecer as informacoes que pretendes. Na Fernando Ribeiro (ou seahorseshop) poderias falar com o Sr.Fernando Ribeiro(obvio) que conheci na Aquadecor, com quem ja estive varias vezes e ja tive o prazer de visitar a sua fabrica em Queluz (quando la ia ao sabado de manha levantar material encomendado) onde fabricam os aquarios e as calhas de T5s Tiger. Estive com ele pela ultima vez em Outubro no Aniversario do Forum, nas instalacoes do IPJ de Moscavide mas mais uma vez, apesar de ser uma pessoa excelente, nao me parece que seja possivel dar-te as informacoes. Como estas numa situacao virtual, penso que deveras avancar tambem com precos virtuais. Como estamos a falar de equipamentos com pouco consumo/desgaste penso que deves ir para margens elevadas e o mesmo para peixes, corais e plantas mas talvez mais baixas. Quanto a alimentacao e aditivos talvez possas avancar com margens menores. Mas tudo no campo da suposicao porque ja fui obrigado profissionalmente a ver muitas contabilidades de empresas falidas mas nunca me saiu na rifa nenhuma pet-shop.

Cumprimentos

Rolim

Editado por rolim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

O meu projecto tem estado parado pois tenho estado em estagio, vou agora pegar nele de novo, desde já um obrigado pelas informações prestadas vou tentar contactar as pessoas que referiu, mesmo que não me poção dar preços certos se poderem dar preços aproximados e algumas margens já é uma ajuda, a loja supostamente seria real, situada caldas da rainha.

 

Cumprimentos e muito obrigado, se alguém tiver alguma sugestão diga por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais