Ciclídeos Africanos - Lago Malawi

Recommended Posts

Boas

Obrigado. Tive a ver as especificações técnicas dos termómetros e um erro de +-1 grau não será demais para o que precisamos? Não deveríamos ter um precisão de 0,2º ou 0,3º ou qualquer coisa parecida? Atenção porque nunca tive um aquário por isso sou um pouco ignorante nestes aspectos ;)

força aí com o projecto porque está a ficar muito fixe!!

Olá,

Eu acho que não é assim tão grave, mas alguém que opine melhor.

De qualquer forma pelo valor não acredito que se encontre melhor.

Boas,

Força com o projecto, isso dos fundos em esferovite e mais complexo do que inicialmente parece. Sei pq já fiz alguma rochas gigantes falsas em esferovite e cimento. Usaste cimento impermiabilizante para agua potavel? Há um porreiro da Weber no Maxmat até existe em branco embora eles não tenham.

Para responder a questão do tempo da cura, os meus com cimento impermiabilizante para agua potavel e um fina capa de cimento portland branco com corantes naturais (tipo pedra moida, há nas loja de jardinagem barato ou então esses da sika) levou +/- 5 dias dentro de aqua mundei a aqua no primeiro, segundo e terceiro dia. Fiz o teste do PH no 5 dia apos 48horas com a mesma agua e não houve alteração em relação ao PH inicial. Mas cuidado que nos primeiros 2 dias o PH estava fora da escala bem acima de 10.

Por isso cimento para agua potavel ou não curar sempre antes de por no aquario e esta bom quando o PH já não altera.

Quanto aos termometros, na minha opinião, não é necessário um precisão enorme já que os lagos naturais não estão todo dia nem todo o anos a exactamente a mesma temperatura. Há algumas alterações e tambem sabemos que os peixes por norma toleram entre os 25 ao 28 Graus, ou seja uma margem de 3 graus para 1 grau de eventual erro do termometro. Alias eu ate usava um daqueles que havia no modelo na secção de "tunning" automovel digital com temperatura interior e exterior com um fio que colocava dentro da agua. Seriviu durante uns bons anos.

Venha mais fotos do projecto PF

Cumprimentos

Cliffdude

Ena... o Fórum está on, espero que seja para ficar, está a ficar porreiro.

Continuando...

Depois da colagem e secagem do fundo 3d ao vidro, enchimento do areão

043 [800x600].jpg

044 [800x600].jpg

045 [800x600].jpg

Ferver as pedras :(

046 [800x600].jpg

Colocação de calhas para as tampas correrem

048 [800x600].jpg

049 [800x600].jpg

Colocação das pedras

050 [800x600].jpg

Enchimento de água

052 [800x600].jpg

Aquário cheio e com plantas

055 [800x600].jpg

Antes de encher o aquário, este esteve a curar uma semana

Se as plantas se aguentarem vou comprar mais.

As pedras retirei e tenho de as lavar com vinagre... pois libertaram calcário.

Os termómetros indicam 28ºC deve estar a 27ºC

De seguida tenho de fazer a tampa do aquario, estou à espera de 5mt de Led´s que comprei, vamos ver como fica.

Abraços

Boas.

Isso está cada vez melhor!

Quanto às pedras libertarem calcário, não há problema nenhum, antes pelo contrário. (esquece o vinagre)

A temperatura que tens é elevada, podes/deves baixar isso. Nesta altura eu devo ter os meus na casa dos 22-23 ºC (para poupar energia). Há quem os mantenha com temperaturas bem inferiores (sem problemas, com reproduções). Eu diria que nesta altura não deves pensar em temperaturas acima de 24-25ºC.

Essa planta de folhas largas não se deve aguentar, mas logo se vê... Ao que parece não tens calha, o que também não vai ajudar no crescimento das valisnérias (são plantas indicadas para esse biótopo mas, ainda que não necessitem de muita luz, sem calha vai ser difícil)

O aquário ganharia com mais plantas.

Cumps

Olá AGA,

Sim vou descer um pouco a temperatura.

Em relação às pedras a agua ficou bastante "esbranquiçada" se bem que nessa altura o filtro não funcionava devido à descolagem da turbina.

Neste momento já ambos os filtros estão instalados e a funcionar, hoje vou colocar aos poucos as pedras, se achas que não é necessário a lavagem a vinagre.

Em relação à iluminação, estou à espera de 5 metros de Led´s e vou fazer uma espécie de calha com isso, também mandei vir Led´s Moonlight.

Isso da água esbranquiçada também tens de dar tempo ao tempo... no início pode bem acontecer e vai diminuindo com o "assentar" e TPA´s.

Estás a ir um pouco rápido... não sei se juntaste alguma coisa aos filtros (massas filtrantes usadas, por exemplo, ou bactérias). Caso não o tenhas feito, vai com calma, não compres muitos peixes para já.

Toma atenção às TPA´s: sem colónia de bactérias no filtro para metabolizar amónia e nitritos, temos que os remover de alguma forma...

Cumps

São dois filtros e ambos com matérias filtrantes novas, mas o problema foi o filtro não funcionar e o novo não ter chegado quando coloquei as pedras e enchi o aquário.

Esteve uns 3 dias sem filtro (apenas um improvisado que inventei com uma cabeça), quanto a TPA's já lá vão 3 totais e 2 de 15% +/-

abraço

Continuação dos trabalhos:

Tampa que vai esconder a iluminação

IMG_6888 [800x600].jpg

A mesma tampa forrada com papel de alumínio

IMG_6889 [800x600].jpg

Frontal da tampa a colar e ensaio dos termómetros

_MG_6902 [800x600].jpg

Bom dia pessoal, continuando...

Montagem da tampa

59 [800x600].jpg

Corte e colagem da fita de LED's

60 [800x600].jpg

Material para soldar os fios a cada fita de LED depois de cortada

61 [800x600].jpg

Depois da fita cortada, retirar (cortar) o isolante para pingar os fios electricos

62 [800x600].jpg

Os fios já soldados

63 [800x600].jpg

Uma caixa de Bombons Ferrero Rocher para fazer um aplique dos casquilhos para as lâmpadas

64 [800x600].jpg

Abrir os buracos para os casquilhos com o ferro de soldar

65 [800x600].jpg

Colocação dos casquilhos

66 [800x600].jpg

Aplique pronto

67 [800x600].jpg

Aplicação dos batentes da tampa e pode-se ver os LED's ligados

68 [800x600].jpg

Aquario só com os LED's ligados

69 [800x600].jpg

Bom dia, muito bom o projecto, gostei de ver.

Onde compraste a madeira de cerejeira?

No outro dia fui ao AKI e IZI e nao tinham la isso.

O meu projecto que estou a comecar tambem vai ser do genero, fazer moldura e tampa em madeira de cerejeira, sensores de temperatura incorporados na mesma, e a iluminacao tambem vou colocar eu.

COntinua =)

Olá,

Por acaso Aki e afins tambem não encontrei nada, mas aqui na zona tenho um fornecedor destes materiais (Madeiras e ferragens)e tem estas placas.

Agora falta fazer as cantoneiras em alumínio para não se ver a madeira sem acabamento.

o fundo 3 D está muito bom. 5 estrelas!!! Gostava de algo assim... o cimento cola usaste para colar as duas partes de esferovite ou tinha outro proposito?

penso que deverias ter uma decoração melhor e poderias esconder os tubos da vista com recurso ao fundo 3D.

• Upvote 1
  • Downvote 1

Olá Quo, tens toda a razão, mas eu explico-te o que aconteceu... é o 1º fundo que faço :)

Olha, depois de ele estar já moldado é que me lembrei que não o conseguia meter dentro do aquário por causa dos travamentos, logo tive de o cortar em várias partes...

A ideia inicial era esconder os tubos no canto do lado direito, mas depois verifiquei que o fiz um pouco grande, cabe lá um termostato e o tudo do filtro ficou de fora e para agravar ainda acabei por usar outro filtro, que é o tubo do lado esquerdo.

Quanto aos termostatos a ideia será mais tarde colocar um à saída de cada bomba e desta forma elimino-os do aquário.

Ainda vou colocar mais plantas e quem sabe um dia mais tarde retiro este fundo e faço outro.

Para fazer o fundo usei as placas de esferovite que vez no tópico, depois passei 3 camadas de cimento cola e deves deixar secar bem o cimento entre cada camada, a primeira camada deve estar um pouco mais liquida para aderir bem ao cimento. Isto deve levar no mínimo 3 a 4 dias.

depois vem o Impermeabilizante (usar para água potável), este também podes dar 2 a 3 camadas. Eu usei puro na primeira e na segunda comecei a juntar corante para dar as cores ao fundo.

As placas de esferovite só devem ser coladas entre si com silicone para aquários.

Depois é só dares largas à tua imaginação.

Bom dia,

Devido a algumas questões que me foram colocadas por PM venho esclarecer a questão da iluminação.

Iluminação:

2 Lâmpadas Philips 900Lm 6500K gastam cada 15W

300Led's 12V SMD 3528 bright white gastam 4.8w/m = 24W

120Led's 12V Moonlight Strip BLUE gastam 4W

Total de gastos luz = 54W utilizo 7h

Total gastos Moonlight = 4W utilizo 3h

Estou muito satisfeito com esta iluminação, até à data!

Espero ter ajudado :)

Lâmpadas Philips 900Lm 6500K (cada custou 5€ em promoção, o valor é 9€)

Philips.jpg

300Led's 12V SMD 3528 bright white ( a Bobine 300Led custou 32€)

426416747_o.jpg

120Led's 12V Moonlight Strip BLUE ( a Fita 120Led custou 13€)

Moonlight.jpg

Edited by jetta
  • 1 month later...

Boas...

Antes de mais parabéns pelo aquário.

Eu precisava de saber a marca do impermiabilizante, e onde posso comprar para terminar um background que tenho quase pronto.

Aquele abraço

Daniel Jorge

• 1 month later...

Bom dia pessoal,

paulo duarte@

Na verdade deixei de mandar neste aquário, as minhas filhas escolhem os peixes e eu pago.... :)

daniel jorge@

Comprei o cimento + impermeabilizante no MAXMAT

swetty discos@

Os Led's foram comprados no Ebay UK

Cumprimentos,

Luis

• 1 year later...