Comedor de Algas Chinês agressivo!


Recommended Posts

Boas! Adquiri recentemente (cerca de um mês) um CAC que me está a dar cabo do juízo, deu-lhe para aterrorizar o meu casal de Guppys, chegando msm a roer a cauda do macho. Alguem tem dicas que partilhe para esta situação? Ele tem cerca de 6 cm, e o aquario cerca de 60lt. Nao tenho vegetaçao verdadeira, so um relvado de plastico e rochas, acham que se comprasse vegetação (verdadeira ou falsa) os guppys teriam onde se esconder? Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Adquiri recentemente (cerca de um mês) um CAC que me está a dar cabo do juízo, deu-lhe para aterrorizar o meu casal de Guppys, chegando msm a roer a cauda do macho. Alguem tem dicas que partilhe para esta situação? Ele tem cerca de 6 cm, e o aquario cerca de 60lt. Nao tenho vegetaçao verdadeira, so um relvado de plastico e rochas, acham que se comprasse vegetação (verdadeira ou falsa) os guppys teriam onde se esconder? Obrigada!

 

 

 

É a primeira vez que ouço falar de um animal dessa espécie ser agressiva.

Não sei que te dizer amigo.

Relativamente a ultima pergunta, como é lógico quanto mais vegetação (natural) houver, mais probabilidades existem de os teus peixes se esconderem.

EU no teu lugar dava esse comedor de algas e arranjava outro;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já algumas pessoas disseram que podem aprender a ser agressivos, acredito porque o peixe é inteligente e adaptável. Tenho dois muito calmos e pacificos e já há mais de um ano. O problema não é contudo o CAC, mas sim tu que não sabes cuidar dele e estás a atiçar o peixe.

 

O peixe está a passar fome. pelo que sugiro que compres uma courgette no supermercado, cortes uma rodela e num bocado de água ferve no microondas, depois de esfriar em aqua fria, coloca no aquario. Podes também adquirir comida para peixe de fundo, isto compra-se em lojas de aquariofilia.

 

Honestamente o que denominas de CAC (em portugal é denominado de limpa-vidros) é um peixe muito mais interessante que os guppies... Faz-lhe uma toca com pedras, ou arranja-lhe forma de ele ter uma toca, colocando pedras no aqua...

 

sugiro também que coloques luz no aquário. Os peixes precisam de saber quando é dia e quando é noite (cabe a ti regular as lampadas), a luz irá produzir algas, que é o alimento dos limpa-vidros, eles não comem flocos, se bem que se diga que eles possam aprender a comer flocos, nunca vi esse comportamento nos meus. Isso deve ser em situações em que os bichos estejam a passar fome.

 

acho que se passasses a ter lampadas e comprasses plantas VERDADEIRAS aumentarias e muito a qualidade de vida dos teus peixes e reduziria concerteza a agressividades dos limpa-vidros, pois com fome, até tu ias ratar o rabo aos guppies.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, obrigada pela tua "simpática" ajuda, mas podias ser um pouco mais cortês antes de mandar barro à parede a ver se cola. Tenho lâmpada temporizada no aquário, 12 horas por dia, tenho 2 coridoras há meses e comida própria para elas tb, pelo que presumo que alimentação não será. Algas tb há, infelizmente, foi para isso que o adquiri. Limpa-vidros? Pode ser muito vago ou podes estar a referir-te a otos, por exemplo... Vou tentar aumentar a vegetação, e ver no que dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, obrigada pela tua "simpática" ajuda, mas podias ser um pouco mais cortês antes de mandar barro à parede a ver se cola. Tenho lâmpada temporizada no aquário, 12 horas por dia, tenho 2 coridoras há meses e comida própria para elas tb, pelo que presumo que alimentação não será. Algas tb há, infelizmente, foi para isso que o adquiri. Limpa-vidros? Pode ser muito vago ou podes estar a referir-te a otos, por exemplo... Vou tentar aumentar a vegetação, e ver no que dá.

 

 

Boas novamente, 12h por dia de iluminação é um pouco exagerado a meu ver.

No máximo 10 horas;)

Eu nos meus aquários tenho iluminação a rondar as 9h.

Voltando ao assunto penso que se metesses plantas naturais como te disse inicialmente, irias resolver o assunto mas caso persista, nada como dares o animal a alguém ou até na própria loja e arranjares outro (s).

Vai dando noticias, sabes que é uns com os outros que vamos aprendendo e evoluindo.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desconheço esse peixe como um CAC mas sim como um CAE mas prontos dass um desconto ta traduzido para portugues.hehehehe

este peixe é mt bom limpador de algas enquanto é pequeno mas logo depois passado pouco tempo começa a preferir outro tipo de comidinha, como pastilhas de fundo e etc... e pois claro q vai-t dizer pra limpares tu os vidros .

quanto maior ele fica tbm a sua agressividade aumenta.é um guloso por o muco protector de outros peixes.se tiveres peixes lentos e mt coloridos tipo guppys o rapaz vai andar sempre de volta deles.assim q tiver uma oportunidade ele ataca.outra coisa é um peixe q bem alimentado cresce bue e em pouco tempo cresce pro dobro . tbm é um desordeiro assim q se sente agitado vira tudo do avesso.

como disse o quo uma toquinha pra ele se esconder é o melhor pois fica la praticamente o dia todo e so sai á nt.

ja ouvi dizer q o SAE é um peixe mt melhor em relaçao a algas pois parece q come as algas mais chatas q vi ate hoje e dificeis de combater , que sao as black beard algae ou a BBA.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joni isso que dizes é repetido aqui até à exaustão, mas não corresponde à verdade. o peixe denomina-se nas lojas e já há muitos anos como limpa-vidros, é dos peixes mais conhecidos. Isso do CAE e SAE é o habito aqui no forum, e é um nome completamente errado, dado que o peixe nem sequer é proveniente da china.

 

A pastilha de fundo é mesmo para todos os peixes comedores de algas, é natural que se alimente disso desde cedo. De outra forma seria estranho, visto que as pastilhas são muitas vezes... hmm... algas!

 

O mesmo não se passa com o SAE que rapidamente aprende a comer flocos, coisa que nos CAE ainda não vi e os meus têm bem mais de um ano de idade.

 

acho que so se deve fazer essas comparações tendo quer o CAE quer o SAE... pois o SAE cresce muito mais rapido que o CAE e desenvolvem gosto por comida de peixe mais rapido que os SAE

 

quanto tempo tiveste CAE e SAE?! eu tenho dois de cada espécie e ambos desde muito pequenos. Tenho CAE há mais tempo, mas os SAE são maiores e cresceram nos primeiros tempos, meteoricamente, notava-se. Nos CAE não notei, e eram MUITO bem alimentados.

 

podem é ter adquirido o peixe já com alguma idade e algumas questoes anteriores e mantido maus habitos. por outro lado, a manutenção de dois "CAE" pode ajudar a aliviar o stress em relação a outras espécies. Mantenho CAE com todo o tipo de espécies, mais coloridos e brilhantes que arco-iris nao há em agua doce e sem qualquer questao.

 

o aquario também deve ser de agua quente, em agua fria, os CAE deixam de comer algas e alimentam-se de muco dos goldfish. Isto é verdade. Trata-se, contudo, de manutenção errada do peixe e provavel origem de muita da ma fama do peixe. Num aquario de água quente, com luz, um parceiro, etc... é diferente.

 

Um aquario de 60 cm também é pequeno e pode estar ai um dos factores de stress.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm CAE e SAE ... fogo conversa de ASAE LOL ...

 

 

Eu tenho 3 Gyrinocheilus Aymonieri isso equivale o que??? CAE?? SAE???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, parece-me bem! O que me estava a pôr reticente em relação à vegetação é o facto de não ter substracto no aquário, apenas areão. Qual é o mínimo necessário para que uma planta subsista num aquário? Obrigada!

 

 

Malta estão a fugir a questão loool, a ideia era ajudar o autor do post ehehheeh

 

Miss_understood, em aquários plantados devemos usar substrato é um facto mas nem todas as plantas necessitam obrigatoriamente dele para se desenvolverem e ficarem com um aspecto "atraente".

Posso te dizer que tenho um pequeno aquário de 20 litros apenas com camarões e guppies, onde tenho vários tipos de anubias, fetos de java bem como musgo de java e onde além de não ter substrato, apenas areia fina, não uso qualquer tipo de adubo ou mesmo de CO2.

O aquário esta montado a quase dois anos e passo a vida a podar as plantas;)

 

Aconselho te a usares anubias que são plantas muito resistentes (tanques de combate mesmo) mas que crescem muito lentamente, e como te disse insere também fetos de java que além de crescerem rapidamente, reproduzem se tipo guppies;)

Basta teres uma boa fonte de iluminação que irás ver resultados muito positivos.

No entanto, se tens areão grosso prende apenas as plantas a pedras ou troncos, ou mesmo ligeiramente ao areão, não as enterres pois se o fizeres em pouco tempo vão acabar por morrer.

Mas vai dando noticias e se possível tira fotos para a malta ver o desenvolvimento do teu aqua:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotografias é complicado, porque a minha kodak tira é uns borrões muito giros... vou tratar das plantinhas então. Eu acho é que o meu CAC é muito extrovertido, pk não liga nenhuma as grutas. Vou experimentar o truque da courgette, eu vejo-o a ir às pastilhas de comida, mas não sei se estará satisfeito com elas. O guppy está msm stressado,hj estava encolhido atrás de uma rocha. Já pus um anúncio para ver se alguém com um aquário maior o adopta, mas se as soluçoes ajudarem, gostava de o ter mais um pouco (apesar de tudo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm CAE e SAE ... fogo conversa de ASAE LOL ...

 

 

Eu tenho 3 Gyrinocheilus Aymonieri isso equivale o que??? CAE?? SAE???

CAE.

 

os SAE são os comedores de algas siameses

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joni isso que dizes é repetido aqui até à exaustão, mas não corresponde à verdade. o peixe denomina-se nas lojas e já há muitos anos como limpa-vidros, é dos peixes mais conhecidos. Isso do CAE e SAE é o habito aqui no forum, e é um nome completamente errado, dado que o peixe nem sequer é proveniente da china.

 

A pastilha de fundo é mesmo para todos os peixes comedores de algas, é natural que se alimente disso desde cedo. De outra forma seria estranho, visto que as pastilhas são muitas vezes... hmm... algas!

 

O mesmo não se passa com o SAE que rapidamente aprende a comer flocos, coisa que nos CAE ainda não vi e os meus têm bem mais de um ano de idade.

 

acho que so se deve fazer essas comparações tendo quer o CAE quer o SAE... pois o SAE cresce muito mais rapido que o CAE e desenvolvem gosto por comida de peixe mais rapido que os SAE

 

quanto tempo tiveste CAE e SAE?! eu tenho dois de cada espécie e ambos desde muito pequenos. Tenho CAE há mais tempo, mas os SAE são maiores e cresceram nos primeiros tempos, meteoricamente, notava-se. Nos CAE não notei, e eram MUITO bem alimentados.

 

podem é ter adquirido o peixe já com alguma idade e algumas questoes anteriores e mantido maus habitos. por outro lado, a manutenção de dois "CAE" pode ajudar a aliviar o stress em relação a outras espécies. Mantenho CAE com todo o tipo de espécies, mais coloridos e brilhantes que arco-iris nao há em agua doce e sem qualquer questao.

 

o aquario também deve ser de agua quente, em agua fria, os CAE deixam de comer algas e alimentam-se de muco dos goldfish. Isto é verdade. Trata-se, contudo, de manutenção errada do peixe e provavel origem de muita da ma fama do peixe. Num aquario de água quente, com luz, um parceiro, etc... é diferente.

 

Um aquario de 60 cm também é pequeno e pode estar ai um dos factores de stress.

 

 

boas

 

sim nas lojas é conhecido por limpa vidros como todos os outros peixes q se alimentam de algas nos vidros.nas lojas eles generalizam o nome pq tanto podes ter CAE ou SAE ou outro tipo de peixes limpa vidros com esse mesmo nome.alias se perguntares se tem CAE ou SAE a maior parte das lojas nem sabem o q iss é.simplesmente dizem temos "limpa vidros".

e nao é só neste forum q se fala em CAE e SAE existe mts outros foruns e sites da especialidade q tratam estes peixes por CAE e SAE nao limpa vidros.

 

desculpa mas nao obrigatoriamente ,um peixe algivoro gostar de pastilhas de fundo visto q eles nao teem pastilhas de fundo no seu habitat natural.pode-se habituar de pequeno a gostar de pastilhas mas existe mts q nao gostam, o meu por exemplo nao gostava.preferia a corgette mas limpar vidros e pastilhas nao era com ele. quando era opequeno sim limpava vidros mas depois de tomar gosto á corgette e ao demais muco dos goldfish deixou-se de limpar vidros.

inicialmente ele tive num aqua de goldfish a uma temp de 22º mas depois foi pra um com barbos tigre pois o gajo nao largava os goldfish.

 

SAE nunca tive nehnhum mas ja ouvi falar q era bastante melhor com as algas do q o CAE.infelismente nao o consigo encontrar nas lojas.so mesmo CAE.

cheguei a ter o CAE um ano mais ou menos depois começou a ficar mt inchado e morreu.

no inicio quando ele tava no tanque dos goldfish existia la mais um mas este cresceu mt mais rapido e tornou-se territorial.depois é q peguei nele e coloquei-o no aqua dos barbos.tanto um como outro foram comprados com o mesmo tamanho e pequenos.

 

realmente podia ter sido mal habituados mas mesmo depois de ir pro aqua dos barbos nao deixava de ser bruto.tbm tudo depende da personalidade do peixe caso exista.

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim nas lojas é conhecido por limpa vidros como todos os outros peixes q se alimentam de algas nos vidros.nas lojas eles generalizam o nome pq tanto podes ter CAE ou SAE ou outro tipo de peixes limpa vidros com esse mesmo nome.alias se perguntares se tem CAE ou SAE a maior parte das lojas nem sabem o q iss é.simplesmente dizem temos "limpa vidros".

depende das lojas... deve ser uma loja muito mazinha, conheço uma assim, ha um ano que nao ponho la os pes, todas as outras lojas que vou, denominam de limpa-vidros, plecos, otocinclus, etc como peixes separados. Ora 1 para 5... além das pessoas que tem aquario ha muitos anos igualmente, pessoas nao influenciadas por este forum ou pela net anglofona.

 

desculpa mas nao obrigatoriamente ,um peixe algivoro gostar de pastilhas de fundo visto q eles nao teem pastilhas de fundo no seu habitat natural.pode-se habituar de pequeno a gostar de pastilhas mas existe mts q nao gostam, o meu por exemplo nao gostava.
´

novamente estás a falar de cor!!!

 

vou-te dizer as especies 'exclusivamente' alguivoras que ja tive ou que ainda tenho que gostam de pastilhas de fundo praticamente DESDE O PRIMEIRO MOMENTO

 

loricarídeos:

Chaetostoma cf. Thomsoni

Farlowella amazonum

Macrotocinclus affinis ( o famoso oto)

Rineloricaria parva

Ancistrus Cirrhosus

 

ciprinideos:

Garra hughi

Garra ceylonensis

Crossocheilus siamensis ( O SAE)

 

hillstream loaches:

Beaufortia leveretti

Gastromyzon scitulus

Sewellia Lineolata

 

Girinocheilideos:

Gyrinocheilus aymonieri (o CAE)

 

góbios:

Stiphodon atropurpureus

 

OU SEJA TUDO O QUE TIVE

comem apenas pastilhas de algas e algas. As pastilhas sao mesmo obrigatorias para a manutenção de qualquer espécie alguivora em aquario. Aconselharam-me assim, e depois da experiencia com varias espécies reafirmo o que me foi dito. Alguns loricarideos gostam tambem de pastilhas de madeira como se sabe.

 

os peixes que desenvolveram gosto por flocos:

Garra hughi

Crossocheilus siamensis ( Os SAE)

 

nada mais! Se bem que estes dois são capazes de comer BBAs e outros comedores de algas, não.

 

 

 

 

preferia a corgette mas limpar vidros e pastilhas nao era com ele. quando era opequeno sim limpava vidros mas depois de tomar gosto á corgette e ao demais muco dos goldfish deixou-se de limpar vidros.

inicialmente ele tive num aqua de goldfish a uma temp de 22º mas depois foi pra um com barbos tigre pois o gajo nao largava os goldfish.

 

Confirma-se aquilo que disse. MANUTENÇAO ERRADA. O CAE deve ser mantido à volta de 25C. Falei inclusive dessa situação, que é a que trouxe má fama ao peixe. Acontece o mesmo com os plecos. Os peixes ao contrario dos mamiferos adoptam a temperatura corporal a temperatura da água, pelo que isso provoca alterações fisiologicas.

 

Em agua fria os plecos ou os CAE podem sobreviver, mas deixam de se alimentar de algas e passam a se alimentar de muco, trata-se de uma estrategia de sobrevivencia.

 

E olha eu também tive os meus com goldfish e tive a mesma situação, porque os cae foram-me vendidos como peixes de água fria, sem serem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

simples i facil enchelhe a barriga que ele acalma se n compra outro para andarem a bulha um com o outro mas os cdc n sao a melhor escolha para ter com guppys compra antes os caracoes se e para limpar o aquario i se poseres esconderismos para ele talvez sa acalme visto serr um peixe territorial ao contrario que se pensa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece me a mim que temos um novo sapinho no fórum, seja pela forma como escreve, seja pela quantidade de asneiras que posta.

Ouve lá tu não sabes escrever português correcto?

E que raio de solução é essa de meter outro animal da mesma espécie para andarem a lutar? Achas isso uma decisão sensata e correcta para um aquariofilista?????

Ainda por cima estas a desenterrar posts com mais de 2 meses.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Boa tarde,

 

Sou novo aqui no fórum e como vi este post decidi vir partilhar a minha pouca experiência, tentando ajudar de alguma forma.

 

Desde já aproveito para dizer que não vou fazer qualquer tipo de comentário ao post anteriores e o que irei escrever será experiência própria sem querer entrar em discussões com outros membros.

 

Já tive e tenho CAC.

Com o tempo observei que este peixe é um bom "limpa-vidros" nos primeiros tempos, quando começa a crescer ele torna-se cada vez mais agressivo, não só em relação ao seu esconderijo. Observei e observo atitudes agressivas em todo o aquário.

Em relação a ataques a guppys nunca observei tal situação, comigo isso não aconteceu.

O que observei e observo é algumas perseguições entre CAC e Labeo Frenatus. O Labeo começou a perseguir o CAC até que um dia ele se revoltou, andaram a porrada e a partir dai o labeo tornou-se mais pacifico e medroso.

Comigo não aconteceu mas sei de alguns relatos que os CAC chegam a matar outros peixes, sejam ou não da mesma espécie.

Resumindo o CAC torna-se agressivo e isso, PELA MINHA EXPERIÊNCIA, não é influenciado pelo falta de comida, por falta de esconderijos ou por falta de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Tenho dois CAE para oferecer ou trocar. Um deles perseguia o outro o dia todo. Desenvolveu muito e está enorme. Tive de mudar o mais enfazadinho para um Aqua à parte. O meu CAE come tudo o que chega ao fundo, pastilhas, granulado dos discos, corydoras :D .ultimamente cola-se aos discos bem maiores que ele (deve ser para limpar alguma alga :P). Gosto muito deles e são lindos mas foram um erro de casting.. mea culpa. Não recomendo nem para as algas, nem para comunitários. E sim já sei que Discus e CAE não são compatíveis por diversas razoes. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Quo, obrigada pela tua "simpática" ajuda, mas podias ser um pouco mais cortês antes de mandar barro à parede a ver se cola. Tenho lâmpada temporizada no aquário, 12 horas por dia, tenho 2 coridoras há meses e comida própria para elas tb, pelo que presumo que alimentação não será. Algas tb há, infelizmente, foi para isso que o adquiri. Limpa-vidros? Pode ser muito vago ou podes estar a referir-te a otos, por exemplo... Vou tentar aumentar a vegetação, e ver no que dá.

Isso mete plantas naturais que eles tambem gostam muito de as limpar e pode ser que deixe os outros em paz os meus estão sempre a trabalhar nas rochas plantas e vidros.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais