Dúvidas sobre aquário de 60L água fria e doce


Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Tenho um aquário de 60 Litros, que veio já com o filtro biobox. Não tem plantas verdadeiras, apenas de plástico, e tem 10 peixes. É de água fria e doce.

 

Tenho duas dúvidas:

 

- Já o tenho há várias semanas e tem-se formado um género de limo nos vidros. Andei a pesquisar e encontrei alguns peixes que se alimentam (também) disso, mas só vi dizerem isso em aquários com plantas verdadeiras. Gostaria de saber como limpo os vidros do aquário, se há alguns peixes que façam isso ou se preciso de algum material específico para o fazer, tendo em conta que não tenho plantas verdadeiras?

 

- A bomba biobox está sempre a trabalhar, claro, mas os meus peixes, com frequência, continuam a respirar à superfície. Gostaria de saber se preciso de comprar uma bomba de oxigénio? E já, agora, que tipo de bomba, uma qualquer? É que é chato às vezes eles ficarem sempre lá em cima, porque adoro vê-los nadar :)

 

Alguém me ajuda a esclarecer estas dúvidas, por favor? :)

 

Obrigado!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esse limo nos vidros normalmente deve-se ou a fraca iluminação ou a má qualidade da água.

Podes usar um escovador magnético que te limpa isso e que adquires facilmente em qualquer loja do ramo ou usares limpa vidros para o efeito.

Os limpa vidros são animais de água quente e não tenho a certeza de resistem em águas frias, de qualquer forma eu sempre fui apologista de diferenciar as condições que um animal pode aguentar e as condições ideias que um animal gosta.

Teres os animais a respirar na superfície pode indicar excesso de amónia, fizeste o ciclo de azoto?

Se sim muito bem, se não procura tópicos sobre isso e informa te bem;)

Podes perfeitamente meter plantas naturais, além de embelezar o teu aquário, ajuda a criares um ambiente mais natural.

Quanto a bombas de ar, isso aumenta até certo ponto a quantidade de oxigénio na água, mas também te aumenta a quantidade de lixo que anda a flutuar para cima e para baixo...

Dá noticias:)

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como dizia Jack o Estripador: Vamos por partes...

 

60L para 10 peixes de agua fria parece-me muito muito pouco. Os peixes de agua fria, que normalmente sao aqueles vermelhos, crescem muito e podem durar uns 20 anitos. Para 60L devias ter apenas 1.

 

Para limpares o vidro usa uma esponja da loiça nova. Daquelas que tem um lado verde e outro amarelo.

 

A oxigenacao da agua faz-se atraves da movimentação da mesma. Os teus peixes estão à superficie a tentar respirar porque tens o aquario demasiado povoado. Os peixes de agua fria precisam de muito oxigenio.

 

A "bomba de oxigenio" não faz mais do que movimentar a agua permitindo as trocas gasosas.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O limo no vidro é o excesso de porcaria que os peixes fazem. Num aquário sobrepovoado podemos ver isso. Nada que um esfregão de cozinha (novo) não resolva ou até mesmo a lã branca dos filtros (acho esta ainda melhor que o esfregão).

O meu aqua tem 200l e 3 peixes de agua fria (que cresceram mais do dobro em apenas 1 ano), red cherrys para a manutenção e 2 CAEs que me foram oferecidos.

Bomba de ar com uma régua difusora de 30cm, termostato a 22º e um filtro externo para conseguir tirar toda a porcaria que eles fazem. E mesmo assim tenho que sifonar o fundo todas as semanas com as TPA's.

Valisnérias, anubias e fetos de java são as plantas que tenho visto que essas eles nem lhes tocam. Meto uma pastilha fertilizante da SERA quando me lembro (mais ou menos de 4 em 4 meses) nas raízes, porque não tenho substrato, apenas pedra rolada de rio preta.

 

Na minha opinião e nesse aquário, ficava apenas com 2 peixes (porque eles gostam de companhia), e oferecia os restantes.

Pode-se sempre comprar um aqua novo, mas se não estou em erro a base para os kinguios é de 120l para o 1º peixe e 40l adicionais para os restantes, porque eles crescem mesmo muito. Se for a variedade cometa é a que cresce mais.

Há tópicos que explicam exactamente como manter os peixes vermelhos, acho que seria um bom começo essa leitura e depois ver qual a melhor forma de os manter saudáveis e com qualidade de vida.

 

Não vale a pena desanimar já. TPA's mais frequentes, limpeza do filtro pelo menos 2x por semana e comprar a bomba de ar com a pedra difusora já é um bom começo :)

Editado por lenac

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aponto para excesso de Nitratos..

 

explica aqui a malta qual o teu plano de manutenção, alguma vez foi trocada a água, se nunca foi, aconselho-te a trocar 50% por água limpa e tratada com acondicionador anti-cloro. isso ira aliviar os peixes.. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.