Xenias a definharem


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Viva Amigos.

Há muito que não postava nada aqui no forum, pois o tempo tem sido pouco, mas agora deparei-me com um problema com as minhas colónias de xénias e preciso da vossa ajuda.

Sabado efectuei uma TPA gerenosa de 150 litros, com água natural, ao meu aquario de +/- 500 litros brutos (sump incluida).

Todas as semanas faço uma de 60 litros, sempre com água natural.

Passado pouco tempo, questão de horas, de fazer essa TPA generosa a colonia de xénias brancas começou e definhar que, até então estavam bem grandes e muito bonitas.

Todos os restantes corais moles, SPS, e LPS estão muito bem e a desenvolver-se a olhos vistos.

Será que o problema das xénias terem definhado, deveu-se à grande quantidade de água mudada?

Pode ter sido um choque de temperatura, uma vez que a mesma baixou uns 2 graus?

Será que com esta TPA, retirei demasiada matéria organica "nutrientes" e elas ressentiram-se?

Agradecia a vossa preciosa ajuda para o sucedido e soluções.

 

Abraços

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos,

Hipótese 1 - Pode ter a ver com a temperatura. Se algum tempo depois de a temperatura estabilizar elas não voltarem ao normal :

Hipótese 2 - Teve a ver com a TPA. As Xénias necessitam de nutrientes que foram exportados com uma Tpa de tanta litragem. Normalmente, em aquários novos, as xénias crescem desmesuradamente, em virtude dos nutrientes normais da ciclagem, acabando por definhar depois por falta destes, por exemplo por overskimming.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos,

Hipótese 1 - Pode ter a ver com a temperatura. Se algum tempo depois de a temperatura estabilizar elas não voltarem ao normal :

Hipótese 2 - Teve a ver com a TPA. As Xénias necessitam de nutrientes que foram exportados com uma Tpa de tanta litragem. Normalmente, em aquários novos, as xénias crescem desmesuradamente, em virtude dos nutrientes normais da ciclagem, acabando por definhar depois por falta destes, por exemplo por overskimming.

Abraço,

Paulo

 

Boas Amigo Paulo.

O meu aquario já tem 11 meses, e tenho muitos corais moles e duros (LPS e SPS).

O problema só aconteceu com as xenias, porque o resto esta tudo optimo.

Eu acho que elas definharam devido à baixa de temperatura e cerca de 2 graus.

Espero que, com o tempo, elas consigam arrebitar, e voltar ao que estavam antes.

QUanto ao overskiming, não credito que tenha sido, pois tenho uma escumação sobredotada (Deltec AP851) para o meu aquario de mais ou menos 550 litros.

Vamos aguardar.

Obrigado pela tua ajuda.

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos,

QUanto ao overskiming, não credito que tenha sido, pois tenho uma escumação sobredotada

 

Overskimming é isso mesmo. Excesso de escumação. Um escumador demasiado sobredimensionado para a litragem do aquário. Esperemos que seja realmente da queda brusca de temperatura.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos,

 

 

Overskimming é isso mesmo. Excesso de escumação. Um escumador demasiado sobredimensionado para a litragem do aquário. Esperemos que seja realmente da queda brusca de temperatura.

Abraço,

Paulo

 

 

Viva Paulo.

Foi de certeza absoluta da temperatura.

Sempre tive este escumador, que acho excelente, e nunca tive problemas com as xenias.

Estavam sempre bem vistosas, bem gordinhas e bem grandes.

Das duas uma, ou foi a temperatura, ou então, com essa TPA grande, retirei uma grande parte dos nutrientes da agua.

Ainda mais, fiz uma limpeza geral na sump, pois ja tinha bastantes detitos acomulados no fundo.

Vamos ver se elas recuperam. Até agora ainda estão muito murchas, só dando um ligeiro sinal de si, quando as HQI ligam.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limpar de limpeza tipo de lavou os reflectores ou o vidro da calha:: a quando da muda de agua

 

 

Não acredito muito na mudança de temperatura não é o ideal mas!!!!!

 

Viva Hugo.

Costumo limpar os vidros que protegem as HQI e as T5, uma vez por mes, pois ficam com sal e precisam ser limpos.

Não vejo o que é que isso possa interferir nos corais em geral, e em especial nas xénias.

O problema foi de certeza, a baixa de temperatura em cerca de 2 graus e a consequente eliminação de nutrientes da água.

Passados que já vão 15 dias dessa TPA que fiz, as xénias ainda continuam "murchas". Já estou a extranhar e a achar demasiado tempo para elas recurerarem, penso que já o deveriam ter feito.

Entretanto ainda não fiz TPA nenhuma, mas para a semana terei de fazer uma, mesmo que seja só de 10%.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos perguntei da limpeza porque muita gente esta algum tempo sem limpar a parte da iluminação, podia ser um dos casos e depois de limpas tivesse uma grande diferença de iluminação e dai ao xenias se terem ressentido.

 

Por outro lado ter sido da temperatura, dificilmente..

 

Falta de nutrientes com agua natural mesmo dos Açores, dificilmente...

 

Alguma coisa foi mas pelo que descreve na minha opinião nenhuma delas.. Principalmente por ser nas xenias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Xénias a multiplicarem-se à força toda,è sempre sinónimo de carga orgãnica a atingir limites que muitos dos aquaristas dispensam.

Assim sendo o teu problemas com as ditas,só tem a ver com um àqua mais bem estabilisado e sem carga orgãnica significativa.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Xénias a multiplicarem-se à força toda,è sempre sinónimo de carga orgãnica a atingir limites que muitos dos aquaristas dispensam.

Assim sendo o teu problemas com as ditas,só tem a ver com um àqua mais bem estabilisado e sem carga orgãnica significativa.

Um abraço

 

Cjorgene

 

 

Viva grande Amigo Cjorgene.

Vou tentar, resumidamente, dizer as rotinas do meu áqua, desde há 11 meses.

Tenho seguido à regra, fazer TPA´S semanais de 50 litros, com água natural, utilizando na evaporação agua de osmose.

Tem sido sempre assim.

Tenho muitos corais moles e igualmente bastantes duros (SPS e LPS).

O caso das xénias sempre se deram bem com este procedimento de TPA'S, assim como os restantes corais.

As xenias estavam bem bonitas, a reproduzirem-se bem, assim como os corais duros que, quase, os vejo crescer de dia pra dia.

Acontece que, num dia deu-me na cabeça de fazer uma TPA maior, bem maior, e foi aí que o problema surgiu.

A temperatura desceu em cerca de 2 graus, e acredito que a carga organica tambem tenha vindo a níveis bastante baixos, dai as ditas se terem ressentido.

Tenho tido um cuidado extremo com todos os parametros do aquario, e sempre estiveram magnificos.

Pensei que, com essa TPA grande, iria ainda melhorar as condições dos corais em geral e dos peixes, mas só as ditas xénias é que se ressentiram, tudo o resto continua a desenvolver-se a olhos vistos.

Tenho pena de perder esta colonia de xénias brancas pulsante, mas ainda há uma réstea de esperança que elas recuperem.

Não faço TPA há 2 semanas pra ver se elas dão algum sinal de vida mas...tenho receio pelos SPS e LPS.

Este fim de semana terei de fazer uma TPA, pouca, senão os duros irão ressentir-se com o aumento da carga organica.

Um dia destes reedito o post do meu aquario, com fotos novas, um videozito e tudo o resto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais