Quiet Zone


Paulo Lisboa

Recommended Posts

:) por agora ainda não tenho indivíduos suficientes para pensar em vender mas num futuro próximo podemos falar.

Se as coisas continuarem a correr bem...

 

Por agora vou estar atento aos recém-nascidos.

 

Outro tema que me anda a dar dores de cabeça é a eventualidade de tirar o casal de reprodução do cubo pequeno para este aquário maior.

Só que o 'ritmo de produção' tem sido tão bom que tenho receio que seja má opção... não sei.

 

Quanto aos Reds, são Sakuras.

Andei a informar-me e, segundo me disseram, morfologicamente são iguais aos Reds. Passam a ser considerados Sakuras quando têm uma cor tão intensa que deixam de ser transparentes como os Reds.

E estão bonitos porque têm 'bons genes'!!! eheheh ;)

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

É bom saber que está tudo a correr bem.

Tens uns red de meter inveja...

Em relação ao aquário de 80 cm, já tens móvel?

 

Abraço.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arlindo,

 

Ter, ainda não tenho mas já está encomendado.

Tive de optar por um móvel Aquatlantis de 1,20m. As outras opções que encontrei em casas de mobiliário eram muito caras.

 

Deve demorar umas 2 a 3 semanas...

 

Vou actualizar o tópico 'dele' ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... a noite de hoje marca a morte do 'melhor' CRS que tinha...

Fiz um pequeno clip sobre ele pois notei um anel, por assim dizer, transparente logo a seguir à sua cabeça. Ou seja, entre as maiores manchas branca e vermelha.

Poderá ser por isso que ele morreu? Todos os outros camarões estão bem.

 

th_P1010789.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É sempre chato a morte de animal apesar de termos outros parecidos, mas uma vida perdida é sempre triste.

Penso que já li por aqui sobre outros utilizadores que tiveram camarões que apresentaram o mesmo anel e morreram será alguma doença que se possa prevenir antes de ser fatal???

Araços

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Novo update com fotos tiradas ontem.

 

Perdi dois CRSs adultos (não cheguei a perceber pk...) e das duas fêmeas ovadas nenhum dos rebentos sobreviveu.

Como já me explicaram, é fácil tê-los. Difícil é reproduzí-los...

 

Os Sakuras/Red Fire vão bem mas não parecem querer reproduzir. O mesmo se passa com os Babaulti Stripes.

 

Aqui ficam as fotos mais recentes:

 

QuietZone_27072011.jpg

CRS_27072011.jpg

CRS_II_27072011.jpg

CRS_III_27072011.jpg

CRS_IV_27072011.jpg

Sakura_27072011.jpg

Sakuras_27072011.jpg

Sakura_II_27072011.jpg

Sakura_III_27072011.jpg

Stripes_27072011.jpg

 

 

Nos dois cubos de criação tenho um casal de CRS à espera que ela engravide e, no segundo cubo, três machos e uma fêmea de N. Heteropoda v. Green ovada (cortesia de uma simpática Amiga!).

TODOS os dias vou umas três vezes ou mais ver se já nasceram... mas até agora ainda nada :)

Eis uma (má) foto de um dos machos:

Heteropoda_Green_27072011.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A helferi tem-se aguentado mt bem. Está meio à sobra da arcuata mas parece estar bem ambientada.

Não meto fertilizantes na coluna de água mas tenho JBL Aquabasis Plus por baixo do areão.

 

Quanto ao musgo, ainda não eheheh

Ele até vai sair dali e ando com ganas de forrar os troncos com riccia. Se me der na telha...

 

mas como tenho andado completamente absorvido pela ideia de fazer uma bateria de camarões... há coisas que ficam para outra altura ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De volta para vos mostrar um pequenino upgrade no meu 'sistema' de TPA.

 

Há uns tempos atrás mostrei um recipiente que me permitia fazer uma entrada gradual de água aquando das reposições.

A torneira tinha o inconveniente de não permitir regular o fluxo, acabando por entrar sempre mais depressa do que eu gostaria.

Assim, optei por furar a tampa e colocar uma torneira daquelas que usamos nos tubos de ar.

 

Resulta bem. Aqui fica uma foto:

 

img042.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Actualização:

 

Nos últimos tempos as coisas não têm corrido nada bem neste aquário. De tal forma que até tenho medo de olhar para ele quando chego a casa, tal tem sido a cadência de mortes diárias.

Infelizmente, e sem que ainda tenha identificado a causa, tem morrido um camarão por dia, com particular incidência nos CRS mas também já perdi um Stripes e um ou outro Sakura.

Os testes feitos não revelam nada fora dos parâmetros e a única coisa que está um pouco alta era o pH (7,4), mas nada de mais.

 

A este respeito acabei por descobrir que os pedaços de xisto que usava para atar as cladophoras, o fissidens e a pelia sobem o pH.

Ontem já saquei todos os xistos menos um, o da pelia, e até o fissidens às ramificações do tronco (que trabalheira!!!!).

Desta forma conto descer meio ponto na escala de pH.

 

No cubo de reprodução não tinha havido qualquer morte mas passei para lá uma fêmea que me parecia ovada e, dois ou três dias depois, estava morta.

Também passei para lá um juvenil com 'bons brancos' e uma outra fêmea que aparentam estar bem.

 

Honestamente não sei o que fazer. Não acredito que seja um pH de 7,4 que pudesse estar a causar estas mortes, até porque sempre esteve assim e antes não houve mortes ali.

Não houve nascimentos mas também não houve mortes.

 

Ando a preparar o nano que tenho no trabalho para receber os green e assim puder separa os Sakura dos CRS. Por descargo de consciência... somente....

 

Cheira-me que isto não vai acabar bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

De volta com mais do mesmo.

 

Continuo a registar mortes nos CRS mas com menor cadência. Por outro lado os sakura estão bem mas não se reproduzem.

 

Por tudo isto, e porque a fêmea que tinha ovada no cubo de reprodução morreu hoje (era uma dos sete que comprei inicialmente...), optei por tirar todos os CRS deste aqua e deixá-lo para os sakura.

Vamos ver se os CRS no cubo de reprodução, onde antes só tinha a fêmea com um macho adulto e dois machos juvenis, conseguem inverter este rumo...

 

Entretanto ando com um problema de algas filamentosas.

Sem poder fertilizar o aquário, as filamentosas andam a aparecer-me em força nos fissidens que atei aos troncos.

 

Pondero seriamente retirar a plantas de caule e deixar só os musgos e o feto de java...

 

edit: só para adicionar a info de que todos os parâmetros estão ok.

pH: 7,2

NO3, PO4 e Fe a zeros...

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mosura se nao me engano tem um produto para quando isso acontece!

 

SHRIMPS TONIC_20756.jpg

 

O shrimps tonic é um produto único no mercado que tem como objectivo primordial parar as mortes inexplicáveis dos crs. Contém um conjunto de aminoácidos que são absorvidos rapidamente pelos camarões e que funcionam como tónico revitalizante instantâneo. Fora deste contexto de emergência pode ser usado preventivamente para reforçar o sistema imunitário.

retirado de um patrocinador

 

cumps

Editado por jorge_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica mas está 'fora do orçamento'..

Vamos ver como se comportam neste cubo de reprodução.

 

Entretanto, deixo aqui um vídeo das algas que falei.

Basta clicar para ver.

 

th_algas.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Depois de mais de dois meses sem actualizar o tópico, trago-vos um update global :)

 

Para começar, uma foto global:

DSC_0304.jpg

 

Tenho andado com muitas algas filamentosas e BBAs.

Tentando equilibrar as coisas, retirei toda a hemianthus micranthemoides e 'empurrei' o tronco para trás.

Por ora continuo a ter bastantes filamentosas e BBAs mas julgo que já começou a melhorar um pouco. Talvez tivesse demasiada carga vegetal para os nutrientes que entram a cada TPA, visto que não faço fertilização.

Eis imagens das algas...

 

DSC_0311-1.jpgDSC_0309.jpg

 

 

Em termos de fauna entrou um macho sakura, para ver se começa a haver alguma reprodução, sete corys grandes (que estão para venda!!! :) ) e um SAE para ajudar a dar cabo das filamentosas.

Eis algumas fotos dos animais:

DSC_0310-1.jpg

DSC_0313-1.jpg

DSC_0335.jpg

 

 

Ao longo deste tópico tenho vindo a acompanhar também dois pequenos áquas que tenho na secretária daqui de cada.

DSC_0346-2.jpg

No da esquerda estão os CRS, que voltaram a reproduzir-se biggrin, e entraram ontem cinco CBS bem bonitos.

Noutro tenho outros camarões que ainda não tenho a certeza de que espécie são mas também não me preocupa muito pois é onde tenho o meu 'farmville' de musgo e pelia :)

Algumas fotos:

 

DSC_0305.jpgDSC_0341-1.jpg

 

DSC_0342-3.jpg

DSC_0340-3.jpg

DSC_0338-1.jpg

DSC_0336-2.jpg

DSC_0333-2.jpg

DSC_0329.jpg

DSC_0327-1.jpg

DSC_0320.jpg

DSC_0316.jpg

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem isto dos camarões começa a afectar me! Está 5 estrelas tudo! Só mesmo sair as corydoras e assim podias por Strigatas ;) Mostra lá os "nãp identificados" para te ajudarmos ;)

Abraço!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Registo para mais tarde recordar...

 

As corys já foram embora há muito e a normalidade regressou.

Contudo continuo a bater-me com um fenómeno que não consigo explicar.

O pH deste áqua não desce dos 7,2!

 

Ando a meter água do Continente e do Pingo Doce (6,35 e 6,15, respectivamente) mas o valor do teste não baixa dos 7,2...

 

No aquário pequenino onde tenho os CRS a reproduzir, com a mesma água, o mesmo areão e um pedaço de madeira cortado do tronco que tenho no Quiet Zone, ou seja TUDO LITERALMENTE igual, tenho o pH a 6,1...

 

Estive há pouco a fazer testes de ph (de que já falei) de gH e Kh.

O kH está nos 4dkH e o gH está nos 3dgH.

 

Já não sei o que lhe faça...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

curiosidade:

Tenho dois testes de kH da Sera.

Um terminou a validade em Fev de 2010 e outro só termina em 2014.

Ambos dão o mesmo resultado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Acabei de produzir um vídeo no meu velhinho pc de casa :)

Não ficou grande coisa mas... serve.

 

Trago boas notícias na medida em que tenho duas fêmeas grávidas (que podem ser vistas no vídeo).

Para além disso, no cubo pequeno onde tenho os CRS e CBS, há várias crias de ambas as cores e também contei duas crias que aparentam ser golden. O futuro se encarregará de confirmar ou desmentir esta possibilidade.

 

Deixo-vos com o vídeo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Novidades e fotos.

A fêmea que estava mega-ovada morreu sem largar os ovos e foi uma valente desilusão...

Por outro lado os Blue Bee tiveram crias. Vamos ver se estas se aguentam.

Continuo com probs de algas filamentosas por todo o aquário e também me aparececeu um pouco de cianobacterias... tudo bom, portanto! :(

 

Aqui ficam as fotos, agora mais amareladas pois substituí a lampada de 10000k por uma de 6400k.

DSC_0409.jpg

DSC_0410-1.jpg

DSC_0426.jpg

DSC_0436.jpg

DSC_04402.jpg

DSC_0451.jpg

DSC_0460.jpg

DSC_0503.jpg

DSC_0506.jpg

DSC_0507.jpg

DSC_0509.jpg

DSC_0526.jpg

DSC_0527.jpg

 

Por fim, algumas fotos do pequeno aqua dos CRS e CBS.

Têm nascido muitas crias e já tenho alguns junevis cresciditos. Não voltei a ver uma cria que tinha o corpo muito branco...

DSC_0405.jpg

DSC_04082.jpg

DSC_0538.jpg

DSC_0536.jpg

DSC_0493.jpg

DSC_0491.jpg

DSC_0486.jpg

DSC_0484.jpg

DSC_0482.jpg

DSC_0481.jpg

DSC_0479.jpg

DSC_0477.jpg

DSC_0473.jpg

DSC_04292.jpg

DSC_0427.jpg

DSC_0421-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para registar a minha estreia no mundo das planárias...

 

Apareceram no cubo dos CRS e CBS.

 

Google... aqui vou eu!!!!!!!!!!!!!!!!! fonix... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, mais um update.

 

As planarias no Quiet Zone não têm aparecido mas tenho a certeza que andam por lá.

Por agora preocupo-me com as algas filamentosas.

 

Retirei os pés de Staurogyne e de pogostemon helferi que passaram para o 180L.

Desta forma pretendo diminuir a carga vegetal e tentar assim combater as algas.

Vamos ver se resulta.

 

Nos CRS/CBS a coisa vai bem.

Bastantes crias e alguma luta contra as planárias.

Tenho andado a retirá-las com a ajuda de cotonettes. Têm diminuido mas não acredito que as elimine por completo assim.

Por agora ainda não há registo de baixas devido a elas. Nem a elas nem a qualquer outra coisa.

Já há algum tempo que não registo uma baixa neste pequenino aqua.

 

Tenho andado à espera de ver uma femea ovada para a levar para o aqua do trabalho.

O outro CRS que levei está muito bem adaptado e precisa de companhia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos aquários muito bonitos :)

 

Já experimentas-te colocar umas helenas para acabarem com as planárias, e não ficam mal num aquário desses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado :)

 

Tens a certeza que elas comem planárias?

Estava a evitar a todo o custo meter quimicos na água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais