Dúvida sobre reprodução de bettas


Joao Viegas

Recommended Posts

Bem é o seguinte, eu estou a exprimentar a reproducao de bettas, hoje juntei os dois para ver se ocorre o acontecimento libertei a 13h30 até agora nada, alguem me sabe dizer se é normal, ou se devo esperar? Outra pequena informação no inicio o betta comecou a ficar um pouco agitado e atacar a femea, esta ficou cansada, mas agora esta acontecer o contrario, quer dizer o macho quando vai la chatea la, ela abre as menbranas erica se toda, impedindo q o macho se aproxime!

 

 

Cumprimentos, se poderem respondam por mp,( para mim).

Editado por Rúben Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o melhor é criares um tópico nesta mesma área para expores o teu problema.

O melhor a fazer é separá-los. Há a possibilidade de serem dois machos, um deles plakat (cauda curta, difíceis de distinguir das fêmeas). O ideal era separá-los e colocar umas fotos dos dois.

Se os juntas-te assim, "sem mais nem menos", é complicado que algo aconteça. Deve existir alguma preparação. O aquário dever ser grande, com plantas e esconderijos.O macho deve ser o primeiro a entrar no aqua, água a 28º, com altura de 10-12cm, se poderes uma folha de amendoeira da Índia no topo, para servir de suporte ao ninho, e deixas ambientar-se. Podes deixar ficar lá durante uma semana. Depois, agarras numa garrafa de 1.5L, cortas ao meio, e colocas a fêmea lá dentro. Deixas os verem durante tipo 1 ou 2 horas. Tiras. No mesmo dia, mas à noite, ou então no dia seguinte, fazes o mesmo. Depois, se o macho tiver um bom ninho, e a fêmea pronta, soltas a fêmea e deixas os bichos sossegados a fazerem o amor XD

 

 

PS:

Aproveito para dizer que os bettinhas estão todos de boa saúde, e vão ser vendidos em breve =D

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela tua descrição parece-me que a fêmea ainda não estava preparada para a reprodução.

Tal como o André disse tem de haver preparação, tal como acontece com as mulheres, primeiro têm de haver preliminares, nos bettas também tem de acontecer algo antes. Neste caso os preliminares não são os beijinhos e as caricias, mas sim toda a preparação do aquário com as condições necessárias e depois quando os colocares visíveis vai haver uma espécie de corte (exibição) que o macho faz à fêmea, tentando impressiona-la com as suas belíssimas barbatanas. A corte pode demorar apenas umas horas ou então dias. Quando ela estiver preparada o ovopositor fica mais saliente e ela apresenta riscas verticais no corpo e vai querer ir na direcção do macho. Mesmo assim no final quando os juntares vai haver sempre porrada entre eles, até a fêmea assumir uma posição de submissa.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela tua descrição parece-me que a fêmea ainda não estava preparada para a reprodução.

tem de haver preparação, tal como acontece com as mulheres, primeiro têm de haver preliminares, nos bettas também

 

Boa sorte.

 

LOL

boa comparação :alberteinstein:

Quanto ás riscas verticais, não te assustes se não as vires, porque nem sempre são visíveis, e por vezes apenas os mais experientes as conseguem detectar ;)

Atenção que se forem riscas horizontais, é sinal de stress.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Pessoal, desculpem lá desenterrar o tópico....mas estou com uma dúvida relativamente aos cuidados a ter na reprodução....

Preciso que esclareçam me acerca do filtro....é necessário filtro?! Cuidados a ter....

 

Ou então se não se importarem...digam me qual o melhor link cá do forúm para ler tudo acerca da reprodução nos bettas.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não deves usar filtro durante a reprodução, porque agita demasiado a água e pode destruir o ninho, e quando as larvas nascerem, pode sugá-las, acabando por as matar.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais