Voltei a ter!!


din

Recommended Posts

Olá a todos!

O meu nome é António, resido na cidade da Guarda e voltei a ter aquário... é verdade, ao fim de 20 anos o "bichinho" voltou a morder-me e toca de instalar de novo o aquário. Escusado será dizer que tinha esquecido quase tudo o que aprendi e vai daí o melhor é começar tudo de novo.

Reunido o material que ainda tinha, concluo que só aproveitaria o aquario (0.80x0.30x0.40), areão e iluminação, depois de uma inspecção cuidadosa. Estava operacional!!

Escolhido o local, instalei-o e desloquei-me a uma loja da especialidade que há nesta cidade... fiquei "tonto" com o preços!!! OK! já estou recomposto...

Depois de alguns conselhos e dicas do proprietário, adquiri um filtro interno "sera fil 120", bomba de ar, aquecedor, "sera floredepot", acessórios diversos e ainda "sera bio nitrivec" e "sera blackwater aquatan".

Seguindo o conselho do lojista e instruções dos produtos, depois de ter enchido o aquário apliquei-os e fiquei espantado com o mau aspecto da água. Ficou "castanha leitosa"... parecia um pantanal.

Entretanto coloquei 5 plantas e agora a minha dúvida é a seguinte; já lá vão 4 dias e a água mantem-se ainda demasiada escura e o seu aspecto ainda não é cristalino... é normal que seja assim?

Quanto tempo será necessário para que a água fique no "ponto" para lá colocar os peixes (ciclideos e outros)?

Desculpem-me ter alongado no post, mas como é a primeira vez teve de ser assim.

Cumprimentos.

Editado por din
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá din,

 

A água vai manter-se assim sempre que adicionares o sera blackwater aquatan porque tem extracto de turfa.

 

Se quiseres a água cristalina não podes utilizar esse composto. O senhor da loja recomendou-to porquê? Águas mais acídicas?

 

Qualquer coisa dispõe

 

 

Saudações cordiais

 

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para esse aquário seria bom um filtro extrior um EHEIM 2213 volume-250 e debito 440L/H.

o um outro qualquer desde que filtrase três ou quatro vezes o velume do aqua,agora que já

montastes o aquário tens que fazer o ciclo do azoto,que pode demorar quatro semanas,dizes

que a água está escura,isso com um bom filtro já tinha desaparcido,tens aqui no Fórum dicas

como deves fazer o ciclo do azoto,e muito mais.

Boa sorte,e têm muita calma,porque a presa e a morte dos peixes.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Agradeço desde já a prontidão das Vossas respostas.

Ricardo, quanto ao composto “blackwater” já percebi que o efeito será escurecer a água além das outras propriedades adicionais. A sugestão do vendedor foi recriar um ambiente mais natural/adaptado aos cicldeos que são os meus favoritos. Para minimizar este impacto poderei nesta altura retirar +/- 10.0litros de água e substitui-la pela da rede, já que só penso colocar os “inquilinos” daqui a duas semanas?

Respondendo ao Álvaro Silva, a solução de um filtro maior seria o ideal. Provavelmente devido ao fenómeno economicista, deveria era ter adquirido um. Será talvez o próximo investimento. Vou então aprender sobre o ciclo do azoto.

Obrigado pelas dicas. Os meus agradecimentos,

António Diogo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Hoje foi o grande dia... depois de duas semanas de espera, chegaram os primeiro habitantes; duas coridoras e dois "limpa vidros". Os primeiros são e estão muito activos, mas os segundos apresentam-se apáticos com pouca "vida". Será normal?

Já receberam a primeira dose de alimentos, tudo de acordo com as indicações da embalagem e fornecedor.

Agora é esperar uns dias e ver como qual é o comportamento biológico do "habitat" para depois continuar a povoa-lo.

Logo que possa coloco fotos do aquário.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Hoje foi o grande dia... depois de duas semanas de espera, chegaram os primeiro habitantes; duas coridoras e dois "limpa vidros". Os primeiros são e estão muito activos, mas os segundos apresentam-se apáticos com pouca "vida". Será normal?

Já receberam a primeira dose de alimentos, tudo de acordo com as indicações da embalagem e fornecedor.

Agora é esperar uns dias e ver como qual é o comportamento biológico do "habitat" para depois continuar a povoa-lo.

Logo que possa coloco fotos do aquário.

Cumprimentos.

 

 

O limpa vidros é igual a este?

Parece-me que seja normal, esses aí ficam parados a "dormir" lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O limpa vidros é igual a este?

Parece-me que seja normal, esses aí ficam parados a "dormir" lol.

 

Bom dia!

Sim, ao nível da morfologia parece-me idêntico aos meus. A maior diferença é que estes são "albinos" e mais "amarelados".

Afinal já dei conta que se mexem mais um bocadinho. Estão a apanhar confiança!! ;)

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de Novo!

Aqui deixo fotos do aquário e dos seus novos inquilinos. Quanto ao "limpa vidros" já descobri qual o seu nome...."ancistrus temminkii" da família dos LORICARIDEOS.

Boas águas!

 

dsc04294f.jpg

 

O aquário... mesmo despido de peixes, olho mais para ele do que para a TV...

 

dsc04286x.jpg

 

Um dos Loricarideo albino com a corydora a passar em alta velocidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, duas semanas a ciclar o teu aquário e colocaste os primeiros animais certo?

Quais eram os parâmetros da tua agua quando os colocaste?

Digo isto porque a malta falou te de ciclo de azoto mas n mencionaste o mesmo em nenhum post posterior.

Concluis-te e preocupaste te com o mesmo?

Cumprimentos e bem vindo de novo a este vicio:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, duas semanas a ciclar o teu aquário e colocaste os primeiros animais certo?

Quais eram os parâmetros da tua agua quando os colocaste?

Digo isto porque a malta falou te de ciclo de azoto mas n mencionaste o mesmo em nenhum post posterior.

Concluis-te e preocupaste te com o mesmo?

Cumprimentos e bem vindo de novo a este vicio:)

 

Olá Julius!

É verdade, duas semanas a ciclar pacientemente o aquário... não faço a mínima ideia de quais eram os parâmetros da água quando os coloquei, para já não tenho meios para determinar esses valores.

Segui o metedo empírico com base no conhecimento já adquirido. Quanto ao ciclo do azoto, bem o processo a sério se não me engano começou agora e é claro que estou a ter todas as preocupações com o novo biótopo...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera lá, então colocaste os animais sem saberes as condições da tua água?

E sem saberes se o ciclo foi concluído?

Amigo DIN os animais só devem ser colocados, após sabermos todos os parâmetros da água e termos a certeza que o ciclo foi concluído.

Arriscaste a sofrer desilusões, arriscaste a que animais inocentes sofram e morram e arriscaste a que o aquário nunca fique estável.

Pelo que li outros membros alertaram te para teres calma e te informares bem sobre o ciclo do azoto e o que ele acarreta.

Colocar animais sem saber se temos as condições necessárias para a sua sobrevivência e bem estar não é correcto, espero que tudo corra bem com eles e que não venham a sofrer.

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera lá, então colocaste os animais sem saberes as condições da tua água?

E sem saberes se o ciclo foi concluído?

Amigo DIN os animais só devem ser colocados, após sabermos todos os parâmetros da água e termos a certeza que o ciclo foi concluído.

Arriscaste a sofrer desilusões, arriscaste a que animais inocentes sofram e morram e arriscaste a que o aquário nunca fique estável.

Pelo que li outros membros alertaram te para teres calma e te informares bem sobre o ciclo do azoto e o que ele acarreta.

Colocar animais sem saber se temos as condições necessárias para a sua sobrevivência e bem estar não é correcto, espero que tudo corra bem com eles e que não venham a sofrer.

Cumprimentos

 

Caro Julius!

Estou... estou... sem palavras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero não te ter ofendido, não foi essa a minha intenção.

Preveni te para o que pode acontecer e para o que devias ter feito, e agora vamos esperar que as coisas corram bem.

Uma coisa, durante a próxima semana, alimenta os animais dia sim dia não e com pouca comida, não vais querer um pico de amonia no aquário, é preferivel que passem fome um bocado mas que sobrevivam ok?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.