Estou mais que triste


Recommended Posts

vou mudar 25l de agua hoje e volto a fazer o mesmo amanhã

 

João Paulo mudaste 50% da água ontem e hoje vais voltar a mexer na água?

É pah ainda por cima sem testes e sem saberes como está a água?

Não achas que estas a exagerar?

Deixa passar uns dias e muda 30% mais que isso não.

Mudaste ontem não foi?

Muda lá para domingo ou 2f, acho exagero fazer já hoje novamente um TPA.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva, amigos...

Chamem-me do contra, e digam-me que sou parvo, :snipersmile:

Mas na minha opinião a causa da morte dos escalaers não terá sido necessáriamnete por causa do filtro.

Mais, uma vez, sem testes é complicado, mas as bactérias alojam-se em todo o aquário !

Vidros, rochas, troncos, água, plantas, e essencialmente, e ainda mais que o filtro, Substracto/areão !

Quanto mais porosas forem as superfícies, mais fácil é a sua colonização.

As bactérias do filtro, representam apenas uma quota parte da bactérias totais presentes no aquário, depende, claro da camada de substracto, tipo de substracto, porosidade do mesmo, e os inertes presentes no aquário.

Mas é da minha opinião que a morte dos escalares, não terá sido obrigatóriamente

 

Concordo totalmente contigo, já tinha referido que as bacterias se alojam também no areão mas se eles as matou no filtro isso pode ter destabilizado o aquário.

No entanto continuo a apontar mais para saturação da água visto os TPAs dele durante 5 anos terem sido de 5 a 10%.

Para mim o problema passa mais por ai, no entanto voltamos ao mesmo, "sem testes nada feito".

 

 

 

culpa da limpeza do filtro, coisa que já fiz várias vezes sem problema algum...

 

 

Aqui já não concordo, é certo e sabido que as limpezas do filtro devem ser feitas com as águas dos TPAs.

OK, até podes ter feito isso várias vezes e nunca teres tido problemas mas isso não quer dizer que seja correcto.

É como as pessoas que fumam e morrem de velhas, isso não significa que afinal o tabaco não faça mal certo?

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao problema com os escalares, há moderadores aqui no forum com muito melhor conhecimento para te poderem ajudar, por isso acho que deves tentar obter uma resposta deles, e segui-la.

 

Mas uma vez que se falou aqui tanto das bactérias e limpezas de filtro, gostaria de deixar o meu testemunho em relação a isso :

 

Concordo com o Hugo Feio a 1.000 %, e acrescento mais : não fiz algumas lavagens de filtro com água da torneira, faço todas e há muitos anos !

A maior parte das bactérias não estão no filtro, e as matérias filtrantes se forem boas (Ehein Substract ...) em muito pouco tempo voltam a ter a colonização de bactérias normal dentro do filtro ... Há mitos que ganham força e acabam por levar as pessoas a terem isso como o "ideal", mas é um MITO.

 

Sou apologista de usar sempre produto anti-cloro (Aquasafe Tetra é o meu preferido). Nunca sabemos o que vem na água da "companhia" e mesmo com anti-cloro muita coisa passa para o aquário ...

 

As % de mudas de água tem muito a ver com o setup que temos no aquário.

O "problema" é que muitas vezes a malta monta o aquário com filtragem escassa e matérias de pouca qualidade.

O meu princípio é de apostar em bons filtros (minimo 5x o volume do aquário), matérias filtrantes da melhor qualidade, e mudas de água de 30% a cada 15 dias (sempre com aspiração total do areão). Mudas inferiores a 30% são "festas" na água, superiores geram oscilações nos níveis e só as faço em casos extremos.

 

Morrem tantos peixes por desmazelo dos donos quantos por "exageros" nos cuidados ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui já não concordo, é certo e sabido que as limpezas do filtro devem ser feitas com as águas dos TPAs.

OK, até podes ter feito isso várias vezes e nunca teres tido problemas mas isso não quer dizer que seja correcto.

É como as pessoas que fumam e morrem de velhas, isso não significa que afinal o tabaco não faça mal certo?

Abraço

 

Pois, nem eu disse que era correcto :medieval_mace:

Mas ás vezes, seja por preguiça, necessidade, esquecimento, ou por outra circunstância momentânea, esta regra falha, e acabamos por limpar o filtro com água da torneira.

No geral o que pretendia afirmar com essa afirmação, era que já o fiz, e não surgiu nenhum problema ou complicação seja a curto ou a longo prazo. Claro que isto, como disse varia com o tipo e tamanho do aquário e as espécies mantidas no mesmo...

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares têm facilidade a ganhar infecções internas.

 

é como já se disse aqui, comprar flagyl e aplicar no aquário dos escalares, mal se note que nao se alimentam bem.

se fizeste uma grande lavagem é colocar bactérias, pois os escalares sao sensíveis a problemas no ciclo.

 

o esha 2000 é um tratamento algo agressivo, especialmente num aquário desequilibrado. mas se tens bactérias, desde que as apliques estarias seguro.

 

Acabamos por limpar o filtro com agua de torneira, por comodidade? só se for por estupidez. O filtro em si, tudo bem, mas as massas filtrantes. é um bocado dahhhh... qualquer mudança no aquario, seja a retirada de uma pedra ou de outro elemento decorativo, irá afectar a colonia de bacterias, por isso queremos sempre que o impacto seja minimo. ao limparmos o filtro com agua de aquario afectamos a colonia na mesma, por isso se aconselha limpar uma esponja à vez. Agora se se vai limpar as materias em agua da torneira que trazem cloro em que um dos objectivos é precisamente matar bacterias na rede publica de abastecimento.... é... ja perceberam!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora se se vai limpar as materias em agua da torneira que trazem cloro em que um dos objectivos é precisamente matar bacterias na rede publica de abastecimento.... é... ja perceberam!

 

 

Tudo dito ;)

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto continuo a apontar mais para saturação da água visto os TPAs dele durante 5 anos terem sido de 5 a 10%.

 

 

calma leste rápido demais o tópico em lugar nenhum eu disse que faço mudas de agua de 5 a 10% nos últimos 5 anos

mas posso dizer aquilo que por norma faço que é o seguinte, mudas de agua cerca 5 baldes= +- 60l num aquario de 200l coloco anti cloro no balde, mexo um pouco e coloco a agua no aquário, isto sem ser nada cientifico e escrito num papel para não me esquecer, de 15/em 15 dias, por vezes 20, outras vezes uma vez por mês. e claro que nas partes onde posso( uma vez que tenho troncos, pedras e plantas) aspiro o fundo ao mesmo tempo que sai a agua para um outro balde.

não me parece que seja demais, mas também não será pouco, digo eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradecer a todas as pessoas que tentaram ajudar (e todos o fizeram), porque embora tenha já aquário à mais de 10 anos sei muito pouco e volta e meia lá vem uma parvoíce qualquer que põe em risco a saúde daqueles que todos nós gostamos.

 

abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem só para desfazer um erro. O que eu queria dizer é que o cloro evapora e não o anti-cloro. Desculpem lá mais uma calinada. Mas penso que todos "menos um ;) " perceberam o que eu quis dizer :) .

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem só para desfazer um erro. O que eu queria dizer é que o cloro evapora e não o anti-cloro. Desculpem lá mais uma calinada. Mas penso que todos "menos um :crazyeyes: " perceberam o que eu quis dizer :mrgreen: .

 

 

Cara Tânia Filipa a menina ou senhora (como preferir) sonha comigo todos os dias só pode...

Se o problema é esse terei todo o gosto em a convidar (ou não) para um café a ver se para com as indirectas.

É que eu além de ser uma pessoa que digo o que tenho a dizer em vez de mandar recados, tento sempre corrigir as calinadas que vejo de forma a prevenir que membros deste fórum não caiam em erros que matem animais inocentes.

Mas consigo é complicado, não pela quantidade exagerada de coisas sem sentido nenhum que escreve, como pela forma como depois responde.

Peço desculpa se de alguma forma isso a incomoda ou pelos vistos não porque adora mencionar o meu nome em tudo que é post mesmo que o assunto seja sobre hamburguers, mas da sua parte cada post é praticamente uma nova calinada.

Só entre ontem e hoje:

 

 

Boas, a resposta é simples. Sim, podes meter um termostato numa caixa, desde que caiba e que o peixe seja de água quente.

 

 

Errado...

 

 

Se metes a água directamente para o aquário sem anti-cloro, também faz mal aos peixes, claro que há quem não meta. O anti-cloro evapora, mas enquanto evapora e não evapora os peixes...

 

 

Foi engano e eu entendi, apenas brinquei com isso nada mais, mas para quem não entende ainda deste hobbie o que vai pensar?

 

 

De à um tempo para cá só tenho feito trocas parciais de água de mês a mês, limito-me a tirar folhas mortas e soltas, limpar os vidros quando é preciso e acrescentar água que vai evaporando. O areão deixei de o limpar já que tenho muitas plantas e acabava por destruir aquilo tudo, para além que as coridoras as plantas e o filtro dão uma grande ajuda no desaparecimento dos resíduos.

 

Para quem vem ao fórum perguntar algo sobre TPAs e a caríssima responde isso que quer que eu pense sobre os seus conhecimentos????????

TPAs mensais????

 

Qualquer duvida que tenha esteja a vontade para me enviar uma MP, terei todo o gosto em falar consigo.

 

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colocar agua que evapora não são TPAs e em termos de saude não é positivo para os peixes. Em certos casos de aquários muito plantas e pouco povoados, será possivel. Aquarios em que faltam tpas e se encontram maturados nota-se o problema de falta de TPA porque a água se torna amarelada, se colocarmos uma folha de papel branco na parte de trás e compararmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério que não tenho nada contra o JULIUS. É pura coincidência, Brinco, muito, mas não é a minha intenção chatear ou aborrecer ninguém.

Quanto às calinadas ao menos assumo. Muitas vezes vejo posts que ninguém ainda ajudou e eu própria não sei e vou pesquisar para depois de alguma maneira tentar ajudar. A quem eu agradeço muito é ao QUO, como já tenho dito é uma pessoa que para mim tem grande conhecimento assim como o JULIUS. Só o Julius leva tudo muito a peito e zanga-se com muita facilidade. Por este motivo peço-lhe desculpa e vou deixar de opinar.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério que não tenho nada contra o JULIUS. É pura coincidência, Brinco, muito, mas não é a minha intenção chatear ou aborrecer ninguém.

Só o Julius leva tudo muito a peito e zanga-se com muita facilidade. Por este motivo peço-lhe desculpa e vou deixar de opinar.

 

 

Não levo nada, queres a resposta? Aqui vai:)

 

 

Ai é o Amor, ai ai ai é o amor

 

 

Só que tu não entendes e não me convidas para sair :D

 

A quem eu agradeço muito é ao QUO, como já tenho dito é uma pessoa que para mim tem grande conhecimento assim como o JULIUS.

 

 

Ui, um elogio???????????Teu???

:D

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero sinceramente que a tânia ao dizer que vai deixar e opinar que não se refira a deixar de participar activamente no fórum. Isto porque tenho lido tópicos em que reparei que tenta verdadeiramente ajudar, um deles até na parte de vídeos e fotos em que apela que cometem umas fotos que um membro tinha metido e que já tinham sido vistas por um grande nº de membros e que ninguém opinou, penso que é uma pessoa muito simpática e humilde, já lhe comprei peixes e plantas e é do melhor, dá sempre mais do que o que diz que vende. Quanto às ditas calinadas...quem não as dá? Quanto ao sr. Julius, penso que como diz a tânia, leva as coisas um bocado a peito, mas cada um encara a vida da maneira que quer. Desculpem lá este à parte eu sei que o fórum não é para falar de pessoas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava para não comentar, mas existem aqui alguns pontos que merecem ter resposta.

 

Espero sinceramente que a tânia ao dizer que vai deixar e opinar que não se refira a deixar de participar activamente no fórum. Isto porque tenho lido tópicos em que reparei que tenta verdadeiramente ajudar

 

 

Já ando neste fórum a mais de um ano, já vi de muita coisa aqui, pessoas calmas, pessoas menos calmas, pessoas educadas, pessoas sem educação, humildes, arrogantes, com muito conhecimento, com pouco conhecimento e com a mania que sabem...

Eu pessoalmente venho a este foram todos os dias e todos os dias posto respostas, no entanto existem situações que me recuso a responder

1 - Quando o membro posta dúvidas em linguagem que não considero PORTUGUESA;

2 - Quando o membro posta dúvidas sem ser minimamente educado

3 - Quando não sei ou não estou certo da resposta e dos meus conhecimentos

 

Sempre que um de nos responde, tem que ter a noção que ou se sabe o que se esta a dizer, ou não se sabe, e se não se souber mais vale (como eu) esperar que quem sabe venha responder porque se levar mos a erro os colegas, quem vai sofrer são aqueles que mais amamos.

Ajudar é dar respostas correctas, ler dúvidas e ir a correr procurar respostas para tentar ajudar, é um erro porque leva quase sempre a que animais morram.

Se para ti isso é verdadeiramente ajudar, para mim não o é.

 

 

 

Quanto às ditas calinadas...quem não as dá?

 

Todos damos, mas uns tentam evitar ao máximo e raramente as dão, outros passam a vida a da-las, enquanto que uns tentam evita-las e apenas falam quando sabem o que estão a dizer, outros passam a vida a comete-las sabes porquê? Porque falam quando sabem e quando não sabem.

Sabes o que fazem os primeiros?

Tentam salvar animais e ajudar os colegas VERDADEIRAMENTE como tu dizes, sabes o que fazem os segundos? Levam os colegas em erro e são responsáveis por desilusões e mortes de animais.

Mas volto a dar um bom exemplo, dizer a um colega sem experiência que lançou uma dúvida que TPAs mensais de 25% servem perfeitamente para ti é uma calinada?

Para mim não é, para mim é dar lhe a formula de como mais cedo ou mais tarde consegue matar tudo que ele lá tenha.

Se a tua consciência consegue ficar bem ao ler isso a minha não consegue e como tal, em casos assim tento corrigir a situação.

 

 

penso que é uma pessoa muito simpática e humilde

 

Sabes o que é corrigir uma pessoas com educação e ela levar a mal e ter "brincadeiras" "simpáticas" e "humildes" que consideras ofensivas e onde te acaba por insultar indirectamente mas de forma "simpática" e "humilde"?

Sabes o que é veres essa pessoa a pegar no link dessa "brincadeira" e andar a cola-lo em outros posts que não tinham nada mas nada de relação e andar a falar do teu nick em tudo que era assunto a denegrir te só porque a corrigi ?

Sabes o que é chegar a um post e leres uma resposta dela (que para não variar estava errada) e onde dizia que estava a espera que alguém a viesse corrigir porque essa pessoa tinha a mania entre outras coisas menos simpáticas?

Sabes o que é receberes mensagens de membros amigos a dizerem te que não entendem qual é a dela?

Sabes o que é chegares ao ponto de mandares uma pm ao membro que levantara a dúvida e explicares correctamente o que ele devia fazer de forma a evitar confusão no fórum?

Não sabes pois não?

Então se não sabes faz me um favor, não voltes a falar de assuntos que desconheces, pelo menos relacionados com a minha pessoa.

Eu quando disse que ela falava de mim em tudo que era assunto, sabia muito bem do que falava tal como ela.

Tu não...a Tânia Filipa pode ser um amor de pessoa, pode ser um ser humano 5 estrelas e pode ter boas intenções mas comigo errou (e ela sabe muito bem o que fez e o que andou a fizer de forma "simpática e "humilde") tal como erra sempre que "tenta verdadeiramente ajudar" sem saber o que esta a escrever.

Ou se sabe ou não se sabe e se não se sabe pouco importa a boa intenção...

 

Quanto ao sr. Julius, penso que como diz a tânia, leva as coisas um bocado a peito, mas cada um encara a vida da maneira que quer. Desculpem lá este à parte eu sei que o fórum não é para falar de pessoas.

 

Se cada um encara a vida como quer e se para ti este fórum não é para falar de pessoas, então não sei o porquê de teres respondido e falado de mim.

 

 

Espero ter te elucidado das razões pelas quais me manifestei e espero sinceramente que este assunto(que já enjoa termine aqui), primeiro porque não faz parte do meu estilo de pessoa no mundo, andar em novelas, segundo porque me faz confusão pessoas que nunca tiveram qualquer interacção comigo virem para aqui falarem de mim, defenderem e meterem se em assuntos que desconhecem completamente.

A mim apenas me interessa aprender e ajudar, mas para ajudar primeiro tenho que aprender.

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se tem assuntos particulares a resolver façam-no por outras vias, um tópico de terceiros não merece isto.

 

Espero que isto tenha terminado de vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

venho desta forma informar que estes comentários finais, foram de uma extremosa ajuda e que foi assim que consegui resolver o problema do meu aquário.

seguindo em frente, acho que consegui estabilizar o aquário, só com mudas de agua, os peixes estão com melhor aspecto e não ha sinais qualquer problema.

obrigado a quem ajudou e também a quem tentou ajudar (temos que saber filtrar todas as ajudas que nos são dadas, sabendo de antemão que nem toda a gente sabe tudo sobre tudo)

abraço

joão sousa

Editado por joao paulo sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Hugo, antes de mais as minhas desculpas pelo incomodo causado.

Como membro bastante activo deste fórum, tento diariamente aumentar os meus conhecimentos e ajudar quem posso.

Sempre que me apercebo de erros de forma educada tento corrigi los e nunca tive qualquer problema com alguém a não ser com o membro "Tânia Filipa".

O que se passou aqui foi apenas a minha tentativa (errada porque de facto não devo perder o meu tempo nem o dos outros com pessoas assim)de explicar a situação que já se instalou a uns meses.

Mas se errei as minhas desculpas e não o voltarei a fazer.

 

Independentemente disso tudo é sempre interessante ver a forma como as pessoas agem e respondem quando ficam sem argumentos, vá lá que eu adoro o mar.

 

Para terminar gostava apenas de salientar algo que já a uns tempos que me ando aperceber e que sendo verdade acho doentio.

A forma como os supostos donos de cada conta respondem e agem quando ficam aborrecidos ou sem argumentos é muito semelhante, semelhante de mais até, tanto na forma de responder, como na forma de escrever.

Continuando esses mesmo pensamento já me tinha apercebido que a conta "Luís Filipe" interage sempre em defesa da conta "Tânia Filipa", e não creio que seja apenas pelo nome final ser o mesmo.

Pode ser engano meu mas também não entendo a razão pela qual o email de contacto da conta LUIS FILIPE começa por TANIA... tania.massano@hotmail.com

Ou se calhar ate entendo...

 

 

 

Um bem haja a todos com votos de tudo a dobrar daquilo que me desejam a mim.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é que interesse porque o problema já está resolvido mas lá vai na mesma.

 

Eu faço tpas superiores a 50 % e nunca tive problemas, normalmente são até de 80 %, se pensam que existe problema por fazer tpas tão grandes perguntem aos experts dos plantados principalmente aos seguidores do EI.

 

Lavar as matérias filtrantes com agua da torneira não acho boa ideia, o filtro em si ok mas as matérias filtrantes não, não levem as pessoas ao engano, se a quem faça e não tem problemas o que acredito perfeitamente e é credível deve-se ao facto do substrato filtrar a agua bem como as plantas e de esses aquário já estarem montados a muito tempo, em aquários recentes com um ou dois meses e com poucas plantas é a morte do artista.

 

O "eu faço" ou o "eu ouvi dizer" não quer dizer que se aplique a todas as situações.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é que interesse porque o problema já está resolvido mas lá vai na mesma.

 

Eu faço tpas superiores a 50 % e nunca tive problemas, normalmente são até de 80 %, se pensam que existe problema por fazer tpas tão grandes perguntem aos experts dos plantados principalmente aos seguidores do EI.

 

Lavar as matérias filtrantes com agua da torneira não acho boa ideia, o filtro em si ok mas as matérias filtrantes não, não levem as pessoas ao engano, se a quem faça e não tem problemas o que acredito perfeitamente e é credível deve-se ao facto do substrato filtrar a agua bem como as plantas e de esses aquário já estarem montados a muito tempo, em aquários recentes com um ou dois meses e com poucas plantas é a morte do artista.

 

O "eu faço" ou o "eu ouvi dizer" não quer dizer que se aplique a todas as situações.

 

Cumprimentos

 

 

Boas Manuel e bem vindo ao fórum, espero que aprendas tanto com a malta como a malta certamente irá aprender contigo.

Tu fazes TPAs sempre de 50% a 80%?????????

Vais me desculpar mas eu ja ando nisto a mais de 15 anos e já li livros dos considerados "grandes mestres" e nunca li nada nem soube de que eles fizessem tpas regulares de tão grande quantidade.

A única coisa que sei é que alguns "experts" que apenas têm plantados sem animais e sem filtro, esses sim fazem tpas enormes, mas estes casos não os podemos enquadrar aqui.

Seria isso de que falavas?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Julius

 

Não sei quais são os grandes mestres Julius, eu faço grandes tpas mesmo, os tpas pequenos para mim são de 50 % mas por norma são tpas de 80 % e não estou a falar de um aquario de 50 litros mas sim de 360 litros, é mesmo muita agua.

 

Mas nos meus outros aquarios é exactamente igual, grandes tpas.

 

O sistema aplica-se mesmo que tenhas discus como tenho, o que parece estranho mas não é, os criadores ainda trocam mais agua ao longo de uma semana, e em percentagens maiores se for necessário, logo não afecta os peixes se for bem feito, certezas nunca podemos ter que eles não falam.

 

E sim....são por serem plantados, mas são plantados com peixes e não são poucos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais