Como fazer a ciclagem do nano?


D-Backs

Recommended Posts

Montei o cubo vodafone há uma semana e estou a tentar optar por um low-tech (ou seja, plantas e areão a manterem o sistema) mas não sei se a ciclagem está a correr bem.

 

O cubo contém:

- Areão preto (2cm)

- Tronco com anubias e musgo de java atados

- Ceratophyllum Demersum e Duckweed à superficie

- Alguns caracóis Physas que pensei poderem ajudar à ciclagem

 

Não tenho filtro nem termostato, apenas uma bomba de ar que me está a servir para movimentação da água e trocas gasosas. A água está a 18ºC.

Até ontem o tronco acumulou aquela mucosa branca característica por isso hoje decidi lavá-lo (apenas água da torneira e uma esfregadela com a mão). A água está um tanto castanha, facto que me preocupa, visto que não estou a usar filtro. Assumo que seja do tronco.

Não sei como se deve proceder para as TPA's no período de ciclagem, e até agora ninguem me respondeu na sala "Equipamentos, Técnicas e Manutenção". Deve se mudar quanta percentagem de água? E de quanto em quanto tempo? Relembro que não tenho filtro.

 

Por favor ajudem-me!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua castanha é do tronco. Quanto as TPA's vai depender, mas eu diria no mínimo 2 duas por semana de 25% do total de agua...

Já agora estás a pensar meter vivos ai dentro?

 

EDIT: TPA's em periodo de ciclo não se fazem! Deixa isso um mes como está e só depois mudas a agua!

Editado por warlord
sam1095.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, conforme te disseram, durante o periodo de ciclagem da água (ciclo de azoto), não fazes Tpas, após isso, 1 vez por semana 25 % será suficiente dependendo do que vais meter lá dentro:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, fiz mais simples!

Como ontem foi dia de TPA no comunitário, enchi o nano com a água ja ciclada do comunitário. Pronto, está montado!

Em breve posto ftgs, tou a espera q a Canon 50D da minha namorada venha cá fazer magia! ;)

 

Lá dentro estão 2 casais de Red Cherrys, 2 neritina zebra, physas (qdo infestarem o nano dou-as aos kinguios), 1 ampulária pequena e talvez venha 1 casal de Crystal Blacks.

 

Quando fizer TPAs, faço com água do comunitário, visto que não tenho filtro? Ou faço 2 por semana sendo q uma vem do comunitário e a outra da torneira? O que acham? Só para manter a coisa estável visto ser um eco-sistema muito fragil...

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, fiz mais simples!

Como ontem foi dia de TPA no comunitário, enchi o nano com a água ja ciclada do comunitário. Pronto, está montado!

Em breve posto ftgs, tou a espera q a Canon 50D da minha namorada venha cá fazer magia! :)

 

Lá dentro estão 2 casais de Red Cherrys, 2 neritina zebra, physas (qdo infestarem o nano dou-as aos kinguios), 1 ampulária pequena e talvez venha 1 casal de Crystal Blacks.

 

Quando fizer TPAs, faço com água do comunitário, visto que não tenho filtro? Ou faço 2 por semana sendo q uma vem do comunitário e a outra da torneira? O que acham? Só para manter a coisa estável visto ser um eco-sistema muito fragil...

 

Caro amigo,

 

Como sabes não sou experiente em nanos, nem em nenhuma dessa espécies mas, aconselho-te a fazeres Tpas de 2 em 2 dias e podes usar mesmo esse método 1 vez com agua do aquário outra com agua da torneira devidamente acondicionada...

Não sei se é o mais correcto ou não.

Mas com o meu Betta que esteve muito tempo numa caixa de telemóvel fazia tpas de 2 em 2 dias para não acumular muita «poluição».

 

Deixo a sugestão!

 

Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.