Surpresa - casa escalares formado e com desova.


almodovar

Recommended Posts

Boas Tardes,

hoje pela manha, antes de sair de casa fui alimentar os habitantes do meu aquario (comunitario.. neons, naris-de-bebado, 3 escalares ..) e deparo-me com uma Desova numa das mangueiras do filtro, e um casal de escalares a defender e a apaparicar o lugar..

vim ler sobre o assunto, e chego À conclusao que os ovos Brancos sao os nao-fecundados, certo?

Ora bem, os meus estao assim todos castanhitos, e apenas 3 ou 4 brancos.. ja tentei separar o aqua ao meio, mas vi que nao ia conseguir, entao, Caso nasca os alevins, compro um cubo de 50cm e meto-os lá..

mas, continuando..

tenho bastantes ovos, castanhitos, e uns 3 ou 4 brancos ( 2º dia)

como sei se estao fecundados? e quanto tempo demora ate aparecer os 1ºs alevins?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

hoje pela manha, antes de sair de casa fui alimentar os habitantes do meu aquario (comunitario.. neons, naris-de-bebado, 3 escalares ..) e deparo-me com uma Desova numa das mangueiras do filtro, e um casal de escalares a defender e a apaparicar o lugar..

vim ler sobre o assunto, e chego À conclusao que os ovos Brancos sao os nao-fecundados, certo? Exato !

Ora bem, os meus estao assim todos castanhitos, e apenas 3 ou 4 brancos.. ja tentei separar o aqua ao meio, mas vi que nao ia conseguir, entao, Caso nasca os alevins, compro um cubo de 50cm e meto-os lá..

mas, continuando..

tenho bastantes ovos, castanhitos, e uns 3 ou 4 brancos ( 2º dia)

como sei se estao fecundados? e quanto tempo demora ate aparecer os 1ºs alevins? nascem passado 48 horas ,mas ficam no mesmo sitio mais uns dois dias, só osvês a rabiar meios dentro dos ovos

cumps

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Abel..

veremos entao se se safa algum, agora fui ver e ja havia mais uns quantos brancos, mas deve ser normal..

 

Antes de mais muitos parabens pela desova eheh

há um pequeno problema, pelo que percebi é a primeira postura deles né?

em principio nao irá ter sucesso, sao inexperientes e como tal podem comer os ovos, devido a stress...nao te preocupes que pouco tempo depois terás outra postura (o dificil é que eles metam a primeira xD)

 

tenta meter o casal nesse dito cubo de 50cm, ou entao compra 2 de 40, um po casal e outro pa pequenada...

 

geralmente eles estao durante cerca de 2 a 3 dias com o saco vitelino, por isso até ao 3º dia nao te preocupes com a alimentaçao, depois disso, dá artemia recem-eclodida ou alimento liquido para alevins ;)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno..

bem, por agora os malucos andam la a defender o tubo com 'unhas e dentes'..

mal se chega outro peixe de maior porte perto, é corrido..

mas, a ver se no fim de semana, compro um Cubo e meto o casal lá, so com filtro, termostato e um cone de desova..

por agora, é ver se algum vinga, caso tenha sorte.

li tambem que é preciso ter sempre luz.. posso deixar a calha acesa ou uma luz de presença basta?

cumps e obrigado :)

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno..

bem, por agora os malucos andam la a defender o tubo com 'unhas e dentes'..

mal se chega outro peixe de maior porte perto, é corrido..

mas, a ver se no fim de semana, compro um Cubo e meto o casal lá, so com filtro, termostato e um cone de desova..

por agora, é ver se algum vinga, caso tenha sorte.

li tambem que é preciso ter sempre luz.. posso deixar a calha acesa ou uma luz de presença basta?

cumps e obrigado :)

 

 

boas sim convem eles terem uma luz de presença para saberem onde esta os ovos. uma luz fraca de baixo consumo chega se meteres por cima do sitio onde eles meteram os ovos. mas na minha opinão nao vale a pena estares a fazer isso. como estao num comunitario o mais certo é a postura ser comida por outros peixes ao mesmo pelos pais. Quando os meteres no cubo vai ser muito vai provavel eles conseguirem criar a pequenada. Se eles comerem as posturas nao te admires casais recem formados é normal, os meus so´na quinta postura é que consegui tirar peixes e mesmo assim eles ja estavam a comelos quando os tirei lol. Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje ja estao a maior parte todos brancos, os outros ainda castanhos.. nao me parecem que va sair alguma coisa..

agora, é comprar um cubo e um filtro, mete-lo a ''ciclar'' (meto agua do comunitario para ser mais rapido) e os escalares mais um cone, e esperar que resulte.

cumps e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha que nao desistir, nao é ? :D

agora fui la e o ''castanho'' que tinha no inicio, escureceu, e os brancos desapareceram.. ou foram comidos, ou deu-se algum fenomeno que desconheça..

ainda assim, amanha ja deve haver cubo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, ja tenho o cubo 50x50, termostato 200w, cone de desova que fui comprar e por agora meti um filtro interno com um saquinho de pano para sugar só agua e nao alevins quando nascerem..

ainda nao meti escalares, visto que Metade da agua é agua nova e outra metade do aquario, estando a 'ciclar'

para final da semana ja os meto no cubo.

obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

Depois de muitos anos a conseguir criar Escalares, este ano não consigo terminar uma postura, devido a:

 

1 - Os pais comem os ovos (estão em aquários destinados aos casais);

2 - Os alevins morrem logo a seguir a eclodirem;

3 - Os alevins morrem, aparecem mortos no fundo do aquário, no dia seguinte a terem começado a nadar.

 

PH = 6,5

Nitritos e Nitratos dentro dos parametros

 

Faço as trocas de águas parciais e adiciono umas gotas de azul de metileno. Alimento os casais 3 vezes por dia, pouca comida de cada vez.

Alguém me pode dar uma dica do que se pode estar a passar?

Obrigado.

pmmc18

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes..

bem, ja meti o casalito no cubo, aqui fica umas fotos:

 

p10111013440001.jpg

p10111013430001.jpg

 

o azul de metileno, basicamente serve para tratar os ovos fungados, é?

quanto à artemia recem-eclodida, é cara?

agora é so esperar que resulte..

obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Malta!, fui dar comer ao casal, e adivinhem a surpresa que tive.. miudos a dar ao rabo no cone.. eheh!

agora, ha um problema, nao tenho artemia recem eclodida, e das 2 vezes que tentei, ou, nao fazia bem (metia as saquetas da sera tal e qual como neste video

 

http://www.youtube.com/watch?v=7uNkHPuGaqo)

 

será que ha alternativas a este tipo de comida? vou continuar a tentar fazer, mas nao acredito que consiga.

e agora, como teria de esperar 2 dias ate nascer a proxima arteria, nao ha o risco dos alevins morrerem por falta de comida? preciso de uma soluçao..

cumps

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais