Preciso de Ajuda na Criaçao de Escalares


Orien

Recommended Posts

Boas pessoal tenho um aquario com 120l

 

(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?s=&showtopic=165787&view=findpost&p=1001879 - Info do aquario)

 

E hoje reparei que os 2 escalares tinham feito uma postura... agora e o seguinte eles estao a proteger a zona da desoava.. mas o escalar mais pequeno nao sei se sera o macho ou femea ... esta a atacar o escalar grande nas barbatanas peitorais.. e o escalar grande ja tem uma barbatana para que com sangue onde a barbatana começa no corpo ja ...nao se se poderei dizer musculo da barbatana tem tipo sangue...

 

e a barbatana nas pontas esta tipo esbranquiçada e desfez-se um pouco...

 

O que posso fazer desculpem la mas preciso mesmo de ajuda nao queria ver um escalar sem as barbatanas ;)

 

Obrigado

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal tenho um aquario com 120l

 

(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?s=&showtopic=165787&view=findpost&p=1001879 - Info do aquario)

 

E hoje reparei que os 2 escalares tinham feito uma postura... agora e o seguinte eles estao a proteger a zona da desoava.. mas o escalar mais pequeno nao sei se sera o macho ou femea ... esta a atacar o escalar grande nas barbatanas peitorais.. e o escalar grande ja tem uma barbatana para que com sangue onde a barbatana começa no corpo ja ...nao se se poderei dizer musculo da barbatana tem tipo sangue...

 

e a barbatana nas pontas esta tipo esbranquiçada e desfez-se um pouco...

 

O que posso fazer desculpem la mas preciso mesmo de ajuda nao queria ver um escalar sem as barbatanas :)

 

Obrigado

 

separas o casal ou o pequeno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja o fiz... com um bocado de acrilico ...

 

mas o escalar grande femea em principio ficou assim mais parada depois ... achas que vai morrer ? =(

 

Ficou com as barbatanas peitorais um pouco danificadas a da direita ate tem assim mais recolhida ao corpo so a usa de vez em quando..

 

Fiquei triste com isto tudo pensava que ambos protegiam as crias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo,

 

Bom, se eu entendi bem a sua posstagem, uns dos bandeiras encontra-se ferido por ataque do outro. então, se a situação chegou a este nível, o melhor mesmo é separar o cíclideo ferido até que ele se recupere e fique mais forte para poder voltar ao aquário principal.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Resolvi de outra maneira ... o local de desova dos escalares e sempre o mesmo entao fiz uma coisa em acrilico para eles meterem os ovos ... depois da postura tiro os ovos do aquario .. dou-lhes de comida ... e é como se nada tivesse acontecido .. ficam logo amigos outra vez.

 

Gostava era que alguem me ajuda-se a ter sucesso nas criaçoes ... alguem de gaia que me podesse ajudar. Como por exemplo ensinar a eclodir artemia para lhes dar, etc..

 

Se alguem estiver disponivel agradecia

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qt a escalares eu nao posso ajudar mas qt à criação de artemia o metodo que eu uso é ir à praia da Madalena ou outra qq de Gaia e recolho agua. assim evito tar a medir sal e agua alem de as artemias durarem mais normalmente tempo. dps é só comprares os ovos (prai 7€ na biozoo do gaiashoping) juntares uma colher de chá de ovos a um recipiente com agua do mar e já esta. eu nao uso a bomba de ar mas há quem o faça até à eclosão. se conseguires aquecer a uns 26ºC a eclosao demora cerca de 24h. para servir às crias às crias uso o facto das artemias serem atraidas pela luz, recolho com um seringa e já esta servidas acabadinhas de nascer. espero k ajude e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

tenta pesquisar um pouco sobre eclodir artemia ca no forum tem imensos topicos sobre isso...

coloca o setup do teu aqua.

 

Boas Ivo

 

O meu aquario principal tem 120 litros comunitario com o escalar. Mas depois das posturas que eles fazem num bocado de Acrilico que moldei passo esse acrilico para um aquario que tem 15 litros de agua... nao encho mais pois penso que nao seja preciso mais agua na primeira semana .. depois a medida que vão crescendo espero eu vou metendo mais agua.

 

Hoje vou comprar daqueles sacos individuais de artemia ... penso que 5 deve chegar. A questão também destes sacos e se posso dividir em duas doses os sacos fazer comum saco 2 vezes?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

compras 1 saco da sera de artemia e dependo dos alevins que tens divides doseadamente, mas o melhor e colocares 2 garrafas a eclodir artemia para teres artemia todos os dias porque demora no maximo 36H a eclodir.

ja sabes como eclodir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ivo.

 

Ora vou so fazer aqui um update da situaçao..

 

Hoje dia 09-12-2010 e o Dia 5 dos Alevins (desde que os pais meteram os ovos)

 

Preparei uma garrafa como vi num video para fazer eclodir a artemia. E comprei 3 saquetas de 18g de Sera Artemia Mix.

 

Amanha 10/12 por volta do meio dia vou colocar a artemia na garrafa para domingo ter alguma pronta para dar a primeira refeiçao aos alevins. Domingo será o dia 8 dos alevins pelo que li deve ser o primeiro dia a serem alimentados.

 

Outra questao que eu tenho e a seguinte. Eu separei os ovos dos pais e coloquei os ovos dentro de outro aquario. Alguns pequenotes ja nadam mas muitos deles ainda estao no fundo do aquario muito parado .. eu tenho um conta gotas que leva 3 mm .. encho com agua do aquario e mando devagar contra eles e ele mexem-se logo ... mas vao para o fundo de novo.. e normal?

 

Obrigado

 

PS: Ivo se poder adicione-me no MSN secalhar era mais facil.

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva..

sim e normal isso acontecer nesse momento ainda estao a ser alimentados pelo saco vitelino.e ha sempre uns alevins mais fortes que outros e começam a nadar sozinhos mais cedo.

le este link que vai ajudar-te bastante.

http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tinha esse PDF a algum tempo e segui a risca isso...

 

Hoje é o dia 7 e só tenho 3 vivos =(

 

Nao sei porque morrem todos no dia 6 e 7 e fico sempre com 3 ou 4 no máximo e acabam por morrer tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu sou de Gaia e já tive algumas experiências com a reprodução de escalares ( no meu caso "altums" peruensis). Acho que o segredo está na qualidade rigorosa da água o que obriga a mudas muito frequentes.

Vou enumerar alguns passos que na minha experiência são importantes nesta fase:

1) Usar de preferência um aquário próprio para a maternidade só com vidro para ser fácil de aspirar e ver os ovos/alevins que deverá arrancar com a àgua do aquário onde foi feita a postura

2) A temperatura da água onde serão colocados os ovos deverá ser 27º C.

3)Ao mudar os ovos para outro aquário há quem recomende que nunca se deixem entrar em com o ar

4) Muitos ovos tendem a criar fungos numa fase inicial o que leva a perdas muito grandes. Eu uso azul de metileno logo que que coloco os ovos na maternidade

5) Depois quando eclodem os alevins ficam os primeiros 4-5 dias a consumir o saco vitelino e geralmente ficam no fundo; depois disso alguns já podem comer mas mesmo a artémia recém eclodida poderá ser grande. Recomendo comida líquida como JBL Nobil fluid ( mas isso poderá ser opcional)

6) Deves ter dois recipientes para eclodir artémia e sempre que eclodem num renovas o processo no outro: como o proceso demora 48-72 horas ( dependendo da temperatura) garantes que nunca falta artemia

7) Atenção muito importante! Sempre que se dá artémia deves aproveitar para, no final, aspirar o fundo com muito cuidado grantindo que não ficam restos que vão poluir a àgua ( aspiram-se logos os alevins que forem morrendo para não ficarem em decomposição); nessa altura repoem-se a água que se aspirou com àgua nova. Desta forma deves fazer uma TPA de cerca 10-20% todos os dias pelo menos

8 ) Se deres artémia em pequenas quantidades várias vezes por dia melhor; quando não há disponibilidade dá-se apenas uma vez por dia mas todos os dias tens de arranjar tempo para trocar a água (num aquário de 15 l isso ainda é mais crítico e se calhar é melhor fazer TPA's 2x/dia); esse aquário rapidamente vai ficar pequeno para uma ninhada tens de arranjar um maior , pelos menos 30-60 L

 

Espero ter ajudado 8). Se precisares de colocar alguma questão está à vontade. Boa sorte

 

Cumprimentos

 

João Luís Barreira

 

P.S. Não desanimes. Vai-se aprendendo sempre a cada nova tentativa...vais ver que qualquer dia vais ter tantos escalares que nem sabes onde os meter....

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites.

 

Pois eu talvez tenha errado em alguns passos também.

 

Quanto a eclodir artemia e a primeira vez que o faço por isso comprei daquelas saquetas da Sera Artemia Mix e hoje 24 horas depois tinha alguns ja eclodidos que retirei e meti no aquario para ver se eles comiam ... parecia quase um pontinho de um lapis muito bem afiado nao era maior do que isso, mas amanha vou ver se ja tenho mais artemia na garrafa que ta com a bomba de ar etc.

 

Outra coisa é o meu medo é aspirar alevins vivos ao trocar a agua.

 

O aquario maternidade que eu tenho e de 50 litros mas eu so encho com 15 litros porque 15 litros na primeira semana seria suficiente ate ver se eles ficam bem. Como nunca passaram dos 7 dias de vida. nunca enchi os 50 litros.

 

Quando enchia o aquario fazia com agua nova que uso para as TPA's so tratada sem cloro mas com o PH ligeiramente diferente do PH do comunitario onde os escalares fazem a desova mas esta semana que vem espero outra postura e vou encher os 15 litros novamente com agua do aquario comunitario.

 

Nao estava a usar uma pedra difosora perto dos ovos do escalares na maternidade a qual ja comprei tambem.

 

Azul Metileno nao usei. Esta ultima vez sem usar nada tive cerca de 10 ovos com fungos. E como nao consegui arranjar o azul metileno na primeira postura usei Esha2000 diz nas intruçoes que tambem pode ser usado pois e anti-fungos.

 

Mas vou levar mais a risca agora desta vez.

 

Tenho umas perguntas.

 

A artemia posso fazer 1 dose para 2 dias ela mantem-se viva durante os 2 dias?

Nao posso alimentar com artemia congelada logo?

Nas TPA's devo usar agua do comunitário também? Ou agua tratada da torneira?

O Filtro que estou a usar e um interno mas so tem uma esponja tipo dos Eheim mas depois cubri o filtro todo com uma meia de senhora para os alevins nao serem filtrados.. ha algum problema?

 

 

Obrigado

 

PS: Já nao tenho nenhum Alevim vivo

PS2: Mais uma postura para breve ja estao a limpar o local.

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ! É verdade esqueci-me da pedra difusora que deve ser sempre posta por baixo a folha / suporte dos ovos ( seria o ponto 4.5 da minha lista)

 

 

Em relação às tuas questões :

 

1) A artemia posso fazer 1 dose para 2 dias ela mantem-se viva durante os 2 dias?

Acho que não há problema e até pode aguentar mais se tiveres lá uma pedra difusora a borbulhar e a àgua se mentiver a uma temperatura semelhante à do aqua

 

2) Nao posso alimentar com artemia congelada logo?

A artémia congelada são os animais adultos e portanto são grandes demais; quando os ovos eclodem saem os náupilos de artémia que são assim minúsculos e óptimos para o tamanho da boca dos alevins

 

3) Nas TPA's devo usar agua do comunitário também? Ou agua tratada da torneira?

Eu aconselhava a usar logo no início 50 litros de água do aquário comunitário; nas TPA's diárias uso àgua da torneira ( não te preocupes que eles não são assim tão sensíveis a variações do pH); uma vez por semana podes juntar mais um pouco de àgua do comunitário numa das TPA

 

4) O Filtro que estou a usar e um interno mas so tem uma esponja tipo dos Eheim mas depois cubri o filtro todo com uma meia de senhora para os alevins nao serem filtrados.. ha algum problema?

 

Em relação ao filtro no aquário maternidade eu recomendo um filtro de esponja ligado a uma bomba de ar (são baratos e são os que se usam na criação dos Discus). O filtro interno com esponja coberto com meia de vidro também pode dar.

 

 

Espero ter ajudado. Se precisares de um bocadinho de azul de metileno diz que eu tenho ainda algum.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desculpa João, mas tenho que deixar aqui a minha opinião: Acho que aprendes-te alguma coisa depois de falares comigo. pouca, pelos vistos... A criação de Escalares não tem que ter esses apaparicos que aconselhas. O importante é de facto o 1º alimento para os alevins, artémia viva, com abundância! para ver esses meninos com a barriga cheia!! A agua deve ser ciclada e renovada para manter um bom nivel de oxigenação, mas não carece dessa regra de todos os dias se fazer uma renovação. O azul de metileno não sei sinceramente para que serve neste caso. Já me serviu para outras situações de doenças. A pedra difusora nem vou comentar... Não me leves a mal, e pergunto, qd é que me vais oferecer uns Altuns das tuas criações??

 

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais