Que filtro? E bombas de ar?


Recommended Posts

Boas tardes.

 

Noutras salas já postei o meu projecto e expus as minhas duvidas mas como se trata de questões técnicas decidi lançar aqui as perguntas.

Quero montar um nano de Invertebrados (Neritinas, Physas e Red Cherrys: máx 10 habitantes) num cubo vodafone mas não sei o que hei de fazer para manter as condiçoes da água. Estive a pesquisar filtros mas não encontrei nada para o volume de água em questão (5 litros). Interno ou externo tanto me faz desde que seja adequado. Alguém conhece alguma coisa que sirva?

Se não houver nada, estou disposto a fazer as TPAs necessárias, claro, mas continuo muito preocupado com a circulação da água...

 

Vai daí virei-me para as bombas de ar. Mas não sei como funcionam, se servem para o que pretendo, etc... Encontrei nas coisas antigas de aquarios do meu irmão o que me parece ser uma bomba de ar. SHIRUBA SP-107SW: ainda funciona e tem 2 buracos que expelem ar. Alguém sabe se isto serve para o que pretendo ou mais vale arranjar algo menos "fóssil"? Faz imenso barulho mas nao me importo, só quero pôr a água a mexer!

 

Desde já obrigado.

Cumprimentos, Bartolomeu Paes.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

 

Noutras salas já postei o meu projecto e expus as minhas duvidas mas como se trata de questões técnicas decidi lançar aqui as perguntas.

Quero montar um nano de Invertebrados (Neritinas, Physas e Red Cherrys: máx 10 habitantes) num cubo vodafone mas não sei o que hei de fazer para manter as condiçoes da água. Estive a pesquisar filtros mas não encontrei nada para o volume de água em questão (5 litros). Interno ou externo tanto me faz desde que seja adequado. Alguém conhece alguma coisa que sirva?

Se não houver nada, estou disposto a fazer as TPAs necessárias, claro, mas continuo muito preocupado com a circulação da água...

 

Vai daí virei-me para as bombas de ar. Mas não sei como funcionam, se servem para o que pretendo, etc... Encontrei nas coisas antigas de aquarios do meu irmão o que me parece ser uma bomba de ar. SHIRUBA SP-107SW: ainda funciona e tem 2 buracos que expelem ar. Alguém sabe se isto serve para o que pretendo ou mais vale arranjar algo menos "fóssil"? Faz imenso barulho mas nao me importo, só quero pôr a água a mexer!

 

Desde já obrigado.

Cumprimentos, Bartolomeu Paes.

 

Olá Bartolomeu,

 

Talvez este filtro seja bom para aquilo que pretendes, dá uma vista de olhos:

 

http://www.pet4you.net/index.php/vmchk/pei...mini.html?pop=0

 

Cumprimentos,

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

visto ser um "aquario" para inverts, eu nao utilizaria mais que um filtro biologico, ou seja, plantas apenas ;)

plantas flutuantes e o substracto fazia de materia biologica, para a fixação de bacterias nitrificantes ;)

seria um low tech, talvez pusesse uma bomba de ar apenas para dar circulação á agua para puder fazer as trocas gasosas.

 

e claro tpa's

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

visto ser um "aquario" para inverts, eu nao utilizaria mais que um filtro biologico, ou seja, plantas apenas ;)

plantas flutuantes e o substracto fazia de materia biologica, para a fixação de bacterias nitrificantes ;)

seria um low tech, talvez pusesse uma bomba de ar apenas para dar circulação á agua para puder fazer as trocas gasosas.

 

e claro tpa's

 

Ok, tenho planeado por nesse aquario 1 anubias nana, musgo de java e uns 6 ou 7 pés de Hornwort (ceratophyllum demersum). Isto chegava como filtro biologico?

O que é que é substracto de materia biologica, ou seja, o que é que aconselhas? Tenho areão preto para por por cima. Como se deve pôr, em que quantidades? Nao convem ser remexido nao é? Nunca usei substracto, daí as perguntas.

Sim, a bomba de ar seria mesmo so para isso: circulação e trocas gasosas!

 

TPA's com que frequencia e que quantidade, neste caso?

Depois ainda há a questão da iluminação. Por agora so tenho um daqueles focos de 20W da OSRAM mas pelos meus calculos é um bocado demais, nao é?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Diogo! Sempre com conselhos, links e propostas interessantes. Ai se nao fosses tu companheiro...

 

Obrigado!

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia de ter um low-tech interessa-me mais para este aquário.

Obrigado pela sugestão Bruno! Vai dando dicas aqui ao "noob" sff.

 

Alguem sabe se a SHIRUBA que tenho é uma bomba de ar? Servirá para o efeito pretendido?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes procurar por filtros de "mochila" para colocares no cubo vodafone...

 

Ou se fores a parte DIY vês lá várias opções de filtragem nos cubos...

 

Eu tenho o meu com uma Sump

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes procurar por filtros de "mochila" para colocares no cubo vodafone...

 

Ou se fores a parte DIY vês lá várias opções de filtragem nos cubos...

 

Eu tenho o meu com uma Sump

 

Cumprimentos.

 

um cubo leva 5 litros...tar a meter aparelhometros ainda rouba mais litragem...

quando falei em substracto biologico, quis dizer que podes usar qualquer tipo de substracto, que as bacterias vao-se ficar nele...quanto mais poroso mais bacterias teras...

utiliza areia ;)

 

quanto as plantas, utiliza, lemma minor, ou alguma trepadeira, e colocas as raizes na agua apenas..

nao metas muitas plantas aquaticas (tipo anubias e assim) que ja tao tambem a roubar espaço) utiliza musgo de java, agarrado a um pequeno pau que é fixe para os camaroes, porque ficam la os microorganismos que eles se alimentam..:D

 

sump num cubode 5 litros? ;)

para mim sump justifica-se em aquarios com mais de 100litros....

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes "utiliza areia" pode ser areia de praia?

É que quando disseste substrato associei logo a substrato fertil, flordepot e coisas caras... No fundo é ter uma camada de areia por baixo do areão mais grosso certo?

 

Lemma Minor é duckweed; isso nao é tipo praga? :)

O que vos parece de Hornwort (ceratophyllum demersum)? No Koi Park disseram-me que os camarões adoram isso para andarem por lá meio escondidos.

 

Ja tive a ver coisas na secção DIY, obrigado pela sugestão ahimsa, parece-me interessantissimo mas acho q estou mais inclinado para o Low-Tech, por questões financeiras e pelo desafio...

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Diogo! Sempre com conselhos, links e propostas interessantes. Ai se nao fosses tu companheiro...

 

Obrigado!

 

Olá cheers

 

Tento dar opinião daquilo que sei e do que conheço, por vezes nem sempre a melhor mas é o que se arranja..lol

 

Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a areia da praia contem conchas partidas, o que faz aumentar o ph, e nao sabes se está poluida :bs_quesexclaim:

sabes aquela areia dos passaros da avipar branca?

tens no continente a 1,29€ 1 litro, que chega e basta po cubo, é esterilizada e tudo, dá perfeitamente, ja tive e correu tudo bem ;)

é toda branca!

Lemma minor é uma praga senao controlares, eu tive e quando deixei de querer tirei...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta ninguem me respondeu à pergunta sobre as TPA's durante o ciclo. Relembro que é cubo de 5L de água fria.

 

Quanto devo trocar? Com que frequência?

O tronco neste momento está com uma "névoa" à volta. A água está a turvar. Bomba de ar a funcionar.

Posso pôr as physas para ajudarem no Ciclo?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta ninguem me respondeu à pergunta sobre as TPA's durante o ciclo. Relembro que é cubo de 5L de água fria.

 

Quanto devo trocar? Com que frequência?

O tronco neste momento está com uma "névoa" à volta. A água está a turvar. Bomba de ar a funcionar.

Posso pôr as physas para ajudarem no Ciclo?

 

Ora bem, tpa's durante o ciclo é totalmente desaconcelhado, porque se está a formar uma colonia de bacterias nitrificantes, ao estares a trocar a agua, irás atrasar o ciclo ainda mais...a frequencia depende, faz 1 ou 2 litros por semana....a nevoa no tronco é normal, é um fungo, um genero dum bolor, insignificante para os peixes, e tem tendencia a desaparecer por si, agua turva é igualmente normal, visto o aquario ser novo, isso é o chamado Boom de bacterias, nao te preocupes nos proximos dias deve melhorar...

nao coloques nada, apenas 1 pouco de comida todos os dias, e quando digo pouco é mesmo pouco...

a frequencia depende,

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.